SóProvas


ID
2616175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil.


A visão do cidadão como cliente para os serviços públicos ofertados pelo Estado é típica da administração pública gerencial.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     

    Inserida num conjunto mais amplo, a reforma do aparelho do Estado tem uma estratégia e dinâmica própria, como reforma dirigida para o Estado enquanto organização e seu pessoal. Esta reforma tem como objetivos fundamentais:

     

    • redefinir o papel do Estado, fortalecendo as suas funções na regulação dos mercados e no fomento às atividades sociais de interesse da coletividade;

     

    aumentar a capacidade administrativa do Estado, modernizando a administração pública e voltando-a para a busca da eficiência e da qualidade no atendimento aos cidadãos;

     

    Fonte: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/cadernosmare/caderno15.pdf.

  • A administração pública gerencial é aquela onde suponhamos que o Estado funcione como uma empresa, cujos serviços são destinados aos cidadãos e que possui como princípios características a eficiência nos serviços, na avaliação de desempenho e no controle dos resultados.

  • Mais precisamente o modelo gerencial com foco no consumidor (consumerism), modelo que faz parte  dos outros três de administração pública gerencial:

    - Modelo gerencial puro

     

    - Modelo com foco no consumidor

     

    - Modelo PSO (Public Service Orientation)

  • A Administração gerencial atua com o foco no resultado, no caso da Administração pública o objetivo é o atendimento das necessidades do cidadão, sendo que o cidadão é visto como cliente que recebe o serviço público. Foi implantada no Brasil após a era da Administração Burocrática, e veio para desburocratizar o sistema público brasileiro.  É semelhante à gestão privada. Não possui regime rígido, e sim adapatável ao atendimento das necessidades do cidadão-cliente.

  • ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.

     

  • CERTO

     

    " A Administração Pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. Os resultados das ações do Estado são considerados bons – não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a Administração Pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas."

     

    - Augustinho Paludo, 2013.

  • Nova Administração Pública ( New Public Management - NPM) - Adm Pública Gerencial


    Três principais fases dessa reforma/processo evolutivo:


    1 ) Gerencialismo Puro (managerialism) : cidadão contribuinte e mero pagador de impostos .

    Descentralização do aparelho de Estado, que separou as atividades de planejamento e execução do governo e transformou as políticas públicas em monopólio dos ministérios;

    Privatização das estatais;

    Terceirização dos serviços públicos;

    Regulação estatal das atividades públicas conduzidas pelo setor privado;

    Uso de ideias e ferramentas gerenciais advindas do setor privado. 


    2 ) Consumerismo (consumerism): cidadão usuário dos serviços, satisfação do cliente

    "O consumerism consistiu numa segunda resposta, uma reorientação do gerencialismo puro mais voltada à racionalização tendo como ponto central a questão da satisfação das necessidades dos cidadãos/consum idores de serviços públicos. A ênfase deste modelo é uma estratégia de qualidade, a ser controlada pelo programa Citizen's Charter, cujos resultados apoiavam-se em medidas tais como descentralização, estímulo à competitividade, modelos contratuais flexíveis e direcionados para a qualidade.


    3 ) PSO (public service orientation): cidadão com direitos e deveres.

    Os princípios do PSO são temas como a equidade, a justiça, a transparência, a accountability, bem como a participação popular.

    A descentralização no PSO não é vista somente como uma maneira de melhorar os serviços prestados, mas como um meio de possibilitar a participação popular, criando-se uma arena que aumente a participação política dos cidadãos. 


    Fonte -> meus resumos com base em Rennó e Paludo.


    Resposta da questão: certa! dentro do consumerismo, que faz parte da adm pública gerencial, percebemos nitidamente o cidadão como cliente.

  • GERENCIAL = controle dos resultados

    Burocrática = controle dos processos

  • A preocupação com o cliente está sim relacionada com a Nova Gestão Pública (chamada como o 'paradigma do cliente"). Havia um diagnóstico de que a gestão pública não buscava atender ao seu usuário da melhor forma, e que o Estado deveria focar seus esforços em atender melhor ao "cliente".

    Gabarito: certa 

    fonte: Rodrigo Rennó - www.estrategiaconcursos.com.br

  • A visão do cidadão como cliente é um dos estágios da NPM (modelo gerencial). Você lembra qual é o estágio? Consumerism!

    Resposta: CERTO

  • CERTO

    Nova Administração Pública (Gerencial)- três modelos complementares:

    Gerencialismo puro: cidadão visto como um contribuinte ou pagador de impostos.

    Consumerismo: cidadão visto como usuário ou consumidor.

    Public Service Orientation: cidadão visto como um cliente.

  • GABARITO: CERTO
    "O termo cliente tem sua origem no setor privado e influenciou fortemente a reforma do Estado. A insatisfação do cliente-usuário com os serviços públicos no período pré-reforma de 1995 era notória. Os serviços prestados pela Administração Pública eram considerados ineficientes, caros e de pouco valor para o usuário.
    Sem desconsiderar a iniciativa de Helio Beltrão através do Programa Nacional de Desburocratização (1979), foi com o advento da administração gerencial (novo gerencialismo público) que a orientação para o cliente-cidadão foi incorporada à Administração Pública (de forma lenta, gradual e contínua)."

    Fases do gerencialismo:
    1a Puro (Managerialism) > contribuinte FOCO EM REDUÇÃO DE CUSTOS
    2a Consumerismo (Consumerism) > cliente-consumidor FOCO EM QUALIDADE
    3a PSO (Public Service Orientation) > cidadão FOCO EM ACCOUNTABILITY

    FONTE: Administração Pública - Augustinho Paludo - 3ª Ed. (2013)

  • CESPE - A visão do cidadão como cliente para os serviços públicos ofertados pelo Estado é típica da administração pública gerencial.

    CESPE - O modelo gerencial, motivado pela busca de meios capazes de enfrentar a crise fiscal do Estado e torná-lo mais eficiente, surgiu no Brasil na segunda metade do século XX.

    CESPE - No âmbito da administração pública gerencial, os controles a posteriori dos resultados devem ser extremamente severos.

    CESPE - Na administração pública gerencial, a responsabilização dos administradores pelos atos decorrentes do exercício da função pública é procedimento essencial à defesa dos princípios republicanos (DESCENTRALIZAÇÃO)

    CESPE - O modelo de administração pública gerencial respondeu à expansão das funções econômicas e sociais da sociedade com uma proposta de diminuição do tamanho do Estado.

    CESPE - a reforma gerencial visava enfatizar a profissionalização e o uso de práticas de gestão do setor privado.