A questão aborda o erro no processo de aprendizagem, de acordo com Luckesi.
O erro no ensino pode aparecer como fonte de condenação, castigo e punição; porém, o mesmo deve ser utilizado para indicar o estágio em que o aluno se encontra e possibilitar a tomada de decisões para as atividades subsequentes, ou seja, o erro é um elemento que faz parte do processo ensino-aprendizagem (LUCKESI, 2013).
Contudo, para ser utilizado como fonte de crescimento, Luckesi afirma que “o erro necessita de efetiva verificação, para ver se estamos diante dele ou da valorização preconceituosa de um fato; e de esforço, visando compreender o erro quanto a sua constituição e origem". O erro pode ser visto como fonte de “virtude" na aprendizagem escolar, pois é um indicador de que ainda não se alcançou uma solução necessária. O erro passa a ser visto como um ponto de partida importante para o avanço, porque ao ser identificado e compreendido pode ser superado, o que implica em uma correção inteligente do mesmo ao reorientar sua prática e entendimento. Dessa forma, o erro torna-se dinâmico, pois, inicialmente, este diverge do que é tido como padrão (ou correto), mas subsequentemente tende a se aproximar deste ou até mesmo superá-lo.
Dessa forma, a alternativa "A" responde corretamente à questão. Vejamos:
A) sua constituição e origem, pois assim se pode superá-lo com benefícios para o crescimento cognitivo do aluno - CORRETA
B) padrões de conduta práticos já estabelecidos pela ciência, para enquadramento estatístico do aluno - ERRADA - De acordo com Luckesi, o erro não é utilizado para enquadramento estatístico do aluno, e sim para acompanhar sua evolução.
C) decisões sobre castigos e recompensas a aplicar para que o aluno estude mais - ERRADA - Os castigos físicos, atualmente, tornaram-se mais raros na prática do ensino, principalmente devido à proibição pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990).
D) divulgação da mensuração da aprendizagem para estimular a competição na turma - ERRADA - O erro para Luckesi não funciona como forma de estimular a competição, pois pode atingir o aluno a níveis psicológicos, caracterizando uma violência simbólica.
Gabarito do professor: A