SóProvas



Prova COPERVE - UFSC - 2018 - UFSC - Administrador


ID
2611465
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considerando o orçamento público como um instrumento de planejamento e execução das finanças públicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO: Conforme José Maria Pereira (Finanças Públicas, 6ª ed. SP, Atlas, p.128), “A atividade financeira do Estado não se restringe à mera arrecadação dos meios indispensáveis à prestação dos serviços públicos. Desenvolve-se a atividade financeira do Estado em quatro áreas afins: receita pública, despesa pública, orçamento público e crédito público.”

     

    b) ERRADO: receitas de capital — provenientes de operações de crédito, alienações de bens, amortizações de empréstimos concedidos, transferências de capital e outras receitas de capitais; (OPERA ALI AMOR TRANSOU)

     

    c) CERTO

     

    d) ERRADO: A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

     

    e) ERRADO: Auxílio do Tribunal de Contas da União e não do Ministério Público Federal;

     

  • b) As receitasCORRENTES também são conhecidas como receita pública efetiva, pois são provenientes de serviços prestados, tributos arrecadados, juros, multas, aluguéis, entre outros. 

     

    d) Entre as funções básicas DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO) estão estabelecer as metas e prioridades da administração pública federal para o exercício financeiro seguinte e orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). 

  • A)     ERRADA à A atividade financeira, aplicada no âmbito Federal, estadual e municipal consiste em:

    • obter recursos: receita pública;
    • despender os recursos: despesa pública;
    • gerir e planejar os recursos: Orçamento Público;
    • criar crédito: empréstimo público.

    B)     ERRADA à Em geral, as despesas de capital são não-efetivas.

    C)      CERTA à O orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto dos ingressos e das aplicações de  recursos em determinado período. A matéria pertinente à receita é disciplinada, em linhas gerais, pelos arts. 2º, 3o, 6º, 9o, 11, 35, 56 e 57 da Lei no 4.320, de 1964. Em sentido amplo, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, que se desdobram em receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, e ingressos extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias. Em sentido estrito, são públicas apenas as receitas orçamentárias.

    D)     ERRADA à O item trata da LDO.

    E)      ERRADA à Auxílio do Tribunal de Contas da União e não do Ministério Público Federal

  • Ao colocar todas as Despesas Públicas com a caracteristica de Despesa efetiva essa alternativa deveria ser dada como ERRADA , mas fazer o quê !

  • A) Obter (receita), despender (despesa), gerir (orçamento), criar (endividamento).

    B) Em regra, as receitas de capital são não-efetivas (não afetam o patrimônio); exceção: transferências de capital (são efetivas).

    D) LDO.

    E) Auxílio do TCU.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • a) A atividade financeira do Estado desenvolve-se em quatro áreas afins, indispensáveis aos seus objetivos: finanças públicas (obter), orçamento público (despender), gestão pública (gerir) e despesas públicas (criar).

    Segundo Musgrave (1959), a atividade financeira do Estado consiste em obter, criar, gerir e despender o dinheiro indispensável às necessidades cuja satisfação está sob sua responsabilidade, podendo transferi-la a outras pessoas jurídicas de direito público ou transferência a outras pessoas jurídicas de direito público.

    Assim, quatro áreas são importantes para o exercício da atividade financeira do Estado: a receita pública, a despesa pública, o orçamento público e o crédito público, que, respectivamente, correspondem aos quatro verbos: obter, despender, gerir e criar recursos públicos.

    Gestão orçamentária e financeira: apostila - Alex Fabiane Teixeira. — Brasília: ENAP, 2014.

    Gabarito: C


ID
2611468
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação a orçamento e finanças públicas no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. O sistema orçamentário público é estabelecido por leis de iniciativa conjunta dos três poderes da República, responsáveis pela plenitude da efetivação da administração pública em todas as suas dimensões.

II. As finanças públicas dizem respeito à captação de recursos pelo Estado e aos gastos públicos que procuram atender às necessidades da população. Para tanto, o Estado pode financiar seus gastos por meio de três formas básicas: recursos provenientes de tributos ou venda de serviços, endividamento (dívida externa ou interna) e inflação (emitindo papel-moeda ou retardando o pagamento de fornecedores ou de pessoal).

III. Em relação aos princípios orçamentários, a elaboração de duas leis orçamentárias para o mesmo período fere o princípio da exclusividade.

IV. A reserva de contingência é uma dotação orçamentária não destinada especificamente a determinado programa de trabalho. Seus créditos podem ser remanejados através de suplementação.

V. Segundo a classificação funcional-programática orçamentária, o programa denomina os objetivos globais na forma de um conjunto de ações afins, organicamente articuladas, para cumprimento da função.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

     

    A questão não tem muito mistério não, pois sabendo que o sistema orçamentário é estabelecido por leis de iniciativa do PODER EXECUTIVO, dá para excluir as opções ''a'', ''b'' e ''d''. O Princípio orçamentário da Exclusividade, segundo o qual a lei orçamentária não conterá matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa.

     

     

    Bons estudos!!!!!!!

  • Analisando item a item, temos:

    I.                    ERRADA. As leis orçamentárias são de Iniciativa do Poder Executivo.

    II.                  CORRETA. De fato, O Governo intervém na economia para garantir dois objetivos principais: estabilidade e crescimento. Visa também corrigir as falhas de mercado e as distorções, manter a estabilidade, melhorar a distribuição de renda, aumentar o nível de emprego etc. Política Econômica é a forma pela qual o Governo intervém na economia. Essa intervenção ocorre, principalmente, por meio das políticas fiscal, monetária, cambial e regulatória, e tem como principal instrumento de intervenção o Orçamento Público.  As finanças públicas fazem parte da economia e se referem especificamente às Receitas e Despesas do Estado, que são objetos da política fiscal. Finanças públicas é o ramo da economia que trata da gestão dos recursos públicos: compreende a gestão e o controle financeiro públicos.

    III.               ERRADA. Em relação aos princípios orçamentários, a elaboração de duas leis orçamentárias para o mesmo período fere o princípio da UNIDADE.

    IV.                CORRETA. Realmente, a reserva de contingência é uma dotação orçamentária não destinada especificamente a determinado programa de trabalho. Seus créditos podem ser remanejados através de suplementação, conforme dispõe o próprio art. 91, do DL 200/67.

    V.                 CORRETA. Programa é o instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade. O orçamento Federal está organizado em programas, a partir dos quais são relacionadas às ações sob a forma de atividades, projetos ou operações especiais, especificando os respectivos  valores e metas e as unidades orçamentárias responsáveis pela realização da ação. A cada projeto ou atividade só poderá estar associado um produto, que, quantificado por sua unidade de medida, dará origem à meta.

  • I - Leis de iniciativa do Poder Executivo.

    III - Fere o princípio da unidade.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
2611471
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, regula o acesso às informações previsto na Constituição Federal e, assim, está vinculada à noção de controle social e transparência. Considerando o disposto nessa lei, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) A Lei de Acesso à Informação garante que qualquer interessado possa apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades competentes abrangidos pela lei, devendo o pedido conter a identificação do requerente, a especificação da informação requerida e os motivos determinantes da solicitação de informações.

( ) O direito de acesso aos documentos ou às informações neles contidas, utilizado como fundamento de tomada de decisão e de ato administrativo, será assegurado com a edição do ato decisório respectivo.

( ) As informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas poderão ser objeto de restrição de acesso.

( ) Primariedade refere-se à qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

( ) Autenticidade refere-se à qualidade da informação não modificada, inclusive quanto a origem, trânsito e destino.

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas são meras cópias da letra da lei.

     

    (I) FALSA:  Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

     § 3o  São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público. 

    (II) VERDADEIRA: Art. 7o  O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter: 

    § 3o  O direito de acesso aos documentos ou às informações neles contidas utilizados como fundamento da tomada de decisão e do ato administrativo será assegurado com a edição do ato decisório respectivo. 

    (III) FALSA: Art. 21.  Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. 

    Parágrafo único.  As informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas não poderão ser objeto de restrição de acesso. 

    (IV) VERDADEIRA: Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. 

    (V) FALSA: Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; 

    Espero ter ajudado!

  • Só complementando o amigo, a ultima assertiva diz respeito à integridade.

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino


ID
2611474
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As sociedades têm centenas de problemas que cidadãos, políticos e gestores públicos acreditam ser questões de interesse público e a respeito dos quais o governo deve fazer algo. Sobre políticas públicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    O modelo da lata de lixo também conhecido como garbage can que é uma forma de tomada de decisão, foi desenvolvido por Cohen, March e Olsen (1972), O modelo da lata de lixo visa uma desestruturação na tomada de decisão, mostrando a destacar outros ângulos para a solução do problema, onde se costuma criar muitas soluções que são colocadas de lado ou jogadas foras por falta de problemas à serem solucionados, mas depois são encontradas dentro da “ lata de lixo” para soluções de problemas futuros ou problemas que estão precisando de solução no momento. No modelo da lata de lixo as organizações não apresentam uma harmonia ás relações vividas, já que as soluções e os problemas são colocados aos decisores e as decisões saíram de um encontro há correntes independentes dos problemas, das soluções, dos participantes e das situações escolhidas.

     

    Fonte e mais informações: https://divulgadm.weebly.com/blog/a-reciclagem-nas-organizacoes-modelo-da-lata-de-lixo

  • Alguém sabe explicar qual o erro da B?

  • O QUE É O CICLO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS?

    As políticas públicas são uma resposta do Estado às necessidades do coletivo que, por meio do desenvolvimento de ações e programas, objetivam o bem-comum e a diminuição da desigualdade social. Esses programas e ações precisam ser estruturados de maneira funcional e sequencial para tornar possível a produção e organização do projeto. 

    ciclo das políticas públicas: definição de agenda, formulação, tomada de decisão, implementação e avaliação. 

    LOGO,  a letra B fala em uma progressão linear, o que está errado por ser  ciclico

    http://www.politize.com.br/ciclo-politicas-publicas/

  • #FASES/CICLOS DA POLÍTICA PÚBLICA

     

    1° FASE Formação da Agenda:  Decidir o que é prioritário para o poder público. A urgência do problema

                                                      Caracteriza-se pelo planejamento

                                                      Avaliação de custo-benefício / recursos disponíveis

                                                      Estudo do cenário local e suas necessidades

                                                      Necessidade Política

     

    2° FASE Formulação Política:  Busca de soluções ou alternativas

                                                    Caracterizada pelo detalhamento das alternativas já definidas na agenda

                                                    Nesta fase organizam-se as ideias, alocam-se os recursos e recorre-se à opinião de especialistas

     

    3° FASE  Processo de tomada de decisão:  Se define qual será o curso de ação adotado

                                                                        São definidos os recursos e o prazo temporal da ação da política

     

    4° FASE Implementação:  Momento em que o planejamento (1° fase) e a escolha (3° fase) são transformados em atos práticos

                                              São direcionados recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos para executar a política adotada

     

    5° FASE Avaliação:  Deve ser realizada em todos os ciclos. Fonte de aprendizado para a produção de melhores resultados

                                    Análise do desempenho e dos resultados do projeto

                                    O poder público delibera se é necessário reiniciar o ciclo das políticas públicas com as alterações cabíveis, ou se simplesmente o projeto é mantido e continua a ser executado.

     

     

    FONTE: http://www.politize.com.br/ciclo-politicas-publicas/

  • 1. Inclusão na agenda (ou inclusão de determinado pleito ou necessidade social na agenda, na lista de prioridades, do poder público): designa o estudo e a explicitação do conjunto de processos que conduzem os fatos sociais a adquirir status de “problema público”, colocando-os no debate sobre a necessidade de intervenção através de políticas públicas.

    Modelo de fluxos múltiplos, que classifica o governo como uma “anarquia organizada” que compreende três fluxos decisórios: fluxo de problemas; fluxo de soluções e alternativas ou fluxo da política governamental; fluxo da política.

     

    2. Elaboração: consiste na identificação e delimitação de um problema atual ou potencial da comunidade, a determinação das possíveis alternativas para sua solução ou satisfação, a avaliação dos custos e efeitos de cada uma delas e o estabelecimento de prioridades.

     

    3. Formulação: que inclui a seleção e especificação da alternativa considerada mais conveniente, seguida de declaração que explicita a decisão adotada, definindo seus objetivos e seu marco jurídico, administrativo e financeiro.

    Pesquisar um assunto, filtrá-lo, estabelecer prospecções, explicitação de valores e objetivos a serem alcançados são algumas das etapas da fase de formulação de políticas públicas, dependendo o alcance dessas propostas do grau de racionalidade do processo decisório.

    A formulação de políticas públicas deve ser compreendida como o processo por meio do qual os governos traduzem seus propósitos em programas e ações, que produzirão os resultados ou as mudanças desejadas no mundo real.

    Do processo de formulação de uma política pública participam, basicamente, dois tipos de atores: os estatais e os privados.

     

    4. Implementação: envolve o planejamento e a organização do aparelho administrativo e dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos necessários para executar uma política. Trata-se da preparação para colocar em prática a política pública, a elaboração de todos os planos, programas e projetos que permitirão executá-la.

    5. Execução: é o conjunto de ações destinado a atingir os objetivos estabelecidos pela política. É pôr em prática efetiva a política, é a sua realização.

    6. Acompanhamento: é o processo sistemático de supervisão da execução de uma atividade e de seus componentes, tendo como objetivo fornecer a informação necessária para introduzir eventuais correções a fim de assegurar a consecução dos objetivos estabelecidos.

    7. Avaliação: consiste na mensuração e análise, a posteriori, dos efeitos produzidos na sociedade pelas políticas públicas, especialmente no que diz respeito às realizações obtidas e às consequências previstas e não previstas.

  • O modelo da lata de lixo também conhecido como garbage can que é uma forma de tomada de decisão, foi desenvolvido por Cohen, March e Olsen (1972). Visa uma desestruturação na tomada de decisão, mostrando a destacar outros ângulos para a solução do problema, onde se costuma criar muitas soluções que são colocadas de lado ou jogadas foras por falta de problemas à serem solucionados, mas depois são encontradas dentro da “ lata de lixo” para soluções de problemas futuros ou problemas que estão precisando de solução no momento. 

     

    Esse Modelo foi criado para poder explicar como o processo de tomada de decisão pode ter muitas soluções e muitas incertezas. Tendo algumas características: 1- algumas preferências problemáticas, que são problemas com soluções mal definidas; 2- Uma participação corrente, decisões aonde muitas pessoas participam, tendo um tempo escasso para tomar uma decisão, isso é algumas das características enfrentadas no processo de tomada de decisão do modelo da lata de lixo. Assim pode-se dizer que este modelo de tomada de decisão tem à particularidade de adaptação onde algumas situações que o ambiente e os meios de tecnologias são poucos conhecidos.

     

    GAB: LETRA (A)

    FONTE: https://divulgadm.weebly.com/blog/a-reciclagem-nas-organizacoes-modelo-da-lata-de-lixo

  • Sobre a letra B:

    Formação da Agenda:  Decidir o que é prioritário para o poder público. Caracteriza-se pelo planejamento                                          

    Formulação:  Busca de soluções ou alternativas                                             

    Tomada de decisão:   ação adotada

    Implementação:   atos práticos

    Avaliação:  realizada em todos as fases. busca melhores resultados

                                   

  • gab> LETRA A

    MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO

    modelo garbage can (lata de lixo) - solucoes procuram problemas e n problemas buscam solucões!

    as solucoes ficam aguardando os problemas e existem especialistas que formulam as solucoes, logo, há incerteza, até pq qm procura o problema é a solução e não o contrário.

    B - tá errada pq n é necessariamente LINEAR!

    C - Não necessariamente irá alcançar as METAS!

    D - não sei qual o erro ainda, se alguem souber me manda msg!

    E - falso, comparações limitadas? NÃO!


ID
2611477
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação às janelas de oportunidades para políticas públicas, associe os termos listados na coluna 1 com as definições e características apresentadas na coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Janelas rotineiras

II. Janelas discricionárias

III. Janelas aleatórias

IV.Janelas induzidas ou de transbordamento


Coluna 2

( ) Desastres ou escândalos são situações que podem possibilitar a abertura dessas janelas.

( ) Pouco frequentes. Esse tipo de janela pode surgir quando problemas públicos são atraídos para as janelas já abertas em outros setores ou para áreas de problemas.

( ) São pouco institucionalizadas. O comportamento político individual por parte dos tomadores de decisão pode favorecer a abertura desse tipo de janela.

( ) A abertura desse tipo de janela pode ocorrer, por exemplo, ao longo de ciclos orçamentários, pois correspondem a eventos procedimentais institucionais.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

  • Acertei assim: (pela lógica do nome das janelas)

    Li o segundo item: "pode surgir quando problemas públicos são atraídos para as janelas já abertas" - Quais são as janelas que são atraídas para as já abertas? Só podem ser as Induzidas. Elimina A, B, E.

    Li o terceiro item: "comportamento político individual por parte dos tomadores de decisão pode favorecer a abertura desse tipo de janela".

    Que janela lembra o comportamento dos tomadores de decisão? Só pode ser a Janela Discricionária. Elimina C.

    Resposta: D

     

     

  • Janelas de oportunidade de Políticas Públicas - são circunstâncias que possibilitam a convergência dos Fluxos de Problemas com o Fluxo da Política

    Janela da matéria - se abre porque um novo problema capta a atenção dos funcionários do governo e daqueles que estão próximos a eles;
    Janela política - se abre por conta de mudança do fluxo político;

    O cruzamento das duas variáveis identifica as possibilidades que vão do maior grau de previsibilidade à maior incerteza:

    1- Janela de Rotina: são as mais previsíveis do sistema político, visto que apresentam elevado grau de institucionalização e ocorrem frequentemente;

    2- Janelas Discricionárias: são um pouco menos previsíveis - dependem muito do comportamento dos atores políticos, ocorrem com pouca frequência e não estão associadas a rotinas institucionais, o que faz com que apresentem baixo grau de institucionalização;

    3- Janela de Transbordamento: são muito menos previsíveis, dado que exibem elevada complexidade, ocorrendo quando vários problemas e diversas alternativas se combinam e são lançados para outra janela que se encontra aberta. Apresentam elevado grau de institucionalização, mas são pouco frequentes;

    4- Janelas de Acaso: são as mais imprevisíveis, porque são abertas por eventos aleatórios e/ou crises no Fluxo da Política (politics). Exibem baixo grau de institucionalização e são pouco frequentes.

    Assunto na Pág 19 - http://igepp.com.br/uploads/ebook/para_aprender_politicas_publicas_-_unidade_07.pdf

  •  d) III – IV – II – I 

    Janelas aleatórias- Desastres ou escândalos são situações que podem possibilitar a abertura dessas janelas.

    Janelas induzidas ou de transbordamento - Pouco frequentes. Esse tipo de janela pode surgir quando problemas públicos são atraídos para as janelas já abertas em outros setores ou para áreas de problemas.

    Janelas discricionárias-São pouco institucionalizadas. O comportamento político individual por parte dos tomadores de decisão pode favorecer a abertura desse tipo de janela.

    Janelas rotineiras-A abertura desse tipo de janela pode ocorrer, por exemplo, ao longo de ciclos orçamentários, pois correspondem a eventos procedimentais institucionais


ID
2611480
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A ação do Estado para viabilizar e garantir direitos, ofertar serviços e distribuir recursos realiza-se por meio da gestão pública. Em relação à gestão pública e aos modelos de administração pública, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. O modelo patrimonialista caracteriza-se pela ausência de uma clara demarcação entre as esferas pública e privada, entre política e administração, e pelo amplo espaço à arbitrariedade material e à vontade puramente pessoal do gestor.

II. A administração pública, num sentido amplo, deve ser entendida como todo o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana que determinam a forma de distribuir recursos, exercer a autoridade política e atender aos interesses públicos.

III. Autores como Woodrow Wilson, Frederick Taylor e Max Weber, apoiados nos princípios da racionalidade, eficiência e adequação dos meios aos fins, na busca de se contrapor ao modelo burocrático, propuseram iniciativas que contribuíram, em sua época, para a modernização da administração pública.

IV. Em sentido amplo, o termo accountability pode ser entendido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo na formulação e implementação de suas políticas.

V. O modelo da nova gestão pública está orientado ao cliente-cidadão e tem como características o foco em resultados, a busca da flexibilização administrativa e do controle social e a valorização das pessoas. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    III.  Ao contrário do o item propõe, Weber foi o criador de tal modelo e não o seu opositor.

     

    IV.  Accountability é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como responsabilidade com ética e remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. 

  • Apenas complementando:

     

    Max Weber não criou o modelo burocrático e nem gostava dele, apenas o estudou e explicou seu funcionamento.

  • GABARITO "A"

     

    I.(C) Este modelo é caracterizado pela não distinção entre o que é patrimônio público e o que é patrimônio privado. Em outros termos, a res publica (coisa do povo) se confundia com a res principis(coisa do príncipe).

     

    II.(C) Num sentido amplo, o vocábulo Administração Pública compreende num primeiro patamar os órgãos governamentais, superiores, e suas respectivas funções, eminentemente políticas, de comando e direção, mediante as quais são fixadas as diretrizes e elaborados os planos de atuação do Estado. Num segundo patamar, a expressão também abarca os órgãos e entidades administrativos, subalternos, bem como suasfunções, basicamente de execução dos planos governamentais.

     

    III.(E) Weber  não foi o criador de tal modelo e não o seu opositor, apenas o explicou. 

     

    IV.(E) Remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representadoso. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto-avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou. A obrigação de prestar contas, neste sentido amplo, é tanto maior quanto a função é publica , ou seja, quando se trata do desempenho de cargos pagos pelo dinheiro dos contribuintes.

     

    V.(C) O modelo da nova gestão pública está orientado ao cliente-cidadão e tem como características o foco em resultados, a busca da flexibilização administrativa e do controle social e a valorização das pessoas.  A gestão por resultados é uma das principais recomendações da Nova Gestão Pública. Isso decorre do argumento de ser este modelo apropriado a, simultaneamente: 

    focar na efetividade ou no que de fato interessa ao cidadão e a sociedade;

    flexibilizar a condução dos processos e assim remediar as disfunções burocráticas, relacionadas ao apego excessivo às normas e procedimentos; 

    e propiciar mais eficiência e accountability.


ID
2611483
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A reforma e a modernização do Estado envolvem um complexo processo de transição das estruturas políticas, econômicas e administrativas. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    A - Errada: estão entre os objetivos da reforma.

     

    B - Errada: desburocratização visa em regra diminuir a ação do estado, a ideia é delegar para o setor privado e ficar apenas regulando.

     

    C - Correta: diz justamente o oposto da letra B

     

    D - Errada: o DL200 criou a administração indireta, logo a ideia era descentralizar.

     

    E - Errada: o patrimonialismo está ai até hoje, não vou citar exemplos pra não dar briga.

  •  DECRETO LEI 200/67
     

                                                                            DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

            Art. 6º As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

            I - Planejamento.

            II - Coordenação.

            III - Descentralização.

            IV - Delegação de Competência.

            V - Controle.

     

            Art. 10. A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente descentralizada.

            § 1º A descentralização será posta em prática em três planos principais:

            a) dentro dos quadros da Administração Federal, distinguindo-se claramente o nível de direção do de execução;

            b) da Administração Federal para a das unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convênio;

            c) da Administração Federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões.


ID
2611486
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a Lei nº 8.666/93, que regulamenta o artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) A referida lei institui normas para licitações e contratos da administração pública e dá outras providências e estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

( ) Para os fins dessa lei, considera-se como obra toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação realizada por execução direta ou indireta.

( ) Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.

( ) Concorrência é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de três pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até vinte e quatro horas da apresentação das propostas.

( ) É dispensável a licitação para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA B

     

    LEI 8666 

     

    (VERDADEIRO )

     

    Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

     

    (VERDADEIRO )      

     

    Art. 6o  Para os fins desta Lei, considera-se:

    I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

     

    (VERDADEIRO)  

     

    Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.

     

    (FALSO) Na verdade, esse é o conceito de convite.

     

    § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

     

    § 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

     

    (VERDADEIRO)

     

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

     

     

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.666

    ITEM IV INCORRETO 

    ART 22 § 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

  • A título de complemento em relação à alternativa da "dispensável":

    Se a restauração de obra de arte for relacioanda à finalidade da contratante será "dispensável"; caso não for relacionada, será "inexigível, quando se tratar de natureza singular, ou via "Concurso" nos outros casos.

    Caso venha a ter me equivocado, bora avisar ae!

  • Correto andré, entendi da mesma forma, e retirando o que acrescentaste perderia o sentido.

     

  • (V) A referida lei institui normas para licitações e contratos da administração pública e dá outras providências e estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    (V) Para os fins dessa lei, considera-se como obra toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação realizada por execução direta ou indireta.

    (V) Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.

    (F) Concorrência (convite) é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de três pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até vinte e quatro horas da apresentação das propostas.

    (V) É dispensável a licitação para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

  • A presente questão trata de aspectos da Lei nº 8666/93 e elenca assertivas para que seja feito o exame da veracidade de cada uma delas.

    A resposta desta indagação será aquela que contiver a sequência correta de cima para baixo.

    Passemos à análise das assertivas.

    1ª ASSERTIVA: De fato, a Lei nº 8666/93 é a Lei Geral das Licitações e cumpre a missão constitucional estipulada no art. 37, inciso XXI, da Constituição da República. Nos exatos termos do art. 1º daquela lei, esta assertiva é VERDADEIRA;

    2ª ASSERTIVA: Com base nos estritos termos dispostos no inciso I do art. 6º da Lei nº 8666/93, o conceito de OBRA está correto e esta assertiva é VERDADEIRA;

    3ª ASSERTIVA: Esta assertiva é VERDADEIRA, tendo em vista que corresponde aos exatos termos do art. 14 da Lei nº 8666/93;

    4ª ASSERTIVA: Esta assertiva é FALSA pois traz, em sede de licitação, a descrição legal da modalidade CONVITE, prevista no § 3º do art. 22 da Lei nº 8666/93, e não da modalidade concorrência;

    5ª ASSERTIVA: Nos exatos termos do inciso XV do art. 24 da Lei nº 8666/93, esta assertiva é VERDADEIRA, descrevendo sem erros hipótese legal de licitação dispensável.

    A sequência correta, de cima para baixo, portanto, é V - V - V - F - V, e a opção que a menciona nesta questão é a da letra B.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B





ID
2611489
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2012, institui, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, a modalidade de licitação denominada “pregão” para aquisição de bens e serviços comuns e dá outras providências. Sobre o pregão, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. É obrigatória a sua adoção para a aquisição de bens e serviços comuns.

II. O prazo de validade das propostas será de quarenta e cinco dias, se outro não estiver fixado no edital.

III. Em sua fase preparatória, a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento.

IV. No dia, hora e local designados, será realizada sessão pública para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame.

V. A habilitação far-se-á com a verificação de que o licitante está em situação regular perante a Fazenda Nacional, a Seguridade Social e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e as Fazendas Estaduais e Municipais, não sendo obrigatória comprovação quanto à habilitação jurídica, salvo quando exigido pelo órgão licitante.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA A

     

    LEI 10 520

     

    I - ERRADO - Art. 1º  Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.​

     

    II - ERRADO - Art. 6º  O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

     

    III - CERTO 

    Art. 3º  A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    I - a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento;

     

    IV - CERTO

     

    VI - no dia, hora e local designados, será realizada sessão pública para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame;​

     

    V - ERRADO 

     

    XIII - a habilitação far-se-á com a verificação de que o licitante está em situação regular perante a Fazenda Nacional, a Seguridade Social e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, e as Fazendas Estaduais e Municipais, quando for o caso, com a comprovação de que atende às exigências do edital quanto à habilitação jurídica e qualificações técnica e econômico-financeira;

  • Art. 9o  Na fase preparatória do pregão, na forma eletrônica, será observado o seguinte:

            I - elaboração de termo de referência pelo órgão requisitante, com indicação do objeto de forma precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem ou frustrem a competição ou sua realização;

            II - aprovação do termo de referência pela autoridade competente;

            III - apresentação de justificativa da necessidade da contratação;

            IV - elaboração do edital, estabelecendo critérios de aceitação das propostas;

            V - definição das exigências de habilitação, das sanções aplicáveis, inclusive no que se refere aos prazos e às condições que, pelas suas particularidades, sejam consideradas relevantes para a celebração e execução do contrato e o atendimento das necessidades da administração; e

            VI - designação do pregoeiro e de sua equipe de apoio.

  • RESUMO:

    Pregão (Lei n. 10.520/2002): o pregão destina-se à aquisição, por quaisquer interessados, de bens e serviços comuns, sem limite de valor, em que a disputa é feita por meio de propostas e lances em sessão pública.

    - Destinado a bens e serviços comuns (padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos no edital), sendo preferencial a utilização da sua forma eletrônica.

    - Não há limite de valor

    - Adota o tipo "menor preço"

    - Edital deve ser publicado com antecedência mínima de 8 dias úteis

    - Há inversão da ordem procedimental

                -- Julgamento das propostas vem antes da habilitação, restrito ao licitante que ofertar o menor preço

                -- Após abertura, o autor da oferta mais baixa e os das ofertas com preços até 10% superiores àquela, poderão fazer novos lances verbais e sucessivos.

    - Recursos: 3 dias

    - Homologação posterior à adjudicação

    - No âmbito do Ministério da Defesa, as funções de pregoeiro e de membro da equipe de apoio poderão ser desempenhadas por militares.

    !!!Obs!!! L10520 faculta o uso do pregão. D3555/00 prioriza o seu uso no âmbito federal

       Não se pode exigir que a celebração do contrato ocorra na mesma sessão da adjudicação, pois é preciso verificar se realmente o contrato pode ocorrer, se não há nenhuma ilegalidade.

  • I. É obrigatória a sua adoção para a aquisição de bens e serviços comuns.

    Art 1 - Poderá se adotada a licitação na modalidade de pregão.

    II. O prazo de validade das propostas será de quarenta e cinco dias, se outro não estiver fixado no edital.

    Art 6 - O prazo de validade das propostas será de 60 dias, se outro não estiver fixado no edital.

    III. Em sua fase preparatória, a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento. CORRETO

    IV. No dia, hora e local designados, será realizada sessão pública para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame. CORRETO

    V. A habilitação far-se-á com a verificação de que o licitante está em situação regular perante a Fazenda Nacional, a Seguridade Social e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e as Fazendas Estaduais e Municipais, não sendo obrigatória comprovação quanto à habilitação jurídica, salvo quando exigido pelo órgão licitante.

    Art 4, XII - Com comprovação de que atende às exigências do edital quanto à habilitação jurídica e qualificações técnica e econômico-financeira.

     

  • A questão não deve ser anulada pois pedia a observância da lei, mas só por curiosidade:

    O decreto 5450/05 indica a OBRIGATORIEDADE no caso (este só se aplica no ambito federal)

            Art. 4o  Nas licitações para aquisição de bens e serviços comuns será obrigatória a modalidade pregão, sendo preferencial a utilização da sua forma eletrônica.

     

    Abraço e bons estudos

  • Gabarito: A

  • A lei é de 2002, não 2012!

  • A presente questão trata do pregão, modalidade de licitação, e elenca itens para que seja feito o exame da veracidade de cada um deles.

    A resposta desta indagação será a opção que contiver somente a indicação dos itens corretos.

    Passemos então à análise de cada item.

    ITEM I: Ao contrário do afirmado nesta afirmativa, o pregão NÃO É A MODALIDADE OBRIGATÓRIA de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, tanto não é, que o art. 1º da Lei nº 10.520/02 dispõe expressamente que a sua adoção é FACULTATIVA. Vale conferir:

    "Art. 1º  Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei."

    Portanto, este item contém afirmativa FALSA;

    ITEM II: Conforme disposto no art. 6º da Lei nº 10.520/02, não é de 45 (quarenta e cinco) dias, mas de 60 (SESSENTA) DIAS o prazo de validade das propostas, em sede de pregão. Este item menciona afirmativa FALSA;

    ITEM III: Este item contém afirmativa inteiramente VERDADEIRA, reproduzindo os exatos termos do inciso I do § 3º do art. 2º da Lei nº 10.520/02;
    ITEM IV: É VERDADEIRA a afirmação contida neste item, tendo em vista que corresponde ao disposto no inciso VI do art. 4º da Lei nº 10.520/02;

    ITEM V: A afirmativa deste item é FALSA pois contraria o comando do inciso XIII do art. 4º da Lei nº 10.520/02, a seguir reproduzido:

    "Art. 4º (...)

    XIII - a habilitação far-se-á com a verificação de que o licitante está em situação regular perante a Fazenda Nacional, a Seguridade Social e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, e as Fazendas Estaduais e Municipais, quando for o caso, com a comprovação de que atende às exigências do edital quanto à habilitação jurídica e qualificações técnica e econômico-financeira;"


    Portanto, estão corretos os itens III e IV e a resposta da questão encontra-se na Opção A.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.


  • Atenção!

    Pregão é obrigatório apenas em nível federal.


ID
2611492
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação aos atos administrativos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    A) ERRADA.

    Lei 9784 Art. 22 § 4o O processo deverá ter suas páginas numeradas seqüencialmente e rubricadas.

     

    B) ERRADA.

    Súmula 473 STF A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

     

    O erro da questão estar em afirmar que a adm DEVE revogar, quando na verdade ele PODE revogar já que se trata de um ato discricionário do administrador.

     

    C) CORRETA

    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

     

    D) ERRADA.

    Art. 22 § 2o Salvo imposição legal, o reconhecimento de firma somente será exigido quando houver dúvida de autenticidade.

    § 3o A autenticação de documentos exigidos em cópia poderá ser feita pelo órgão administrativo.

     

    E) ERRADA.

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

  • Para aqueles que marcaram a letra B

     

    Quando falamos de revogação por motivo de conveniência ou oportunidade, trata-se de ato discricionário, esse tipo de ato está ligado com liberdade de decisão (dentro da lei), e a letra b peca ao afirmar que administração DEVE revogar, o que na verdade ela PODE ou NÃO revogar. 

     

  • Show de bola, obrigado pela explicação.

  • Pessoal,

    Já foi comentado abaixo, mas nunca é de mais frisar. DEVEMOS ter muito cuidado com estes dois verbos: DEVER e PODER. Geralmente, marco todos eles na lei para estudar. Eles têm sentidos muito diferentes. Vamos analisar a questão "b" cuja falta de atenção quase me levou tambpem ao erro.

    a administração pode anular seus próprios atos quando eivados de vício de legalidade e deve revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade.

    PODE - é uma possibilidade de sim ou não. Ora, os atos eivados de vício de legalidade não permitem ser ou não ser anulados. A Lei é clara! devem ser anulados, sem alternativa.

    DEVE - Não há margem de possibilidade. É praticamente uma ordem! Imperativo! Sendo assim, os atos discricionários não tem a obrigação taxativa de fazer isso ou aquilo, por isso, tem a margem de conveniência e oportunidade de praticá-los.

    Bons estudos!

     

  • Quanto à letra E

    Atos que podem ser convalidados: FOCO

    FORMA 
    COMPETÊNCIA 

  • Pegadinha do malandro na letra B.

  • Gratidão Mariana Lira !!

  • Gabarito letra C


    CUIDADO!

    Súmula 473 STF A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.


    Lei 9.784/99

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • Cai na pegadinha! Não leem rapidoo!

  • C

     

    Lembrar que a REVOGAÇÃO pode ocorrer a qualquer tempo, pois o ato é válido, sendo apenas incoveniente ou inoportuno. Enquanto a ANULAÇÃO de atos inválidos dos quais decorram efeitos favoráveis para o destinatário decai em 5 anos, esse prazo apenas se aplica aos atos anuláveis, pois os atos NULOS são imprescritíveis. Também ressaltar que mesmo com ANULAÇÃO de determinado ato, poderão ser garantidos alguns efeitos pretéritos produzidos em relação ao terceiro de boa-fé, para evitar a ocorrência de prejuízos ou enriquecimento ilícito ao poder público.

  • Deve - anular

    Pode - revogar

  • Fui seco na B KKKKKK

  • A presente questão trata dos atos administrativos e busca a resposta naquela opção que contenha a informação correta.

    Passemos ao exame de cada opção.

    OPÇÃO A: Ao contrário do afirmado nesta opção, a rubrica NÃO É DISPENSADA nas páginas do processo, que também devem ser numeradas em sequência, nos exatos termos do § 4º do art. 22 da Lei nº 9784/99;

    OPÇÃO B: A Administração Pública tem o DEVER de anular os seus atos ilegais e tem a FACULDADE de revogar os seus atos inconvenientes e inoportunos. Essa regra deriva do poder de autotutela que a Administração Pública detém, conforme dispõe o art. 53 da Lei nº 9784/99 e a Súmula 473 do STF. Portanto, está INCORRETA esta opção;

    OPÇÃO C: Esta opção está inteiramente CORRETA, nos exatos termos do art. 54, caput, da Lei nº 9784/99, quanto ao prazo decadencial quinquenal que a Administração Pública tem para anular seus atos;

    OPÇÃO D: Diferentemente do disposto nesta opção, a autenticação das cópias dos documentos exigidos pode ser feita pelo órgão administrativo, dispensando a exigência de autenticação de órgão extrajudicial, isso com base no § 3º do art. 22 da Lei nº 9784/99. Esta opção está INCORRETA.

    OPÇÃO E: A convalidação de atos administrativos com defeitos só pode ocorrer se dela NÃO SE ORIGINAR lesão ao interesse público, com base no art. 55 da Lei nº 9784/99. Está INCORRETA esta opção por afirmar que a decisão de convalidação deve "evidenciar lesão ao interesse público".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.

  • Nossa eu li tao rápido que nem prestei atenção na pegadinha da B KKKKKKK

  • Olá amigos, eu fiquei encucado aqui. Demorei para aceitar a letra C, pois os atos que aposentam servidores sem resposta do respectivo Tribunal de contas não decaem em 5 anos, mesmo quando geram efeitos desfavoráveis aos administrados. A única coisa que a ADM tem que observar é o direito ao contraditório nesse caso.

    Como regra geral ainda vai a alterntiva C como "menos errada".

  • GABARITO: C

    a) ERRADO:  Art. 22 § 4o O processo deverá ter suas páginas numeradas seqüencialmente e rubricadas.

    b) ERRADO: Súmula 473 do STF: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    c) CERTO: Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    d) ERRADO: Art. 22. § 3o A autenticação de documentos exigidos em cópia poderá ser feita pelo órgão administrativo.

    e) ERRADO: Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.


ID
2611495
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito do Regimento Geral da UFSC, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 38. O Plano de Ensino de cada disciplina será elaborado pelo respectivo professor ou grupo de professores e, depois de submetido ao Departamento, será aprovado pelo Colegiado de Curso. 

    Fonte: http://legislacao.paginas.ufsc.br/files/2012/01/24.05-REGIMENTO-GERAL-UFSC.pdf

  • Erro alternativa D

    Art. 91. A Universidade conferirá os seguintes diplomas: I – de conclusão de Curso de Graduação; II – de Mestre; III – de Doutor.

  • Resposta: E

    A) Art. 4º O comparecimento às reuniões dos Órgãos Deliberativos é obrigatório e preferencial em relação a qualquer outra atividade administrativa, de ensino, pesquisa ou extensão na Universidade.

    B) Art. 128, § 2º Caberá à Universidade fixar a retribuição do Professor Visitante, atendida sua qualificação e experiência.

    C) Art. 52. A extensão poderá alcançar o âmbito de toda a coletividade ou dirigir-se a pessoas e instituições públicas ou privadas, abrangendo cursos, estágios e serviços que serão realizados conforme plano e normas específicas.

    D) Art. 91. A Universidade conferirá os seguintes diplomas:

    I – de conclusão de Curso de Graduação; II – de Mestre; III – de Doutor.


ID
2611498
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Estatuto da UFSC foi aprovado, em sua versão original, pelo Conselho Universitário em 3 de novembro de 1978 e, posteriormente, pelo Ministro de Estado da Educação e Cultura, por meio da Portaria nº 56, de 1º de fevereiro de 1982, tendo sido alterado por diversas resoluções. Acerca desse importante documento institucional, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. As secretarias de curso de graduação, como subunidades universitárias, constituem a menor fração dos centros, para todos os efeitos de organização administrativa, didático-científica, bem como de distribuição de pessoal.

II. São órgãos deliberativos centrais a Reitoria, as pró-reitorias, as secretarias, o Conselho Universitário, o Conselho de Curadores, a Câmara de Graduação e a Câmara de Pós-Graduação.

III. A Universidade tem por finalidade produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida.

IV. Para que possa ser implantado, o departamento deverá ter, no mínimo, dez docentes.

V. A Universidade Federal de Santa Catarina organizar-se-á com estrutura e métodos de funcionamento que preservem a unidade de suas funções de ensino, pesquisa e extensão e as especificidades geográficas de seus campi e que assegurem a plena utilização dos seus recursos materiais e humanos, vedada a duplicação de meios para fins idênticos.

Alternativas
Comentários
  • Somente as afirmativas III e V estão corretas. 

    TÍTULO I

    DA UNIVERSIDADE E DOS SEUS FINS

    Art. 3.º A Universidade tem por finalidade produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida.

    TÍTULO II DA ESTRUTURA UNIVERSITÁRIA

    CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS

    Art. 5.º A Universidade Federal de Santa Catarina organizar-se-á com estrutura e métodos de funcionamento que preservem a unidade de suas funções de ensino, pesquisa e extensão e assegurem a plena utilização dos seus recursos materiais e humanos, vedada a duplicação de meios para fins idênticos.

    Fonte: http://sinova.ufsc.br/files/2009/12/Estatuto-UFSC-agosto-2011.pdf

  • I. As secretarias de curso de graduação, como subunidades universitárias, constituem a menor fração dos centros, para todos os efeitos de organização administrativa, didático-científica, bem como de distribuição de pessoal.

    Art. 10. Os Departamentos, como Subunidades Universitárias, constituem a menor fração dos Centros, para todos os efeitos de organização administrativa, didático-científica, bem como de distribuição de pessoal.

  • IV. Para que possa ser implantado, o departamento deverá ter, no mínimo, dez docentes. (ERRADO)

    Texto do Estatuto

    § 2.º Para que possa ser implantado, o Departamento deverá ter:

    I. no mínimo quinze docentes; (CORRETO)

    II. disponibilidade de instalações e equipamentos. 


ID
2611501
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a Lei 8.112/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Remuneração é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

II. A investidura do servidor em cargo público ocorrerá com a posse.

III. O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

IV.O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento. No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago em razão das médias entre as remunerações.

V. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa, salvo orientação diversa da chefia imediata.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA D

     

    LEI 8112 

     

    I - ERRADO - Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

     

    IV - ERRADO - 

     Art. 226.  O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

            § 1o  No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

     

    V - ERRADO 

     

     Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

     

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;  

  • Gabarito:D

    art. 41

    Remuneração = V+V

    V ~> Vencimento

    V~> Vantagem pecuniária permanente estabelecida em lei

  • Complementando os comentários dos colegas:

     

    Lei 8112

     

    II - Art. 7º A investidura em cargo púlico ocorrerá com a posse.

     

    III - Art. 20, §2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

  • Vencimento - previsto em lei 

    Remuneração = vencimento + vantagens pecuniárias permanentes previstas em lei

     

  • I. E - Remuneração é o vencimento acrescido das vantagens pecuniárias. Art 41 Lei 8.112/1990
    II. C - O texto está literalmente descrito no Art. 7 Lei 8.112/1990
    III C - Texto literal do Art 20 § 2 Lei 8.112/1990
    IV. E - No caso de acumulação de cargos, o valor da maior remuneração será usado como referência. Art 226 §1º 8.112/1990
    V. E - não existe essa exceção (salvo orientação da chefia). Art 143 8.112/1990

  • A presente questão trata de aspectos da Lei nº 8112/90 e elenca itens para que seja feito o exame da veracidade de cada um deles.

    A resposta desta indagação será a opção que contiver somente a indicação dos itens corretos.

    Passemos então à análise de cada item.

    ITEM I: A remuneração do servidor público não é tão simples de definir, como foi feito nesta afirmativa em análise. Compõe-se do vencimento do cargo efetivo acrescido das vantagens pecuniárias legais permanentes, no caso de ocupante de cargo efetivo (art. 41, caput, da Lei nº 8112/90) ou então será a retribuição pelo exercício de cargo em comissão (§ 1º do art. 41 c/c art. 62 da Lei nº 8112/90). Portanto, por trazer definição incompleta, este item está INCORRETO;

    ITEM II: Em razão de citar os exatos termos do art. 7º da Lei nº 8112/90, este item está inteiramente CORRETO;

    ITEM III: Esta afirmativa está CORRETA pois corresponde integralmente aos termos do § 2º do art. 20 da Lei nº 8112/90;
    ITEM IV: Quanto ao auxílio-funeral, embora este item inicialmente contenha afirmativa corretamente reproduzida no caput do art. 226 da Lei nº 8112/90, ao tratar do pagamento daquele auxílio, quando há acumulação legal de cargos, comete erro. Nessa hipótese, o valor a ser pago não será o da média entre as remunerações mas o valor da MAIOR REMUNERAÇÃO equivalente a 01 (um) mês. Portanto, este item está INCORRETO.

    ITEM V: Ao contrário do descrito neste item, INEXISTE a ressalva feita à regra prevista no caput do art. 143 da Lei 8112/90, cujos termos foram aqui reproduzidos. Não há qualquer previsão de orientação diversa da chefia imediata, no sentido de não se apurar imediatamente irregularidades no serviço público. Este item contém afirmativa INCORRETA.

    Portanto, estão corretos os itens II e III e a resposta da questão encontra-se na Opção D

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.


  • I. Remuneração é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. Vencimento

    II. A investidura do servidor em cargo público ocorrerá com a posse. ok

    III. O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. ok

    IV.O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento. No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago em razão das médias entre as remunerações. valor da maior remuneração

    V. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa, salvo orientação diversa da chefia imediata. a redação da lei não tem esse final


ID
2611504
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre o Plano de Carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação (PCCTAE), identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Caberá à instituição federal de ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento.

( ) A gestão dos cargos do plano de carreira observa, em um dos seus princípios e diretrizes, o reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão.

( ) A liberação do servidor para a realização de cursos de mestrado e doutorado está condicionada ao resultado favorável na sua avaliação de desempenho.

( ) Para todos os efeitos da Lei 11.019 de 12 de janeiro de 2005, aplica-se o conceito de usuários a todas as pessoas internas à instituição federal de ensino que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados.

( ) A gestão dos cargos do plano de carreira observa, em um dos seus princípios, a avaliação do desempenho funcional dos servidores, como processo administrativo, realizada mediante critérios objetivos e referenciada no caráter individual do trabalho desempenhado.

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    V V V F F

  • Lei11091/05

    Art. 3o A gestão dos cargos do Plano de Carreira observará os seguintes princípios e diretrizes:

    IV - reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão;

    IX - avaliação do desempenho funcional dos servidores, como processo pedagógico, realizada mediante critérios objetivos decorrentes das metas institucionais, referenciada no caráter coletivo do trabalho e nas expectativas dos usuários; e

    Art. 4º Caberá à Instituição Federal de Ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento,

    Art. 5o Para todos os efeitos desta Lei, aplicam-se os seguintes conceitos: 

    VII - usuários: pessoas ou coletividades internas ou externas à Instituição Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados.

    Art. 9º O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1º (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas no Anexo II desta Lei.

    § 7º A liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado está condicionada ao resultado favorável na avaliação de desempenho.


ID
2611507
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O tema da estrutura organizacional foi considerado muito importante, principalmente na década de 1960 e na primeira metade dos anos 1970. Apesar da mudança de ênfase para outros temas da área organizacional, a importância da estrutura para a dinâmica das organizações ainda é reconhecida. A respeito desse tema, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) De acordo com as pesquisas sobre a estrutura das organizações, apesar de serem fenômenos multidimensionais, a complexidade, a formalização e a centralização variam muito pouco dentro de uma organização, pois geralmente são elementos com grau de intensidade semelhante entre si.

( ) A formalização, uma característica importante da estrutura das organizações, não é um conceito neutro. Quando se acredita que os membros sejam capazes de exercer julgamento e autocontrole excelentes, a formalização é baixa; quando eles são encarados como incapazes de tomarem suas próprias decisões, exigindo um grande número de normas para orientar seu comportamento, a formalização é elevada.

( ) Diversas variáveis estruturais críticas estão diretamente vinculadas à natureza da tecnologia das organizações. Diante disso, aspectos vitais das estruturas organizacionais, como o número de níveis da hierarquia administrativa, a amplitude de controle dos supervisores de primeiro escalão e a proporção de gerentes e supervisores em relação ao restante de pessoal, são afetados pelo tipo de tecnologia utilizada pela organização.

( ) A estrutura organizacional é um meio complexo de controle que é continuamente produzido e recriado em interação e que, ainda assim, modela essa interação. Por isso, afirma-se que as estruturas organizacionais são constituídas e constitutivas.

( ) A complexidade de uma estrutura organizacional está relacionada à quantidade de unidades que a organização possui espalhadas geograficamente e, também, pelo número de divisões e departamentos que podem ser especializados funcionalmente. Outro critério a ser considerado em termos de complexidade da estrutura organizacional é a extensão de sua hierarquia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    A)De acordo com as pesquisas sobre a estrutura das organizações, apesar de serem fenômenos multidimensionais, a complexidade, a formalização e a centralização variam muito pouco dentro de uma organização, pois geralmente são elementos com grau de intensidade semelhante entre si.

    Errado

     

    No ambiente de novos parâmetros de gestão, as estruturas clássicas ou tradicionais não são mais capazes de responder às instabilidades. Assim, a busca de novos modelos que quebrem os paradigmas da gestão clássica, como a formalização, a centralização e a padronização, se torna o centro das reflexões no esforço para a manutenção da eficiência e eficácia organizacional (FERREIRA, CARDOSO, CORRÊA E FRANÇA, 2006)

     

    Segundo Paes de Paula (2005), citando Drucker e Peters, os modelos de organizações pós-burocráticos estão suplantando as culturas de centralização, hierarquização e autoritarismo impostas pelos modelos de burocracia clássica. Nas organizações pós-burocráticas o que se valoriza é a liderança facilitadora, baseada na abertura, confiança e comprometimento; o trabalho fundado na colaboração e a substituição do processo decisório verticalizado por decisões baseadas em expertise.

  • quanto erro de português na questão.... credo

  • (F) De acordo com as pesquisas sobre a estrutura das organizações, apesar de serem fenômenos multidimensionais, a complexidade, a formalização e a centralização variam muito pouco dentro de uma organização, pois geralmente são elementos com grau de intensidade semelhante entre si.

    Os quesitos citados variam muito, há muitas variáveis; tamanho da empresa, quantidade de funcionários, tempo de empresa dos funcionários, até o que a empresa produz e o ambiente externo irão contribuir para variações na estrutura de uma empresa

     

    De restante, tudo (V)

     

    GAB D

     


ID
2611510
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Não se pode compreender claramente a dinâmica das organizações sem reconhecer a importância do conflito organizacional. Com relação a esse tema, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) A dependência mútua nas tarefas também é uma situação potencial de conflitos nas organizações.

( ) Existem diferentes bases do conflito organizacional. Uma delas é o conflito funcional, que está relacionado com a existência de vários subsistemas dentro das organizações, os quais desenvolvem normas e valores próprios. Outra base do conflito é a diferença de personalidade entre os indivíduos.

( ) Conflito funcional é uma forma de conflito de base organizacional, que decorre de lutas dos grupos de interesse em torno das recompensas de status, prestígio e recompensas financeiras.

( ) A inadequação do uso exclusivo da abordagem individualizada do conflito nas organizações baseia-se no fato de que a própria natureza das organizações também contribui para as situações de conflito.

( ) O conflito hierárquico é aquele decorrente do fato de que todo subsistema de uma organização tem suas funções características, desenvolve suas próprias normas e valores e se caracteriza por uma dinâmica própria, contendo elementos importantes de conflito potencial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito duvidoso letra b. A segunda assertiva esta em oposição à terceira. Conflito funcional é o conflito bom, em que se pode obter resultados positivos.
  • O conflito hierárquico decorre das lutas dos grupos de interesses quanto ao status, prestígio ou recompensas financeiras.

    Conflito funcional é induzido por vários subsistemas dentro da organização. A diversificação de orientações psicológicas entre indivíduos consiste em subsistemas diferenciados, que se constituem como fonte intrínseca de conflito, levando tais unidades a desempenharem tarefas até incompatíveis.

     

    Fonte: Katz e Kahn (1975).

  • Douglas, exatamente por isso uma é V e a outra é F.

  • ( V) A dependência mútua nas tarefas também é uma situação potencial de conflitos nas organizações.

    (V ) Existem diferentes bases do conflito organizacional. Uma delas é o conflito funcional, que está relacionado com a existência de vários subsistemas dentro das organizações, os quais desenvolvem normas e valores próprios. Outra base do conflito é a diferença de personalidade entre os indivíduos.

    ( F) Conflito funcional (HIERARQUICO) é uma forma de conflito de base organizacional, que decorre de lutas dos grupos de interesse em torno das recompensas de status, prestígio e recompensas financeiras.

    (V) A inadequação do uso exclusivo da abordagem individualizada do conflito nas organizações baseia-se no fato de que a própria natureza das organizações também contribui para as situações de conflito.

    (F ) O conflito hierárquico é aquele decorrente do fato de que todo subsistema de uma organização tem suas funções características, desenvolve suas próprias normas e valores e se caracteriza por uma dinâmica própria, contendo elementos importantes de conflito potencial.

  • (V) A dependência mútua nas tarefas também é uma situação potencial de conflitos nas organizações. Conflito de Processo

    (V) Existem diferentes bases do conflito organizacional. Uma delas é o conflito funcional, que está relacionado com a existência de vários subsistemas dentro das organizações, os quais desenvolvem normas e valores

    próprios. Outra base do conflito é a diferença de personalidade entre os indivíduos. Conflito funcional

    (F) Conflito é uma forma de conflito de base organizacional, que decorre de lutas dos grupos de interesse em torno das recompensas de status, prestígio e recompensas financeiras. Conflito hierárquico

    (V) A inadequação do uso exclusivo da abordagem individualizada do conflito nas organizações baseia-se no fato de que a própria natureza das organizações também contribui para as situações de conflito. Conflito funcional

    (F) O conflito é aquele decorrente do fato de que todo subsistema de uma organização tem suas funções características, desenvolve suas próprias normas e valores e se caracteriza por uma dinâmica própria, contendo elementos importantes de conflito potencial. Conflito funcional


ID
2611513
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A capacidade de influenciar o comportamento das pessoas nas organizações nos remete às discussões sobre a dinâmica do poder em seu interior. Em relação a esse tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Existem diferentes tipos e fontes de poder nas organizações. Nesse sentido, podemos identificar como tipos de poder o de recompensa, o coercitivo, o legítimo, o de referência e o de especialização.

II. As fontes de poder relacionadas ao poder coercitivo são a experiência, o conhecimento e o talento, e as relacionadas ao poder de referência são a atração e o carisma.

III. Além de derivar de fontes interpessoais, o poder também se origina da estrutura das atividades e do fluxo de informações encontradas em toda a organização. Assim, dentre as características organizacionais que moldam as relações de poder, podem-se citar a redução da incerteza, a substituibilidade e a centralidade.

IV. De acordo com o modelo de contingências críticas, tudo o que uma organização e suas diversas partes necessitam para realizar suas metas e continuar a sobreviver pode ser classificado como contingência crítica. A obtenção do controle de recursos é uma maneira de se reduzir a incerteza quanto à disponibilidade permanente dessas contingências críticas e uma forma de indivíduos ou grupos adquirirem poder na organização.

V. A capacidade de uma pessoa ou grupo de adquirir poder também é afetada pela centralidade ou pela posição no interior do fluxo de trabalho em uma organização.

Alternativas
Comentários
  • O Poder de Especialização é baseiado na experiência, conhecimento e talento, e não no poder coercitivo como diz o item II. Enquanto a segunda parte: ao poder de referência são a atração e o carisma esta correto. Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam  o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.

    logo Somente as afirmativas I, III, IV e V são corretas.

  • Alguém me explica o item IV por favor.

  • Alguém pode explicar cada tópico?

  • Para quem não é assinante, segue a explicação em vídeo do professor transcrita abaixo em relação ao item IV:


    "No momento em que eu preciso ter cuidado de como vou aplicar os meus recursos para fazer o trabalho acontecer com mair eficiência, se, dos meus funcionários, alguém ali consegue se destacar para orientar como que esses recursos devem ser empregados, isso é uma condição que vai potencializar o indivíduo de exercer o seu poder, portanto eu vejo aí uma situação, um momento crítico, uma contingencia, uma situação específica que vai possibilitar indivíduos a reconhecer a sua capacidade de exercer poder, portanto, alternativa IV está correta."

  • II - O poder coercitivo emana da capacidade de o gestor aplicar sanções aos subordinados.


ID
2611516
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A mudança organizacional é um processo complexo que altera a relação entre a organização e o seu meio ambiente e pode ocorrer de forma planejada ou não. Em relação às abordagens, assinale a alternativa em que todas se referem à mudança planejada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto foi dado como A.

     

    Confesso que achei esqusito.

     

    4.4 O processo de mudança, segundo Kurt Lewin
    A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade. Ela constitui um processo composto de três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento.
    Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin há três etapas:

    • Descongelamento: significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas práticas e ideias são abandonadas e desaprendidas. É a percepção da necessidade de mudança; redução da força de valores, atitudes e comportamentos.

    • Mudança: é a etapa em que as novas ideias e práticas são experimentadas e aprendidas. Novos valores, atitudes e comportamentos são adquiridos.

    • Recongelamento: é a etapa final em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. Integração/estabilização das mudanças efetuadas. É o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes. O recongelamento requer dois aspectos: o apoio (é o suporte por meio de recompensas que mantém a mudança) e o reforço positivo (é a prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida). Essa é a etapa da estabilização da mudança.

  • Aos colegas que responderam, me desculpem, mas vocês não disseram nada demais. Todos que erraram continuam sem saber o porquê da letra A ser a certa, haja vista que um só fez colocar a definição da teoria de Lewin sobre mudança (o que útil para quem não conhecia) e o outro só fez copiar as alternativas. Acho que seria útil alguém que realmente saiba o porquê das alternativas estarem certas e o porquê de estarem erradas. Falo isso com o devido respeito e a humildade de quem não sabe a resposta.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • "Dentro de um modelo organizacional existem diversos tipos de mudança que para Certo (2003) podem ser classificadas em três tipos:

    Tecnológicas, Estruturais e Humanas.

    Afirmando o conceito da mudança tecnológica a empresa tem a necessidade de acompanhar a evolução da tecnologia, sendo essa a maneira de manter-se sobrevivente e alcançar seus objetivos maximizando seus lucros, e se dedicando cada vez mais ao cliente.

    A mudança estrutural enfatiza o aumento da eficiência da empresa, para isso é necessário que haja algumas modificações na estrutura já existente. Como por exemplo, a descentralização dos níveis hierárquicos para que tenha maior agilidade na comunicação entre os setores. Como há também a necessidade de definição de tarefas, para que cada departamento se especialize na realização do seu trabalho.

    Já mudança humana está intimamente ligada ao comportamento das pessoas dentro da organização através da aquisição de cursos para treinamento e conhecimento humano, pois o ser humano influencia de forma direta dentro das organizações e esse estando de acordo com a empresa pode trazer muito mais benefícios do que ela espera".

     

    Fonte: http://re.granbery.edu.br/artigos/MzEz.pdf

  • Na questão ele pede abordagens que se relacionam com a mudança PLANEJADA. O que seria então a análise de SWOT senão uma abordagem de estudo do ambiente interno e externo para que se possa PLANEJAR e implementar a mudança?

  • A questão é bem conceitual e tem a ver com o conceito de D.O. ou Desenvolvimento Orgnizacional. A chave essencial para o conceito de D.O. é outro conceito: mudança.

    A despeito da mudança se dar de forma planejada ou não temos que D.O. se define como uma mudança organizacional planejada. Simples assim.

    Partindo dessa idéia do D.O. que tem  como conceito central a mudança planejada temos na letra A a única opção envolvendo o conceito de mudança em todos os seus itens, pois o D.O. envolve necessariamente a idéia de mudança planejada.

    Notem que as mudanças envolvendo a letra A só podem se dar por planejamento e não de forma casual ou aleatória.

  • Dentro desse contexto das organizações planejarem as mudanças, Robbins (2003) afirma, fundamentado em Leavitt (1964), que as opções de mudança estão divididas em cinco categorias: Estrutura, Cultura, Ambientes Físicos, Pessoas e Tecnologia.

    Estrutura: as estruturas das empresas não são fixas. Muitas variáveis podem ocorrer em uma mudança de estrutura, como a centralização ou descentralização de tarefas, criação ou extinção de setores/departamentos, adoção de uma maior flexibilidade ou rigidez nas tarefas, crescimento ou decrescimento da organização e alterações na estrutura básica da organização.

    Cultura: a mudança cultural é a mais difícil de ocorrer nas organizações, pois envolve a mudança de crenças e valores da organização caracterizando-se por ocorrer de uma maneira lenta e processual.

    Ambientes Físicos: o espaço físico e a colocação dos objetos são pontos que ao serem alterados, invariavelmente provocam mudanças nas organizações. Caracteriza-se a mudança em ambientes físicos como a alteração na engenharia do prédio ou ambiente, repartição, iluminação, nível de calor ou frio, barulho, limpeza, mobília, decoração e esquemas de cor.

    Pessoas: esta categoria envolve a mudança nas atitudes e comportamentos dos participantes da organização. Ela pode ser uma mudança ocasionada pelas circunstancias do ambiente, como pode ser provocada, por meio de cursos e treinamentos.

    Tecnologia: a mudança tecnológica envolve a introdução de novos equipamentos, produtos, ferramentas ou métodos, técnicas, informatização e conhecimentos na organização. A inovação tecnológica é um fator que contribui de forma significativa para o processo de mudança nas organizações, estando diretamente ligado a modernização de equipamentos e produtos que proporcionam maior eficácia e consequentemente maior competitividade à organização. 

    Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/Simposio419.pdf

  • Marcelo Franklin da Silva Alves , eu procurei informação no livro do Chiavenato volume 6. Acho que essa é informação mais próxima da resposta.


    " As mudanças organizacionais não podem ser feitas ao acaso , ao sabor da inércia ou improvisação, mas devem ser planejadas :


    Mudança estrutural na organização: Redesenho da organização .Mudança da estrutura o trabalho.Nova configuração.

    Mudança tecnológica: Novos equipamentos.Novos processos.Redesenho do fluxo de trabalho.

    Mudança nos produtos /serviços: Novos produtos. Novos serviços. Redesenho do fluxo de trabalho. Novos clientes.

    Mudança na cultura organizacional: Novas atitudes,percepções ,expectativas,mentalidade,habilidades,resultados. "


    Idalberto Chiavenato volume 6 Teoria geral da administração página 449.


    Essas definições estão bem próximas das já mencionadas por Fernando Neves.

  • E)_Análise das forças e fraquezas, análise das ameaças e das oportunidades_(ambiente_externo_não_é_planejado), elaboração do swot e implantação das mudanças.

  • Conforme Certo (2003, p. 269), dentro de um modelo organizacional existem diversos tipos de mudança, que podem ser classificadas em três tipos: Tecnológicas, Estruturais e Humanas

    Afirmando o conceito da mudança tecnológica a empresa tem a necessidade de acompanhar a evolução da tecnologia, sendo essa a maneira de manter-se sobrevivente e alcançar seus objetivos maximizando seus lucros, e se dedicando cada vez mais ao cliente.

    A mudança estrutural enfatiza o aumento da eficiência da empresa, para isso é necessário que haja algumas modificações na estrutura já existente. Como por exemplo, a descentralização dos níveis hierárquicos para que tenha maior agilidade na comunicação entre os setores. Como há também a necessidade de definição de tarefas, para que cada departamento se especialize na realização do seu trabalho.

    mudança humana está intimamente ligada ao comportamento das pessoas dentro da organização através da aquisição de cursos para treinamento e conhecimento humano, pois o ser humano influencia de forma direta dentro das organizações e esse estando de acordo com a empresa pode trazer muito mais benefícios do que ela espera. 

    CERTO; Samuel C. Administração Moderna. 9ª ed. São Paulo: Pearson, 2003.

  • Há dois tipos de fatores de mudanças:

    Internos - Endógenos (planejados): Tecnologia, políticas da organização, objetivos organizacionais, métodos de trabalho, atividades dos funcionários, estrutura organizacional, recursos humanos, tecnologia utilizada pela organização, produtos, máquinas, equipamentos, etc.

    Externos - Exógenos (ambientais): Hábitos dos clientes, concorrentes, fornecedores, preços das matérias primas, fatores políticos, fatores sociais, fatores culturais, fatores econômicos, fatores educacionais, modificações tecnológicas, legislação, agentes reguladores, etc.

    Logo, a alternativa que trata dos fatores internos é a alternativa A.


ID
2611519
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o planejamento nas organizações, relacione a coluna A com a coluna B e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


COLUNA A

I. Objetivos

II. Valores dos dirigentes

III. Análise ambiental

IV.Análise preditiva

V. Estratégia como plano

VI.Planejamento estratégico


COLUNA B

( ) Sua definição implica ter conhecimento da organização e sobre o ambiente.

( ) Embora raramente alcancem precisão total, são importantes ferramentas na fase de análise ambiental, pois ajudam a organização a se ajustar a mudanças no ambiente de ação indireta e a antecipar e influenciar atividades no ambiente de ação direta.

( ) Perspectiva segundo a qual a estratégia é um padrão de respostas adotadas pela organização ao seu ambiente através dos tempos.

( ) É um dos aspectos que tende a afetar a formulação dos objetivos organizacionais.

( ) Prática que enfatiza o papel ativo e precavido das organizações no enfrentamento das mudanças rápidas que ocorrem em seu ambiente.

( ) É uma importante fase, que busca conhecer os aspectos do meio ambiente que terão grande influência na capacidade da organização em atingir suas metas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Objetivos: Sua definição implica ter conhecimento da organização e sobre o ambiente.

    Análise preditiva: Embora raramente alcancem precisão total, são importantes ferramentas na fase de análise ambiental, pois ajudam a organização a se ajustar a mudanças no ambiente de ação indireta e a antecipar e influenciar atividades no ambiente de ação direta.

    Estratégia como plano: Perspectiva segundo a qual a estratégia é um padrão de respostas adotadas pela organização ao seu ambiente através dos tempos.

    Valores dos dirigentes: É um dos aspectos que tende a afetar a formulação dos objetivos organizacionais.

    Planejamento estratégico: Prática que enfatiza o papel ativo e precavido das organizações no enfrentamento das mudanças rápidas que ocorrem em seu ambiente.

    Análise ambiental: É uma importante fase, que busca conhecer os aspectos do meio ambiente que terão grande influência na capacidade da organização em atingir suas metas.

  • análise preditiva é capaz de usar dados, algoritmos e técnicas de machine learning na tentativa de prever situações futuras. O objetivo é lançar mão de dados estatísticos e históricos para decidir as melhores ações, que vão garantir o sucesso dos negócios.

    https://br.udacity.com/blog/post/analise-preditiva-tomada-decisao

    :^]

     

  • (I. Objetivos)  Sua definição implica ter conhecimento da organização e sobre o ambiente.

    (IV.Análise preditiva) Embora raramente alcancem precisão total, são importantes ferramentas na fase de análise ambiental, pois ajudam a organização a se ajustar a mudanças no ambiente de ação indireta e a antecipar e influenciar atividades no ambiente de ação direta.

    ( V. Estratégia como plano) Perspectiva segundo a qual a estratégia é um padrão de respostas adotadas pela organização ao seu ambiente através dos tempos.

    ( II. Valores dos dirigentes) É um dos aspectos que tende a afetar a formulação dos objetivos organizacionais.

    ( VI.Planejamento estratégico) Prática que enfatiza o papel ativo e precavido das organizações no enfrentamento das mudanças rápidas que ocorrem em seu ambiente.

    III. Análise ambiental) É uma importante fase, que busca conhecer os aspectos do meio ambiente que terão grande influência na capacidade da organização em atingir suas metas.

     

     

     

     

  • E quando você troca todos os itens? Repito: Todos!!!!! SocorroDeus!


ID
2611522
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do trecho abaixo, retirado do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, Capítulo I, Seção I.


O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ______________ de sua ___________. Assim, não terá que decidir somente entre o ___________ e o _____________, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o ______________ e o ________________, consoante as regras contidas no art. 37, caput e § 4°, da Constituição Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    O comando da questão cobrou a literalidade do item II - Das regras Deontológicas.

    O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o leal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput e § 4°, da Constituição Federal.

     

  • ódigo de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    Gabarito letra "E"

  • O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

     

  • Questão com caracteristica de banca pequena.

  • O que facilita é o "honesto/desonesto" da alternativa E.

  • O servidor público não pode jamais desprezar o elemento ético de sua conduta; assim, não tem de decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante os princípios e regras contidas na Constituição.


ID
2611525
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando analisamos as diferentes teorias da Administração, percebemos maneiras distintas de compreender o indivíduo. Nesse sentido, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a sequência correta, de cima para baixo.


( ) A Escola de Relações Humanas teve o grande mérito de revelar uma maior complexidade relativa ao comportamento humano nas organizações, o qual não depende apenas de estímulos econômicos, como diziam os teóricos da Escola Clássica, mas é também influenciado por fatores de ordem social e afetiva.

( ) Os autores da Escola de Relações Humanas têm em comum com os autores clássicos a consideração do homem como um ser passivo, que reage de forma padronizada aos estímulos aos quais é submetido na organização.

( ) O conceito de homem complexo vai além do conceito de “homo social”, desenvolvido pela Escola de Relações Humanas. O homem complexo tem necessidades múltiplas, não só as de associação e filiação a grupos informais, como propunha essa escola.

( ) São características do homem social, conforme a Escola de Relações Humanas, necessidades múltiplas e complexas, desejos de autodesenvolvimento e realização e autonomia de pensamento.

( ) O conceito de homem complexo, que embasou o movimento de humanização do trabalho, foi criticado, uma vez que, embora ampliasse a compreensão do indivíduo em comparação às teorias anteriores, pressupunha que o ser humano buscasse sua realização e construísse sua identidade necessariamente nas relações de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito alternativa A.

    -> São características do homem COMPLEXO, conforme a Escola de Relações Humanas, necessidades múltiplas e complexas, desejos de autodesenvolvimento e realização e autonomia de pensamento.

     

  • 1. A primeira concepção surgiu no século XX, com Taylor e seus colaboradores. Foi a Teoria da Administração Científica. Nela abordou-se o homem como motivado exclusivamente por recompensas financeiras e econômicas, por isso, essa concepção foi chamada de Homo economicus – homem econômico.

    2. A segunda concepção surgiu em 1930, com a Teoria das Relações Humanas de Mayo e outros. Combate o racionalismo da Teoria da Administração Científica e aborda o homem como homo social, cujas motivações são sociais e simbólicas. Que todo esforço do homem objetiva satisfazer suas necessidades sociais e de autoestima.

    3. A terceira concepção tenta integrar o homem econômico e o homem social, chamada Teoria Estruturalista. Surgiu no início de 1950 e preocupa-se em conceituar o homem como homem organizacional, como parte das empresas e ocupante de vários papéis nas várias organizações em que participa. Suas motivações são sociais e econômicas.

    4. A quarta concepção surgiu com a Teoria Comportamental, que conceitua o homem administrativo, ou seja, como incansável processador de informações e tomador de decisões. Para essa concepção as pessoas são motivadas pelo processo decisório e buscam soluções que venham trazer satisfação para os envolvidos.

    5. A quinta concepção surgiu com a Teoria da Contingência, no início de 1970. Aborda o homem complexo, cada indivíduo é um mundo à parte, uma realidade distinta das

    demais. Nada é absoluto, tudo é relativo. Ao mesmo tempo plural e singular. E, mais uma vez, composto por cognições, percepções, motivações.

    O conceito de homem complexo pressupõe que em sua relação transacional ele se esforça para dominar o mundo exterior e, para isso, usa suas habilidades. Para cada indivíduo o padrão de valores, percepções e motivações é o resultado da interação entre características biológicas e as experiências do seu desenvolvimento (CHIAVENATO, 2006).
     

  • IV - São características do homem complexo.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
2611528
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da cultura organizacional, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) A cultura organizacional é entendida como o principal indicador do grau de satisfação dos participantes de uma organização.

( ) No nível mais profundo da cultura organizacional estão os artefatos visíveis, como o layout e as formas de gestão da organização.

( ) Os aspectos simbólicos e inconscientes fazem parte da cultura organizacional.

( ) A cultura organizacional é composta exclusivamente por elementos mais estáveis da organização e, portanto, não pode ser modificada de forma ativa e intencional.

( ) A cultura organizacional estabiliza e fornece estrutura e significado aos membros da organização.

Alternativas
Comentários
  • I. Clima e não cultura;

    II. No nível mais profundo encontra-se os presupostos básicos, e não os artefatos com propõe a assetiva;

    IV. A cultura pode, sim, ser modificada.

     

    Gabarito E

  • Em relção ao 1°.(F)

    O clima organizacional pode ser definido como o grau da satisfação
    dos agentes da organização com os vários aspectos da cultura organizacional.

    Em relação ao 2°(F).....

    Níveis dos componentes da cultura organizacional,
    que são 3:

    1. Artefatos: São visíveis, superficiais e perceptíveis.
    Quando eu penso em “artefatos” penso em
    antiguidades de colecionadores, como vasos
    antigos, por exemplo, que nada mais são do que
    artefatos da cultura que os produziu.

    2-Valores compartilhados: Eles não são visíveis,
    pois estão enraizados nas pessoas. Constituem o
    segundo nível da cultura organizacional e
    funcionam como justificativas para o seu
    comportamento.

    3. Pressupostos básicos: É o terceiro nível da
    cultura organizacional, sendo o mais intimo,
    profundo e oculto da cultura.
     é o nível mais profundo e difícil de ser mudado .

     

     

    Os aspectos simbólicos e inconscientes fazem parte da cultura organizacional.(V)

     

    A cultura organizacional é composta exclusivamente por elementos mais estáveis da organização e, portanto, não pode ser modificada de forma ativa e intencional.(F)

     

      A cultura organizacional estabiliza e fornece estrutura e significado aos membros da organização.(V)

     


ID
2611531
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Diferentes teorias vêm sendo desenvolvidas buscando compreender a dinâmica das organizações ao longo do tempo e enfatizando diferentes aspectos, prescrições e análises, quer sejam opostas ou complementares. Em relação a esse tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A teoria da dependência de recursos tem fortes vínculos com o modelo da economia política das organizações e com a abordagem do intercâmbio da dependência. Ela também incorpora a abordagem das organizações segundo a teoria da contingência.

II. Em relação às contradições e aos paradoxos organizacionais a respeito da burocracia, temos discussões que salientam os conflitos entre burocrata e público, cujas fontes estruturais estão relacionadas com a tendência ao tratamento formal e impessoal por parte do primeiro, quando o segundo deseja uma atenção especial e individualizada.

III. De acordo com Max Weber, nas burocracias, a seleção, a promoção e o avanço na carreira devem ser regulados por normas claras e devem se basear em critérios objetivos de competência, não em favoritismos. As relações pessoais podem ser usadas para a obtenção de informações que ajudem a diferenciar candidatos e empregados em processos avaliativos.

IV. Apesar de sofrer algumas críticas, a teoria da contingência persiste como uma parte importante da literatura acerca das organizações. Pode-se dizer que sua maior contribuição tenha sido a de enfatizar a importância do ambiente para as organizações. Esse foco ambiental veio a dominar a teoria organizacional contemporânea.

V. O movimento toyotista de produção foi caracterizado por práticas como gestão participativa, integração horizontal, estabilidade e cidadania corporativa, cultura organizacional forte, empregabilidade, ferramentas como Kanban e Just in time, círculos de qualidade e qualidade total, melhoria de processos e mudança (Kaizen).

Alternativas
Comentários
  • I. A teoria da dependência de recursos tem fortes vínculos com o modelo da economia política das organizações e com a abordagem do intercâmbio da dependência. Ela também incorpora a abordagem das organizações segundo a teoria da contingência.

      Para Hall (1984), o modelo de dependeência de recursos tem fortes vínculos com a economia política das organizações, com a abordagem do intercâmbio da dependência e com a teoria da contingência - neste último caso por considerar as contigências ambientais e a inexistência e uma única maneira melhor de administrar, embora divirja dessa perspectiva no que diz respeito ao papel ativo das organizações.

     

    II. Em relação às contradições e aos paradoxos organizacionais a respeito da burocracia, temos discussões que salientam os conflitos entre burocrata e público, cujas fontes estruturais estão relacionadas com a tendência ao tratamento formal e impessoal por parte do primeiro, quando o segundo deseja uma atenção especial e individualizada.

    Burocracia e sociedade
    ► Aproximação e intermediação com grupos de interesse especializados: informação e
    cooperação (grupos secundários, corpos intermediários).
    ► Conselhos consultivos: canalização de influências, diminuição da fragmentação de
    fóros.
    ► Regramento: conflitos de interesses, corrupção,...

    ► Autoridade permanece nas mãos do poder público.
    ► Influências do passado e contexto de cada país no formato das relações.

     

    IV. Apesar de sofrer algumas críticas, a teoria da contingência persiste como uma parte importante da literatura acerca das organizações. Pode-se dizer que sua maior contribuição tenha sido a de enfatizar a importância do ambiente para as organizações. Esse foco ambiental veio a dominar a teoria organizacional contemporânea.

    A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto, ou seja, tudo é relativo nas organizações ou na teoria administrativa. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos nas organizações.

     

  • III. De acordo com Max Weber, nas burocracias, a seleção, a promoção e o avanço na carreira devem ser regulados por normas claras e devem se basear em critérios objetivos de competência, não em favoritismos. As relações pessoais podem ser usadas para a obtenção de informações que ajudem a diferenciar candidatos e empregados em processos avaliativos.

    Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.

     

    V. O movimento toyotista de produção foi caracterizado por práticas como gestão participativa, integração horizontal, estabilidade e cidadania corporativa, cultura organizacional forte, empregabilidade, ferramentas como Kanban e Just in time, círculos de qualidade e qualidade total, melhoria de processos e mudança (Kaizen).

    Toyotismo sustentado pelos princípios da “autonomação” e do “Just In Time”, com orientação da produção por demanda (ou seja, só é produzido a quantidade exata requisitada pela procura) e flexibilização do trabalho e da mão-de-obra. O Sistema Toyota de Produção quebra o paradigma da produção em massa, desenvolvida por Ford, típica da grande indústria com seus excessos, e traz a racionalidade e economia para o processo de produção.

  • O que tem de errado com a V

  • o movimento toyotista não fala de gestão participativa, de cidadania corporativa nem de empregabilidade

  • Deu para perceber que nem o professor do QC soube responder a questão.

    A questão saiu do livro Teoria Geral da Administração (MOTTA; VASCONCELOS, 2006).

    O erro da assertiva III é a última parte. O examinador inventou aquilo.

    O erro da assertiva V é somente a palavra "empregabilidade". Veja:

    No livro tem uma figura mostrando as características do Modelo Toyotista de Produção, que são:

    • Gerência participativa
    • Integração horizontal
    • Estabilidade e "cidadania corporativa"
    • Cultura organizacional forte
    • Ferramentas como Kanban e Just in time
    • Círculos de qualidade e qualidade total
    • Melhoria de processos e mudança (Kaizen)

    Note que o único elemento que não foi citado aqui é empregabilidade.

    MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração. São Paulo: CENGAGE, 2006.


ID
2611534
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto às práticas de gestão de pessoas nas organizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Os processos de seleção de pessoal sempre incluem os procedimentos de análise de currículo, prova e entrevista.

II. As diretrizes e ações em gestão de pessoas no serviço público não incluem processos voltados à gestão por competências.

III. Processos de remoção de pessoal não são permitidos no serviço público federal para servidores que já foram removidos ou redistribuídos anteriormente.

IV. A avaliação de desempenho pode ser limitada devido ao efeito de Halo, à tendência central e ao efeito de recenticidade.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: B

    ERROS DOS ITENS:

    I. Os processos de seleção de pessoal sempre incluem os procedimentos de análise de currículo, prova e entrevista. ERRADO

    II. As diretrizes e ações em gestão de pessoas no serviço público não incluem processos voltados à gestão por competências. ERRADO

    III. Processos de remoção de pessoal não são permitidos no serviço público federal para servidores que já foram removidos ou redistribuídos anteriormente. ERRADO

    IV. A avaliação de desempenho pode ser limitada devido ao efeito de Halo, à tendência central e ao efeito de recenticidade. CERTO

  • Gabarito Letra B

     

    Quanto às práticas de gestão de pessoas nas organizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

     

    I. Os processos de seleção de pessoal sempre incluem os procedimentos de análise de currículo, prova e entrevista. ERRADA

    De acordo com o processo de seleção esses são apenas um dos meios de modelo de seleçao, podendo  ter outros modelos sem ter necessidade de ser sempre esses.

    São  Técnicas de seleção 

    1. Entrevistas

    2. Provas de conhecimento ou capacidade 

    3. Testes psicológicos ou psicrométricos:

    4. Testes de personalidade:

    5. Técnicas de simulação

     

    II. As diretrizes e ações em gestão de pessoas no serviço público não incluem processos voltados à gestão por competências.ERRADA.

     

    III. Processos de remoção de pessoal não são permitidos no serviço público federal para servidores que já foram removidos ou redistribuídos anteriormente.ERRADA.

    Em momento algum na Lei 8122 restringe dizendo que só pode ser removido uma únca vez, lembrando que remoção é do servidor, já redistribuição é a remoção do cargo.

     

    IV. A avaliação de desempenho pode ser limitada devido ao efeito de Halo, à tendência central e ao efeito de recenticidade. CERTO.

     

    Esses são apenas um dos erros no professo de avaliação de desempenho.

     

    I) Efeito Halo: generalizar avaliações positivas com base em poucos fatores observados. Efeito de generalização (em geral!)

     III) Erro de tendência central: É a tendência que a pessoa pode ter a não atribuir notas nem muito altas nem muito baixas para um candidato, tendendo sempre a uma avaliação “média”, no meio da escala adotada.

     IV) Recência: É o erro que decorre do fato de que as pessoas se lembram de mais dos fatos recentes. A solução é realizar anotações frequentes

  • A) Pense que não existem processos fixos em seleção de pessoas. Cada organização utiliza a ferramenta que melhor se adapta às suas necessidades.


ID
2611537
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Numere a coluna 2 de acordo com o apresentado na coluna 1, identificando componentes dos diferentes níveis de análise em comportamento organizacional, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


COLUNA 1

I. Nível micro-organizacional

II. Nível meso-organizacional

III. Nível macro-organizacional


COLUNA 2

( ) Equipes de trabalho e liderança.

( ) Políticas e práticas de gestão de pessoas.

( ) Percepções e motivação.

( ) Conflito e tomada de decisão no grupo.

( ) Personalidade e atitudes.

Alternativas
Comentários
  •  

    I. Nível micro-organizacional--- OPERACIONAL

    II. Nível meso-organizacional- TATICO

    III. Nível macro-organizacional--- ESTRATEGICO

     

     (II)  Equipes de trabalho e liderança.

    ( III) Políticas e práticas de gestão de pessoas.

    (I ) Percepções e motivação.

    (II ) Conflito e tomada de decisão no grupo.

    ( I) Personalidade e atitudes.

     

  • É só pensar no que se encaixa para empresa toda, para equipe e para pessoa.