-
A assimilação ocorre quando a informação é incorporada (sob forma modificada ou não) às estruturas já pré-existentes nessa dinâmica estrutura cognitiva.
-
Não estou conseguindo entender a diferença entre assimilação e acomodação =(
Se alguém puder explicar,agradeço
-
Marcelo,
A assimilação é a incorporação de novos aprendizados com base em conhecimentos pré-existentes. No exemplo da questão, todos nós nascemos com o reflexo de preensão. Então a criança quando descobre que pode pegar alguma coisa, essa descoberta não vem ao acaso. Ela é fruto de um conhecimento de base já existente que no exemplo é o reflexo de preensão.
Em um primeiro momento a criança assimila essa descoberta, o novo aprendizado. Com o passar do tempo e da prática, esse novo aprendizado já não será novo. Ele foi acomodado à estrutura cognitiva da criança. Isso se dá devido ao processo de acomodação.
Espero ter te ajudado!
-
Pense em uma festa de casamento. Em um primeiro momento você tem algo em comum (traje) com os convidados, mas só após a entrega do convite e a constatação de seu nome na lista de convidados que sua entrada foi permitida e, definitvamente, nesse momento você passou a fazer parte dos convidados que alí estão. Então, primeiramente houve uma checagem, ou seja, o processo de assimilação, e só depois você teve permissão para se inserir naquele ambiente, ou seja, processo de acomodação.
-
Jean William Fritz Piaget um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX que fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.
Piaget postulou importantes conceitos para a teoria do desenvolvimento e aprendizagem humana:
- desequilíbrio: entendendo-se a construção do conhecimento como oriunda da interação do sujeito com a realidade, quando o sujeito se depara com algo novo, ocorre uma perturbação, um processo de desequilíbrio nos esquemas já formados pelo sujeito, levando-o a reformular seus esquemas de forma a buscar novamente um estado de equilíbrio. Para isso, faz uso de dos processos de assimilação e acomodação com o objetivo de atingir estados de equilíbrio cada vez mais estáveis e duradouros.
- assimilação: é a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança.
- acomodação: é a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.
Primeiro há a assimilação, e depois a acomodação. Após algum tempo, a criança passará a dominar o novo objeto assimilado, ele será inserido na estrutura cognitiva da criança, tornando-se acomodado, e retornando-se assim, ao ponto de equilíbrio. A criança que atinge esse patamar não é a mesma, pois o seu conhecimento sobre o mundo agora é outro, maior e mais desenvolvido.
GABARITO: A
-
Em Mussen (1977), a assimilação é tomada como a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança. Já a acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado. Segundo Piaget, a adaptação só conduz a um sistema estável quando o equilíbrio entre a acomodação e assimilação foi alcançado chamado de equilibração. Quando ocorre o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação dizemos que houve adaptação.