Passo a passo.
1) Qual critério de avaliação ?
2) Transformar cada critério de avaliação em valores palpáveis.
3) O que fazer depois dos resultados?
1) Medida do aproveitamento escolar. (qual meio/medida será avaliado o aluno?)
Por exemplo: cada questão na prova vale 1 ponto. A prova tem 5 questões e no máximo ela vale 5 pontos de 10 (os outros 5 pontos serão de outro tipo de avaliação escolar que você criar para analisá-los em seus aprendizados em sala de aula).
2) Transformação da medida em nota ou conceito.
Durante a correção da prova, a análise qualitativa da aprendizagem do aluno se transforma em números, que somados serão a nota dele na prova com no máximo 5 questões. (Qualitativo se transforma em quantitativo)
3) Utilização dos resultados identificados.
Depois de corrigida a prova . O que fazer? Quais medidas de nivelamento para que o aluno com nota inferior possa entender o conteúdo ao ponto de tirar melhor nota? E também levar o conhecimento adquirido para a vida (análise qualitativa).
(1) No caso dos resultados da aprendizagem, os professores utilizam como padrão o "acerto" de questão. Dá-se com a contagem dos acertos do educando sobre um conteúdo, dentro de um certo limite de possibilidades, equivalente à quantidade de questões que possui o teste, prova ou trabalho dissertativo.
(2) Nesta situação também ocorre a transposição indevida de qualidade para quantidade, de tal forma que se torna possível, ainda que impropriamente, obter uma média de conceitos qualitativos.
(3) Oferecer ao educando, caso ele tenha obtido uma nota ou conceito inferior, uma "oportunidade" de melhorar a nota ou conceito, permitindo que ele faça uma nova aferição.
(2) A alteração dos resultados medidos dá-se através do estabelecimento de uma equivalência simples entre os acertos ou pontos obtidos pelo educando e uma escala, previamente definida, de notas ou conceitos.
(3) Atentar para as dificuldades e desvios da aprendizagem dos educandos e decidir trabalhar com eles para que, de fato, aprendam aquilo que deveriam aprender, construam efetivamente os resultados necessários da aprendizagem.
(1) Usualmente, na prática escolar, os acertos nos testes, provas ou outros meios de coleta dos resultados da aprendizagem são transformados em "pontos". A cada acerto corresponderá um número de pontos, previamente estabelecido, que pode ser igual ou diferenciado para cada acerto.