SóProvas


ID
2611846
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Maria da Gloria Gohn (2013), a educação contribui para a criação de uma cultura universal dos direitos humanos, para o fortalecimento dos direitos e liberdades fundamentais do ser humano. Nessa direção, avalie as afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas:


I. O Código de Ética do/a Assistente Social, Lei n° 8.662/1993, prevê entre os princípios fundamentais da profissão a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.

II. Entre os desafios para a atuação dos/as assistentes sociais na política de educação está aprofundar o debate e a garantia do respeito à diversidade humana, como direitos humanos, considerando a livre orientação e expressão sexual, livre identidade de gênero na perspectiva de uma educação não sexista, não racista, não homofóbica/lesbofóbica/transfóbica.

III. O Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC, PDI 2015-2019, prevê na organização política, pedagógica e administrativa para o seu funcionamento, a diretriz de promover ações inclusivas que visem ao acesso, à permanência e ao êxito do aluno, respeitando os direitos humanos baseados nos princípios de justiça, igualdade, cooperação e compreensão.

IV. Na Política de Educação, o conjunto das competências específicas dos/as assistentes sociais se expressam em ações e abordagens profissionais exclusivamente individuais, frente aos processos de ampliação dos direitos sociais.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas VERDADEIRAS.

Alternativas
Comentários
  • I. O Código de Ética do/a Assistente Social, Lei n° 8.662/1993, prevê entre os princípios fundamentais da profissão a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.

     

    Não seria na RESOLUÇÃO CFESS N.º 273/93?

  • Carlos sim, o codigo de etica é a resoluçao 273. Nao sei se imendaram a pergunta ou erraram colocando a lei de regulamentaçao da profissao 8662.

    O Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPB 2015-2019 está fundamentado no exercício de uma gestão democrática e descentralizada, na autonomia administrativa, financeira e didático-científica, na defesa do ensino de qualidade, público e gratuito, na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão interligados com seu compromisso social, no desenvolvimento sustentável, na igualdade de condições de acesso e permanência do discente na Instituição e no fortalecimento dos convênios, acordos de mútua cooperação, contratos e diálogos com a sociedade urbana e rural. Adota como princípios a valorização do ser humano, do respeito à liberdade intelectual e de opinião na ambiência do trabalho acadêmico, na interdisciplinaridade de ações e na busca dos avanços científicos e tecnológicos, comprometidos institucionalmente com a sociedade e sua qualidade de vida.

  • Gabarito C