SóProvas


ID
2616034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a gestão e estrutura de organizações.


As dimensões que constituem a ferramenta BSC (balanced scorecard) incluem a mensuração da aprendizagem organizacional, que permite gerar indicadores sobre os fatores críticos de sucesso para a organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

     

    VEJAM OUTRAS PARA AJUDAR:

     

     

    (Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Analista de Processos)

    .

    BSC é uma ferramenta que visa traduzir a missão e a estratégia da empresa em objetivos e medidas organizadas em perspectivas financeiras, dos clientes, dos processos internos e, por fim, do aprendizado e do desenvolvimento.(CERTO)

     

    ----------             -------------

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TRT - 10ª  - Prova: Analista Judiciário - �rea Administrativa)

     

    O BSC (Balanced Scorecard) possui perspectivas bem definidas: financeira, processos internos, inovação, clientes e aprendizagem e crescimento.(CERTO)

     

     

    Bons estudos!!!!!!!!!

  • Certo

     

    Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.


    Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização.

     

    Rennó

     

    Processe FCC - > Macete do meu amigo Cassiano

  • QUESTÃO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: BALANCED SCORECARD. 

  • |> Perspectiva Financeira;
    |> Perspectiva dos Clientes;
    |> Perspectiva de processos Internos;
    |> Perspectiva do aprendizado e do crescimento; Identifica as medidas que a empresa deve tomar de modo a se capacitar para os desafios futuros. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Dessa forma, as empresas devem treinar e desenvoltar seu pessoal, desenvolver sistemas melhores e procedimentos que alinhem os incentivos aos objetivos corretos.

    Fonte: Administração para concursos. Rodrigo Rennó (Cap. 3.18)

  • O BSC é uma ferramenta de gestão que tem início na visão da empresa, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e medição dos resultados atingidos

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/balanced-scorecard-bsc-uma-ferramenta-de-gestao/12951/

  • São componentes do BSC:


     

    1- Mapa estratégico;

     

    2- Objetivos estratégicos;

     

    3- Indicadores;

     

    4- Metas;

     

    5- Planos de ação

     

    Considerando que recentemente o BSC tem sido utilizado como instrumento para criar organizações focadas na estratégia, existem cinco princípios que devem ser observados:

     

    1- Expressar a estratégia em termos operacionais: transmitir e comunicar os objetivos globais às pessoas de maneira consistente e significativa.

     

    2- Alinhar a organização com a estratégia:  as organizações existem para criar sinergia. Para que o desempenho organizacional seja mais do que a soma de suas partes, as estratégias individuais devem estar conectadas e integradas, gerando benefícios adicionais que não poderiam ser alcançados caso as unidades de negócio trabalhassem individualmente.

     

    3- Fazer da estratégia a tarefa diária de cada pessoa: todo indivíduo deve compreender a estratégia e trabalhar no seu dia-a-dia de tal forma que busque melhorar processos e auxiliar no sucesso da implementação da estratégia.

     

    4- Fazer da estratégia um processo contínuo: deve haver um sistema de retroação (feedback contínuo), viabilizando a aprendizagem e adaptação da estratégia.

     

    5- Mobilizar a mudança através da liderança de executivos: a estratégia requer envolvimento de todos os executivos na busca do sucesso da estratégia. Deve haver uma mobilização generalizada e a implementação da estratégia deve ter foco nas iniciativas de mudança.

     

    Conclusão

     

    O BSC é uma importante ferramenta que faz parte da gestão estratégica de uma organização. Entre suas vantagens está o  fato de considerar indicadores além dos financeiros e de buscar alinhamento foco na estratégia organizacional.

     

     

    http://www.adminconcursos.com.br/2014/04/blanced-scorecard.html

  • Item certo.

     

    A execução da ferramenta BSC atinge inicialmente a perspectiva do APRENDIZADO E CRESCIMENTO, para depois, por uma relação de causa-efeito, atingir a perspectiva dos PROCESSOS INTERNOS, em que se encontram os processos críticos para o sucesso da empresa.

  • Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.45
    Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização. A seguir podemos ver um diagrama que representa as quatro perspectivas do Balanced Scorecard – BSC.

    Figura 3.18 – Balanced Scorecard   (Fonte: Kaplan e Norton 1996)
    Nesse contexto, as perspectivas podem ser descritas assim:
    Ø Perspectiva financeira – analisa o negócio do ponto de vista financeiro. Relaciona-se normalmente com indicadores de lucratividade,46 como receita líquida, margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros. Indica se a estratégia da empresa está se traduzindo em resultados financeiros.
    Ø Perspectiva dos clientes – nesse ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Essa perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que permitirão atingir resultados superiores no futuro.
    Ø Perspectiva de processos internos – identifica os processos críticos que a empresa deve focar para ter sucesso. Ou seja, mapeia os processos que causam o maior impacto na satisfação dos consumidores e na obtenção dos objetivos financeiros da organização.47 Devem ser melhorados os processos existentes e desenvolvidos os que serão importantes no futuro.
    Ø Perspectiva do aprendizado e do crescimento – identifica as medidas que a empresa deve tomar de modo a se capacitar para os desafios futuros. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais.

  • Tenho simpatia por essa ferramenta administrativa. 

    Certo.

  • Gab. Certo

     

    O BSC complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.

     

    Fonte. Material do Estratégia.

  • Nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização.

     

    Rennó

  • Perspectiva de processos internos= identifica os processos  críticos que a empresa deve focar para ter sucesso.

  • Macete BSC que aprendi aqui no qconcursos:

    APRENDI com o CLIENTE sobre o CRESCIMENTO DO PROCESSO INTERNO FINANCEIRO do BSC.
    > Financeira
    > Clientes
    > Procesos internos
    > Aprendizagem e crescimento

  • Gabarito Certo.

     São quatros as perspectivas (ou dimensões) do BSC:  - Financeira;  - Clientes;  - Processos internos;  - Aprendizado e crescimento. Essa última, refere-se aos conjutos de conhecimentos necessários para que a organização mantenha-se competitiva no presente e, sobretudo, para que posso obter vantagem competitiva no futuro. À partir dessas duas visões de necessidades instrucionais, ou seja, presentes e futuras, é possível criar indicadores que apontem o nível de alcance e a proeficiência da organização na gestão dos fatores críticos de sucesso, que nada mais são que elementos de observação obrigatória para a sobrevivência para o sucesso das organizações.

     

    fonte: facebook.com/admfederal

  • BSC - perspectiva de aprendizagem e crescimento: direciona a sua atuação para as pessoas e para as infraestruturas de pessoas necessárias ao sucesso  da organização.  Indicadores: desenvolvimento de competências de equipe, índices de renovação dos produtos, desenvolvimento de processos internos, infraestrutura tecnológica, cultura organizacional e clima para ação.

  • CERTO!

     

     

    Dimensão CRESCIMENTO E APRENDIZADO

  • ELEMENTOS DO BSC : MIMP

    MAPAS ESTRATÉGICOS

    INDICADORES

    METAS

    PLANO DE AÇÃO

  • https://www.youtube.com/watch?v=YdFRecJv4nQ

    ve esse video o cara manja na explicação do BALANCED SCORECARD

  • CERTO

    No modelo de Kaplan e Norton (balanced scorecard) existem quatro perspectivas:

    - financeira

    - clientes

    - processos internos

    - aprendizado e crescimento.

     

    Perspectiva do aprendizado e do crescimento – identifica as medidas que a empresa deve tomar de modo a se capacitar para os desafios futuros. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Dessa forma, as empresas devem treinar e desenvolver seu pessoal, desenvolver sistemas melhores e procedimentos que alinhem os incentivos aos objetivos corretos.

    RODRIGO RENNÓ (2013)

  • alias, fatores criticos estao em qualquer perspectiva do bsc..

  • O item está CERTO.

     

    O BSC uma ferramenta que busca integrar e relacionar os elementos, objetivos e perspectivas que geram valor ao longo do tempo e que refletem a própria estratégia da organização. Sob a orientação de quatro perspectivas amplas, o Balanced Scorecard foca naquilo que realmente cria valor para a organização:

     

    Finanças: “Para satisfazer nossos acionistas, que objetivos financeiros devem ser atingidos?” - ótica do acionista;

    Clientes: “Para atingir nossos objetivos financeiros, que necessidades dos clientes devemos atender?” - ótica do cliente;

    Processos internos: “Para satisfazer nossos clientes e acionistas, em quais processos internos devemos ser excelentes?”; - ótica do acionista e do cliente; e

    Aprendizagem/inovação/crescimento organizacional: “Para atingir nossas metas, como nossa organização deve aprender e inovar?” - ótica da organização.

     

    Em especial, a perspectiva "aprendizagem/inovação/crescimento organizacional" busca identificar capacidades de que a empresa deve dispor para conseguir processos internos capazes de criar valor para clientes e acionistas, ou seja, fatores críticos de sucesso para a organização.

  • Professor horrível. Demora um filme para responder. Tempo de concurseiro vale ouro.

  • GAB.: CERTO

    .

    CESPE - 2018 - STM - Técnico Judiciário - Área Administrativa: Balanced scorecard é um sistema de medição de desempenho que se baseia em quatro perspectivas de análise complementares: finanças, processos internos, clientes, e aprendizado e inovações (ou crescimento). C.

    CESPE - 2018 - STJ - Técnico Judiciário – Administrativa: O balanced scorecard é uma ferramenta para gestão do desempenho e, em sua elaboração, devem ser incluídas as perspectivas financeira, de processos, do cliente e de aprendizagem para a organização. C.

    Quadrix - 2020 - CRN - 2° Região (RS) - Assistente Administrativo: O balanced scorecard é uma metodologia de gestão que pode ser utilizada para medir o desempenho de uma empresa. C.

  • O BSC possui quatro perspectivas de análise de desempenho: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Em todas essas perspectivas teremos indicadores para mensurar o desempenho da organização.

    Os fatores críticos de sucesso são aqueles aspectos considerados essenciais para a implantação da estratégia e podem estar associados a diferentes perspectivas.

    Gabarito: CERTO

  • GABARITO: CERTO

    Balanced scorecard (BSC): 

    - Cliente: "Para alcançar nossa visão, como devemos ser vistos pelos clientes?";

    - Financeiro: "Para ter sucesso financeiramente, como nós devemos aparecer para os nossos investidores?";

    - Processos Internos do Negócio: "Para satisfazer os clientes, em quais processos devemos nos sobressair?";

    - Aprendizado e crescimento: "Para alcançar nossa visão, como sustentar a habilidade de mudar e progredir?".

     

    FONTE: Teoria Geral da Administração, Idalberto Chiavenato