-
Sequência de erros:
Segundo Michael Porter, estratégia de diferenciação requer um empenho muito grande por parte da Organização. É Investir em equipes qualificadas, ter acesso a pesquisas, alta tecnologia; a autoridade deve ser mais descentralizada (o que gera decisões mais flexíveis, porém não tão rápidas nas organizações, e isso gera mais riscos e mais custos). Há vários riscos quando uma empresa adota a estratégia de diferenciação. Alguma delas: diferença de custos entre um concorrente e outro, já que o alto custo, em decorrência de muito investimento, pode afugentar compradores que irão tender a optar pelo menor custo em detrimento de adquirir uma marca diferenciada.
-
Estratégias genéricas de porter: liderança em custos (empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos/serviços em seu mercado);
diferenciação (produtos com características únicas); e foco no enfoque (estratégia de nicho, foca seus esforços em um pequeno mercado).
As três estratégias competitivas genéricas:
· Liderança no custo total/liderança em custo (o lance é reduzir o seu custo, para que possa liderar a indústria neste aspecto, mantendo seu espaço no mercado);
· Diferenciação (aspectos do produto que sejam considerados únicos pelo cliente);
Enfoque (ou foco) (está centrada não na vantagem estratégica a ser obtida frente à indústria, mas no alvo estratégico
GAB ERRADO
-
Tecnologias de produção de uso fácil, manutenção de autoridade centralizada e alto nível de padronização de operações são características da estratégia genérica de LIDERANÇA DE CUSTOS, aquela que torna uma organização competitiva por meio de produtos mais baratos do que os dos concorrentes.
(Professor Rafael Barbosa)
-
Para responder a esta questão pensei o seguinte: Nas organizações contemporâneas, é alto o nível de padronização de operações?
Não. A estrutura das organizações modernas estão sendo cada vez mais flexíveis, com mais autonomia e menos padronização.
-
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER
LIDERANÇA EM CUSTOS
- Empresa busca ser mais eficiência e vantagem competitiva
DIFERENCIAÇÃO
- Quando a empresa possui produtos com características únicas na percepção dos clientes
-- Ex. Apple
FOCO / ENFOQUE / ESTRATÉGIA DE NICHO
- Empresa foca em mercados pequenos, conseguindo vantagem nele.
-- Ex. Ferrari (foco em carros de alto desempenho)
Resumindo: As estratégias do custo e diferenciação buscam a vantagem competitiva em um limite amplo de segmentos industriais e a estratégia de enfoque busca uma vantagem de custo ou diferenciação em um segmento estreito. (Moreira, 2016)
At.te, CW.
ELISABETE DE ABREU E LIMA MOREIRA. Administração Geral e Pública para Concursos. Editora JusPodivm, 2016.
RODRIGO RENNO. Administração Geral para Concursos. 2ª edição. Editora Método, 2015.
-
3 estratégicas genéricas de Porter: custos, diferenciação e enfoque ou nicho.
Na diferenciação, a empresa apresenta um produto ou serviço único no mercado. Por ser único, é provável que ele exija um sistema produtivo mais complexo, e que os custos de operação sejam mais elevados, por haver menos padronização na geração dessas ofertas.
A questão trouxe elementos condizentes com a estratégia de custos.
-
Organizações contemporâneas não tendem a ter autoridades centralizadas, tão pouco padronizações de operações de forma genérica, conforme exposto. Partindo destes dois pontos já se percebe que a questão caminha para a acertiva ERRADA, não deixando de complementar a reposta com as observações importantíssimas dos demais colegas.
-
3.11. Estratégias Genéricas de Porter
Entender as cinco forças competitivas possibilita ao gestor escolher a melhor estratégia para sua organização. De acordo com Porter, as três principais estratégias genéricas são: liderança em custos, diferenciação e foco (ou enfoque).26
Liderança em custos – Nessa estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, entre outras. Essa posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.
Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.
Foco ou Enfoque – Também é chamada de estratégia de nicho. Nessa situação, a empresa foca seus esforços em um mercado pequeno(seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou essa estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela Fiat).
FONTE: Porter, Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência, 1986.
-
Erradíssimo. Esse conceito está mais para produção em massa. Estratégia de Liderança em Custo.
Empresas que adotam estratégias de diferenciação são mais orgânicas e estimulam muito à criatividade.
-
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER
Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.
-
Gabarito ERRADA
"Em organizações que adotam estratégia genérica de diferenciação, é comum observar tecnologias de produção de uso fácil, manutenção de autoridade centralizada e alto nível de padronização de operações."
Essas são caracteristicas da liderança em custo.
RESUMO DE ADM E GP.
https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1?usp=sharing
-
MNEMÔNICO que aprendi aqui no QC para as Estratégias Genéricas de Porter:
LI FO DI
LI: LIderança no custo total;
FO: EnFOque ou FOco
DI: DIferenciação
-
G. ERRADO
Estratégicas GENÉRICAS de PORTER e
Eu EN DI CU
ENFOQUE
DIFERENCIAÇÃO
CUSTO
Aprendi aqui no QCONCURSO com os colegas!
-
-
São as 3 Estratégias Genéricas de Porter
1) Liderança em Custos
2) Diferenciação: Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que a possibilite cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Esta empresa, com seus produtos inovadores como o Iphone e Ipad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca, etc.
3) Enfoque
Fonte: Estratégia
-
Gabarito ERRADO.
A questão conceitua a estratégia genérica de Liderança em Custos.
Dica para não confundir Diferenciação e Nicho:
Diferenciação: Produto diferenciado. Ex: Ferrari
Nicho/ enfoque: Mercado diferenciado. Ex: Veganos
Bons estudos!
-
"Em organizações que adotam estratégia genérica de diferenciação, é comum observar tecnologias de produção de uso fácil,manutenção de autoridade centralizada e alto nível de padronização de operações."
Essas são caracteristicas da liderança em custo.
-
Essas são características da liderança em custo. A estratégia de diferenciação requer investimentos de uso exclusivo, autoridade descentralizada, para se ajustar mais rapidamente as necessidades do cliente, e não há padronização de operações, o que ocorre é flexibilização dos processos.
-
O enunciado descreve características de uma organização voltada para a estratégia de liderança em custos (tecnologias de produção de uso fácil, centralização das decisões e padronização de operações).
As empresas voltadas para diferenciação adotam uma posição estratégica direcionada a criar características percebidas pelos clientes como únicas capazes de justificar, na percepção de seu público alvo, um desembolso financeiro maior pelo produto, ou seja, o pagamento de preço premium. O apelo desses produtos ocorre geralmente na qualidade, na força da marca, na qualidade dos insumos, dentro outros fatores. Em geral, trata-se de empresas inovadoras que adotam tecnologia de produção “de ponta”, organizam-se por meio de equipes de trabalho que gozam de um alto nível de autonomia (descentralização das decisões) e buscam uma customização de seus produtos, o que impede na maior parte das situações um alto nível de padronização de operações.
Gabarito: Errado
-
Gab: ERRADO
PADRONIZAÇÃO está ligada à liderança em FOCO.
- Estratégicas Genéricas de Porter.
- Liderança em Custo: Enfatiza-se o PREÇO. --> Preços baixos.
- Foco: Enfatiza-se os NICHOS DE MERCADO. --> Eficiência e padronização;
- Diferenciação: Enfatiza-se o PRODUTO. --> Características únicas.