SóProvas


ID
2611141
Banca
FAPESE
Órgão
UFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  • Privilégio ou Previlégio?

Clara Braga 

Atire a primeira pedra quem nunca escreveu uma palavra com a grafia errada jurando que estava escrevendo certo. Essa é a história da minha vida. Meu melhor amigo? Corretor do Word. Minha melhor desculpa? Licença poética. Mas tem uns erros que não há licença poética que segure.

Esses dias vi um que confesso que na hora “h” me deixou na dúvida: privilégio ou previlégio? Eu tinha certeza que era privilégio, mas sabe quando você vê a palavra errada em uma frase tão convincente que acaba ficando na dúvida? Pois é, “viajar para o exterior é um previlégio de poucos”. Quer frase mais convincente que essa? 

Nada que um bom dicionário não resolva: Privilégio – vantagem concedida a alguém, com exclusão dos outros; permissão especial. Substantivo masculino com origem no latim ‘privilegium’ e, por isso, escrita com “i” mesmo! Se fosse o soletrando do Caldeirão do Hulk, ainda poderíamos pedir a divisão silábica e a utilização em uma frase, mas não é necessário, só pela origem já não fica mais na dúvida, é com “i”. Mas pesquisar alguns sinônimos não faz mal a ninguém: posse, regalia, concessão, direito, direito. Opá, direito?

Pois é, parece que direito pode ser sinônimo de privilégio, porém, em alguns casos, a palavra privilégio pode ser entendida de forma pejorativa, afinal é algo que uma pessoa possui e outra não, seja lá o motivo, e ninguém gosta de ser excluído de uma concessão, não é mesmo? Porém, é aí que mora todo o problema, algumas pessoas não entendem que nem todo mundo tem o privilégio de não ter uma deficiência, por exemplo, que o impeça de ter acesso a seja lá o que for, de banheiro a informação.

Não vivemos em um mundo adaptado a todas as necessidades, e isso não é culpa das pessoas com deficiência, muito pelo contrário, no final, são elas que saem perdendo. Por isso, algumas regras básicas precisam ser colocadas para que todas as pessoas tenham iguais oportunidades na vida (e aqui também incluo desde a oportunidade de se informar até a oportunidade de usar um banheiro público), e é por isso que essas regras não estão em discussão pois são DIREITOS garantidos por lei, e não privilégios.

A placa colocada em Curitiba que pedia o fim dos privilégios das pessoas com deficiência e que causou revolta na internet parece não ter passado de uma ação de marketing para uma campanha que busca garantir os direitos das pessoas com deficiência. Uma ótima campanha para ser feita próxima do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e do Dia Mundial da Acessibilidade. Tomara que a revolta que eu e muitos sentiram não morra nas redes sociais.

Observe o trecho seguinte: “Se fosse o soletrando do Caldeirão do Hulk...”. A expressão “o soletrando”, nesse contexto, altera a classe gramatical da palavra “soletrando”. Trata-se de um caso

Alternativas
Comentários
  • gabarito: E

    Trata-se de nada mais que a Substantivação, que é uma das classificações da derivação imprópria. .

     

    simples assim

  • LETRA E

     

    A derivação imprópria, também chamada de conversão, é um tipo de derivação que acontece pela mudança de classe gramatical da palavra.

     

    Ou seja, a formação de uma nova palavra é obtida pela mudança da função gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, etc.) na frase.

    Exemplo:

    Joana tem um andar muito determinado. (substantivo)
    Essa tarde podemos andar no parque. (verbo)

     

    https://www.todamateria.com.br/derivacao-impropria/

     

    o soletrando = SUBSTANTIVOU.

  • Outro exemplo de derivação imprópria muito comum é o seguinte:

    "Venham, meninos, vamos jantar." (jantar como verbo)

    "Venham, meninos, o jantar está na mesa." (jantar como substantivo)

  • Gabarito - E

     

     

    DERIVAÇÃO REGRESSIVA  -  Quando uma palavra é formada por redução.

     

     

    Ex.: portuga (de português), o boteco (de botequim), o comuna (de comunista), mengo (de flamengo)

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    DERIVAÇÃO PARASSINDÉTICA  -  Há um acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva, e um depende do outro.

     

     

    Ex.: AnoiteCER,  ENtristECER.   

     

     

    Dica: Para distinguir a parassindética das demais, retire algum acréscimo. Feito isso, observe se a palavra que sobrou existe.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    DERIVAÇÃO SUFIXAL  -  Acréscimo de Sufixo.

     

     

    Ex.: LealMENTE, RealMENTE

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    DERIVAÇÃO PREFIXAL  -  Acréscimo de Prefixo.

     

     

    Ex.: IMpaciente, DESleal

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    HIBRIDISMO  -  Hibridismos são palavras formadas por elementos pertencentes a línguas diferentes.

     

     

    Ex.: Sociologia – Socio (latim) + logia (grego)  |  Burocracia – Buro (francês) + cracia (grego)

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA  -  Também chamada de conversão, é uma derivação que acontece pela mudança de classe gramatical da palavra.

     

     

    Ex.: Soletrar (verbo) - Soletrando (substantivo)

     

     

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Opa beleza? Reuni os meus 2 anos de estudo de português p/ banca FCC num treinamento completo pra ajudar o pessoal aqui do QC. Se quiser participar o link é este: http://sergiofarias.kpages.online/inscricaotreinamento

     

    Dicas de estudos voltadas ao português da FCC -->  https://www.instagram.com/_sergiofarias_/?hl=pt-br

  • GABARITO LETRA E

     

    O ARTIGO É CONSIDERADO UM DOS DETERMINANTES UNIVERSAIS, AO ANTECEDER UMA PALAVRA QUE NÃO SEJA UM SUBSTANTIVO, ELE (O ARTIGO) IRÁ SUBSTANTIVAR TAL PALAVRA POR MEIO DA DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA.

     

    DETERMINANTES UNIVERSAIS: ARTIGO, PRONOME E NUMERAL.

     

    EX.:   O AMANHÃ SERÁ DIFERENTE.

     

    NO EXEMPLO ACIMA, A PALAVRA AMANHÃ ANALISADA ISOLADAMENTE É UM ADVÉRBIO, PORÉM, DEVIDO A PRESENÇA DE UM DETERMINANTE UNIVERSAL (O ARTIGO), O ADVÉRBIO VIRA UM SUBSTANTIVO.

     

    EX.: MEU LINDO MORREU.

     

    NESSE SEGUNDO EXEMPLO, A PALAVRA LINDO ANALISADA ISOLADAMENTE É UM ADJETIVO, ENTRETANTO, DEVIDO A PRESENÇA DE UM DETERMINANTE UNIVERSAL (O PRONOME), O ADJETIVO VIRA UM SUBSTANTIVO.

     

     

    "CADA SONHO QUE VOCÊ DEIXA PRA TRÁS, É UM PEDAÇO DO SEU FUTURO QUE DEIXA DE EXISTIR"

    Steve Jobs

     

     

     

     

     

     

  • Cada concurso estudo muito portugues, mas cada prova feita minha nota diminui por causa dessa matéria. 

  • A derivação imprópria é um processo de formação de palavras em que não há alteração da palavra primitiva, que mantém a mesma forma, havendo apenas alteração da classe gramatical a que a palavra pertence.

    Assim, na derivação imprópria, verbos passam a ser substantivos, adjetivos passam a ser substantivos, substantivos passam a ser adjetivos, advérbios passam a ser adjetivos, entre outros.

    Com a mudança da classe gramatical ocorre, consequentemente, mudança de significado.

     

    EX:Você é uma amiga dez!    O numeral virou adjetivo.

     

    GABARITO E

  • kkkkkkkkkkkkkk Simone, o problema do que supostamente cai em português é a maldita interpretação de texto, e cá entre nós, não há lógica em estudar interpretação de texto.

  • Se fosse o soletrando do Caldeirão do Hulk... 

     

    SOLETRANDO QUE ERA UM VERBO VIROU UM SUBSTANTIVO PRÓPRIO (o nome de um programa)

  • Faço das palavras da simone as minhas! kkk

  • Derivação imprópria: consiste em alterar a classe gramatical da palavra sem acréscimos ou supressões de fonemas. Gab letra E.
  • D

    Derivação imprópria, ocorre apenas alteração da classe da palavra SEM supressões ou ascéscimos !!

  • O artigo antes já diz logo que é uma derivação imprópria.

  • Eu tenho uma dúvida nessa questão, se alguém puder ajudar agradeço. Soletrando não é substantivo? ou é verbo no gerúndio? Porque eu tive a ideia de que soletrando fosse substantivo então se soletrando já é substantivo como houve alteração de classe?

  • Soletrando é verbo

    O soletrando é substantivo, já quem vem acompanhado de artigo.

  • Estudante focada, soletrando vem do verbo soletrar; Mas quando você colocar o artigo antes do verbo, ocorre este processo de "substantivação" da palavra.

    Bons estudos;

  • A questão já deu a dica: "... altera a classe gramatical da palavra".

    Derivação imprópria.

    #avante

  • Interpretação é de boa, mas gramática me "derruba"

  • De Verbo ( soletrando) para Substantivo ( O soletrando) 

    Derivação Imprópria.

  • A derivação imprópria consiste na mudança de classe ou subclasse de uma palavra ( sem que a esta seja anexado qualquer prefixo ou sufixo), alterando-se também o seu significado.

    Letra: E

    O próprio enunciando da questão "altera a classe gramatical da palavra" deu a resposta

  • Leia a questao toda ! Leia a questao toda ! Leia a questao toda...     

    Erro por falta de atencao te afasta da nomeacao. (Jones Reis) 

     

  • Ocorre mudança de classe gramatical, logo estamos falando de uma derivação impropria ... 

     

     

  • o enunciado entrega a resposta. "alteração da classe gramatical"
  • Toda vez que você colocar um artigo na frente de um verbo, estará substantivando o verbo, isso se chama DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA.

    Foco, força e fé.