SóProvas


ID
2611516
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A mudança organizacional é um processo complexo que altera a relação entre a organização e o seu meio ambiente e pode ocorrer de forma planejada ou não. Em relação às abordagens, assinale a alternativa em que todas se referem à mudança planejada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto foi dado como A.

     

    Confesso que achei esqusito.

     

    4.4 O processo de mudança, segundo Kurt Lewin
    A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade. Ela constitui um processo composto de três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento.
    Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin há três etapas:

    • Descongelamento: significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas práticas e ideias são abandonadas e desaprendidas. É a percepção da necessidade de mudança; redução da força de valores, atitudes e comportamentos.

    • Mudança: é a etapa em que as novas ideias e práticas são experimentadas e aprendidas. Novos valores, atitudes e comportamentos são adquiridos.

    • Recongelamento: é a etapa final em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. Integração/estabilização das mudanças efetuadas. É o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes. O recongelamento requer dois aspectos: o apoio (é o suporte por meio de recompensas que mantém a mudança) e o reforço positivo (é a prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida). Essa é a etapa da estabilização da mudança.

  • Aos colegas que responderam, me desculpem, mas vocês não disseram nada demais. Todos que erraram continuam sem saber o porquê da letra A ser a certa, haja vista que um só fez colocar a definição da teoria de Lewin sobre mudança (o que útil para quem não conhecia) e o outro só fez copiar as alternativas. Acho que seria útil alguém que realmente saiba o porquê das alternativas estarem certas e o porquê de estarem erradas. Falo isso com o devido respeito e a humildade de quem não sabe a resposta.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • "Dentro de um modelo organizacional existem diversos tipos de mudança que para Certo (2003) podem ser classificadas em três tipos:

    Tecnológicas, Estruturais e Humanas.

    Afirmando o conceito da mudança tecnológica a empresa tem a necessidade de acompanhar a evolução da tecnologia, sendo essa a maneira de manter-se sobrevivente e alcançar seus objetivos maximizando seus lucros, e se dedicando cada vez mais ao cliente.

    A mudança estrutural enfatiza o aumento da eficiência da empresa, para isso é necessário que haja algumas modificações na estrutura já existente. Como por exemplo, a descentralização dos níveis hierárquicos para que tenha maior agilidade na comunicação entre os setores. Como há também a necessidade de definição de tarefas, para que cada departamento se especialize na realização do seu trabalho.

    Já mudança humana está intimamente ligada ao comportamento das pessoas dentro da organização através da aquisição de cursos para treinamento e conhecimento humano, pois o ser humano influencia de forma direta dentro das organizações e esse estando de acordo com a empresa pode trazer muito mais benefícios do que ela espera".

     

    Fonte: http://re.granbery.edu.br/artigos/MzEz.pdf

  • Na questão ele pede abordagens que se relacionam com a mudança PLANEJADA. O que seria então a análise de SWOT senão uma abordagem de estudo do ambiente interno e externo para que se possa PLANEJAR e implementar a mudança?

  • A questão é bem conceitual e tem a ver com o conceito de D.O. ou Desenvolvimento Orgnizacional. A chave essencial para o conceito de D.O. é outro conceito: mudança.

    A despeito da mudança se dar de forma planejada ou não temos que D.O. se define como uma mudança organizacional planejada. Simples assim.

    Partindo dessa idéia do D.O. que tem  como conceito central a mudança planejada temos na letra A a única opção envolvendo o conceito de mudança em todos os seus itens, pois o D.O. envolve necessariamente a idéia de mudança planejada.

    Notem que as mudanças envolvendo a letra A só podem se dar por planejamento e não de forma casual ou aleatória.

  • Dentro desse contexto das organizações planejarem as mudanças, Robbins (2003) afirma, fundamentado em Leavitt (1964), que as opções de mudança estão divididas em cinco categorias: Estrutura, Cultura, Ambientes Físicos, Pessoas e Tecnologia.

    Estrutura: as estruturas das empresas não são fixas. Muitas variáveis podem ocorrer em uma mudança de estrutura, como a centralização ou descentralização de tarefas, criação ou extinção de setores/departamentos, adoção de uma maior flexibilidade ou rigidez nas tarefas, crescimento ou decrescimento da organização e alterações na estrutura básica da organização.

    Cultura: a mudança cultural é a mais difícil de ocorrer nas organizações, pois envolve a mudança de crenças e valores da organização caracterizando-se por ocorrer de uma maneira lenta e processual.

    Ambientes Físicos: o espaço físico e a colocação dos objetos são pontos que ao serem alterados, invariavelmente provocam mudanças nas organizações. Caracteriza-se a mudança em ambientes físicos como a alteração na engenharia do prédio ou ambiente, repartição, iluminação, nível de calor ou frio, barulho, limpeza, mobília, decoração e esquemas de cor.

    Pessoas: esta categoria envolve a mudança nas atitudes e comportamentos dos participantes da organização. Ela pode ser uma mudança ocasionada pelas circunstancias do ambiente, como pode ser provocada, por meio de cursos e treinamentos.

    Tecnologia: a mudança tecnológica envolve a introdução de novos equipamentos, produtos, ferramentas ou métodos, técnicas, informatização e conhecimentos na organização. A inovação tecnológica é um fator que contribui de forma significativa para o processo de mudança nas organizações, estando diretamente ligado a modernização de equipamentos e produtos que proporcionam maior eficácia e consequentemente maior competitividade à organização. 

    Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/Simposio419.pdf

  • Marcelo Franklin da Silva Alves , eu procurei informação no livro do Chiavenato volume 6. Acho que essa é informação mais próxima da resposta.


    " As mudanças organizacionais não podem ser feitas ao acaso , ao sabor da inércia ou improvisação, mas devem ser planejadas :


    Mudança estrutural na organização: Redesenho da organização .Mudança da estrutura o trabalho.Nova configuração.

    Mudança tecnológica: Novos equipamentos.Novos processos.Redesenho do fluxo de trabalho.

    Mudança nos produtos /serviços: Novos produtos. Novos serviços. Redesenho do fluxo de trabalho. Novos clientes.

    Mudança na cultura organizacional: Novas atitudes,percepções ,expectativas,mentalidade,habilidades,resultados. "


    Idalberto Chiavenato volume 6 Teoria geral da administração página 449.


    Essas definições estão bem próximas das já mencionadas por Fernando Neves.

  • E)_Análise das forças e fraquezas, análise das ameaças e das oportunidades_(ambiente_externo_não_é_planejado), elaboração do swot e implantação das mudanças.

  • Conforme Certo (2003, p. 269), dentro de um modelo organizacional existem diversos tipos de mudança, que podem ser classificadas em três tipos: Tecnológicas, Estruturais e Humanas

    Afirmando o conceito da mudança tecnológica a empresa tem a necessidade de acompanhar a evolução da tecnologia, sendo essa a maneira de manter-se sobrevivente e alcançar seus objetivos maximizando seus lucros, e se dedicando cada vez mais ao cliente.

    A mudança estrutural enfatiza o aumento da eficiência da empresa, para isso é necessário que haja algumas modificações na estrutura já existente. Como por exemplo, a descentralização dos níveis hierárquicos para que tenha maior agilidade na comunicação entre os setores. Como há também a necessidade de definição de tarefas, para que cada departamento se especialize na realização do seu trabalho.

    mudança humana está intimamente ligada ao comportamento das pessoas dentro da organização através da aquisição de cursos para treinamento e conhecimento humano, pois o ser humano influencia de forma direta dentro das organizações e esse estando de acordo com a empresa pode trazer muito mais benefícios do que ela espera. 

    CERTO; Samuel C. Administração Moderna. 9ª ed. São Paulo: Pearson, 2003.

  • Há dois tipos de fatores de mudanças:

    Internos - Endógenos (planejados): Tecnologia, políticas da organização, objetivos organizacionais, métodos de trabalho, atividades dos funcionários, estrutura organizacional, recursos humanos, tecnologia utilizada pela organização, produtos, máquinas, equipamentos, etc.

    Externos - Exógenos (ambientais): Hábitos dos clientes, concorrentes, fornecedores, preços das matérias primas, fatores políticos, fatores sociais, fatores culturais, fatores econômicos, fatores educacionais, modificações tecnológicas, legislação, agentes reguladores, etc.

    Logo, a alternativa que trata dos fatores internos é a alternativa A.