SóProvas


ID
2611507
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O tema da estrutura organizacional foi considerado muito importante, principalmente na década de 1960 e na primeira metade dos anos 1970. Apesar da mudança de ênfase para outros temas da área organizacional, a importância da estrutura para a dinâmica das organizações ainda é reconhecida. A respeito desse tema, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) De acordo com as pesquisas sobre a estrutura das organizações, apesar de serem fenômenos multidimensionais, a complexidade, a formalização e a centralização variam muito pouco dentro de uma organização, pois geralmente são elementos com grau de intensidade semelhante entre si.

( ) A formalização, uma característica importante da estrutura das organizações, não é um conceito neutro. Quando se acredita que os membros sejam capazes de exercer julgamento e autocontrole excelentes, a formalização é baixa; quando eles são encarados como incapazes de tomarem suas próprias decisões, exigindo um grande número de normas para orientar seu comportamento, a formalização é elevada.

( ) Diversas variáveis estruturais críticas estão diretamente vinculadas à natureza da tecnologia das organizações. Diante disso, aspectos vitais das estruturas organizacionais, como o número de níveis da hierarquia administrativa, a amplitude de controle dos supervisores de primeiro escalão e a proporção de gerentes e supervisores em relação ao restante de pessoal, são afetados pelo tipo de tecnologia utilizada pela organização.

( ) A estrutura organizacional é um meio complexo de controle que é continuamente produzido e recriado em interação e que, ainda assim, modela essa interação. Por isso, afirma-se que as estruturas organizacionais são constituídas e constitutivas.

( ) A complexidade de uma estrutura organizacional está relacionada à quantidade de unidades que a organização possui espalhadas geograficamente e, também, pelo número de divisões e departamentos que podem ser especializados funcionalmente. Outro critério a ser considerado em termos de complexidade da estrutura organizacional é a extensão de sua hierarquia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    A)De acordo com as pesquisas sobre a estrutura das organizações, apesar de serem fenômenos multidimensionais, a complexidade, a formalização e a centralização variam muito pouco dentro de uma organização, pois geralmente são elementos com grau de intensidade semelhante entre si.

    Errado

     

    No ambiente de novos parâmetros de gestão, as estruturas clássicas ou tradicionais não são mais capazes de responder às instabilidades. Assim, a busca de novos modelos que quebrem os paradigmas da gestão clássica, como a formalização, a centralização e a padronização, se torna o centro das reflexões no esforço para a manutenção da eficiência e eficácia organizacional (FERREIRA, CARDOSO, CORRÊA E FRANÇA, 2006)

     

    Segundo Paes de Paula (2005), citando Drucker e Peters, os modelos de organizações pós-burocráticos estão suplantando as culturas de centralização, hierarquização e autoritarismo impostas pelos modelos de burocracia clássica. Nas organizações pós-burocráticas o que se valoriza é a liderança facilitadora, baseada na abertura, confiança e comprometimento; o trabalho fundado na colaboração e a substituição do processo decisório verticalizado por decisões baseadas em expertise.

  • quanto erro de português na questão.... credo

  • (F) De acordo com as pesquisas sobre a estrutura das organizações, apesar de serem fenômenos multidimensionais, a complexidade, a formalização e a centralização variam muito pouco dentro de uma organização, pois geralmente são elementos com grau de intensidade semelhante entre si.

    Os quesitos citados variam muito, há muitas variáveis; tamanho da empresa, quantidade de funcionários, tempo de empresa dos funcionários, até o que a empresa produz e o ambiente externo irão contribuir para variações na estrutura de uma empresa

     

    De restante, tudo (V)

     

    GAB D