SóProvas


ID
2611090
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Saúde do trabalhador está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) como um direito. Vasconcelos (2009) evidencia que, no âmbito do SUS, cabe ao assistente social:

Alternativas
Comentários
  • ...a partir do estudo dos usuários atendidos, informar ao trabalhador, à entidade sindical a qual estiver vinculado e à empresa, sobre riscos de acidente de trabalho e de doença ocupacional.

  • A) a partir do estudo dos usuários atendidos, informar ao trabalhador, à entidade sindical a qual estiver vinculado e à empresa, sobre riscos de acidente de trabalho e de doença ocupacional.

    B) estudar o impacto que as tecnologias provocam à saúde, notificando o empregador sobre a necessidade de interdição de máquinas, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho.

    (Tornar público o impacto que as tecnologias provocam na saúde)

    (Publicizar dados que indiquem a necessidade de interdição de máquinas, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho que signifiquem exposição iminente a risco ou saúde dos trabalhadores)

    C) cumprir com as exigências dos manuais no que tange às doenças relacionadas ao estresse que acometem várias categorias profissionais, inclusive os assistentes sociais.

    D) tomar pública a eficiência, eficácia e efetividade (ausência/deficiência) da fiscalização e o controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e nas empresas públicas e privadas.

    E) elaborar comunicação às instâncias competentes relatando as doenças congênitas que acometem os trabalhadores, com o intuito de colaborar com o cadastro de profissionais doentes nas entidades sindicais.

    (Participar da comunicação às instâncias competentes sobre as doenças originárias no processo de trabalho, buscando a colaboração das entidades sindicais)

  • Achei que isso era atribuição do técnico em segurança do trabalho.

  • Gabarito: letra A.

    Texto: Serviço Social e Práticas Democráticas na Saúde (Ana Maria de Vasconcelos)

    "No que compete ao SUS, cabe aos assistentes sociais:

    I – Participar da assistência ao trabalhador vítima de acidente de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho;

    II – Participar em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho;

    III – Tornar público o impacto que as tecnologias provocam à saúde;

    IV – Informar ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e às empresas, a partir do estudo dos usuários atendidos, sobre os riscos de acidente de trabalho, doença profissional e do trabalho;

    V – Tornar público a ausência/deficiência de fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas;

    VI – Participar da comunicação às instâncias competentes sobre doenças originadas no processo de trabalho, buscando a colaboração das entidades sindicais; e 

    VII – Publicizar dados que indiquem a necessidade de interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo o ambiente de trabalho, que signifiquem exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores". (pág. 262-263)

    Fonte: Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional (2009) de Ana Elisabete Mota et al (org.)