SóProvas


ID
2616031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a gestão e estrutura de organizações.


As atividades de controle voltadas às áreas internas de uma organização são conhecidas como controles administrativos, que podem referir-se, por exemplo, a análises de relatórios de vendas.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     

    A partir do conceito de controle interno, pode-se estabelecer uma distinção entre controles contábeis e controles administrativos segundo Attie (1985, p.61):

     

    Controles Contábeis compreendem o plano de organização e todos os métodos e procedimentos relacionados com a salvaguarda do patrimônio da propriedade dos registros contábeis”.

     

    Controles Administrativos – compreendem o plano de organização, bem como os métodos e procedimentos relacionados com a eficiência das operações, voltadas para a política de negócios da empresa e, indiretamente, com os registros financeiros.

  • Está certa a assertiva. 

    "...análises de relatórios de vendas"
    ... entendi que esse trecho representa um exemplo dentro de uma das etapas do controle no que diz respeito ao processo administrativo que é monitorar, acompanhar, de forma a mensurar o desempenho da organização na busca pela consecução dos seus objetivos. 

    Bons estudos! 

  • 7.3. Uso de Controles e Indicadores de Produtividade
    O controle é um dos processos mais importantes no trabalho de um administrador. Para que esse controle possa ser feito, utilizamos diversos tipos de indicadores de gestão.
    Para Graças Rua,9 os indicadores são:
    Indicadores não são simplesmente dados, mas uma balança que nos permite “pesar” os dados ou uma régua que nos permite “aferir” os dados em termos de qualidade, resultado, impacto etc. dos processos e dos objetivos dos eventos. Os indicadores são medidas, ou seja, são uma atribuição de números a objetos, acontecimentos ou situações, de acordo com certas regras.
    Dessa maneira, os indicadores são medidas que nos facilitam entender o funcionamento e o andamento de um processo, de um produto ou serviços da organização. De acordo com a mesma autora:10
    De uma maneira simplificada, os indicadores são medidas que representam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, de um serviço, de um produto ou da organização como um todo.
    Assim, usamos indicadores para nos ajudar no planejamento e no controle das organizações.11 Essas ferramentas nos auxiliam na busca dos resultados e na melhoria dos processos das empresas e dos órgãos públicos.
    Além disso, o uso de indicadores pode melhorar muito a qualidade das decisões de um gestor. Ele poderá analisar se suas ações estão surtindo efeito, se os processos estão ou não melhorando, identificar áreas e processos problemáticos e determinar onde os recursos devem ser empregados.

     

    Fonte: 10 Rua, s.d.
    11 Tribunal de Contas da União, 2009.

  • No caso, acredito que seria um exemplo de controle posterior

  • Quando li na assertiva "controle voltadas às áreas internas" e "controles administrativos" logo me v,eio à mente aquela classificação do controle quanto à posição do órgão controlador (controle interno e controle externo), então pensei que se tratasse de uma questão de administração pública. Depois, quando li  análises de relatórios de venda lembrei que na adm. Geral tb existe um conceito para controle interno:

     

    Controles internos são  criado para controlar as atividades da empresa, evidenciar e proteger com segurança e fidelidade o seu patrimônio. Portanto, no conceito de controle interno temos 2 palavrinhas-chave: atividades e patrimônio, ambas integram a classificação de controle interno, que é controle administrativo  e controle  contábeis.

     

    Controles Administrativos –  São os controles INTERNOS voltados aos interesses da operação da empresa e compreendem o plano de organização e os métodos e procedimentos relacionados com a eficiência das operações, voltadas para a política de negócios da empresa e, indiretamente, com os registros financeiros. 

     

    Como exemplo dos controles administrativo:

     

    -Seleção de pessoal

    - Treinamento de pessoal;

    - Análise das variações entre valores orçados e incorridos;

    - Análises estatísticas de lucratividade por linha de produtos;

    - Controle de qualidade;

    - Controle dos compromissos assumidos, mas ainda não realizados economicamente.

    -Relatórios de vendas, etc.

     

    Controles Contábeis - São os controles INTERNOS que se relacioanam diretamente com o patrimônio e registros da empresa  e compreendem o plano de organização e todos os métodos e procedimentos relacionados com a salvaguarda do patrimônio da propriedade dos registros contábeis.

     

    São exemplos de controles contábeis:

    - Auditoria interna.

    - Boletim de caixa

    - Folha de pagametno

    - Sistemas de conferências, aprovação e autorização;

    - Segregação de funções;

    - Controles físicos sobre ativos;

     

    Perceba que a assertiva conceitua o controle administrativo: "atividades de controle voltadas às áreas internas de uma organização" (CERTO)  e cita a "análises de relatórios de vendas" como sendo um exemplo de  atividades de controle administrativo (CERTO). Portanto, o gabarito é CORRETO.

     

  • Outras classificações do controle:

    - Controle Administrativo: controle interno, autotutela;

    - Controle Legislativo: político e financeiro (TCU);

    - Controle Judiciário: jurisdicional (modelo inglês).

  • As atividades de controle voltadas às áreas internas de uma organização (CERTO, controle voltadas às áreas internas é o controle interno) são conhecidas como controles administrativos (CERTO controle administrativo é uma classificação do controle interno) que podem referir-se, por exemplo, a análises de relatórios de vendas (CERTO, o relatório de vendas é um tipo de controle administrativo, que por sua vez é um controle interno)

  • Tipos de controle:

     

    * Controle estratégico: controle dos lucros e perdas, análise do retorno sobre o investimento.

    * Controle tático/administrativo: controle orçamentário, contabilidade de custos, relatórios financeiros

    * Controle operacional: Disciplinar: (deve ser esperado, impessoal, imediato, consistente, limitado ao propósito,informativo)

     

    Fonte: Aulas da profº Giovanna Carranza

  • Na assertiva, para como é construida do ponto di vista sintatico, passa a ideia que: controle aministrativo = controle interno. Que as duas definições sejam sinonimas uma da outra: "as atividades de controle interno são conhecidas como controle administrativo".

    Invez é claro que o controle interno seja muito mais abrangente, por incluir controle operacional, estrategico e muito mais ainda.

    Por esse motivo a assertiva é logicamente incorreta, mesmo sendo considerada certa pela banca CESPE

  • O comentário do Emanuel Salvado está perfeito!

  • Só p/ complementar

    Tipos de controle: 

    Controle estratégico: É o complemento do planejamento estratégico.

    Controle Tático ou CONTROLE ADMINISTRATIVO: São os controles praticados nas áreas funcionais como RH, marketing, suprimentos e etc. Produzem informações estratégicas especializadas e possibilitam a tomada de decisões nas áreas específicas.

    Controle Operacional: Controle que focaliza as atividades e o consumo de recursos.

     

    Fonte: Ponto dos Concursos. (Resumido)

  • GABARITO: Certo. 

    A questão trata, corretamente, do controle como função administrativa, que pode envolver a organização, suas áreas, recursos, resultados, etc.

    Prof. Carlos Xavier

  • Controle de relatórios de vendas - Controles administrativos.

    CERTO

  • O controle administrativo é aquele estudado pela Administração e que é realizado dentro das organizações (não se confunde com controle judicial ou legislativo, por exemplo). A análise de relatórios de vendas é um bom exemplo de controle administrativo.

    Gabarito: CERTO

  • Gabarito: Certo

    A questão trata, corretamente, do controle como função administrativa, que pode envolver a organização, suas áreas, recursos, resultados, etc. 

    Bons estudos!

    ==============

    Materiais Gratuitos: portalp7.com/materiais

    Mapas Mentais: portalp7.com/mapas

    Organize-se: portalp7.com/planilha

    Bizu: portalp7.com/bizu