SóProvas


ID
2614339
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado abaixo.


O planejamento estratégico está focado no futuro da organização, embora seja realizado no presente. Segundo a __________, esse planejamento deve ser um processo formal, sequencial e rígido, prescritivo e normativo.

Alternativas
Comentários
  • C)

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/planejamento-estrategico/106431/

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO  - Teoria Neoclassica

     

     principal autor - Drucker

     

     alguns autores neoclássicos não formam uma escola bem definida, mas um movimento relativamente heterogêneo que recebe denominações como Escola Operacional ou Escola do Processo Administrativo.

     

    A denominação de teoria se justifica pela retomada de algumas características da administração clássica, porém mais desenvolvida, devido a alguns testes, experimentos, antes realizados, o que não foi o caso no Clássico.

     

    As principais características da Teoria Neoclássica

     

    Ênfase na prática da administração.

    Reafirmação dos postulados clássicos.

    Ênfase nos princípios gerais de administração.

    Ênfase nos objetivos e nos resultados.

    Ecletismo nos conceitos.

    Ênfase na departamentalização.

     

    AFIRMA QUE O PLANEJAMENTO DEVE SER    um processo formal,   sequencial   e   rígido,     prescritivo e  normativo.

     

    O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos e como alcançá-los. O estabelecimento dos objetivos é o primeiro passo do planejamento. Há uma hierarquia de objetivos para conciliar os objetivos simultâneos em uma organização, cobrindo objetivos organizacionais, políticas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas. Em sua abrangência, o planejamento ocorre em três níveis: estratégico, tático e operacional. Existem quatro tipos de planos: procedimentos, orçamentos, programas ou programações e normas ou regulamentos.

     

    A organização é a função administrativa que consiste no agrupamento das atividades necessárias para realizar o planejado. Quanto à sua abrangência, a organização pode ocorrer em três níveis: nível global (desenho organizacional), nível departamental (desenho departamental) e nível das tarefas e operações (desenho de cargos e tarefas).

     

    A direção é a função administrativa que orienta e guia o comportamento das pessoas na direção dos objetivos a serem alcançados. É uma atividade de comunicação, motivação e liderança e refere-se a pessoas. Em sua abrangência, a direção ocorre em três níveis: nível global (direção), nível departamental (gerência) e nível operacional (supervisão).

     

    O controle é a função administrativa que busca assegurar se o planejado, organizado e dirigido cumpriu os objetivos pretendidos. O controle é constituído por quatro fases: estabelecimento de padrões, observação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva para eliminar os desvios. Em sua abrangência, o controle pode ocorrer em três níveis: estratégico, tático e operacional. E muitas coisas mais podem ser faladas a respeito do assunto em questão, apenas seria preciso vontade de fazê-lo.

  • Escola do Design - A formação de estratégia é vista como um processo de concepção. Busca uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas, a fim de posicionar a empresa em seu ambiente. A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação de outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia.

    Escola Ambiental - A formação da estratégia é vista como um processo reativo. A organização é passiva, reage ao ambiente, isto é, cria estratégias a partir do que o ambiente apresenta. As organizações não visam umas as outras diretamente; em vez disso, é o ambiente que estabelece os critérios de adequação. Nesta escola, ambiente significa tudo o que não é a organização. Assim, os processos de estratégias são desenvolvidos pela percepção que se tem do ambiente.

    A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.

    A teoria neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração. A teoria têm como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry. Esta nomenclatura é utilizada apenas no Brasil, fora do Brasil, pode-se associar essa escola de pensamento à abordagem teórica proposta por Drucker, que é considerada uma ruptura com a abordagem vigente. As teorias depois de Drucker são chamadas de "modernas" por ser ele reconhecido como "pai da administração moderna", embora o termo "administração moderna" seja mais abrangente que a proposta de Chiavenato.

     

  • GAB C 

    Função administrativa NeoclássicaPODC

    1. Planejamento
    2. Organização
    3. Direção
    4. Controle.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Gabarito: Letra C.

     

    A Escola do Planejamento Estratégico e os conceitos de estratégia surgem como teorias administrativas por meio da Teoria Neoclássica, à partir da década de 1960. 

    Segundo a Teoria Neoclássicao planejamento estratégico consiste em um processo formal de abordagem fortemente prescritiva e normativa que estabeleça a estratégia (maneira) para se alcançar os objetivos propostos.

    Gabarito: C.

    A estratégia neoclássica sofreu críticas no futuro, principalmente pela Teoria da Contingência, a qual considera o ambiente e sua influência sobre a organização, o que demandará um comportamento reativo no estabelecimento da estratégia. 

    Assim, a Teoria Contingencial inova a estratégia organizacional, a qual deixa de seguir uma abordagem prescritiva e normativa, assumindo um posicionamento contingencial, reativo ao ambiente. À partir da Teoria da Contingência, surgem:

    Escola ambiental: consideram o ambiente como um ator geral que estimula a organização, ser passivo, a reagir às forças ambientais por meio do planejamento estratégico.

    Escola do design: a estratégia deve ser única, desenhada para cada organização, a qual buscará adequar os fatores internos aos fatores externos da organização, chamada também de escola da adequação.