SóProvas


ID
2616172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil.


A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite corresponde ao princípio da eficiência, que é associado à administração pública.

Alternativas
Comentários
  • O conceito da questão é o da Legalidade, vejm o conceito abaixo de Legalidade de acordo com Hely Lopes Meirelles:

     

    Como leciona Hely Lopes Meirelles: “a legalidade, como princípio de administração, significa que o administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se à responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso”.

     

    Portanto questão "Errada"

     

  • GABARITO ERRADO

     

    CORRIGINDO A QUESTÃO:

     

                              A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite corresponde

                              ao princípio da LEGALIDADE, que é associado à administração pública.

     

    ► Princípio da Legalidade

     

             → O agente público só faz aquilo que a lei expressamente autoriza, permite ou determina.

  • Errado

     

    Complementando os demais comentários:

     

    Legalidade: de acordo com os ensinamentos de Hely Lopes Meirelles, a legalidade, como principio básico de todo Direito Público "significa que o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum".

     

    Impessoalidade: também denominado de princípio da finalidade, que impõe ao administrador público a obrigação de somente praticar atos para o seu fim legal, ou seja, aquele indicado pela norma e pelo Direito, não devendo buscar a realização de fins pessoais.

     

    Moralidade: não se trata de moral comum, mas, jurídica, que traz ao administrador o dever de não apenas cumprir a lei formalmente, mas cumprir substancialmente, procurando sempre o melhor resultado para a administração.

     

    Publicidade: trata-se da divulgação oficial do ato para o conhecimento público. De início, todo ato administrativo deve ser publicado, cabendo o sigilo somente em casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior da Administração.

     

    Eficiência: ainda de acordo com os ensinamentos de Hely Lopes Meirelles, o princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja prestada com presteza e rendimento funcional, exigindo a concretização de resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.

  • Que misturada!

     

    O LIMPE é uma combinação interessante de letras, formada por alguns princípios encontrados na Constituição Federal da República Federativa do Brasil. São eles, respectivamente, os princípios:

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

     

    Princípio da Legalidade

    A Legalidade está no alicerce do Estado de Direito, no princípio da autonomia da vontade. É um dos mais importantes para a Administração Pública. Baseia-se no Art. 5º da CF, que diz que "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei",  pressuposto de que tudo o que não é proibido, é permitido por lei. Mas o administrador público deve fazer as coisas sob a regência da lei imposta. Portanto, só pode fazer o que a lei lhe autoriza. Ele não pode se distanciar dessa realidade, caso contrário será julgado de acordo com seus atos.

     

    Princípio da Eficiência

    O administrador tem o dever de fazer uma boa gestão. É o que esse princípio afirma. O representante deve trazer as melhores saídas, sob a legalidade da lei, bem como mais efetiva. Com esse princípio, o administrador obtém a resposta do interesse público e o Estado possui maior eficácia na elaboração de suas ações. Esse princípio anteriormente não estava previsto na Constituição e foi inserido após a Emenda Constitucional nº 19/98, relativo a Reforma Administrativa do Estado.

  • O CONCEITO DE EFICIÊNCIA TEM VÁRIAS FACETAS:  fazer cierto as coisas - custo-benefício

    eforço pela economicidade ---  leva ao resultado eficiência (indicadores no sistema de gestão de suprimentos)

     

    SEGUNDO O IAGP - GESPÚBLICA - 2016 

    envolve a comparação das necessidades de atuação com as diretrizes e os objetivos propostos e com o instrumental disponibilizado. É alcançada por meio de procedimentos adotados no desenvolvimento de uma ação ou na resolução de um problema e tem em perspectiva o objeto focalizado e os objetivos e finalidades a serem atingidos.

     

    SEGUNDO Hely Lopes Meirelles, o princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja prestada com presteza e rendimento funcional, exigindo a concretização de resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.

     

     

     

  • Corresponde ao Princípio da Legalidade.

  • Sinceramente o avaliador dormiu no ponto ao colocar essa questão.
    Nós agradecemos!

     

  • Só para lembrar uma Díficil que você erra elimina uma fácil que você acertou...

     

  • Resposta: ERRADO

    O princípio é o da legalidade.

  • Mentira.

  • ERRADO

     

    A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite corresponde ao princípio da LEGALIDADE, que é associado à administração pública.

     

    " A ideia de eficiência proxima-se da de economicidade. Visa-se atingir objetivos traduzidos por boa prestação de serviços, do modo mais simples, mais rápido e mais econômico, melhorando a relação custo/benefício da atividade da administração pública."

     

    - Direito Administrativo, Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, ed. 2013.

  • Fazer o que é LEGALIdade.

  • ERRADO.

    Não fiz prova do STM e vinha vendo muitas pessoas dizendo que tiraram 80 ou 90 pontos.

    Agora estou entendo o motivo da nota de corte ter sido tão elevada, boa parte das questões são simplesmente RIDÍCULAS de fácil, ahhahaha.

    Como essa !

  • A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite corresponde ao princípio da legalidade, que é associado à administração pública.

  • Nossa,que questãozinha... Bem INHA mesmo

  • ADM PÚBLICA: Só pode fazer o que a lei autoriza.

    ADM PRIVADA: Só o que a lei não proibe.

  • "A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite corresponde ao princípio da eficiência, que é associado à administração pública."

    "A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite corresponde ao princípio da legalidade, que é associado à administração pública."

  • Resposta: ERRADA.

    Corresponde ao principio da Legalidade.

  • Gab Errada

    Legalidade

    " Com efeito, o administrador público somente pode atuar conforme determina a lei, amplamente considerada, abarcando todas as formas legislativas - desde o próprio texto constitucional até as leis ordinárias, complementares e delegadas. Dessa forma, pode-se estabelecer que, no Direito Administrativo, se aplica o princípio da subordinação à lei. 

  • refere-se ao princípio da legalidade.

  • LEI = LEGALIDADE

  • Sem muitas delongas ( legalidade)

  • Gab Errada

    Princípio da Legalidade:

    Decorre da existência do Estado de Direito, como uma Pessoa Jurídica responsável por criar por criar o direito, no entanto, submissa ao ordenamento jurídico por ela mesmo criado e aplicável a todos os cidadãos.

    Não havendo previsão legal, está proibida a atuação do ente público e qualquer conduta praticada ao alvedrio do texto legal será considerada ilegítima.

    A atuação pode ser expressa ou implicitamente prevista em lei, diante da possibilidade de edição de atos administrativos discricionários.

    É colorário da regra de indisponibilidade do interesse público

    A atuação administrativa se limita à vontade legal = Vontade do povo, manifestada por meio de seus representantes.

    Não se confunde a legalidade, com o princípio da reserva legal que determina a aplicação de determinada espécie normativa a uma atuação definida no texto constitucional.

  • Princípio da Legalidade

  • Gabarito E

    Corresponde ao princípio da legalidade, uma vez que o agente público deve agir conforma a legislação, isso inclui, até mesmo as decisões discricionárias, uma vez que o campo de visão dessas decisões, apesar de ter margem de conveniência e oportunidade, não podem ser contrárias à lei. Por outro lado, os indivíduos pertencentes à coletividade em geral podem fazer tudo aquilo que a lei não proíbe.

  • Legalidade

  • Gabarito: Errado

    Questão: A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite corresponde ao princípio da eficiência/legalidade, que é associado à administração pública.

  • A obrigação do agente público de fazer apenas aquilo que a lei permite corresponde ao princípio da legalidade.

    Gabarito: Errado

  • Princípio da legalidade e é o que a lei manda, não o que permite

  • Eficiência: De acordo com os ensinamentos de Hely Lopes Meirelles, o princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja prestada com presteza e rendimento funcional, exigindo a concretização de resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.

    Galera só pra lembrar  princípio da eficiência é o mais recente dos princípios constitucionais da Administração Pública brasileira, tendo sido adotado a partir da promulgação, da Emenda Constitucional nº 19, de 1998. Se cair na prova fiquem ligados.

  • Corresponde ao princípio da legalidade e não da eficiência... Portanto, ERRADO!

  • ERRADO

    Trata-se do princípio da legalidade.

  • Legalidade.

  • legalidade

  • Legalidade: SER LEGAL COM A LEI 

  • Tudo que for conforme a Lei, trata se de Princípio da Legalidade

  • A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite corresponde ao princípio da LEGALIDADE, que é associado à administração pública.

  • Errado. Trata-se do princípio da Legalidade.

    Legalidade dos particulares x Legalidade dos agentes públicos:

    Particulares (art. 5°): O que não é proibido, é permitido;

    Agentes públicos (art. 37): Só faz o que a lei manda.

    Legalidade x Reserva Legal (imagine uma pizza):

    Legalidade: Pizza completa, com as fatias das LC, LO, Decretos, Resoluções, emendas à Constituição, medidas provisórias...

    Reserva Legal: Somente as fatias relacionadas à lei em seu sentido material (LC, LO...)

    .

    Erros? Mande uma mensagem.

  • RESPOSTA CORRETA:

    PRINCÍPIO DA LEGALIDAE.

    PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA É O DE FAZER MAIS GASTANADO MENOS.

  • Essa Cespe é cheia de pegadinha kkkkkk Tou calejado já. Se estiver fácil. desconfie!

  • Legalidade – Administração pública tem que estar subordinada à lei. Pode fazer apenas o que a lei permite. Administração privada pode fazer tudo aquilo que a lei não proíbe. 

  • Errado, legalidade.

    Seja forte e corajosa.

  • "Só existe Estado democrático de direito se, ao mudarem os agentes políticos de um Estado, os seus agentes administrativos efetivos possuam garantias para exercerem com imparcialidade a sua função Pública. Se assim não for, tais agentes não estão sujeitos à vontade da lei e, sim, à vontade e caprichos de cada agente Político que assume ao poder."

    (Carlos Nelson Coutinho)

    #NÃOoacorrupção

    #NÃOapec32/2020

    #NÃOaoapadrinhamento

    #estabilidadeSIM

    COBRE DOS SEUS DEPUTADOS E SENADORES NAS REDES SOCIAIS !

    VOTE DISCORDO TOTALMENTE NO SITE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS! SEGUE O LINK:  

    https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2262083

    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=142768

  • Legalidade > Adm. Pública > Faz só o que tá na lei.

    Adm. Privada > Pode fazer o que a lei não proíbe.

    Eficiência > Fazer o melhor com o minimo de recursos.

  • Está relacionado à INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO

  • Gab: ERRADO

    Quando a questão faz referência ao fato de que o agente público só pode fazer o que estiver previsto em LEI, está se referindo ao Princípio da Legalidade.

  • GABARITO: ERRADO.

    PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA

    Compreende-se “eficiência” por quando o agente cumpre com suas competências, agindo com presteza, perfeição, buscando sempre o melhor resultado e com o menor custo possível, no sentido econômico-jurídico.

    • Portanto,

    Exige desfecho satisfatório, em tempo razoável, em prol do interesse público e segurança jurídica.

    Exige o direcionamento da atividade e dos serviços públicos à efetividade do bem comum.

    O núcleo do princípio da eficiência no direito administrativo é a procura da produtividade e economicidade.

    [...]

    ____________

    Fontes: Politize; Questões da CESPE.

  • "Somente permitido em lei"

    Então logicamente o princípio vai ser *Legalidade*

  • legalidade

    PMAL 2021

  • PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

  • Tipo de questão p tu não zerar a prova

  • Principio da Legalidade restrita, onde a Adm só faz aquilo que a lei permite .

  • PRINCIPIO DA LEGALIDADE É O SEGUINTE;

    O ADMINISTRADOR SO PODE AGIR MEDIANTE AUTORIZAÇÃO LEGAL..

    OU SEJA, VOCE SO PODE FAZER AQUILO QUE A LEI EXERCER...

  • PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

  • A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite corresponde ao princípio da LEGALIDADE , que é associado à administração pública.

  • LEGALIDADE

    ·        Agente público (art. 37, CF): Atuação do servidor deve ser pautada de acordo com a lei.

    ·        Cidadão (art. 5, II, CF): Pode fazer tudo que a lei não proibir.

  • LEGALIDADE

    ITEM: E

  • Seá que vai cair na minha prova?
  • legalidade

    cespe, meu fã !