SóProvas


ID
2608174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito dos objetivos e dos procedimentos do auditor na realização do seu trabalho, julgue o item a seguir.


O auditor, para tirar conclusões sobre a aplicação dos seus procedimentos, deverá considerar o conjunto de evidências observando se tal conjunto é suficiente e adequado; entretanto, em caso de análise quantitativa para conclusões em um relatório sem problemas a mencionar, sendo suficiente esse conjunto, a suficiência será dispensável.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da questão?

  • Suficiência dispensável. O conjunto de evidências deve ser adequado e suficiente.
  • Que redação confusa...

  • Quantitativo suficiência 

    Qualitativo adequação 

  • O objetivo do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria que permitam ao auditor conseguir vidência de auditoria apropriada e suficiente que lhe possibilitem obter conclusões razoáveis para fundamentar a sua opinião.

    Suficiência da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria. A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade da evidência de auditoria.

    Ao usar informações apresentadas pela entidade, o auditor deve avaliar se as informações são suficientemente confiáveis para os seus propósitos, incluindo, como necessário nas circunstâncias:

    (a) obter evidência de auditoria sobre a exatidão e integridade das informações; e

    (b) avaliar se as informações são suficientemente precisas e detalhadas para os fins da auditoria.

  • GABARITO "ERRADO"

     

    O erro é que SUFICIÊNCIA é justamente a medida QUANTITATIVA das evidências obtidas. Veja que na questão o auditor fez análise quantitativa de suas evidências para a conclusão do relatório. Assim, dispensar o elemento suficiência comprometeria as evidências obtidas.

     

     

    Veja o que dispõe a NBC TA 500 (R1)

     

    5. Para os fins das normas de auditoria, os termos a seguir têm os significados atribuídos abaixo:

     

    (e) Suficiência da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria. A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade da evidência de auditoria.

  • "redação 10" para este examinador.

  • A primeira parte da questão está certa. A evidência de auditoria é necessária para fundamentar a opinião e o relatório do auditor. Ela tem natureza cumulativa e é obtida principalmente a partir dos procedimentos de auditoria realizados durante o curso do trabalho. Obtém-se segurança razoável quando o auditor obtiver evidência de auditoria apropriada e suficiente para a redução do risco de auditoria. Nesse contexto, a suficiência e adequação da evidência de auditoria estão inter-relacionadas. A suficiência é a medida da quantidade de evidência de auditoria. Já a adequação é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, sua relevância e sua confiabilidade para fornecer suporte às conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor.

     

    A segunda parte da questão está errada, pois tanto a suficiência quanto a adequação são características inerentes a qualquer evidência. Além disso, a obtenção de mais evidência de auditoria não compensa a sua má qualidade. Dessa forma, suficiência e adequação são indispensáveis tanto em análises quantitativas quanto em análises qualitativas.

  • Mas concordo com os colegas. Redação nota ZERO!

  • Evidências de Auditoria DEVEM SER suficientes (quantiDAde) E apropriadas/adequadas (quaLIdade), ambas INDISPENSÁVEIS e associadas.

    Bons estudos,

  • A suficiência NÃO é dispensável.
  • Tanto a suficiência quanto a adequação são características inerentes a qualquer

    evidência

  • Que redação horrível, creio em Deusa-Atena. A segunda parte tá toda errada e mal escrita.

  • "Se a evidência for suficiente, não será necessária a suficiência, visto que a suficiência suficiente evidencia a evidência", disse o examinador...

  • Gab. E

    Confesso que não entendi bem a redação, mas marquei errado porque a suficiência da evidência nunca será dispensável.

    Além disso, cobrado em alguns concursos de controle, é bom relembrar o conceito de SUFICIÊNCIA das NAT:

    Art. 108. IV. SUFICIÊNCIA: a quantidade e qualidade das evidências obtidas devem persuadir o leitor de que os achados, as conclusões, as recomendações e as determinações da auditoria estão bem fundamentados.

  • Ler mais umas dez vezes ver entendo.

  • QC...

    O erro é que SUFICIÊNCIA é justamente a medida QUANTITATIVA das evidências obtidas. Veja que na questão o auditor fez análise quantitativa de suas evidências para a conclusão do relatório. Assim, dispensar o elemento suficiência comprometeria as evidências obtidas.

    Pelo comentário do QC então o erro da questão é a palavra final DISPENSAVEL...

    "O auditor, para tirar conclusões sobre a aplicação dos seus procedimentos, deverá considerar o conjunto de evidências observando se tal conjunto é suficiente e adequado; entretanto, em caso de análise quantitativa para conclusões em um relatório sem problemas a mencionar, sendo suficiente esse conjunto, a suficiência será dispensável." (CORRETO SERIA INDISPENSÁVEL).

    G: Errada