SóProvas


ID
2616466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca do Oracle 12C, julgue o próximo item.


Especialmente voltado para o armazenamento de dados de sistemas de suporte a decisão (DSS) e data warehouse, os dados no Oracle podem ser armazenados em uma nova área opcional denominada In-Memory (IM). A IM é um suplemento que substitui a system global area (SGA), pois se sobrepõe ao cache de buffer do banco de dados, permitindo alto poder de processamento ao varrer dados colunares rapidamente por meio de vetorização.

Alternativas
Comentários
  • FONTE: Estratégia Concursos - https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-do-stm-analista-de-sistemas-banco-de-dados-bi-e-bpm/

    Vamos começar relembrando alguns conceitos. Uma Instância Oracle contém memória e conjunto de processos em background. A memória é dividida em duas áreas distintas: System Global Area (SGA) e Program Global Area (PGA). O Oracle cria processos servidores para lidar com os pedidos de processamento dos usuários conectados à instancia. Uma das mais importantes tarefas do Processo Servidor: ler blocos de dados de objetos a partir de datafile dentro de um buffer do banco de dados que por padrão, armazena os dados no buffer cache do banco de dados Oracle em formato de linha.

    A partir do 12c o Oracle Database Release 1 (12.1.0.2) adicionou uma nova área opcional na SGA chamado de In-Memory, que são objetos armazenados com o novo formato In-Memory Column Store (IM column store). A IM Column store é opcional e armazena cópias das tabelas, partitions, colunas, materialized views (objetos especificados como INMEMORY usando DDL) em um formato especial de colunas otimizadas para leituras rápidas.

    A IM column store é um suplemento em vez de ser um substituto para o cache de buffer do banco de dados. A IM column store não substitui o buffer cache. Mas ambas as áreas de memória podem armazenar os mesmos dados em formatos diferentes e não é necessário para objetos armazenados na IM column store serem carregados no buffer cache do banco de dados, ou seja, os objetos são armazenados unicamente na IM column store. Sendo assim, temos uma afirmação incorreta.

  • GAB: ERRADO

    No Oracle Database 12c Release 1 (12.1.0.2) temos uma nova feature denominada: In-Memory. Pensando em otimizar buscar e manter blocos em memória para acesso mais rápido e por mais tempo a Oracle cria esta feature Oracle In-Memory que possuí uma nova área de memória que armazena dados de forma colunar, utilizando apenas a memória como armazenamento.

    Relatórios analíticos com consultas complexas que trabalham em grandes tabelas com alto(milhões) volume de dados são beneficiadas por esta feature.

    O Oracle In-Memory acelera consultas analíticas, permitindo decisões de negócios em tempo real. Usando banco de dados In-Memory, as empresas podem instantaneamente executar análises e relatórios que antes levavam horas ou dias. Isso é possível devido a uma arquitetura única "dual-format" que permite que dados sejam mantidos, tanto no formato de linha existente no Oracle, para operações OLTP, e também um formato novo de coluna puramente na memória, otimizados para o processamento analítico

    A parte errada da questão é : A IM é um suplemento que substitui a system global area (SGA), pois se sobrepõe ao cache de buffer do banco de dados, permitindo alto poder de processamento ao varrer dados colunares rapidamente por meio de vetorização.

    http://ronaldolmartins.blogspot.com/2016/07/oracle-database-12c-in-memory.html

  • Fonte: