-
Escala de Desesperança de Beck (BHS). É uma escala dicotômica proposta por Beck que engloba 20 itens consistindo em afirmações que envolvem cognições sobre desesperança. O paciente deve concordar ou discordar da afirmação, permitindo-se avaliar a extensão das expectativas negativas que o paciente tem com respeito ao futuro imediato e remoto. A soma dos escores identifica o nível de desesperança. Os escores variam de 0 a 20. Esse instrumento foi validado no Brasil com a seguinte classificação: zero a 4- mínimo; 5 a 8-leve; 9 a 13- moderado e 14 a 20- grave. (Cunha, 2001).
A tríade cognitiva consiste na visão negativa de si mesmo, na qual a pessoa tende a ver-se como inadequada ou inapta (por exemplo: "Sou uma pessoa chata ", "Sou desinteressante ", "Sou muito triste para gostarem de mim "); na visão negativa do mundo, incluindo relações, trabalho e atividades (por exemplo: "As pessoas não apreciam meu trabalho "), e na visão negativa do futuro, o que parece estar cognitivamente vinculado ao grau de desesperança.
-
Muito bom seu comentário, Adriana!
-
Comentário muito bacana! Conciso, assertivo e útil.
-
Valeu, Adriana.
-
Tríade Cognitiva
Visão de si
visão do mundo
Visão do futuro
-
Escala de Desesperança de Beck (BHS)
--> engloba 20 itens
--> contém afirmações que envolvem cognições sobre desesperança.
--> paciente deve concordar ou discordar da afirmação, permitindo-se avaliar a extensão das expectativas negativas que o paciente tem com respeito ao futuro imediato e remoto.
--> A soma dos escores identifica o nível de desesperança
Tríade cognitiva
--> visão negativa de si mesmo
--> visão negativa do mundo
--> visão negativa do futuro
obs: a tríade cognitiva parece estar vinculada ao grau de desesperança