SóProvas


ID
2613454
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – A produção do conhecimento,

Flávio de Campos


Estudar é semelhante ao trabalho de um detetive que investiga um determinado assunto. O bom detetive é aquele que considera o maior número de hipóteses e escolhe aquelas que julgar mais convincentes. Para fazer isso, ao contrário do que se pode pensar, é importante ter dúvidas. Todos têm dúvidas. Do mais importante cientista ao mais humilde trabalhador.

O que faz um trabalho de investigação ser bom é a capacidade de organizar essas dúvidas e tentar solucionar o maior número delas. Em qualquer área profissional, há sempre questões em aberto, onde as reflexões e as investigações ainda não obtiveram respostas conclusivas. A pesquisa dá respostas sempre provisórias. Sempre é possível ampliar e reformular essas respostas obtidas anteriormente. 

“Em qualquer área profissional, há sempre questões em aberto, onde as reflexões e as investigações ainda não obtiveram respostas conclusivas”.


A observação adequada sobre os componentes desse segmento do texto é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    “Em qualquer área profissional, há sempre questões em aberto, onde as reflexões e as investigações ainda não obtiveram respostas conclusivas.

    “Em qualquer área profissional, há sempre questões em aberto,
    onde as investigações e as reflexões ainda não obtiveram respostas conclusivas”.

    Sem mudança de sentido, portanto correta a assertiva. 

     

  • Gabarito: D

     

    O erro das outras alternativas está na palavra ''deveria''. O certo seria ''poderia ser substituído''.

  • EVITAR MÁXIMAS, GENERALIZAÇÕES

  • Resposta D

    -----------------------

    deveria ≠ poderia [ser substituído] melhor errar agora do que na prova.

     

    #MPEAL

  • Resposta: D

  • Questão típica da FGV

  • Bem FGV

  • Letra A- ERRADA – Quando se diz “Em qualquer área profissional”, está-se fazendo referência a toda área profissional. Quando se diz “Numa área profissional qualquer”, está-se escolhendo aleatoriamente uma área profissional. Ocorre que o trecho original é coerente, o que não torna obrigatória a substituição proposta pelo item.

    Letra B – ERRADA – As formas “sempre há” e “há sempre” são equivalentes em termos de sentido, o que não torna obrigatória a substituição proposta pelo item.

    Letra C – ERRADA - A expressão “em aberto” tem a acepção de “indefinido”, “sem resposta”. Já “abertas”, no contexto, dá entender o sentido de “livre interpretação”. Ocorre que o trecho original é coerente, o que não tona obrigatória a substituição proposta pelo item.

    Letra D – CERTA – Trata-se de termos coordenados entre si, cuja ordem de sequência não está ligada a nenhuma produção de sentido. A possibilidade dessa trica sem prejuízo gramatical ou semântico existe.

    Letra E – ERRADA - As formas “ainda não obtiveram” e “não obtiveram ainda” são equivalentes em termos de sentido, o que não torna obrigatória a substituição proposta pelo item.

    Resposta: D

  • "deveria" da um tom de obrigatoriedade.