-
GABARITO: A
O modelo da lata de lixo também conhecido como garbage can que é uma forma de tomada de decisão, foi desenvolvido por Cohen, March e Olsen (1972), O modelo da lata de lixo visa uma desestruturação na tomada de decisão, mostrando a destacar outros ângulos para a solução do problema, onde se costuma criar muitas soluções que são colocadas de lado ou jogadas foras por falta de problemas à serem solucionados, mas depois são encontradas dentro da “ lata de lixo” para soluções de problemas futuros ou problemas que estão precisando de solução no momento. No modelo da lata de lixo as organizações não apresentam uma harmonia ás relações vividas, já que as soluções e os problemas são colocados aos decisores e as decisões saíram de um encontro há correntes independentes dos problemas, das soluções, dos participantes e das situações escolhidas.
Fonte e mais informações: https://divulgadm.weebly.com/blog/a-reciclagem-nas-organizacoes-modelo-da-lata-de-lixo
-
Alguém sabe explicar qual o erro da B?
-
O QUE É O CICLO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS?
As políticas públicas são uma resposta do Estado às necessidades do coletivo que, por meio do desenvolvimento de ações e programas, objetivam o bem-comum e a diminuição da desigualdade social. Esses programas e ações precisam ser estruturados de maneira funcional e sequencial para tornar possível a produção e organização do projeto.
o ciclo das políticas públicas: definição de agenda, formulação, tomada de decisão, implementação e avaliação.
LOGO, a letra B fala em uma progressão linear, o que está errado por ser ciclico
http://www.politize.com.br/ciclo-politicas-publicas/
-
#FASES/CICLOS DA POLÍTICA PÚBLICA
1° FASE Formação da Agenda: Decidir o que é prioritário para o poder público. A urgência do problema
Caracteriza-se pelo planejamento
Avaliação de custo-benefício / recursos disponíveis
Estudo do cenário local e suas necessidades
Necessidade Política
2° FASE Formulação Política: Busca de soluções ou alternativas
Caracterizada pelo detalhamento das alternativas já definidas na agenda
Nesta fase organizam-se as ideias, alocam-se os recursos e recorre-se à opinião de especialistas
3° FASE Processo de tomada de decisão: Se define qual será o curso de ação adotado
São definidos os recursos e o prazo temporal da ação da política
4° FASE Implementação: Momento em que o planejamento (1° fase) e a escolha (3° fase) são transformados em atos práticos
São direcionados recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos para executar a política adotada
5° FASE Avaliação: Deve ser realizada em todos os ciclos. Fonte de aprendizado para a produção de melhores resultados
Análise do desempenho e dos resultados do projeto
O poder público delibera se é necessário reiniciar o ciclo das políticas públicas com as alterações cabíveis, ou se simplesmente o projeto é mantido e continua a ser executado.
FONTE: http://www.politize.com.br/ciclo-politicas-publicas/
-
1. Inclusão na agenda (ou inclusão de determinado pleito ou necessidade social na agenda, na lista de prioridades, do poder público): designa o estudo e a explicitação do conjunto de processos que conduzem os fatos sociais a adquirir status de “problema público”, colocando-os no debate sobre a necessidade de intervenção através de políticas públicas.
Modelo de fluxos múltiplos, que classifica o governo como uma “anarquia organizada” que compreende três fluxos decisórios: fluxo de problemas; fluxo de soluções e alternativas ou fluxo da política governamental; fluxo da política.
2. Elaboração: consiste na identificação e delimitação de um problema atual ou potencial da comunidade, a determinação das possíveis alternativas para sua solução ou satisfação, a avaliação dos custos e efeitos de cada uma delas e o estabelecimento de prioridades.
3. Formulação: que inclui a seleção e especificação da alternativa considerada mais conveniente, seguida de declaração que explicita a decisão adotada, definindo seus objetivos e seu marco jurídico, administrativo e financeiro.
Pesquisar um assunto, filtrá-lo, estabelecer prospecções, explicitação de valores e objetivos a serem alcançados são algumas das etapas da fase de formulação de políticas públicas, dependendo o alcance dessas propostas do grau de racionalidade do processo decisório.
A formulação de políticas públicas deve ser compreendida como o processo por meio do qual os governos traduzem seus propósitos em programas e ações, que produzirão os resultados ou as mudanças desejadas no mundo real.
Do processo de formulação de uma política pública participam, basicamente, dois tipos de atores: os estatais e os privados.
4. Implementação: envolve o planejamento e a organização do aparelho administrativo e dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos necessários para executar uma política. Trata-se da preparação para colocar em prática a política pública, a elaboração de todos os planos, programas e projetos que permitirão executá-la.
5. Execução: é o conjunto de ações destinado a atingir os objetivos estabelecidos pela política. É pôr em prática efetiva a política, é a sua realização.
6. Acompanhamento: é o processo sistemático de supervisão da execução de uma atividade e de seus componentes, tendo como objetivo fornecer a informação necessária para introduzir eventuais correções a fim de assegurar a consecução dos objetivos estabelecidos.
7. Avaliação: consiste na mensuração e análise, a posteriori, dos efeitos produzidos na sociedade pelas políticas públicas, especialmente no que diz respeito às realizações obtidas e às consequências previstas e não previstas.
-
O modelo da lata de lixo também conhecido como garbage can que é uma forma de tomada de decisão, foi desenvolvido por Cohen, March e Olsen (1972). Visa uma desestruturação na tomada de decisão, mostrando a destacar outros ângulos para a solução do problema, onde se costuma criar muitas soluções que são colocadas de lado ou jogadas foras por falta de problemas à serem solucionados, mas depois são encontradas dentro da “ lata de lixo” para soluções de problemas futuros ou problemas que estão precisando de solução no momento.
Esse Modelo foi criado para poder explicar como o processo de tomada de decisão pode ter muitas soluções e muitas incertezas. Tendo algumas características: 1- algumas preferências problemáticas, que são problemas com soluções mal definidas; 2- Uma participação corrente, decisões aonde muitas pessoas participam, tendo um tempo escasso para tomar uma decisão, isso é algumas das características enfrentadas no processo de tomada de decisão do modelo da lata de lixo. Assim pode-se dizer que este modelo de tomada de decisão tem à particularidade de adaptação onde algumas situações que o ambiente e os meios de tecnologias são poucos conhecidos.
GAB: LETRA (A)
FONTE: https://divulgadm.weebly.com/blog/a-reciclagem-nas-organizacoes-modelo-da-lata-de-lixo
-
Sobre a letra B:
Formação da Agenda: Decidir o que é prioritário para o poder público. Caracteriza-se pelo planejamento
Formulação: Busca de soluções ou alternativas
Tomada de decisão: ação adotada
Implementação: atos práticos
Avaliação: realizada em todos as fases. busca melhores resultados
-
-
gab> LETRA A
MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO
modelo garbage can (lata de lixo) - solucoes procuram problemas e n problemas buscam solucões!
as solucoes ficam aguardando os problemas e existem especialistas que formulam as solucoes, logo, há incerteza, até pq qm procura o problema é a solução e não o contrário.
B - tá errada pq n é necessariamente LINEAR!
C - Não necessariamente irá alcançar as METAS!
D - não sei qual o erro ainda, se alguem souber me manda msg!
E - falso, comparações limitadas? NÃO!