SóProvas


ID
2609731
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O conservadorismo burguês constituiu-se como matriz pioneira da visão de mundo dominante no Serviço Social. Uma visão que se consolidou com a profissionalização e conferiu cientificidade positivista à profissão. Mas, faz-se necessário ressaltar um aspecto importante da história do Serviço Social: a cultura de oposição ao conservadorismo, tem persistido no seu processo histórico. Assim, desde sempre existiu

Alternativas
Comentários
  • Gab.  E

     

     

    importa aqui ressaltar um aspecto da história do Serviço Social além-fronteiras: o cultivo, no seu interior, de uma cultura de oposição ao conservadorismo, que não obstante minoritária, tem conseguido persistir no tempo e manter viva a disposição de fazer frente ao radicalismo burguês. E é essa disposição que tem caracterizado a invulgar relação de ambivalência do Serviço Social com a lógica capitalista, fazendo-o viver, constantemente, entre o fogo cruzado de concepções divergentes (PEREIRA, 2016, p.414).

     

     

    Ref.

    PEREIRA, POTYARA A. P Serviço Social: um 'enfant terrible' na institucionalidade burguesa?. Serviço Social & Sociedade , v. Especial, p. 413-429, 2016.

  • ambivalência

    substantivo feminino

    1. estado, condição ou caráter do que é ambivalente, do que apresenta dois componentes ou valores de sentidos opostos ou não.

    2. p.ext. existência simultânea, e com a mesma intensidade, de dois sentimentos ou duas ideias com relação a uma mesma coisa e que se opõem mutuamente.

    3. p.ext. m.q. AMBIGUIDADE ('hesitação').

    4. psicn coexistência ou aparição simultânea, na relação com o mesmo objeto, de tendências, atitudes e sentimentos opostos, basicamente amor e ódio.

    Origem ⊙ ETIM amb(i)- + valência

  • Em suma, nessa questão a banca queria saber se você tem noção de português!