SóProvas


ID
2616130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

      Em uma organização, recente pesquisa de clima organizacional revelou que determinada equipe de trabalho enfrenta problemas relativos à liderança e ao reconhecimento dos servidores. Com receio de que tais dificuldades possam impactar negativamente as atividades da unidade, estrategicamente importantes para o desempenho do órgão, o setor de gestão de pessoas decidiu intervir.

Nessa situação hipotética,


incentivar a participação dos servidores nos processos de tomada de decisão da área constituirá estratégia gerencial eficaz caso eles não possuam as qualificações e a motivação necessárias à realização das tarefas do setor.

Alternativas
Comentários
  • Se os servidores não possuem as qualificações necessárias para realizar as tarefas, incluí-los na tomada de decisão não será suficiente para suprir essa carência, certo?

     

    Gabarito ERRADO

  • errado

    confomre Camila Vieira

  •  [...] caso eles não possuam as qualificações e a motivação necessárias à realização das tarefas do setor.

    ERRADO.

  • Se o cara não é qualificado as chances dele só falar merda são enormes, não ajudando em nada na tomada de decisão da empresa. E nem se quer daria pra motivar o coitado, pois não poderia ser aderida a ideia do doidin.

  • Erradoo

     

    Processos de tomada de decisão pressupõem que os envolvidos nela possam possuir não só a qualificação para o trabalho, como a motivação necessário. 

    Ter um funcionário incompetente e desmotivado no processo de tomada de decisões pode comprometer a qualidade da decisão tomada.

  • Isso iria é causar um problema maior, pois além de ele realmente não ajudar em nada, ele ainda iria ficar mais frustrado e desmotivado, pois a falta de qualidade dele seria exposta para todos.

  • Gente, mole mole essa!

    ERRADO, é claro!!!!

  • Vamos utilizar um pouco de conteúdo teórico nos comentários. 

    A Teoria Situacional de Hersey e Blanchard faz uma relação entre motivação x capacidade do funcionário. Assim, o líder deve lidar com esse funcionário de forma específica para cada caso:

    - motivação baixa + capacidade baixa = Estilo 1: Narrar/Determinar/Dirigir (Alto comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): é o estilo para grupos com a menor maturidade (M1). Nesse caso, o líder orienta claramente as tarefas a serem realizadas.

    - motivação alta + capacidade baixa = Estilo 2: Vender/Guiar/Persuadir (alto comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): Quando a maturidade está entre baixa e moderada (M2), esse é o estilo ideal. Nele, o líder, ao mesmo tempo em que convence as pessoas, apoia o seu desenvolvimento, pois elas possuem baixa capacitação;

    - motivação baixa + capacidade alta = Tipo 3: Participar (baixo comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): é o estilo correto para a maturidade de média a alta (M3). Aqui, o papel do líder é muito mais de apoiar as pessoas, enfatizando a criação de motivação, do que de dirigi-las para a realização das tarefas, já que elas são capazes;

    - motivação alta + capacidade alta = Tipo 4: Delegar (baixo comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): trata-se do estilo adequado para liderar pessoas com o maior nível de maturidade (M4). Nessa condição, a maturidade dos liderados permite que eles executem os planos com maior liberdade e menor controle, possibilitando ao líder a delegação das tarefas.

    Ou seja, a questão fala de baixa motivação e baixa capacidade. Dessa forma, a postura deveria ser adotar o estilo 1: Narrar/Determinar/Dirigir.

    Referência: Carlos Xavier.

  • kkkkkkkkkkkkkk que materiazinha TOSCA ! 

  • FDP ESSA MATÉRIA! QUE ÓDIO!

  • Juliana Camargo, qual foi a bibliografia referente ao seu comentário?

    humildade é tudo!

  • Boa noite galera

    Q: Errada.

     

    Qual foi minha lógica de raciocínio...

    A questão se trata praticamente de um estudo de caso então vamos lá,

    Problemas: Relacionados com a liderança e de reconhecimento.

    Intervir com a tomada de decisão até seria uma posivel solução(se tratando do reconhecimento), mas só seria eficiente se o pessoal fosse capacitado para isso, o que não é o caso, diante disso já poderiamos marcar como errada, mas outra questão que ao meu ver também caracteriza um erro, é afirmar que isso aumentaria a motivação (dando certeza), quando uma questão afirmar que algo leva a motivação já é 90% de chance de estar errada pois grande parte parte dos autores afirmam que a motivação é intríseca e o que motiva um pode não motivar o outro.

    Espero ter ajudado!

  • Se os colaboradores estão desmotivados, o gestor deve utilizar as técnicas motivacionais, como teoria dos dois fatores, teoria de Maslow, teoria do reforço, etc, e se eles não são qualificados, o gestor deve treiná-los.

  • Leiam apenas o comentário do Reinaldo Sousa. Gab Errado

  • Se o camarada não tem capacitação e nem motivação, de acordo com a Teoria Situacional de Liderança, o estilo do gestor deverá ser o diretivo. Logo, neste caso, não há como se falar em delegação.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Errado.

    É necessária uma liderança mais diretiva (Hersey e Blanchard) caso as pessoas não saibam nem estejam motivadas. 

    Questão comentada pelo Profª. Kátia Lima

  • se quer faz sentido. É tipo o concurseiro q quer fazer simulado/resolver provas anteriores sem ter estudado a disciplina