SóProvas



Questões de Luckesi


ID
90697
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Lia é professora-coordenadora numa escola estadual que fica no centro de uma cidade de médio porte. Numa reunião de horário de trabalho coletivo, os professores do Ensino Médio noturno iniciaram uma discussão a respeito da avaliação da aprendizagem que praticavam na escola. Uns diziam que é a formativa porque realizavam inúmeros testes e provinhas, ao longo do bimestre, os quais eram, então, corrigidos e transformados na nota a ser lançada na escrituração escolar. Outros argumentavam que não, afirmando que a avaliação formativa não aplica provas, não dá notas, não reprova e que, então, na escola que temos, não dá!

Lia entrou na discussão e disse que, no entender dela, em todas as falas deles havia argumentos válidos. Propôs que lessem e debatessem "O Jogo do Contrário" para checarem este conceito no pensamento de Hoffmann (2005) que,

Alternativas
Comentários
  • concordando com Hadji, coloca a essência da avaliação formativa na consciência e no compromisso do professor de buscar, junto aos alunos, o progresso de suas aprendizagens, com as intervenções pedagógicas pertinentes a cada caso, numa postura mediadora.

  • E: preparando os educandos para seguirem aprendendo, no contexto globalizado, fortemente competitivo


ID
423370
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Duas tendências pedagógicas consideram que o professor desempenha papel insubstituível nas relações professor– alunos. Na primeira, o professor exerce toda a sua autoridade para impedir qualquer comunicação entre os alunos. Na segunda, o professor é o mediador das trocas que se estabelecem na interação entre o sujeito e o meio, havendo comunicação entre todos.

Segundo Luckesi, essas duas tendências são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E 

    letra A não é possivel, pois a lIberal renovada não diretiva(Escola Nova) sua enfase é com aspectos psicologicos e nao pedagógicos ou sociais,  o individuo deve adequar-se ao meio social. Não há interação.
    A primeira tendencia é caracterizada pela Tradicional, pois a figura é centralizado no professor, o aluno é receptor passivo dos conhecimentos. 
    Não é possivel também a primeira tendencia fazer parte da Tendencia Progressista, pois essa, vsa criar sujeitos  capazes de transformação.
     a SEGUNDA Tendencia, já descartamos ser Liberal, pois há interação. Em em nenhuma tendencia liberal há interação, pois e caracterizada por uma pedagogia acrítica, que nao visa transformação.
    A respeito das tendencias progressistas , a pedagogia de Paulo Freire e (Libertadora) oprofessor coordena as atividades. A libertária , o saber é sistematizado. 
    Resta-nos então A historico-crítica onde o socnteudo confronta a realidade social, enfatiza conhecimento historico, prepara o aluno para o mundo adulto, com participação ativa na democratização da sociedade. è mediador entre os conteudos.



  • A critico-social de conteúdos destaca a escola como sendo um mecanismo de preparação do aluno para o mundo adulto. Os métodos desenvolvidos se dão através da experiência do aluno. Eles são divididos em:

    • Métodos ativos: existe a participação integral do aluno, sendo sua ação didática fundamentada nessa atividade continua.
    • Métodos ativos individualizados: atende as necessidades individuais de acordo com a possibilidade e realidade do educando, procurando ajustar o ensino, adaptando-o a capacidade do aluno. Entre os que adotam esse método está  que busca proporcionar a criança atividades capazes de desenvolver o auto-domínio nas crianças. E o Plano Dalton que atende as diferenças individuais respeitando a liberdade de cada um, possibilitando a livre escolha e a autodeterminação do aluno. Não há uma aula formal e nem reprovações, assim como não tem horários específicos. Todavia, apenas os alunos acima de nove anos escolarizados que são atendidos.
    • Métodos ativos socializados: Permite a socialização do educando através de uma ação didática e de interesses e associação de ideias. Inicialmente o aluno deve conhecer os acontecimentos do seu cotidiano para, posteriormente, através dele serem atingidas as metas desejadas. Esse método propõe a ideia de um ensino globalizado, baseado nos interesses dos educandos.
    • Métodos ativos mistos: São simultaneamente socializados e globalizados, já que atende as diferenças individuais, socializando o educando. Engloba assuntos relacionados entre si e ajuda na aquisição de novos conhecimentos, atitudes e habilidades essências para a integração do meio físico e social.

    Referências bibliográficas:

    FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

    LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública - A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2002 - 18º ed.


ID
635383
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?” (Luckesi – Filosofia da Educação – pág. 97)

Nesse texto, o autor chama a atenção para o “rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais”, referindo-se ao: .


Alternativas
Comentários
  • Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo; Então, não está certo?
    compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social
  • O texto se refere ao senso comum, porém, a interpretação citada abaixo está contextualizada em uma visão crítica. Acredito que a elaboração do enunciado provoca um duplo sentido de interpretação. No meu  ponto de vista estas questões deveriam ser banidas, como já preconiza muitos estudiosos.

  • Devemos ter um senso crítico, e não um senso comum.

  • Gabarito letra D

    Escrevam primeiro o gabarito .Os comentários de vocês confundem.

  • Gabarito letra D

    Escrevam primeiro o gabarito .Os comentários de vocês confundem.

  • senso comum.


ID
635386
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica.

- Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas.

- Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica.

- A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais.

- O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto.

- Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente.

Essas características permitem identificar que o autor se refere à:

Alternativas
Comentários
  • tendência Liberal tecnicista
  • Pedagogia Liberal

    1-                 Tendência liberal tradicional

    De acordo com esta tendência, a atuação da escola deve consistir na preparação intelectual, cultural e moral dos alunos para que eles assumam sua posição na sociedade. Se baseia na relação hierárquica do professor em relação aos alunos.

    2-                 Tendência liberal renovada progressivista

    Nesta linha pedagógica, a finalidade da escola é retratar a vida do aluno e adequá-lo ao meio social, tendo como base a idéia de “aprender fazendo”. Ao contrário da tendência anterior, o professor não possui lugar privilegiado, e auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo da criança.

    3-                 Tendência liberal renovadora não-diretiva

    Esta prática baseia-se mais nos aspectos psicológicos do que nos pedagógicos ou sociais. Esta forma de ensino leva em conta a busca dos estudantes ao conhecimento, com a mediação do professor.

    4-                 Tendência liberal tecnicista

    Esta tendência de ensino busca modelar o comportamento do aluno através de técnicas específicas, com o objetivo de produzir indivíduos para o mercado de trabalho, através de informações precisas, informativas e rápidas, através principalmente da pesquisa cientifica e tecnologia educacional.

    Pedagogia Progressista

    1-              Tendência progressista libertadora

    Caracteriza-se pela atuação não-formal. Busca contribuir para desvelar a realidade social de opressão, questionando as relações homem-natureza e homem-homem. Ao invés de conteúdos tradicionais, trabalha com “temas-geradores”, extraídos da realidade dos educandos. A relação entre aluno e professor horizontal, os dois se posicionando como sujeitos do ato de conhecimento.

    2-         Tendência progressista libertária

    Focada na margem de liberdade do sistema, visa gerar nos alunos princípios educativos libertários  e autogestionários. O conhecimento advém das experiências vividas pelo grupo, principalmente as de participação crítica. Não há relação de poder entre aluno e professor, e este se coloca como orientador e catalisador do grupo para uma reflexão comum.

    3-         Tendência progressista “crítico social dos conteúdos”

    Nesta tendência, os conteúdos são indissociáveis das relações sociais, com a participação da escola e dos alunos na democratização da sociedade.  O saber deve ser adquirido sendo vinculado às realidades sociais. Apesar dos contrastes entre aluno e professor, deve haver um envolvimento entre as duas partes.

  • só de aparecer os militares no meio da frase, já da uma grande dica que é a tendência Liberal tecnicista.

  • liberal tecnicista


ID
637579
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi, para que uma avaliação cumpra sua função diagnóstica, deve ser executada com um certo rigor técnico, o que implica algumas exigências. Para serem adequados, estes instrumentos devem, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Exclusivamente, exclui muitas possibilidades. lembre-se sempre.

    luckesi (2010, p.172,173)

    "A avaliação, como ato diagnóstico, tem por objetivo a inclusão e não a exclusão; a inclusão e não a seleção (que obrigatoriamente conduz à exclusão). O diagnóstico tem por obejtivo aquilatar coisas,atos, situações, pessoas, tendo em vista tomar decisões no sentido de criar condições para a obtenção de uma maior satisfatoriedade daquilo que se esteja buscando ou construindo."
  • O objetivo deve ser sempre a apredizagem. A nota classifica e exclui os alunos.
  • Exclusivamente????  Nem li o restante da questão... Com certeza tá errada!  :)

  • Num certo estágio?

  • Não só o exclusivamente faz ser o exceto da questão, assim como o restante da alternativa é uma característica da função somativa que tem "função classificatória e que ocorre no fim do processo de ensino-aprendizagem, conforme níveis de aproveitamento".

  •  d)    Ser destinados exclusivamente a uma atribuição de notas e conceitos aos alunos, visando classificar o educando num certo estágio de desenvolvimento.

  • d) Ser destinados ,exclusivamente, a uma atribuição de notas e conceitos aos alunos, visando classificar o educando num certo estágio de desenvolvimento.


ID
671587
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Cipriano Carlos Luckesi (2000), a avaliação é um ato amoroso e dialógico que envolve sujeitos e, como tal, a primeira fase do processo de avaliação começa com

Alternativas
Comentários
  • A avaliação é um ato amoroso e dialógico que começa com o acolhimento do sujeito.
    O valor da avaliação encontra-se no fato do aluno conhecer seus avanços e dificuldades, cabendo ao professor desafiá-lo a superá-las.
    A metodologia deve estar centrada na perspectiva dialética.

    Luckesi (2010) Avaliação da aprendizagem escolar
  • Podemos chegar à resposta, lendo o enunciado da questão " é um ato amoroso e dialógico".

  • FASES

    1.acolher

    2. diagnosticar (constatação e qualificação)

    3. decidir

    Em síntese, avaliar é um ato pelo qual, através de uma disposição acolhedora, qualificamos alguma coisa (um objeto, ação ou pessoa), tendo em vista, de alguma forma, tomar uma decisão sobre ela.

    Quando atuamos junto a pessoas, a qualificação e a decisão necessitam ser dialogadas.O ato de avaliar não é um ato impositivo, mas sim um ato dialógico, amoroso e construtivo. Desse modo, a avaliação é uma auxiliar de uma vida melhor, mais rica e mais plena, em qualquer de seus setores, desde que constata, qualifica e orienta possibilidades novas e, certamente, mais adequadas, porque assentadas nos dados do presente.

    Fonte: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2511.pdf


ID
707467
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi, o ato de avaliar possui características que definem seus fins. Sob essa perspectiva, diferencia o que chamou de avaliação classificatória, instrumento de aprovação e reprovação do aluno, da avaliação diagnóstica, cujo princípio básico é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    A função diagnóstica permite detectar os atributos que os alunos já possuem, contribuindo para a estruturação do processo de ensino-aprendizagem a partir do conhecimento de base dos mesmos. A avaliação diagnóstica inicial deve tentar recolher evidências sobre as formas de aprender dos alunos, seus conhecimentos e experiências prévios, seus erros e preconcepções. Caberá ao professor, se possível em conjunto com o aluno, interpretar as evidências, percebendo o ponto de vista do aluno, o significado de suas respostas, as possibilidades de estabelecimentos de relações, os níveis de compreensão que possui dos objetos a serem estudados.


ID
819862
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Vera Maria Candau (1999, p. 153), Luckesi define avaliação como “Um juízo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão”.O que conclui Luckesi com essa afirmativa?

Alternativas
Comentários
  • Sinceramente, impossível concluir que essa definição  feita por Luckesi que define Avaliação como "Um juizo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão" incida que " Em Geral, os professores não apresentam um claro entendimento sobre o que seja avaliação", aliás afirmação muito forte, pois temos muitos professores que inclusive proferem palestras sobre o tema.

    Essa questão foi passível de recurso.

  • Também acredito ser uma questão passível de recurso visto que o enunciado pede uma coisa e a resposta dada pela banca vai na contramão e não atende de fato ao que se quer no enunciado.

  • Muito confusa esta questão, pensei que avaliação serviria para algum fim na aprendizagem e não para generalizar que os professores não sabem utilizar a avaliação ...

  • A citação apresentada no item não faz ligação com a resposta sugerida, seja implícita ou explícita.

  • Como sempre cai na conta do professor! Um absurdo!

  • luckesi nao interpreta a avaliação dessa forma; Ele ate coloca que os professores no geral nao entendem sobre o que seja a avaliação, entretando o enunciado nao tem nada a ver com as respostas oferecidas, pois o autor tambem coloca que a avaliação é um fator que acontece diariamente na vida dos seres humanos

  • Gabarito B. Luckesi critica  o modelo de avaliação que está a serviço de um modelo de sociedade e consequentemente a uma educação autoritária de forma que classifica os alunos com maior e menor rendimento, aprovado ou reprovado... Portanto a avaliação deverá ser um meio e não um fim em si mesma.Um meio para investigar o processo ensino aprendizagem Um juízo de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão (posicionamento de não-indiferença do professor) 

  • Questão mal elaborada. 


ID
850774
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

. Segundo Cipriano Luckesi, hoje no Brasil, em nossas escolas, convivem diversas tendências pedagógicas. De alguma forma elas refletem as nossas escolhas, ou seja, as escolas que queremos. Na concepção de Luckesi, a escola que queremos é:

Alternativas
Comentários
  • gabarito A. A educação não pode ser neutra, ela tem que tomar uma posição: do lado opressor (social burguesa) ou do lado oprimido (trabalhador). O interesse na aprendizagem e desenvolvimento dos educandos é um princípio político, pois não exclui o indivíduo

    .

  • Professor interessado na aprendizagem do aluno


ID
850945
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diz-se que Pedro Álvares Cabral “descobriu" o Brasil. Será que descobriu ou invadiu? E será que foi Cabral ou a classe dominante portuguesa através de Cabral? Diz-se, em História do Brasil, que “expulsamos os estrangeiros": franceses, holandeses, ingleses. E os portugueses não eram estrangeiros? Diz-se que Calabar foi o “traidor da pátria". Traidor da pátria ou dos interesses portugueses? Os desvios que aqui encontramos na História também existem em Matemática, Ciências, Geografia e outras disciplinas (Luckesi).

Com base em Luckesi, em relação ao ensino dos conteúdos, deve-se proceder da seguinte maneira:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    Recuperar o sentido adequado dos conteúdos escolares e passar a trabalhar a partir deles.


ID
850951
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O direito à educação e sua compreensão como elemento essencial à formação humana foi uma conquista das camadas populares no século XX. Na cristalização e efetividade desse direito, a conquista do acesso, no caso brasileiro, só se tornou consolidada no final do século XX. Entretanto não basta o acesso, pois a exclusão muitas vezes ocorre dentro da própria escola. Para Luckesi, além do acesso, é preciso garantir:


Alternativas
Comentários
  •  a)

    a permanência e a qualidade na educação

  • Para Luckesi e para qualquer pessoa. Quanta obviedade nos escritos de pedagogia...

  • A - a permanência e a qualidade na educação


ID
923926
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Luckesi , “[...] convém distinguir duas modalidades de avaliação: [...] a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento de uma ação. [...] são dois fenômenos diferentes e dois conceitos distintos entre si.” Sobre a avaliação de certificação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • gabarito b. A avaliação de certificação opera como verificadora e não como investigadora.


ID
1273501
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os critérios estabelecidos para seleção de conteúdos, metodologia, acompanhamento e avaliação decorrerão de objetivos claros acerca de conteúdos que são efetivamente relevantes dentro de cada área de conhecimento, “a partir dos mínimos necessários para que cada um possa participar democraticamente da vida social” (Luckesi, 1984).

Sobre os critérios de avaliação, analise os itens abaixo:

I. Refletem uma expectativa, um padrão de desempenho estabelecido a partir dos objetivos e conteúdos propostos.

II. Envolvem a construção, negociação e o estabelecimento de padrões como referenciais necessários à elaboração dos instrumentos de avaliação.

III. Implicam uma nova postura educacional, pois a avaliação fica à parte do projeto pedagógico e envolve outros aspectos.

IV. Articulam-se com a metodologia, a maneira como selecionamos os conteúdos e, consequentemente, os objetivos do Plano de Trabalho.

V. Acompanham todo o processo de aprendizagem, dispensando, portanto, a definição de um plano que direcione o seu trabalho.

Estão CORRETOS apenas

Alternativas

ID
1281031
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Não é nem pode ser a prática educacional que estabelece os seus fins. Quem o faz é a reflexão filosófica sobre a educação dentro de uma dada sociedade.” (Luckesi, 1994, p. 31). Com base nesta declaração, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    As relações entre Educação e Filosofia são indissociáveis, pois a educação é uma prática que se caracteriza por uma preocupação, uma finalidade a ser atingida, enquanto a Filosofia é a reflexão sobre os fundamentos, pressupostos e conceitos que orientam a educação.


ID
1300777
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi (2011), a prática que caracteriza a aferição do aproveitamento escolar pode ser descrita em três procedimentos sucessivos: “a medida do aproveitamento escolar, a transformação da medida em nota ou conceito e a utilização dos resultados identificados”.

Não obstante essa constatação, o autor defende que “a avaliação é um mecanismo subsidiário do planejamento e da execução [...]. Ela só faz sentido na medida em que serve para o diagnóstico da execução e dos resultados que estão sendo buscados e obtidos. A avaliação é um instrumento auxiliar da melhoria dos resultados”. (Luckesi, 2011, p. 150.)

Com base nas informações a respeito da avaliação escolar, é correto afirmar que o professor deverá

Alternativas
Comentários
  •  e)

    compreender a avaliação, além de seu caráter classificatório, como procedimento diagnóstico que permite ajustar encaminhamentos para a consecução do projeto pedagógico institucional


ID
1396390
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi (2007) define aval iação como um julgamento qualitativo sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse julgamento deve existir para:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.  A avaliação é um julgamento de valor (juízo de valor) sobre manifestações relevantes da realidade (dados relevantes), tendo em vista uma tomada de decisão (posicionamento de não indiferença).



ID
1399240
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O paradigma emergente de avaliação qualitativa empresta elementos de várias vertentes de pensamento, constituindo-se numa formulação multidisciplinar. Os textos que a ele se referem, embora não se pretendam prescritivos, representam, no mais das vezes, afirmações de princípios genéricos acerca de orientações que se deseja sejam adotadas, sendo pouco freqüentes aqueles que refletem sobre ações desenvolvidas sob tais princípios ou orientações. A seleção de alguns excertos de artigos representativos da bibliografia pesquisada pode oferecer ideia mais precisa das formulações sobre o modelo. Dentre as afirmações abaixo, indique a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
1404391
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo.

   Ao avaliar, o professor torna-se um aprendiz do processo, pois se aprofunda nas estratégias de pensamento do aluno, nas formas como ele age, pensa e realiza essas atividades educativas. Só assim é que o professor pode intervir, ajudar e orientar esse aluno. É um comprometimento do professor com a aprendizagem do aluno. Segundo Cipriano Carlos Luckesi, provas e exames são apenas instrumentos de classificação e seleção, que não contribuem para a qualidade do aprendizado nem para o acesso de todos ao sistema de ensino.

Márcio Ferrari. Adaptado.

Segundo essa concepção, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Não que a alternativa D não tenha o seu fundo de verdade na prática...
  • Gabarito: A Erros: B - não continuidade de estudos C - aprovação e retenção D - tirar responsabilidads dos professores E - centrar APENAS nos conhecimentos cognitivos
  • Alternativa B: INCORRETA. A avaliação estabelecida no Ratio Sutdiorum e na Didática Magna se configura como exames classificatórios, nos quais o que menos interessa é a aprendizagem do aluno, e sim, as notas obtidas nos instrumentos utilizados, o que não garante que os resultados retratem a real aprendizagem.

    Alternativa C: INCORRETA. A avaliação possibilita a tomada de decisão em torno do que e de como ensinar. Sua função não é apenas de orientar os alunos, mas também o trabalho do professor. A aprendizagem é responsabilidade tanto do aluno como do professor.

    Alternativa D: INCORRETA. Existe na questão uma confusão entre os conceitos de progressão continuada e promoção automática. A primeira, propõe um alargamento do tempo de aprendizagem da série para o ciclo, o que não prevê perder de vista os objetivos de aprendizagem, que podem ser trabalhando num maior espaço de tempo. A promoção automática sugere falta de planejamento, orientação e compromisso com o processo de ensinar e aprender.

    Alternativa E: INCORRETA. É preciso, antes de mais nada, eleger os instrumentos de avaliação que devem estar pautados em critérios pré-definidos e relacionados com os objetivos de ensino. Vale ressaltar que alguns elementos como comportamento, atividade de casa são obrigações do aluno. Para além de conceitos, a escola deve avaliar procedimentos e atitudes.

  • Alternativa B: INCORRETA. A avaliação estabelecida no Ratio Sutdiorum e na Didática Magna se configura como exames classificatórios, nos quais o que menos interessa é a aprendizagem do aluno, e sim, as notas obtidas nos instrumentos utilizados, o que não garante que os resultados retratem a real aprendizagem.

    Alternativa C: INCORRETA. A avaliação possibilita a tomada de decisão em torno do que e de como ensinar. Sua função não é apenas de orientar os alunos, mas também o trabalho do professor. A aprendizagem é responsabilidade tanto do aluno como do professor.

    Alternativa D: INCORRETA. Existe na questão uma confusão entre os conceitos de progressão continuada e promoção automática. A primeira, propõe um alargamento do tempo de aprendizagem da série para o ciclo, o que não prevê perder de vista os objetivos de aprendizagem, que podem ser trabalhando num maior espaço de tempo. A promoção automática sugere falta de planejamento, orientação e compromisso com o processo de ensinar e aprender.

    Alternativa E: INCORRETA. É preciso, antes de mais nada, eleger os instrumentos de avaliação que devem estar pautados em critérios pré-definidos e relacionados com os objetivos de ensino. Vale ressaltar que alguns elementos como comportamento, atividade de casa são obrigações do aluno. Para além de conceitos, a escola deve avaliar procedimentos e atitudes.


ID
1408231
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O educador assume o papel de mediador entre a cultura elaborada, acumulada e em processo de acumulação pela humanidade, e o educando. O professor fará a mediação entre o coletivo da sociedade e o individual do aluno.” (LUCKESI, 2007,p.115).

Para tanto, o educador deve possuir algumas qualidades, tais como, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito    E


ID
1434403
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Luckesi (2011), “[...] convém distinguir duas modalidades de avaliação: [...] a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento de uma ação. [...] são dois fenômenos diferentes e dois conceitos distintos entre si.” Sobre a avaliação de certificação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  b)    Incide sobre um objeto já construído, sendo uma avaliação de produto da aprendizagem


ID
1441384
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cipriano Luckesi, em “Avaliação da Aprendizagem Escolar", diz que “Se se deseja exercitar uma prática docente crítica, importa levar em conta objetivos políticos dessa prática, assim como princípios científicos e metodológicos que traduzam coerentemente a visão política que se tenha. "Refletindo sobre esse fragmento de texto, é correto afirmar sobre o processo de Avaliação:

Alternativas
Comentários

  •   -Para mim, qualquer prática avaliativa é diagnóstica, ocorra em que momento 
    for da ação, no sentido de que toda prática avaliativa tem dois pontos 
    básicos --- (1) investigar sobre o desempenho de alguma coisa, projeto, instituição ou pessoa (o que está ocorrendo e as razões pelas quais o que está ocorrendo, está ocorrendo), atribuindo-lhe uma qualidade, e, (2) em segundo lugar, proceder uma intervenção, tendo em vista o redirecionamento da ação, instituição ou pessoa (se necessário) e, conseqüentemente, a obtenção dos resultados colimados.

    Site Oficial do Professor Cipriano Carlos Luckesi


  •  b)

    a avaliação diagnóstica está a serviço da proposta política “estar interessado que o educando aprenda e se desenvolva".


ID
1441390
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Cipriano Luckesi em “Filosofia da Educação", a pedagogia liberal é uma manifestação própria da sociedade capitalista. Na sociedade brasileira, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B - 

    ·  PEDAGOGIA LIBERAL  

      1- Conservadora

      2-Renovada-Progressista (libertária e dos conteúdos)

      3- Renovada não-diretiva

    ·  PEDAGOGIA PROGRESSISTA 

    1- Libertadora (Pedagogia de Paulo Freire)

     2- Libertária (autogestão pedagógica)

    3- Crítico social dos conteúdos

    ·  TEORIAS NÃO CRÍTICAS 

    1- Pedagogia Tradicional

     2- Pedagogia Nova

     3- Pedagogia Tecnicista

    ·  TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS (Saviani)

    1-  Escola quanto aparelho ideológico do Estado

    2-  Escola dualista 


  • Letra B
    Uma vez que, a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para odesempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduosprecisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes atravésdo desenvolvimento da cultura individual.

  • Prof. Luckesi em seu livro "Filosofia da educação" página 54 dizia:

    "É evidente que tanto as tendências quanto suas manifestações não são

    puras nem mutuamente exclusivas o que, aliás, é a limitação principal de

    qualquer tentativa de classificação. Em alguns casos as tendências se

    complementam, em outros, divergem."

    Ou seja não existe predominância de tendências pedagógicas conforme apontado na alternativa (B). Ambas as tendências ocorrem, em determinados contextos, de maneira complementar. Ao meu ver, a alternativa (A) deveria ser a opção correta


ID
1472317
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o conceito a seguir.

É uma configuração que nasce do processo de acostumar- se a uma explicação ou compreensão da realidade sem que ela seja questionada. Mais do que uma interpretação adequada da realidade, é uma ‘forma de ver’ a realidade – mítica, espontânea (LUCKESI, 1994). Esse é um conceito de

Alternativas
Comentários
  • letra a) Nasce do processo de “acostumar-se” a uma explicação ou compreensão da realidade, sem que ela seja questionada.
    Luckesi (1990, p.95): “mais do que uma interpretação da realidade, ele é uma forma de ver a realidade – mítica, espontânea, acrítica”.
    Exemplo: os conhecimentos das rezadeiras no sertão nordestino, as várias superstições, os remédios ou chás caseiros, técnicas de artesanato e culinária, etc.
    No senso comum, encontramos o bom-senso, que se forma no espírito de todo homem, ao contato das coisas com que lida;
    É uma certa sistematização de conhecimentos:
    Um conhecimento compreensivo, rudimentar, espontâneo.


ID
1473616
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação da aprendizagem escolar, segundo Luckesi 1 , adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com o projeto de ensino. A avaliação, tanto no geral quanto no caso específico da aprendizagem, não possui uma finalidade em si; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definido. Na prática da aferição do aproveitamento escolar, os professores realizam, basicamente, três procedimentos, descritos abaixo.

1) Medida do aproveitamento escolar.
2) Transformação da medida em nota ou conceito.
3) Utilização dos resultados identificados.

Identifique e relacione cada procedimento às respectivas características:

( ) No caso dos resultados da aprendizagem, os professores utilizam como padrão o "acerto" de questão. Dá-se com a contagem dos acertos do educando sobre um conteúdo, dentro de um certo limite de possibilidades, equivalente à quantidade de questões que possui o teste, prova ou trabalho dissertativo.

( ) Nesta situação também ocorre a transposição indevida de qualidade para quantidade, de tal forma que se torna possível, ainda que impropriamente, obter uma média de conceitos qualitativos.

( ) Oferecer ao educando, caso ele tenha obtido uma nota ou conceito inferior, uma "oportunidade" de melhorar a nota ou conceito, permitindo que ele faça uma nova aferição.

( ) A alteração dos resultados medidos dá-se através do estabelecimento de uma equivalência simples entre os acertos ou pontos obtidos pelo educando e uma escala, previamente definida, de notas ou conceitos.

( ) Atentar para as dificuldades e desvios da aprendizagem dos educandos e decidir trabalhar com eles para que, de fato, aprendam aquilo que deveriam aprender, construam efetivamente os resultados necessários da aprendizagem.

( ) Usualmente, na prática escolar, os acertos nos testes, provas ou outros meios de coleta dos resultados da aprendizagem são transformados em "pontos". A cada acerto corresponderá um número de pontos, previamente estabelecido, que pode ser igual ou diferenciado para cada acerto


1 LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou Avaliação. O que pratica a escola? Disponível em: . Acesso em 10 de mai de 2010.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


    Achei muito confusa a questão...

  • Passo a passo.

    1) Qual critério de avaliação ?

    2) Transformar cada critério de avaliação em valores palpáveis.

    3) O que fazer depois dos resultados?

    1) Medida do aproveitamento escolar. (qual meio/medida será avaliado o aluno?)

    Por exemplo: cada questão na prova vale 1 ponto. A prova tem 5 questões e no máximo ela vale 5 pontos de 10 (os outros 5 pontos serão de outro tipo de avaliação escolar que você criar para analisá-los em seus aprendizados em sala de aula).

    2) Transformação da medida em nota ou conceito.

    Durante a correção da prova, a análise qualitativa da aprendizagem do aluno se transforma em números, que somados serão a nota dele na prova com no máximo 5 questões. (Qualitativo se transforma em quantitativo)

    3) Utilização dos resultados identificados.

    Depois de corrigida a prova . O que fazer? Quais medidas de nivelamento para que o aluno com nota inferior possa entender o conteúdo ao ponto de tirar melhor nota? E também levar o conhecimento adquirido para a vida (análise qualitativa).

    (1) No caso dos resultados da aprendizagem, os professores utilizam como padrão o "acerto" de questão. Dá-se com a contagem dos acertos do educando sobre um conteúdo, dentro de um certo limite de possibilidades, equivalente à quantidade de questões que possui o teste, prova ou trabalho dissertativo.

    (2) Nesta situação também ocorre a transposição indevida de qualidade para quantidade, de tal forma que se torna possível, ainda que impropriamente, obter uma média de conceitos qualitativos.

    (3) Oferecer ao educando, caso ele tenha obtido uma nota ou conceito inferior, uma "oportunidade" de melhorar a nota ou conceito, permitindo que ele faça uma nova aferição.

    (2) A alteração dos resultados medidos dá-se através do estabelecimento de uma equivalência simples entre os acertos ou pontos obtidos pelo educando e uma escala, previamente definida, de notas ou conceitos.

    (3) Atentar para as dificuldades e desvios da aprendizagem dos educandos e decidir trabalhar com eles para que, de fato, aprendam aquilo que deveriam aprender, construam efetivamente os resultados necessários da aprendizagem.

    (1) Usualmente, na prática escolar, os acertos nos testes, provas ou outros meios de coleta dos resultados da aprendizagem são transformados em "pontos". A cada acerto corresponderá um número de pontos, previamente estabelecido, que pode ser igual ou diferenciado para cada acerto.


ID
1494169
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi, 2011 destaca que: A avaliação da aprendizagem na escola tem dois objetivos: auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal a partir do processo ensino-aprendizagem, e responder à sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado. Então, a respeito da avaliação da aprendizagem é certo dizer o seguinte:

I) A avaliação tem por objetivo auxiliar o educando no seu crescimento, na sua integração consigo mesmo, ajudando-o na apropriação dos conteúdos significativos.

II) A avaliação da aprendizagem responde a uma necessidade social, isto é, a escola tem o papel social de educar as novas gerações e, deve responder por esse mandato, obtendo dos seus educandos a manifestação de suas condutas aprendidas e desenvolvidas.

III) O histórico escolar de cada educando é o testemunho social que a escola dá ao coletivo sobre a qualidade do desenvolvimento do educando. O papel do educador e do educando é se aliarem na construção da aprendizagem.

IV) A avaliação da aprendizagem escolar contribui para o educador e o educando, porque sendo um ato amoroso inclui o educando na aprendizagem, tendo uma qualidade satisfatória, porque foram incluídos ao longo do processo de ensino-aprendizagem no contexto avaliativo.

V) A avaliação como uma função classificatória e burocrática, persegue um princípio claro de descontinuidade, de segmentação, de parcelarização do conhecimento cumprindo uma função meramente democrática.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
1532146
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi (2002), “a avaliação da aprendizagem existe propriamente para garantir a qualidade da aprendizagem do aluno. Ela tem a função de possibilitar uma qualificação da aprendizagem, do educando”. Para o autor, em relação aos elementos constitutivos de um processo de avaliação, devem ser consideradas três variáveis significativas. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Luckesi (2001, p.69) " a avaliação é um juízo de qualidade sobre dados relevantes,tendo em vista uma tomada de decisão".Segundo o autor o processo de avaliação possui três variáveis significativas : 1- O juízo de qualidade, 2- Dados relevantes e 3 - tomada de decisão.
    O juízo de qualidade consiste em comparar quantitativamente o resultado obtido da avaliação realizada com um padrão previamente estabelecido. Os dados relevantes consistem na avaliação qualitativa do amadurecimento e da aprendizagem no que tange as ações, as idéias e ao comportamento apresentado pelo aluno. A tomada de decisão define quis serão os novos caminhos e métodos a serem utilizados durante a nova realidade apresentada.

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/planejamento-e-avaliacao-desenvolvido-em-escola-a-ser-vista-e-observada-pelo-aluno/46182/#ixzz3qdxHKajv


ID
1596058
Banca
FRAMINAS
Órgão
Prefeitura de Itabirito - MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto à avaliação da aprendizagem escolar, segundo Luckesi, C., só é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • gabarito A. Sempre que houver a palavra "classificar" nas questões sobre Luckesi, a alternativa estará incorreta! Segundo o autor, prática avaliativa classificatória é antidemocrática, pois não encaminha uma tomada de decisão para o avanço e desenvolvimento discente.


ID
1687057
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi (1994) caracteriza as diversas tendências pedagógicas que, ao longo da história, procuraram compreender e orientar a prática educacional. A tendência liberal tradicional, que exerceu e ainda exerce forte influência nessa prática, defende que a escola deve atuar na preparação intelectual e moral dos alunos para que eles assumam sua posição na sociedade.

Nesta tendência, os conteúdos de ensino são

Alternativas
Comentários
  • Os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades.

  • Letra C.

    A letra A é tecnicismo.


ID
1687087
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi (2000), em suas reflexões sobre uma prática docente crítica e construtiva, argumenta que o planejamento escolar, nos três níveis: pedagógico, curricular e do ensino, deveria ser uma ação coletiva da escola e dos grupos de professores.

Dentro dessa visão crítica, faça a correlação adequada.

1. Projeto Pedagógico.                  ( ) Define os resultados que se espera alcançar em cada área

                                                           de conhecimento.

2. Planejamento Curricular.           ( ) Refere-se à ação imediata do educador em cada aula ou

                                                           em cada atividade docente.

3. Planejamento de Ensino.           ( ) Define os objetivos políticos da ação assim como as linhas

                                                           mestras a serem seguidas.

A sequência numérica correta, lida de cima para baixo, é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • planejamento curricular: Define os resultados que se espera alcançar em cada área de conhecimento

    planejamento de ensino: Refere-se à ação imediata do educador em cada aula ou em cada atividade docente.

    Projeto Pedagógico ( PPP): Define os objetivos políticos da ação assim como as linhasmestras a serem seguidas.


ID
1779649
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi (2005) afirma que a avaliação da aprendizagem escolar deve ser praticada como uma atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais e, como objetivo final, uma tomada de decisão que direcione o aprendizado e, consequentemente, o desenvolvimento do educando. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA 

     d)

    Para que a avalição da aprendizagem seja possível é preciso compreendê-la e realizá-la comprometida com uma concepção pedagógica. 

  • Questão ridícula

  • O qconcurso precisa rever essas questões da área de pedagogia, pois o meu filtro foi para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e muitas das questões que apareceram não tem muita relação.


ID
1821319
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi (2003, p. 205): “avaliação é ato ou efeito de avaliar‐se, apreciação de análise. Desta forma, a avaliação é algo que pode ser medido, apreciado por alguém. Na avaliação o professor mede, determina, analisa e, finalmente, julga e determina os rumos a serem traçados no trabalho do educando".  Ainda, para o referido autor, a avaliação pode ser classificada em avaliação formativa ou somativa.

De acordo com este pressuposto, complete as afirmativas com os dois tipos de avaliação citadas pelo autor.

I. A avaliação __________ é o processo realizado no decorrer de um programa institucional, visando aperfeiçoá‐lo e identificar suas dificuldades e lhe dar solução.

II. A avaliação __________ é o processo realizado ao final de um programa institucional visando a julgar sua capacidade para sua promoção para outra série.

III. A avaliação __________ é utilizada para conhecer cada aluno ao longo do processo ensino‐aprendizagem. Através dela, percebe‐se como o aluno está se adaptando às novas necessidades que se colocam.  

IV. A __________ permite que se desenvolva o plano previsto pelo professor diariamente, para que o aluno atinja os resultados previstos para o processo de ensino‐aprendizagem. Quanto ao desempenho do aluno, possibilita avaliar a adequação e a eficácia do ensino.  

V. A avaliação __________ é aquela que considera os resultados e que pode ser baseada em testes e outros instrumentos. O resultado final é a promoção ou retenção do aluno. Este tipo de avaliação tem por objetivo responder o que o aluno aprendeu em termos de resultados, para verificar o grau de aprendizagem.

A sequência está correta em  


Alternativas
Comentários
  • A FORMATIVA É COMO A DIAGNÓSTICA, IDENTIFICA AS DIFICULDADES DO ALUNO..

    A SOMATIVA  JULGA A CAPACIDADE DO ALUNO, CONSIDERA RESULTADOS PARA APROVAÇÃO OU REPROVAÇÃO. 

  • Para Bloom (1993) 

    AVALIAÇÃO FORMATIVA (CONTROLADORA) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente. Esta função da avaliação visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem. Oaluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os estudos de forma sistemática. Para que esta forma de avaliação ocorra é necessário que seja controlada, porque orienta o estudo do aluno ao trabalho do professor, também podemos dizer que é motivadora porque evita as tensões causadas pela as avaliações tradicionais.

    A avaliação permite aoprofessor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, auxiliando na reformulação do seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. Para que seja realizada com eficiência, ela deve ser planejada em função de todos os objetivos.

    C) A AVALIAÇÃO SOMATIVA (CLASSIFICATÓRIA), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. O objetivo é avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso. 

    Fonte: http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/index.php?pagina=2


  • Gabarito B

     

     

    Bons estudos....

  • Eu não sabia essa questão, mas resolvi interpretando os enunciados:

    A primeira, terceira e quarta questões falam da mesma coisa, enquanto que a segunda e a quinta falam de outra (mesma) coisa. Olhando as alternativas, cheguei a letra B.

    Diferente das provas de Português e Legislação da IDECAN, as de Pedagogia seguem um padrão de conhecimento real e não a mera memorização do termo exato.


ID
1834990
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação é uma prática das mais cruciais no processo de ensino/aprendizagem.

O processo de avaliação revela os problemas da educação, enquanto indicador das condições da aprendizagem.

Luckesi afirma que o ato de avaliar, com vistas a conseguir obter os melhores resultados possíveis, tem como consequência a disposição de acolher a realidade como ela se apresenta, sendo assim entendida como um ato amoroso, de acolhida.

Para o autor, a avaliação que assim se dá, permite ajuizar a sua qualidade, objetivando dar-lhe suporte de transformação/mudança, se preciso for.

Como ato diagnóstico, a avaliação tem por objetivo...  

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    Luckesi (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é processual e dinâmica. Na medida em que busca meios pelos quais todos possam aprender o que é necessário para o próprio desenvolvimento, é inclusiva. Sendo inclusiva é, antes de tudo, um ato democrático.


ID
1902577
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi (2011) afirma que o exercício pedagógico escolar está estruturado em uma pedagogia do exame mais do que em uma pedagogia de ensino/aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta uma prática voltada para a pedagogia do ensino/aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • a) a promoção não é um dos instrumentos fundamentais da avaliação.

    b) aprovas não devem ter um viés ameaçativo

    c) o importante não ter a nota, e, sim, um aprendizado eficaz.

    d) CORRETA. ela descreve o processo avaliativo.

    d) não há que se prezar o preparamento dos alunos para as provas.


ID
1902580
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Podemos dizer que a atual prática da avaliação escolar (...) possibilita um processo cada vez menos democrático no que se refere tanto à expansão do ensino quanto à sua qualidade.”

                                                                                                      (Luckesi, 2011)


Segundo esse autor, deve haver uma maior articulação entre a avaliação e o planejamento porque

Alternativas
Comentários
  • Por que ?

  •  a)

    enquanto o planejamento é o ato pelo qual se decide o que construir, a avaliação é o ato crítico que subsidia a verificação de como está sendo construído 

  • Avaliação da Aprendizagem Escolar. Luckesi página 118.


ID
1902601
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Muitas vezes, no cotidiano das avaliações escolares, o que é ensinado importa mais que o que é aprendido.

De acordo com Luckesi (2011), avaliar vem do latim, “a-valere”, ou seja, “dar valor a...”, de modo que a “avaliação” refere-se à capacidade de se atribuir uma qualidade ou valor a um determinado objeto ou a algo.

As alternativas a seguir estão de acordo com a perspectiva defendida por esse autor, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Se prestarem atenção, a unica questão que tem uma oposição de pespectivas das demais é a questão "A"

  •  a)

    A avaliação deve se constituir em uma prática seletiva, permitindo separar os alunos em bem e malsucedidos, para valorizar apenas os alunos bem posicionados. 

  • Essa prova ou “avaliação” está muito simples e com respostas que não exige conhecimentos profundos para sua resolução. 


ID
1905613
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que corretamente caracteriza exames e avaliações, conforme Cipriano Luckesi.

Alternativas
Comentários
  • Provas e exames, segundo o educador, são apenas instrumentos de classificação e seleção, que não contribuem para a qualidade do aprendizado nem para o acesso de todos ao sistema de ensino

    http://revistaescola.abril.com.br/formacao/cipriano-carlos-luckesi-424733.shtml

  • Alternativa "A"

    Exames são arbitrários, classificatórios, tomam o erro como castigo. 

  • Arbitrário = sem princípio lógico.

  • Exames são classificatórios, selecionam, marginalizam, não são amorosos e são excludentes.

  • Para o autor exames são seletivos e classificatório e excluem o aluno.


ID
1908109
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em conformidade com o pensamento de Cipriano Carlos Luckesi, avaliar a aprendizagem discente é o processo que:

Alternativas
Comentários
  • se destina ao diagnóstico e à inclusão e melhoria do ciclo de vida dos discentes. É por si um ato amoroso. O educador deve ir até onde o educando está em suas dificuldades a fim de caminhar com ele rumo a uma solução possível. 


ID
1952668
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que corretamente caracteriza exames e avaliações, conforme Cipriano Luckesi.

Alternativas
Comentários
  • Exames são arbitrários, classificatórios, tomam o erro como castigo.

  •  a) Exames são arbitrários, classificatórios, tomam o erro como castigo.


ID
1974148
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Lück (2012), quais são os aspectos relacionados à liderança?

Alternativas

ID
1974157
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quais variáveis, segundo Luckesi (2011), devem estar sempre juntas para que o ato de avaliar cumpra seu papel?

Alternativas

ID
1974190
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi (2013), apresenta a sistematização dos princípios pedagógicos reestruturados no contexto da didática. Assinale a opção que contém um desses princípios.

Alternativas

ID
1986601
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

André, professor de uma turma de 5º ano de escolaridade da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, iniciou o ano letivo propondo aos estudantes um projeto pedagógico, cujo tema seria os Jogos Olímpicos que ocorrerão na cidade. Os estudantes ficaram muito animados e o professor planejou seu trabalho de modo que as atividades programadas, a realização delas e a análise de desempenho de cada estudante compartilhassem o mesmo tema e grau de dificuldade. Segundo o sistema avaliativo de Cipriano Luckesi (2011), o professor articula nesse trabalho:

Alternativas
Comentários
  •  a)

    planejamento, execução e avaliação

  • Nesta questão, é preciso indicar a alternativa que apresenta corretamente os recursos que o professor da situação descrita articula em seu trabalho, considerando o sistema avaliativo de Cipriano Luckesi (2011). 
    A) planejamento, execução e avaliação 
    CORRETO - O sistema avaliativo de Cipriano Luckesi consiste em planejamento, execução e avaliação. De acordo com o autor, o planejamento implica o estabelecimento de metas, ações e recursos necessários à produção de resultados que sejam satisfatórios. Sobre a execução, aquilo que foi planejado necessita ser executado com as mesmas habilidades. Os conhecimentos utilizados no planejamento são os mesmos que devem, no cotidiano, traduzir-se em prática. Já a atividade de avaliar caracteriza-se como um meio subsidiário do crescimento; meio subsidiário da construção do resultado satisfatório. 
    B) planejamento, execução e monitoramento 
    ERRADO - O sistema avaliativo de Cipriano Luckesi não inclui monitoramento. 
    C) programação, realização e monitoramento 
    ERRADO - O sistema avaliativo de Cipriano Luckesi não compreende programação, realização e monitoramento. 
    D) programação, desenvolvimento e avaliação 
    ERRADO - O sistema avaliativo de Cipriano Luckesi não compreende programação e desenvolvimento.
    Gabarito do Professor: Letra A. 

ID
1996303
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O ato de avaliar, por sua constituição mesma, não se destina a um julgamento definitivo sobre alguma coisa, pessoa ou situação.” (Luckesi)

Segundo o autor, a avaliação escolar se destina:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Luckesi: Por uma compreensão do ato de avaliar Assentado no ponto de partida acima estabelecido, o ato de avaliar implica dois pro- cessos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir. Não é possível uma deci- são sem um diagnóstico, e um diagnóstico, sem uma decisão é um processo aborta- do. Em primeiro lugar, vem o processo de diagnosticar, que constitui-se de uma consta- tação e de uma qualificação do objeto da avaliação.
  • Para Luckesi defino a avaliação de aprendizagem como um ato amoroso, no sentido de que a avaliação, por si, é um ato acolhedor, integrativo, inclusivo. Para compreender isso, importa distinguir avaliação de julgamento. O julgamento é um ato que distingue o certo do errado, incluindo o primeiro e excluindo o segundo. A avaliação tem por base acolher uma situação, para, então (e só então), ajuizar a sua qualidade, tendo em vista dar-lhe suporte de mudança, se necessário. A avaliação, como ato diagnóstico, tem por objetivo a inclusão e não a exclusão; a inclusão e não a seleção (que obrigatoriamente conduz a exclusão). O diagnóstico tem por objetivo aquilatar coisas, atos, situações, pessoas, tendo em vista tomar decisões no sentido de criar condições para a obtenção de uma maior satisfatoriedade daquilo que se esteja buscando ou construindo. (LUCKESI, 1995, p. 172)

    Ao avaliar, o professor estará constatando as condições de aprendizagem dos alunos, para, a partir daí, prover meios para sua recuperação, e não para sua exclusão, se considerar a avaliação um processo e não um fim.

     

    http://luciamirte-avaliacao.blogspot.com.br/

  • luckesi: diagnosticar e decidir


ID
2041930
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Luckesi, os métodos de uma pedagogia crítico-social dos conteúdos não partem de um saber artificial ou espontâneo, mas da relação direta entre a experiência do aluno e o saber trazido de fora. Assim se estabelece uma relação entre papel político-pedagógico do professor e organização do ensino e da aprendizagem. Acerca desse tema, é correto afirmar que  

Alternativas
Comentários
  •  e)

    é preciso que o professor assuma o papel de pesquisador em diferentes momentos do processo de aprendizagem


ID
2041966
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cipriano Carlos Luckesi afirma que a avaliação, diferentemente da verificação, envolve ato que ultrapassa a obtenção de configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto em uma trilha dinâmica de ação. De acordo com esse autor, é correto afirmar que o(a) 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito     E

  • Desta forma, as escolas aferem a aprendizagem escolar, classificando os alunos em aprovados e reprovados, por isso conclui-se que a escola vem praticando a verificação, pois não oferece meios de aprendizagem significativa, isto é, quando avalia não se toma uma outra decisão.

    Resposta E


ID
2048194
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em entrevista à Revista Nova Escola, o professor Cipriano Luckesi comentou que a maioria das escolas promove exames, os quais não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo, e a avaliação deveria ser inclusiva, disse ele. Esse modelo de avaliação inclusiva é aquele no qual o estudante vai ser

Alternativas
Comentários
  • LETRA: A

    ajudado a dar um passo à frente em sua aprendizagem.

  • Que é a avaliação FORMATIVA - avaliação formativa pretende melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações levantadas por meio da ação avaliativa.


ID
2086234
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A assimilação ativa dos conteúdos socioculturais, dentro da escola, se dá pelo processo de uma aprendizagem intencional que, por sua vez, depende de um ensino também intencionalmente estabelecido. O educando se desenvolve enquanto aprende e, para que a aprendizagem e o desenvolvimento sejam intencionais, é preciso que haja também um ensino intencional. Existem duas formas de aprendizagem, uma que se dá de forma espontânea e informalmente e outra de forma intencional e sistemática.”

(Luckesi, 2008.)

Sobre estas duas formas de aprendizagem, analise.

I. A aprendizagem intencional deve ser ativa e inteligível.

II. A aprendizagem espontânea e informal é significativa para a vida humana, porém insuficiente para dar conta da assimilação ativa dos conteúdos socioculturais elaborados.

III. A aprendizagem espontânea e informal ocorre nas múltiplas situações de vivências do cotidiano, exceto nos espaços ocupados pela intencionalidade numa situação de ensino sistemático.

IV. A aprendizagem intencional é aquela em que 0 aluno vai à escola em busca da aprendizagem. O professor propõe conteúdos socioculturais que estimulam a assimilação ativa dos conhecimentos por parte do educando assim como 0 desenvolvimento de suas capacidades cognoscitivas.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A educação formal - é um sistema educacional institucionalizado, cronologicamente nivelado e hierarquicamente estruturado, abarcando desde o mais baixo nível de ensino até aos mais altos níveis superiores.

    A educação não formal - ocorre fora do sistema regular de ensino, sendo complementar a este. É toda a atividade educacional organizada, sistemática e continuada fora da estrutura do sistema formal, que proporciona a subgrupos particulares da população tipos de aprendizagem selecionados.

    A educação informal -  é um processo contínuo, através do qual cada pessoa adquire e acumula conhecimentos, habilidades e perceções, a partir das experiências quotidianas e da sua exposição ao meio envolvente.

     A educação formal é intencional, sistemática e está institucionalizada. A educação não formal, tem o mesmo nível de intencionalidade e sistemacidade, mas não tem o mesmo grau de institucionalização. A educação informal não é intencional, nem sistemática, nem está institucionalizada, sobretudo no que se refere ao sistema regular de ensino, podendo haver um certo nível de intencionalidade e sistematização em determinados contextos.


ID
2120659
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino. A avaliação, tanto no geral quanto no caso específico da aprendizagem, não possui uma finalidade em si; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definitivo.”

(Luckesi – Avaliação da aprendizagem escolar.)

Considerando o texto acima, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LUCKESI

    O ato de avaliar dedica-se a desvendar impasses e buscar soluções. A avaliação deve ser amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva. Não pode ser punitiva ( CLASSIFICAR, SELECIONAR, APROVAR OU REPROVAR)

    B - A avaliação verifica os resultados dos discentes, a fim de classificar e selecionar, configurando um objeto de decisão do que fazer ante ou com ele. Os resultados têm a função de estabelecer uma aprovação ou reprovação expressa.


ID
2120689
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Associe as colunas, relacionando as funções do processo avaliativo, de acordo com Luckesi, às respectivas características. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez ou não ser usados.)

(1) Diagnóstica

(2) Formativa

(3) Somativa


( ) Classifica os alunos ao final de um período de aprendizagem, de acordo com os níveis de aproveitamento.

( ) Proporciona informações acerca das capacidades do aluno, antes de iniciar um processo de ensino/aprendizagem.

( ) Determina o grau de domínio do aluno em uma área de aprendizagem, permitindo outorgar uma qualificação ao final de um período de aprendizagem, de acordo com os níveis da aprendizagem realizada.

( ) Permite constatar se de fato os alunos estão atingindo os objetivos pretendidos, verificando a compatibilidade entre esses e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas.

Alternativas
Comentários
  • AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

    REALIZA-SE NO INÍCIO DO CURSO ( ANO LETIVO, BIMESTRE, SEMESTRE, UNIDADE OU NOVO TEMA)

    VERIFICA PRÉ- REQUISITOS. FALHAS, DESVIOS, DIFICULDADES A TEMPO DE REDIRECIONAR OS MEIOS, RECURSOS, ESTRATÉGIAS NA DIREÇÃO DESEJADA.

    AVALIAÇÃO FORMATIVA

    OCORRE AO LONGO DO ANO LETIVO

    LOCALIZA-SE DEFICIÊNCIAS E DIFICULDADES.

    AVALIAÇÃO SOMATIVA

    CLASSIFICA OS ALUNOS NO FIM DO CURSO OU PERÍODO

    ATRIBUI NOTAS, CLASSIFICA E TRANSMITE OS RESULTADOS EM TERMOS QUANTITATIVOS.

    FAZ UM BALANÇO DAS APRENDIZAGENS OCORRIDAS APÓS DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO


ID
2213056
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Luckesi (2000), qual é o objetivo primeiro da avaliação do aproveitamento escolar?

Alternativas

ID
2213125
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi (2000), em seu livro "Avaliação da Aprendizagem Escolar", define a tarefa multidisciplinar que tem por objeto a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas em um ou mais campos de conhecimento, de tal modo que favoreça ao máximo o processo ensino-aprendizagem, como planej amento

Alternativas

ID
2247727
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi (2003, p. 205): “avaliação é ato ou efeito de avaliar‐se, apreciação de análise. Desta forma, a avaliação é algo que pode ser medido, apreciado por alguém. Na avaliação o professor mede, determina, analisa e, finalmente, julga e determina os rumos a serem traçados no trabalho do educando”.  Ainda, para o referido autor, a avaliação pode ser classificada em avaliação formativa ou somativa.

De acordo com este pressuposto, complete as afirmativas com os dois tipos de avaliação citadas pelo autor.

I. A avaliação __________ é o processo realizado no decorrer de um programa institucional, visando aperfeiçoá‐lo e identificar suas dificuldades e lhe dar solução.

II. A avaliação __________ é o processo realizado ao final de um programa institucional visando a julgar sua capacidade para sua promoção para outra série.

III. A avaliação __________ é utilizada para conhecer cada aluno ao longo do processo ensino‐aprendizagem. Através dela, percebe‐se como o aluno está se adaptando às novas necessidades que se colocam.  

IV. A __________ permite que se desenvolva o plano previsto pelo professor diariamente, para que o aluno atinja os resultados previstos para o processo de ensino‐aprendizagem. Quanto ao desempenho do aluno, possibilita avaliar a adequação e a eficácia do ensino.  

V. A avaliação __________ é aquela que considera os resultados e que pode ser baseada em testes e outros instrumentos. O resultado final é a promoção ou retenção do aluno. Este tipo de avaliação tem por objetivo responder o que o aluno aprendeu em termos de resultados, para verificar o grau de aprendizagem.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • b ) I. formativa / II. somativa / III. formativa / IV. formativa / V. somativa

  •  b) I. formativa / II. somativa / III. formativa / IV. formativa / V. somativa

  • FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO

    a) A avaliação diagnóstica (analítica) é adequada para o inicio do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. O professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de constata os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem.

    b) A avaliação formativa(controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.Esta função da avaliação visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem. 

    c) A avaliação somativa (classificatória), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

    Atualmente a classificação dos estudantes se processa segundo o rendimento alcançado, tendo por base os objetivos previstos. Para Bloom (1983), a avaliação somativa "objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso".  

    https://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/?pagina=2


ID
2263546
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi (2005) aborda a avaliação da aprendizagem em duas perspectivas: “Avaliar ou Examinar”. Entre as alternativas abaixo, a prática de AVALIAR relaciona-se com:

Alternativas
Comentários
  • A função diagnóstica configura-se como um momento dialético do “senso” de estágio em que se está e de sua distância do ponto a ser atingido

  • A função diagnóstica configura-se como um momento dialético do “senso” de estágio em que se está e de sua distância do ponto a ser atingido


ID
2280664
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi (2006) destaca que a avaliação da aprendizagem tem como função básica e constitutiva o diagnóstico, que cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subsequentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade dos resultados. Nessa direção, assinale a alternativa que NÃO se articula com essa função da avaliação da aprendizagem:

Alternativas
Comentários
  • e)

    Verificar e mensurar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo ou área de conhecimento, para um julgamento definitivo de seu processo de ensino-aprendizagem.

  • Verificar e mensurar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo ou área de conhecimento, para um julgamento definitivo de seu processo de ensino-aprendizagem.

     

    Se a avaliação é contínua, então ela não pode ser definitiva, determinante..


ID
2285701
Banca
Centec
Órgão
Centec
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção que uma instituição ou um professor tem da avaliação da aprendizagem está diretamente ligada com a concepção de mundo e pedagógica que ele tem. Luckesi (2005) aborda a avaliação da aprendizagem diferenciando o ato de avaliar do ato de examinar. Assinale a alternativa abaixo que se relaciona como a prática de AVALIAR: 

Alternativas
Comentários
  • A avaliação é um momento dialético do ponto em que o estudante está ao ponto que pode ou deve ser atingido. 


ID
2292154
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da avaliação da aprendizagem escolar, de acordo com a visão dos autores José Carlos Libâneo e Cipriano Carlos Luckesi, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • b)

    Em decorrência de padrões histórico-sociais, a avaliação no ensino assumiu a prática de “provas e exames” e, em vez de ser utilizada para construção de resultados satisfatórios, tornou-se um meio para classificar os educandos e decidir sobre os seus destinos no momento subsequente de suas vidas escolares.

  • Ler Luckesi é saber sobre a realidade escolar, principalmente a brasileira.

    Todo mundo sabe que na escola as provas existem somente para medir a quantidade de informações que o aluno acumulou durante o bimestre e além disso, a prova estimula o acúmulo de notas positivas e a promoção para o próximo ano.

    Essa forma como é vista e praticada a avaliação na maioria das escolas brasileiras é chamada por Luckesi de "pedagogia do exame".

    Então, caro concurseiro, quando deparar-se com Luckesi na prova, basta lembrar da realidade das escolas brasileiras.

    Gabarito B


ID
2409862
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos.

Para Luckesi, as relações entre Educação e Filosofia parecem ser quase “naturais”. Enquanto a Educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a Filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e esta sociedade.

A sociedade dentro da qual a Educação se encontra deve possuir alguns valores norteadores de sua prática. Não é e nem pode ser a prática educacional que estabelece os seus fins. Quem o faz é:

Alternativas
Comentários
  • Considera-se que "a educação é fundamentalmente uma prática social, a filosofia vai ainda contribuir significativamente para sua efetivação mediante uma reflexão voltada para os fins que a norteiam". 


ID
2427598
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às tendências pedagógicas, abordadas por Luckesi (2011), como se denomina aquela em que a escola exerce papel de modelar o comportamento humano, através de técnicas específicas, organizando o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos?

Alternativas
Comentários
  • "aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos" Tendência Progressista Tecnicista - mercado de trabalho.

  • Também chamado “tecnicismo educacional” ou "Liberal Tecnicista" inspirado nas teorias da aprendizagem e da abordagem do ensino de forma sistêmica, constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos e, até, dos professores, direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas, com riqueza de detalhes. O tecnicismo defendia, além do princípio da neutralidade, já citada, à racionalidade, a eficiência e a produtividade.

ID
2432548
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que representa o relacionamento professor-aluno na tendência progressista libertária, de acordo com Luckesi (2013).

Alternativas

ID
2489431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação não pode ser utilizada somente com função classificatória, mas como instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, a fim de serem tomadas decisões suficientes e satisfatórias para que o educando possa avançar no seu processo de aprendizagem. Desse modo, a avaliação não seria apenas um instrumento de aprovação ou de reprovação dos alunos, mas sim um instrumento para diagnóstico de sua situação e definição de encaminhamentos adequados à sua aprendizagem.

C.C. Luckesi. Prática escolar do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude. São Paulo, 1990, p.52 (com adaptações).


Com base nas considerações acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • A avaliação da aprendizagem possibilita ao professor a definição de caminhos na condução do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.


ID
2513404
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vista agir, posteriormente, para atingir determinados objetivos” (Luckesi, 2011, p.130).


A definição descrita anteriormente refere-se.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    "O ato de planejar é a atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Por isso, não é neutro, mas ideologicamente comprometido."

    "...a prática do planejamento em nosso país, especialmente na Educação, tem sido conduzida como se fosse uma atividade neutra, sem comprometimentos. (...) porém, pouco ou nada se discute a respeito do real significado social e político da ação que se está planejando. Não se pergunta pelas determinações sociais que estão na base do problema a ser enfrentado, assim como não se discutem as possíveis conseqüências políticos-sociais que decorrerão da execução do projeto em pauta."

    "Planejar, nas escolas em geral, tem sido um modo de operacionalizar o uso de recursos - materiais, financeiros, humanos, didáticos. (...) usualmente (com exceções no cotidiano escolar, é claro) essa semana de planejamento redunda no preenchimento de um formulário em colunas, no qual o professor deve fazer durante o ano letivo na disciplina ou área de estudos que trabalha. (...) Essa é uma forma de fazer do ato de planejar um ato neutro, como desejavam nossos ex-ministros e como desejam todos os que defendem uma perspectiva conservadora para a sociedade."

    "...o papel do diretor de um estabelecimento de ensino é coordenar a construção de diretrizes da instituição como um todo e atuar para prover condições básicas para que tais diretrizes possam efetivamente sair do papel e transformar-se em realidade (...) ele (o diretor) será, sim, o coordenador de uma decisão coletiva para a Escola, que também deverá ser gerenciada coletivamente."

    "A avaliação poderia ser compreendida como uma crítica do percurso de uma ação, seja ela curta, seja prolongada. Enquanto o planejamento dimensiona o que se vai construir, a avaliação subsidia essa construção, porque fundamenta novas decisões. (...) A avaliação será, então, um sistema de crítica do próprio projeto que elaboramos e estamos desejando levar adiante. (...) um ato amoroso, um ato de cuidado, pelo qual todos verificam como estão criando seu bebê e como podem trabalhar para que ele cresça."

     

    Fonte: Publicação: Série Idéias n. 15. São Paulo: FDE, 1992
    Páginas: 115-125


ID
2590807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação é um juízo de qualidade sobre dados relevantes, com vistas a uma tomada de decisão.

Cipriano Luckesi. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez Ed., 1995 (com adaptações).


No intuito de atingir o objetivo explicitado acima por Luckesi, na avaliação da aprendizagem em história, devem-se utilizar meios que permitam

Alternativas
Comentários
  • Gabarito    E

  •  a) a memorização do conteúdo essencial para progredir na seriação da vida escolar. 

     b) a promoção de um ambiente lúdico e relaxado, sem cobranças. 

     c) a livre manifestação do saber do aluno por intermédio de instrumentos propostos por ele.

     d) a verificação do rendimento e a eficiência do ensino de forma técnica e neutra.

     e) a análise da capacidade de apreensão do que foi ensinado e das maneiras de ensinar. (CORRETO)

  • Avaliação exige do professor apreensãord o conteúdo a ser ensinado e COMO - método- a ser ensinado ao aluno.

    Gabarito E


ID
2605207
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Luckesi (2006), a avaliação é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito    D

  • Diagnosticar e Decidir.

  • A questão aborda conceitos de avaliação e para respondê-la é fundamental que se tenha em mente o posicionamento de Luckesi sobre o objetivo da avaliação. Luckesi defende que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é processual e dinâmica, na medida em que buscam-se meios pelos quais todos possam aprender o que é necessário para o próprio desenvolvimento. Sendo assim, de acordo com o autor, em avaliação não se julga nem se classifica, mas, sim, se diagnostica e se intervém em favor da melhoria dos resultados do desempenho dos educandos. Portanto:

     A) uma verificação dos objetivos não alcançados pelos alunos, tendo em vista determinar o grau de fracasso do professor 
    (ERRADO)- De acordo com Luckesi, a avaliação não visa medir o grau de fracasso do estudante; 
    B) um instrumento para organizar as turmas, tendo em vista a formação de grupos homogêneos 
    (ERRADO)- A avaliação não tem por finalidade organizar e promover a homogeneidade de uma turma. 
    C) um processo de controle dos níveis de aprendizagem, tendo em vista coletar informações e selecionar os indivíduos 
    (ERRADO) - De acordo com Luckesi a avaliação não funciona como processo de controle nível de aprendizagem. 
    D) um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão 
    (CORRETO) - A avaliação visa diagnosticar a situação do educando, para que seja tomada uma decisão visando seu desempenho educacional.
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.

ID
2610700
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Luckesi (2011), se a reflexão filosófica não for realizada conscientemente, será realizada sob a forma

Alternativas

ID
2610721
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Turra et ali citado em Luckesi (2011), uma tarefa multidisciplinar que tem por objeto a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento, de tal modo que se favoreça ao máximo o processo ensino-aprendizagem, refere-se ao planejamento 

Alternativas

ID
2610799
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à avaliação da aprendizagem escolar, de acordo com Luckesi (2011), assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Feedback: Gabarito Letra A, pois o descrito no item, refere-se ao ato de Avaliação, e não de Verificação.

    Segundo Luckesi:

    I - A dinâmica do ato de verificar encerra-se com a obtenção do dado ou informação que se busca, isto é, "vê-se" ou "não se vê" alguma coisa. E ... pronto! Por si, a verificação não implica que o sujeito retire dela conseqüências novas e significativas. Feedback: o que faz a letra D está correta.

    II - O conceito de verificar, configura-se pela observação, obtenção, análise e síntese dos dados ou informações que delimitam o objeto ou ato com o qual se está trabalhando. (Luckesi, 2011, p.92)

    III - O conceito de "avaliação" é formulado a partir das determinações da conduta de "atribuir um valor ou qualidade a alguma coisa, ato ou curso de ação.(Luckesi, 2011, p.92). Feedback: letra B correta.

    IV - O ato de avaliar não se encerra na configuração do valor ou qualidade atribuídos ao objeto em questão, exigindo uma tomada de posição favorável ou desfavorável ao objeto de avaliação, com uma conseqüente decisão de ação. (Luckesi, 2011, p.93).

    V - A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. (Luckesi, 2011, p.93). Feedback: Letra C correta.


ID
2611555
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi (2006), o erro do aluno deve ser utilizado como fonte de crescimento e para tal é necessária uma efetiva verificação, para ver se estamos diante dele ou da valorização preconceituosa de um fato. Também é necessário um esforço para avaliar o erro quanto a:

Alternativas
Comentários
  • a)

    sua constituição e origem, pois assim se pode superá-lo com benefícios para o crescimento cognitivo do aluno 

  • A questão aborda o erro no processo de aprendizagem, de acordo com Luckesi. 
    O erro no ensino pode aparecer como fonte de condenação, castigo e punição; porém, o mesmo deve ser utilizado para indicar o estágio em que o aluno se encontra e possibilitar a tomada de decisões para as atividades subsequentes, ou seja, o erro é um elemento que faz parte do processo ensino-aprendizagem (LUCKESI, 2013). Contudo, para ser utilizado como fonte de crescimento, Luckesi afirma que “o erro necessita de efetiva verificação, para ver se estamos diante dele ou da valorização preconceituosa de um fato; e de esforço, visando compreender o erro quanto a sua constituição e origem". O erro pode ser visto como fonte de “virtude" na aprendizagem escolar, pois é um indicador de que ainda não se alcançou uma solução necessária. O erro passa a ser visto como um ponto de partida importante para o avanço, porque ao ser identificado e compreendido pode ser superado, o que implica em uma correção inteligente do mesmo ao reorientar sua prática e entendimento. Dessa forma, o erro torna-se dinâmico, pois, inicialmente, este diverge do que é tido como padrão (ou correto), mas subsequentemente tende a se aproximar deste ou até mesmo superá-lo.
    Dessa forma, a alternativa "A" responde corretamente à questão. Vejamos: 
    A) sua constituição e origem, pois assim se pode superá-lo com benefícios para o crescimento cognitivo do aluno - CORRETA 
    B) padrões de conduta práticos já estabelecidos pela ciência, para enquadramento estatístico do aluno - ERRADA - De acordo com Luckesi, o erro não é utilizado para enquadramento estatístico do aluno, e sim para acompanhar sua evolução. 
    C) decisões sobre castigos e recompensas a aplicar para que o aluno estude mais - ERRADA - Os castigos físicos, atualmente, tornaram-se mais raros na prática do ensino, principalmente devido à proibição pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990). 
    D) divulgação da mensuração da aprendizagem para estimular a competição na turma - ERRADA - O erro para Luckesi não funciona como forma de estimular a competição, pois pode atingir o aluno a níveis psicológicos, caracterizando uma violência simbólica. 
    Gabarito do professor: A

ID
2611564
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Luckesi, a avaliação educacional, no contexto de uma pedagogia transformadora, deve resgatar sua essência constitutiva, ou seja, sua função:

Alternativas
Comentários
  • d)

    diagnóstica

  • A questão aborda a avaliação educacional no contexto de uma pedagogia transformadora. Para responder a questão temos que ter em mente que a educação transformadora colabora para o desenvolvimento de cidadãos com mais consciência, autonomia, responsabilidade social e protagonismo. Sabemos que o maior objetivo da escola é que os educandos aprendam e com isso se desenvolvam, a avaliação precisa ser aliada desse processo. Segundo Luckesi, a avaliação deve constituir-se como um ato de investigação da qualidade das aprendizagens dos alunos, configurando-se como avaliação diagnóstica e, a partir desta, motivar a proposta de ações que aproximem o desempenho real dos estudantes daquele que se deseja que eles alcancem (LUCKESI, 2011). Portanto, a alternativa que responde a questão é a letra D. 
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.

ID
2612623
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

[...] a universidade deve ser o lugar por excelência do cultivo do espírito, do saber e onde se desenvolvem as mais altas formas de cultura e da reflexão. [...] a universidade é por excelência razão concretizada, inteligência institucionalizada, daí ser, por natureza, crítica, porque a razão é eminentemente crítica.

(LUCKESI, et al., 1991, p 41).

De acordo com a citação, o profissional pedagogo deve favorecer a realização de

I. programas de formação continuada de docentes com perspectiva problematizadora, focados na formação crítica e científica.

II. formação de pessoal técnico, contribuindo para a construção de reflexão crítica sobre os processos educacionais para efetuar as mudanças necessárias no âmbito da instituição educativa onde atua.

III. mudanças no comportamento humano de profissionais que vivem em situação de conflito pessoal e que participam das propostas da instituição educativa.

IV. encontros com diversos segmentos que compõem a instituição para que todos contribuam com o projeto pedagógico institucional e possam atuar como agentes de mudança.

V. de todas as atividades culturais e cerimônias oficiais que a instituição tenha a realizar e sejam necessárias ao bom andamento das ações burocráticas dos cursos.


Estão CORRETAS, apenas,

Alternativas
Comentários
  • I. programas de formação continuada de docentes com perspectiva problematizadora, focados na formação crítica e científica. (CORRETO)

    II. formação de pessoal técnico, contribuindo para a construção de reflexão crítica sobre os processos educacionais para efetuar as mudanças necessárias no âmbito da instituição educativa onde atua. (CORRETO)

    III. mudanças no comportamento humano de profissionais que vivem em situação de conflito pessoal e que participam das propostas da instituição educativa. (ERRADO)

    IV. encontros com diversos segmentos que compõem a instituição para que todos contribuam com o projeto pedagógico institucional e possam atuar como agentes de mudança. (CORRETO)

    V. de todas as atividades culturais e cerimônias oficiais que a instituição tenha a realizar e sejam necessárias ao bom andamento das ações burocráticas dos cursos. (ERRADO)


ID
2614804
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi (2011, p. 19), “o ato pedagógico, composto de três elementos, inicia-se com o estabelecimento de metas, com o planejamento. Sob sua guia, segue a execução que, dialeticamente, soma-se à avaliação, para que se produza o resultado desejado.” A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Para que se possa trabalhar na busca e na construção de resultados satisfatórios da aprendizagem, necessita-se de clareza quanto às finalidades, quanto aos resultados que desejamos buscar e quanto a quem eles servem e/ou servirão, o que, em síntese, significa estabelecer um projeto filosófico-político para essa ação.

II. A ação pedagógica produtiva assenta-se sobre o conhecimento da realidade da aprendizagem do educando, conhecimento esse que subsidia decisões, seja para considerar que a aprendizagem já está satisfatória, seja para reorientá-la, se necessário, para a obtenção de um melhor desempenho do educando.

III. Um educador que avalia tem noção clara de que a aprendizagem depende exclusivamente do próprio educando, interessando ao avaliador apenas o desempenho presente do educando, como decorrente do que já aprendeu.

IV. A avaliação da aprendizagem pode subsidiar o educador, se necessário, em sua atividade de gestor do ensino, visto que lhe permite reconhecer a eficácia ou a ineficácia de seus atos e dos recursos pedagógicos utilizados.

V. No processo da avaliação da aprendizagem é válido só o que ocorre no presente, aqui e agora, em decorrência de um passado de aprendizagens. O passado é tomado como o tempo em que o estudante teve oportunidade de aprender; se não aprendeu, a responsabilidade é dele.

Alternativas
Comentários
  • I. Para que se possa trabalhar na busca e na construção de resultados satisfatórios da aprendizagem, necessita-se de clareza quanto às finalidades, quanto aos resultados que desejamos buscar e quanto a quem eles servem e/ou servirão, o que, em síntese, significa estabelecer um projeto filosófico-político para essa ação.

    II. A ação pedagógica produtiva assenta-se sobre o conhecimento da realidade da aprendizagem do educando, conhecimento esse que subsidia decisões, seja para considerar que a aprendizagem já está satisfatória, seja para reorientá-la, se necessário, para a obtenção de um melhor desempenho do educando.

    III. Um educador que avalia tem noção clara de que a aprendizagem depende exclusivamente do próprio educando, interessando ao avaliador apenas o desempenho presente do educando, como decorrente do que já aprendeu.

    IV. A avaliação da aprendizagem pode subsidiar o educador, se necessário, em sua atividade de gestor do ensino, visto que lhe permite reconhecer a eficácia ou a ineficácia de seus atos e dos recursos pedagógicos utilizados.

    V. No processo da avaliação da aprendizagem é válido só o que ocorre no presente, aqui e agora, em decorrência de um passado de aprendizagens. O passado é tomado como o tempo em que o estudante teve oportunidade de aprender; se não aprendeu, a responsabilidade é dele.

  • B


ID
2666002
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o texto “O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?” de Cipriano Luckesi, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O ato de avaliar implica dois processos articulados e indissociáveis:Diagnosticar e decidir.

  • Gabarito letra A


ID
2666005
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o texto “O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?” de Cipriano Luckesi, é CORRETO afirmar que, após verificar

Alternativas
Comentários
  • a]

    em primeiro lugar, vem o processo de diagnosticar, que constitui-se de uma constatação e de uma qualificação do objeto da avaliação. Antes de mais nada, portanto, é preciso constatar o estado de alguma coisa, tendo por base suas propriedades específicas.


ID
2699470
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paulo Freire (1921-1997) foi um grande pensador da perspectiva pedagógica denominada de “Pedagogia Libertadora”, pois buscava a emancipação do sujeito como forma de libertação das relações autoritárias de poder. (LUCKESI, 1994)


São características da Pedagogia Libertadora:


I. A metodologia diretiva é a abordagem mais utilizada, favorecendo a transmissão de conhecimentos científicos.

II. A valorização de avaliações somativas de aprendizagem, buscando controle dos objetivos previamente definidos.

III. O diálogo é uma estratégia utilizada para produção do conhecimento, sendo incentivada as práticas pedagógicas de grupo.

IV. Os conteúdos escolares são selecionados a partir da realidade e das demandas sociais, políticas e econômicas dos sujeitos envolvidos.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • PEDAGOGIA LIBERTADORA ( PAULO FREIRE)

    DIÁLOGO, SER CRÍTICO

    TEMAS GERADORES ( CONTEÚDOS DE ACORDO COM A REALIDADE SOCIAL DO ALUNO)

    I. A metodologia diretiva é a abordagem mais utilizada, favorecendo a transmissão de conhecimentos científicos.

    II. A valorização de avaliações somativas de aprendizagem, buscando controle dos objetivos previamente definidos.

    III. O diálogo é uma estratégia utilizada para produção do conhecimento, sendo incentivada as práticas pedagógicas de grupo.

    IV. Os conteúdos escolares são selecionados a partir da realidade e das demandas sociais, políticas e econômicas dos sujeitos envolvidos.

    ALTERNATIVA CORRETA - B


ID
2723470
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi, “avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. [...] O ato de avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o ato de examinar está centrado no julgamento de aprovação ou reprovação”. Partilhando da concepção de Luckesi, a avaliação com função classificatória e com função diagnóstica, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Para Luckesi avaliar com a finalidade de classificar, é rotular, é frear o processo de crescimento ao passo que a diagnóstica auxilia no crescimento do aluno.

  • Quem ler errado como eu, marcará D.

    Atenção!

  • GAB: A “constitui um instrumento estático, freando o processo de crescimento e desenvolvimento do indivíduo”; “constitui um momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a autonomia, do crescimento para a competência.”


ID
2735155
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Luckesi (2011), a prática do planejamento em nosso país, especialmente na educação, tem sido conduzida como se fosse uma atividade neutra, sem comprometimentos. Todavia, o planejamento não é neutro, nem exclusivamente um ato político-filosófico, nem exclusivamente um ato técnico; mas sim um ato, ao mesmo tempo:

Alternativas
Comentários
  • Para Luckesi (2011), o planejamento é ao mesmo tempo:

    político-social,

    científico

    técnico.


ID
2735158
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo:


"Segundo Luckesi (2011), não é nem pode ser a ________________ que estabelece os fins da educação, mas______________ sobre a educação dentro de uma sociedade"

Alternativas

ID
2735266
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para desenvolver a abordagem das tendências pedagógicas, utiliza-se como critério a posição que cada tendência adota em relação às finalidades sociais da escola. Luckesi (2011) organiza o conjunto das pedagogias em dois grupos, quais são eles?

Alternativas
Comentários
  • Tendências Liberais - Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada Não- Diretiva e Tecnicista.

    Tendências Progressistas - Libertadora, Libertária e Crítico Social dos Conteúdos

  • Para desenvolver a abordagem das tendências pedagógicas, utiliza-se como critério a posição que cada tendência adota em relação às finalidades sociais da escola. Luckesi (2011) organiza o conjunto das pedagogias em dois grupos, quais são eles?

    C)Liberal e progressista.


ID
2747575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      Aprender a avaliar é aprender conceitos teóricos sobre avaliação, mas, concomitantemente a isso, aprender a praticar a avaliação, traduzindo-a em atos do cotidiano. Aprender conceitos é fácil, o difícil mesmo é passar da compreensão para a prática.

Cipriano Carlos Luckesi. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.


A avaliação engloba testes que servem como instrumento de verificação de conhecimento dos alunos.

Alternativas
Comentários
  • gab. C

  • A banca generalizou: testes. Mas vale lembrar que teste não é sinônimo de prova.


ID
2747581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      Aprender a avaliar é aprender conceitos teóricos sobre avaliação, mas, concomitantemente a isso, aprender a praticar a avaliação, traduzindo-a em atos do cotidiano. Aprender conceitos é fácil, o difícil mesmo é passar da compreensão para a prática.

Cipriano Carlos Luckesi. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.


Na seleção do tipo de avaliação a ser adotado, o professor deve evitar provocar frustrações do aluno, que impediriam o aprendizado do discente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

  • A frustração é importante na escola da vida, entretanto, não entendem assim os estudiosos pedagógicos

  • Jonas, a questão explica que se deve evitar frustrações que impeçam o aprendizado. Você pode/deve provocar e desestabilizar o seu aluno no sentido pedagógico, para promover o aprendizado. Agora, provocar frustrações que impeçam ou diminuam o aprendizado não é a função da avaliação.

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!

  • Não é objetivo da avalição frustrar e nem constranger o aluno.

  • A frase acima, ao optar pelo uso de uma oração adjetiva explicativa, afirma que toda a frustração impede o aprendizado do aluno. Por isso, apesar de ter ficado na dúvida, marquei como errada. Afinal, mesmo concordando que se deva evitar frustrações, acredito que elas sejam inevitáveis no processo de ensino e aprendizagem. Mas, pelo visto, só eu penso assim.


ID
2747584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      Aprender a avaliar é aprender conceitos teóricos sobre avaliação, mas, concomitantemente a isso, aprender a praticar a avaliação, traduzindo-a em atos do cotidiano. Aprender conceitos é fácil, o difícil mesmo é passar da compreensão para a prática.

Cipriano Carlos Luckesi. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.


A avaliação permite a coleta de dados que pode guiar as escolhas do professor de línguas quanto aos procedimentos a ser adotados durante o processo de ensino-aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que Avaliação é um processo que pode ocorrer tanto

    antes (diagnóstica),

    durante (formativa),     quanto

    depois (somativa)

     

    e que não se refere necessariamente a Provas, e sim ao feedback de alguma ação

     

    Gabarito CERTO


ID
2747587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      Aprender a avaliar é aprender conceitos teóricos sobre avaliação, mas, concomitantemente a isso, aprender a praticar a avaliação, traduzindo-a em atos do cotidiano. Aprender conceitos é fácil, o difícil mesmo é passar da compreensão para a prática.

Cipriano Carlos Luckesi. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.


A avaliação formativa inclui a autoavaliação dos estudantes.

Alternativas
Comentários
  • durante o processo de ensino.

  • Certo

    A autoavaliação é um dos principais tipos de avaliação formativa. Afinal, como ela é um método avaliativo diferente dos convencionais, ela permite que os estudantes sejam mais ativos em seu processo de ensino-aprendizagem. 

    Fonte: https://educacao.imaginie.com.br/tipos-de-avaliacao-formativa/


ID
2747590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      Aprender a avaliar é aprender conceitos teóricos sobre avaliação, mas, concomitantemente a isso, aprender a praticar a avaliação, traduzindo-a em atos do cotidiano. Aprender conceitos é fácil, o difícil mesmo é passar da compreensão para a prática.

Cipriano Carlos Luckesi. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.


O professor de línguas estrangeiras define as metas e os critérios a serem usados durante a avaliação para distinguir o aluno que tem competência linguística daquele que não a tem; e também para puni-lo caso julgue necessário.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação não deve ter caráter punitivo


ID
2760463
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi (2013, p. 106), “o ato de avaliar, no contexto operacional implica três passos: 1) constatar a realidade; 2) qualificar a realidade; 3) proceder a uma intervenção, se necessários.” A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e indique a correta.

Alternativas
Comentários
  • A intervenção é a decisão que se toma de agir sobre a situação qualificada, tendo como principal objetivo mudar a realidade insatisfatória constatada.


ID
2767189
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em entrevista, o professor Cipriano Carlos Luckesi definiu da seguinte forma a avaliação escolar: “um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão.” (revista Nova Escola on-line, abril, 2006.). Com base nessa definição, só há avaliação quando

Alternativas
Comentários
  • LETRA: C

    os diagnósticos contribuem para melhorar a aprendizagem.

  • Ciprino Luckesi defende uma avaliação como uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões , é um ato amoroso dialógico. Não há avaliação se ela não touxer um diagnóstico para melhoria da aprendizagem


ID
2776327
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi (2009, p. 130; 136) afirma que o interesse político de que o “educando aprenda e se desenvolva, individual e coletivamente” é, em síntese, mediado pela assimilação ativa dos conteúdos socioculturais. Todos os tipos de conteúdos escolares, independente de que área científica for, oferecem cultura ao educando assim como garantem desenvolvimento das suas capacidades cognoscitivas. Nesta dinâmica da assimilação ativa dos conteúdos socioculturais e do desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do educando, existem quatro elementos fundamentais a serem levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem.


Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE estes quatro elementos:

Alternativas
Comentários
  • Correta D assimilação receptiva de conhecimentos e metodologias; exercitação de conhecimentos, metodologias e visões de mundo; aplicação de conhecimentos e metodologias; inventividade.


ID
2783026
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Luckesi (in FERRARI, 2006), “A maioria das escolas promove exames que não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação, ao contrário, diagnóstica e inclusiva. Hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o estudante será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos. (...)”

(FERRARI, Márcio. Entrevista com Luciano Carlos Luckesi. In: Revista Nova Escola/Gestão Escolar, abril, 2006.)

Para evitar os problemas de avaliação apontados por Luckesi, o professor deve

Alternativas
Comentários
  •  

    Letra B

  • Gabarito (B)

    Quanto a letra D, eu creio que o erro está em dizer "para oferecer um ensino competente e de qualidade", dando a impressão que o ensino não era competente e de qualidade no início, sendo que deveria ser.

    Lembrando, é uma suposição minha...

    D) "analisar cuidadosamente os resultados alcançados nas provas e realimentar a ação pedagógica para oferecer um ensino competente e de qualidade aos estudantes."


ID
2860108
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi (2011) adverte que o currículo, num processo educativo escolar, é somente o mediador da formação do educando, nunca a finalidade da escola. Com base nessa assertiva, pode-se afirmar.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão C é dizer que as escolas, usualmente, estão focadas mais na formação do educando, na construção da sua individualidade autônoma, o que significa a busca da emancipação humana, do que no currículo.

  • B


ID
2862418
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No processo de construção de conhecimento, Luckesi (2011) define três elementos que compõem o ato pedagógico. O elemento que analisa os resultados desejados é:

Alternativas
Comentários
  • A avaliação.

  • NA LETRA C. A PALAVRA POR É UMA PREPOSIÇÃO.


ID
2862451
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Cipriano Carlos Luckesi, o processo avaliativo escolar deve ser caracterizado como sendo:

Alternativas
Comentários
  • Um instrumento diagnóstico e transparente, coerente com o que foi ensinado e trabalhado em sala, sem deixar de ser desafiador.




ID
2904664
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento de texto abaixo e complete as lacunas com a sequência de palavras CORRETAS:


Para não ser __________e ___________ , a avaliação terá de ser_________ , ou seja, deverá ser um instrumento dialético do avanço, terá de ser um instrumento de identificação de novos rumos. Enfim, terá de ser um instrumento de reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos” (Luckesi, 2002, p. 43).

Alternativas
Comentários
  • Avaliação Diagnostica: É realizada no início do processo para direcionar o trabalho do professor. Nessa fase é estudado e levantado os conhecimentos prévios dos alunos para que o professor possa verificar como colocará em prática o seu planejamento, de forma a atender as características dos alunos.

  • LETRA B

    Autoritária , conservadora, diagnóstica.


ID
2999239
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Luckesi (2011), a função ontológica da avaliação é a de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • ONTOLÓGICA = PRIMORDIAL => "ESTUDO DO SER" - Diagnosticar para poder (re)pensar as práticas didáticas. Entendendo o aluno como centro da dinâmica avaliativa.


ID
3007174
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Monitoramento e avaliação são duas ações inter-relacionadas. Segundo Luck (2013), apesar dessa inter-relação importante para a qualidade do trabalho, no entanto, apresentam especificidades que devem ser compreendidas. Assinale a opção que descreve corretamente um papel específico afeto ao monitoramento.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA B: Define a orientação de ações por objetivos.


ID
3024670
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi, a avaliação da aprendizagem, por ser uma avaliação, é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

  • Esta trata da avaliação da aprendizagem segundo Luckesi. A avaliação da aprendizagem é muito importante e fundamental, porque através desse instrumento de avaliação o professor saberá até que ponto seu aluno compreendeu e processou a informação. Para Luckesi (2011, p. 13), a avaliação da aprendizagem escolar é um ato que visa investigar a qualidade de um dado objeto de estudo para subsidiar “[...] as decisões sobre atos pedagógicos e administrativos na perspectiva da eficiência dos resultados desejados." Segundo Luckesi provas e exames, são apenas instrumentos de classificação e seleção, que não contribuem para a qualidade do aprendizado nem para o acesso de todos ao sistema de ensino. A avaliação da aprendizagem não é e não pode continuar sendo a tirana da prática educativa, que ameaça e submete a todos. Chega de confundir avaliação da aprendizagem com exames. A avaliação da aprendizagem, por ser avaliação, é inclusiva, dinâmica e construtiva. Diversos exames são excludentes, não são construtivos, mas classificatórios. A avaliação inclui, traz para dentro; os exames selecionam e excluem. 
    Portanto, a alternativa que responde corretamente a questão é a letra A. 
    A avaliação deve ser Inclusiva, dinâmica e construtiva.
    Gabarito do professor: A
    Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
  • Segundo Luckesi (2011) “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”. Assim, não podemos desvincular a avaliação do aluno do processo de ensino do professor.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3035911
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Luckesi (1994), a pedagogia não está isenta de pressupostos filosóficos, sendo necessária a indagação referente ao sentido e valor da educação na e para a sociedade.

Considerando as tendências filosóficas-políticas para a compreensão do sentido da educação na sociedade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito da qconcursos está errado. No gabrito oficial é letra D.

  • O filósofo Cipriano Luckesi (1994) identificou três tendências filosóficas de interpretação da educação: a tendência redentora, que compreende a educação como uma forma de salvar a sociedade de suas mazelas; a reprodutora, que considera o espaço escolar como um lugar de preparação para a vida em sociedade, um espaço cuja finalidade é reproduzir a sociedade tal como ela está, de modo a perpetuá-la; e a transformadora, que se dá quando o educador/a escola age como uma instância mediadora de modo a entender e viver a sociedade. 

    EDUCAÇÃO COMO REDENÇÃO, REPRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

  • O gabarito está errado, a questão correta é a letra C.

  • Sobre o fato da assertiva (C) estar errada, recorrermos ao livro do Prof. Luckesi "Filosofia da Educação" na página 49 afirmando o seguinte:

    Assim sendo, esta terceira tendência* poderá ser denominada de "crítica" tanto na medida em que não cede ao ilusório otimismo (ou seja negativa do otimismo ilusório)*, quanto na medida em que interpreta a educação dimensionada dentro dos determinantes sociais (nega o pessimismo imobilizador)*, com possibilidades de agir estrategicamente.

    *Lembrando que a terceira tendência corresponde a uma concepção de educação que visa a transformação da realidade. (Destaque nosso).

  • Letra D

    A) Na tendência da educação como redenção da sociedade, a sociedade é concebida como um conjunto de seres humanos inseridos num contexto orgânico e desarmonioso, cabendo à educação a missão de harmonizar a sociedade. Errado nessa tendência a educação resolve tudo tem função de adaptar a sociedade

    B) A tendência da educação como reprodução da sociedade tem como enfoque uma prática pedagógica de como a educação deve atuar na sociedade. Errada essa tendência apenas critica não tem proposta pedagógica são elas: violência simbólica (exclui bagagem cultural do aluno impondo-lhe a cultura dominante; Escola dualista: sustenta marginalidade escola do rico e escola do pobre; Aparelho ideológico: inculcação dominante Igreja, escola.

    C) A educação como transformação da sociedade engloba tanto o otimismo ilusório como o pessimismo imobilizador, comprometendo-se com a compreensão da educação dentro de seus determinantes sociais. Errado essa tendência desvenda contradições, a educação é uma mediação social.

    D) Na tendência da educação como reprodução da sociedade, a educação é abordada como uma instância dentro da sociedade e apenas ao seu serviço. Correta


ID
3044917
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi (2011), “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”. Assim, a avaliação do estudante não deve ser desvinculada do processo de ensino do docente. O processo de ensino-aprendizagem é muito mais complexo que isso. Neste contexto, o processo de avaliação tem por objetivo:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Julgar se os objetivos iniciais definidos no plano de trabalho do docente foram cumpridos, devendo contribuir para a análise e para a decisão de quais ações pedagógicas deverão ser tomadas durante o processo de ensino.


ID
3045640
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ananindeua - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as duas assertivas sobre os conteúdos e a avaliação no processo de ensino e aprendizagem (LUCKESI, 2011) e analise a relação entre ambas.


I- Os conteúdos de aprendizagem a serem investigados no processo de avaliação escolar são aqueles que compõem o currículo e o plano de ensino.


Ou seja,


II- os instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem deverão ter como parâmetro os conteúdos essenciais ensinados pelo professor e aprendidos pelos educandos.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    As duas são assertivas verdadeiras e a segunda complementa o sentido da primeira.


ID
3045643
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ananindeua - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as assertivas a respeito da avaliação escolar em uma perspectiva construtiva (LUCKESI, 2011), marque a alternativa correta.


I- A essência do ato de avaliar é subsidiar o processo de aprendizagem tendo por base um diagnóstico.

II- O ato de avaliar leva em conta a complexidade das variáveis que intervém na produção de resultados.

III- O foco do avaliador está centrado na busca do melhor resultado do ensino e da aprendizagem.

IV- A avaliação é pontual, se o resultado for insatisfatório, a responsabilidade é atribuída somente ao educando.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A

    Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

  • V I- A essência do ato de avaliar é subsidiar o processo de aprendizagem tendo por base um diagnóstico.

    V II- O ato de avaliar leva em conta a complexidade das variáveis que intervém na produção de resultados.

    V III- O foco do avaliador está centrado na busca do melhor resultado do ensino e da aprendizagem.

    F IV- A avaliação é pontual, se o resultado for insatisfatório, a responsabilidade é atribuída somente ao educando.

    resposta letra A


ID
3050752
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ananindeua - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas que tratam sobre a avaliação da aprendizagem como componente pedagógico (LUCKESI, 2011) e assinale a alternativa que se refere à modalidade de avaliação diagnostica.


I- A avaliação está a serviço da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno na medida em que subsidia o educador em sua atividade de gestor do ensino.

II- A avaliação justifica sua utilidade pedagógica quando é utilizada como recurso para conhecer o progresso dos alunos e o funcionamento dos processos de aprendizagem.

III- Ato de investigar a qualidade da aprendizagem dos educandos para contribuir na tomada de decisões no planejamento e na intervenção do professor quando necessário.

IV- Permite verificar a eficácia e os resultados da aprendizagem do aluno ao final do ano letivo para fins de certificação quanto à aprovação ou reprovação escolar.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    IV- Permite verificar a eficácia e os resultados da aprendizagem do aluno ao final do ano letivo para fins de certificação quanto à aprovação ou reprovação escolar.

  • A Avaliação Diagnóstica, não tem por objetivo, a aprovação ou reprovação escolar, e sim a verificação do conhecimento prévio do aluno.

  • V I- A avaliação está a serviço da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno na medida em que subsidia o educador em sua atividade de gestor do ensino.

    V II- A avaliação justifica sua utilidade pedagógica quando é utilizada como recurso para conhecer o progresso dos alunos e o funcionamento dos processos de aprendizagem.

    V III- Ato de investigar a qualidade da aprendizagem dos educandos para contribuir na tomada de decisões no planejamento e na intervenção do professor quando necessário.

    F IV- Permite verificar a eficácia e os resultados da aprendizagem do aluno ao final do ano letivo para fins de certificação quanto à aprovação ou reprovação escolar.

    RESPOSTA LETRA - A


ID
3062461
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Luckesi, avaliar é:


I. Diagnosticar.

II. Investigar.

III. Julgar.

IV. Selecionar.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Luckesi:o ato de avaliar implica dois
    processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir. Não é possível uma decisão
    sem um diagnóstico, e um diagnóstico, sem uma decisão é um processo abortado.
    Em primeiro lugar, vem o processo de diagnosticar, que constitui-se de uma constatação
    e de uma qualificação do objeto da avaliação.

    A constatação oferece a 'base material' para a segunda parte do ato de diagnosticar, que
    é qualificar, ou seja, atribuir uma qualidade, positiva ou negativa, ao objeto que está
    sendo avaliado.


ID
3062488
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi, a avaliação deve estar a serviço da:

Alternativas