SóProvas


ID
2611477
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação às janelas de oportunidades para políticas públicas, associe os termos listados na coluna 1 com as definições e características apresentadas na coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Janelas rotineiras

II. Janelas discricionárias

III. Janelas aleatórias

IV.Janelas induzidas ou de transbordamento


Coluna 2

( ) Desastres ou escândalos são situações que podem possibilitar a abertura dessas janelas.

( ) Pouco frequentes. Esse tipo de janela pode surgir quando problemas públicos são atraídos para as janelas já abertas em outros setores ou para áreas de problemas.

( ) São pouco institucionalizadas. O comportamento político individual por parte dos tomadores de decisão pode favorecer a abertura desse tipo de janela.

( ) A abertura desse tipo de janela pode ocorrer, por exemplo, ao longo de ciclos orçamentários, pois correspondem a eventos procedimentais institucionais.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

  • Acertei assim: (pela lógica do nome das janelas)

    Li o segundo item: "pode surgir quando problemas públicos são atraídos para as janelas já abertas" - Quais são as janelas que são atraídas para as já abertas? Só podem ser as Induzidas. Elimina A, B, E.

    Li o terceiro item: "comportamento político individual por parte dos tomadores de decisão pode favorecer a abertura desse tipo de janela".

    Que janela lembra o comportamento dos tomadores de decisão? Só pode ser a Janela Discricionária. Elimina C.

    Resposta: D

     

     

  • Janelas de oportunidade de Políticas Públicas - são circunstâncias que possibilitam a convergência dos Fluxos de Problemas com o Fluxo da Política

    Janela da matéria - se abre porque um novo problema capta a atenção dos funcionários do governo e daqueles que estão próximos a eles;
    Janela política - se abre por conta de mudança do fluxo político;

    O cruzamento das duas variáveis identifica as possibilidades que vão do maior grau de previsibilidade à maior incerteza:

    1- Janela de Rotina: são as mais previsíveis do sistema político, visto que apresentam elevado grau de institucionalização e ocorrem frequentemente;

    2- Janelas Discricionárias: são um pouco menos previsíveis - dependem muito do comportamento dos atores políticos, ocorrem com pouca frequência e não estão associadas a rotinas institucionais, o que faz com que apresentem baixo grau de institucionalização;

    3- Janela de Transbordamento: são muito menos previsíveis, dado que exibem elevada complexidade, ocorrendo quando vários problemas e diversas alternativas se combinam e são lançados para outra janela que se encontra aberta. Apresentam elevado grau de institucionalização, mas são pouco frequentes;

    4- Janelas de Acaso: são as mais imprevisíveis, porque são abertas por eventos aleatórios e/ou crises no Fluxo da Política (politics). Exibem baixo grau de institucionalização e são pouco frequentes.

    Assunto na Pág 19 - http://igepp.com.br/uploads/ebook/para_aprender_politicas_publicas_-_unidade_07.pdf

  •  d) III – IV – II – I 

    Janelas aleatórias- Desastres ou escândalos são situações que podem possibilitar a abertura dessas janelas.

    Janelas induzidas ou de transbordamento - Pouco frequentes. Esse tipo de janela pode surgir quando problemas públicos são atraídos para as janelas já abertas em outros setores ou para áreas de problemas.

    Janelas discricionárias-São pouco institucionalizadas. O comportamento político individual por parte dos tomadores de decisão pode favorecer a abertura desse tipo de janela.

    Janelas rotineiras-A abertura desse tipo de janela pode ocorrer, por exemplo, ao longo de ciclos orçamentários, pois correspondem a eventos procedimentais institucionais