SóProvas


ID
2616760
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com base em conhecimentos sobre economia, mais especificamente sobre a Teoria do Consumidor, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D (incorreta).

     

    De acordo com a Teoria do Consumidor, o equilíbrio do consumidor ocorre quando a quantidade consumida é aquela em que o preço marginal de reserva é IGUAL ao preço efetivo de mercado.

  • Quanto maior o preço marginal de reserva, maior a ânsia para continuar consumindo até que o preço marginal de reserva se iguale ao preço de mercado. Ao atingir esse equilíbrio, o consumidor não vê mais vantagem em continuar comprando.

  • complementando:

    gráfico sobre a alternativa "B" (que está correta):

    https://financasfaceis.files.wordpress.com/2010/01/consumer-surplus.png

     

    fica mais fácil enxergar o conceito!

    bons estudos!

  • A) Correto. Segundo o livro de Microeconomia, do Varian, preço de reserva é a quantidade máxima que uma pessoa está disposta a pagar por alguma coisa. Ele é o preço máximo que a pessoa aceitará pagar por um bem e ainda assim compra-lo. Em outras palavras, o preço de reserva de uma pessoa é o preço em relação ao qual essa pessoa é indiferente entre comprar ou não comprar o bem.


    B) Correto. A questão extraiu o conceito do livro ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos “O excedente do consumidor é o benefício líquido que o consumidor ganha por ser capaz de comprar um bem ou serviço. É a diferença entre a disposição máxima a pagar por parte do consumidor e o que ele efetivamente paga."


    C) Correto. A questão alterou a forma que normalmente se conceitua utilidade marginal sem incorrer em incorreções, dito de outra maneira, segundo o livro ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos, a Utilidade Marginal é a satisfação adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem, e decrescente, porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome.


    D) Errado. O consumidor atinge o equilibro quando maximiza seu nível de utilidade, dada sua restrição orçamentária, nesse ponto a curva de indiferença é a mais alta possível (que representa o maior nível de bem-estar que pode ser alcançado). Ou seja, o consumidor estará maximizando sua utilidade quando sua reta orçamentária tangenciar sua curva de indiferença. Fonte: ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos.


    Gabarito: Letra “D".