SóProvas


ID
2611132
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o processo de renovação do Serviço Social no Brasil, de acordo com Netto (2015), coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.


( ) Ocorreu nos marcos da autocracia burguesa, uma vez que foi ao longo de todo esse período histórico que se assistiu à erosão e à deslegitimação das formas profissionais consagradas.

( ) Possibilitou uma relativa homogeneidade nas suas projeções teóricas e interventivas, nas propostas e na direção ético-política da profissão.

( ) Desenvolveu-se em três perspectivas: modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura. Foi no período de vigência dessa última que a profissão interagiu inicialmente com os renovadores latino-americanos.

( ) Foi impulsionado pela autocracia burguesa num movimento de erosão do serviço social tradicional, que lhe é anterior.

( ) E parte integrante do processo internacional de erosão do serviço social tradicional, razão pela qual não pode ser pensada sem referência ao quadro global em que aquele se desenvolveu.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Mas fiquei com uma dúvida.

    A questão coloca: "Foi impulsionado pela autocracia burguesa num movimento de erosão do serviço social tradicional, que lhe é anterior."

    Até onde entendo a autocracia burguesa teve grande participação na genese do SeSo, o movimento de reconceituação que em longo processo culminou a erosão do SeSo tradicional particu de novas experiências dos AS com a classe trabalhadora, inspirada em novas frentes teóricas (especialmente a marxista). Não foi um movimento impulsionado pela autocracia burguesa, pelo contrário, pelas experiencias com a CT e os MS. 

    O que acharam da questão? Especialmente deste item? 

  • Sobre a Renovação do S.S. :

    "Ocorreu nos marcos da autocracia burguesa, uma vez que foi ao longo de todo esse período histórico que se assistiu à erosão e à deslegitimação das formas profissionais consagradas". ("até o final da década de 1960, e entretanto pelos anos 70 inclusive, no discurso e na ação governamentais há um claro componente de validação e reforço do que, noutro lugar, caracterizamos como Serviço Social "Tradicional".) Referência - Ditadura e S.S.

    "Possibilitou uma relativa homogeneidade nas suas projeções teóricas e interventivas, nas propostas e na direção ético-política da profissão."

    "Desenvolveu-se em três perspectivas: modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura. Foi no período de vigência dessa última que a profissão interagiu inicialmente com os renovadores latino-americanos." (a profissão interagiu com os renovadores latino americamos já na década de 1960 - movimento de reconceituação)

    "Foi impulsionado pela autocracia burguesa num movimento de erosão do serviço social tradicional, que lhe é anterior". VERDADEIRO ( Netto atribui à autocracia burguesa "a função de precipitadora de um processo de erosão do Serviço Social "Tradicional", que lhe é anterior (década de 50)). Referência - Ditadura e S.S.

    É parte integrante do processo internacional de erosão do serviço social tradicional, razão pela qual não pode ser pensada sem referência ao quadro global em que aquele se desenvolveu. VERDADEIRO