-
LETRA C
A origem é grega, sendo que ERGO = trabalho e NOMOS = regras. A IEA (Associação Internacional de Ergonomia) define como: “A disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.” (2010). O objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho de forma eficiente e segura, proporcionando mais conforto.
https://loja.reliza.com.br/que-ergonomia
-
Segundo a NR 17 (Ergonomia)
"Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente."
"As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho"
gab. C
-
Chiavenato (2005) diz que são oito os princípios básicos da movimentação de materiais. Está na página 146. A banca desta questão deveria ter mencionado o autor que fala em 10 princípios no enunciado, para os candidatos poderem pesquisar e entrar com recurso, se for o caso.
-
Pessoal, o site a seguir tem os princípios bem explicadinho.
http://gcmeneghellologistica.blogspot.com.br/2012/03/movimentacao-de-material-os-oito.html
-
Estudei os princípios pelo link da colega NEILA TRE e fiz um resumo .
10 Princípios :
1- Planejamento : Toda movimentação de materiais deve ser resultado de um plano no qual as necessidades, os objetivos de desempenho e a especificação funcional dos métodos propostos estejam totalmente definidos desde o início.
2- Padronização : Os métodos de movimentação de materiais, equipamentos, controles e softwares devem ser padronizados dentro de limites para que se atinja os objetivos totais de desempenho sem sacrificar a flexibilidade, a modularidade e rendimento.
3 - Trabaho : O trabalho de movimentação de materiais deve ser minimizado sem sacrificar a produtividade e o nível dos serviços requerido para a operação.
4- Ergonômico ; As capacidades e limitações humanas devem ser reconhecidas e respeitadas no projeto das tarefas de movimentação, dos equipamentos e das operações.
5- Carga única (unitizada) : As cargas unitizadas devem ter tamanho e configuração apropriados para alcançar os objetivos de movimentação de materiais e de inventário, em cada estágio da cadeia de suprimentos.
6- Utilização do espaço: O uso do espaço disponível deve ser eficaz e eficiente.
7- Sistêmico : As atividades de movimentação e armazenagem devem ser totalmente integradas para formar um sistema operacional coordenado que envolve recepção, inspeção, armazenagem, produção, montagem, embalagem, unitização, seleção, expedição, transporte e movimentação de retorno.
8- Automação : As operações de movimentação devem ser mecanizadas ou automatizadas onde puderem aumentar a eficiência e reduzir custos, eliminando o trabalho manual repetitivo ou potencialmente inseguro.
9- Meio-ambiente : As operações de movimentação devem ser mecanizadas ou automatizadas onde puderem aumentar a eficiência e reduzir custos, eliminando o trabalho manual repetitivo ou potencialmente inseguro.
10 - Ciclo de vida : Uma análise econômica completa deve considerar o ciclo de vida total de toda a movimentação de materiais e os sistemas resultantes.
-
Q900042
Teoria, dados e métodos contribuindo para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas é a
Gab.: C - Ergonomia.
-
Gab.C.
-
A alternativa correta é a letra C.
São 10 os princípios fundamentais para movimentação de materiais:
Princípio do Planejamento;
Princípio da Padronização;
Princípio do Trabalho;
Princípio Ergonômico;
Princípio da Carga Única (unitizada);
Princípio da Utilização de Espaço;
Princípio Sistêmico;
Princípio da Automação
Princípio do Meio-ambiente;
Princípio do Custo do Ciclo de Vida.
Quando ao princípio da ergonomia temos que as capacidades e limitações humanas devem ser reconhecidas e respeitadas no projeto das tarefas de movimentação, dos equipamentos e das operações.
Ergonomia é a ciência que procura adaptar o trabalho, ou as condições de trabalho, às habilidades do trabalhador. Segundo este princípio todo projeto deve considerar a segurança do trabalho, bem como os esquipamentos devem ser selecionados para eliminar movimentos repetitivos e trabalho manual extenuante, integrando os trabalhadores e o sistema.
Portanto, percebe-se que o item que define a ergonomia é o item c.
-
MOV de Materiais
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os princípios fundamentais da movimentação de materiais. Dentre eles, indiquemos qual das alternativas diz no que consiste a ergonomia.
Os dez princípios básicos da movimentação de materiais são:
- Planejamento
- Padronização
- Trabalho
- Ergonomia
- Carga Única (unitizada)
- Utilização de Espaço
- Sistêmico
- Automação
- Meio-ambiente
- Custo do Ciclo de Vida
O princípio da ergonomia consiste em levar em consideração, isto é, reconhecer e considerar as capacidades e limitações das pessoas que desempenham alguma atividade nas organizações.
Logo, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C