SóProvas


ID
2616973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.


Na organização de arquivos, o princípio da proveniência fundamenta os principais procedimentos.

Alternativas
Comentários
  • O princípio da PROVENIÊNCIA, também conhecido como princípio do respeito aos fundos, defende que arquivos de entidades diferentes não devem se misturar uns aos outros quando ocuparem o mesmo espaço. Este princípio fundamenta a organização de arquivos, em especial arquivos permanentes, onde é comum a reunião de arquivos de entidades distintas.

     

    GABARITO --> CERTO

     

    FOCO! FORÇA! FÉ! Chegaremos Lá!

    DEUS É FIEL!!

  • Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

  • Gabarito CERTO

     

    Proveniência OU Respeito aos Fundos – É o princípio teórico-metodológico fundamental da teoria arquivística, pois ele é gerador do fundo arquivístico que é o objeto de trabalho desta, sendo este princípio traduzido na ideia de que “... os arquivos produzidos por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras” (Dicionário arquivístico - 2004)

                           

          **** Proveniência = arquivos de um entidade DEVEM manter a sua individualidade (=não misturar) em razão do produtor. ****

     

    Princípio proveniência serve de BASE para a organização de documentos correntes ou históricos, OU SEJA, é base teórica para o processo de classificação e arranjo de fundos que são as funções essenciais e fundamentais quando nos referimos a arquivo, assim, o desrepeito deste gera uma perca inestimável ao arquivo, uma vez que leva a perda do valor mais importante que é o valor probatório.

     

    (FCC/TRT3/2015) O Código de Deontologia do Conselho Internacional de Arquivos, em seu segundo item, dispõe que os arquivistas tratam, selecionam e mantêm os arquivos no seu contexto histórico, jurídico e administrativo, respeitando, desse modo, o princípio da PROVENIÊNCIA;

  • Intuitiva a questão, acertei na prova sem certeza e um pouco tenso, em casa marquei de olho fechado kkk

  • Gab: Certo

    Princípio da Proveniência (ou Procedência ou Respeito aos Fundos) afirma que não se deve misturar arquivos de entidades/pessoas distintas.

  • PROVENIÊNCIA OU RESPEITO AOS FUNDOS
    -> Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    -> O princípio da Proveniência, ou do Respeito aos Fundos, estabelece que os documentos de arquivo devem ser reunidos tendo como critério principal a sua origem, ou seja, devem ser reunidos conforme a instituição que os produziu.

    CERTA!!

  • Princípio da Proveniência (ou Procedência ou Respeito aos Fundos) - VIGA MESTRA da arquivologia

  • Princípio da proveniência ou respeito aos fundos.

  • GABARITO: CERTO 

     

    O princípio da proveniência, também conhecido como princípio do respeito aos fundos, defende que arquivos de entidades diferentes não devem se misturar uns aos outros quando ocuparem o mesmo espaço. Este princípio fundamenta a organização de arquivos, em especial arquivos permanentes, onde é comum a reunião de arquivos de entidades distintas.

     

    fonte: gran cursos online

  • O princípio da Proveniência determina que os documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outra instiuição, sob pena de perda do seu valor probatório.

    Os procedimentos adotados nos arquivos (classificação, protocolos, avaliação, arquivamento, etc) devem ter como base o interesse administrativo no acesso e uso da informação, ou seja, devem ser executados sempre para atender às necessidades da instituição que produziu o documento, considerando que este é direta e intimamente ligado às suas atividades. Sendo assim, a ligação entre o documento e a instituição produtora jamais pode ser ignorada, conforme determina o princípio da Proveniência.

    Gabarito do professor: Certo
  • CERTO

     

    " O Princípio de Proveniência pode ser compreendido como o alicerce que sedimenta a Arquivística e, portanto, consiste em um conceito de grande notoriedade nessa área."

     

    obs: Esse princípio defende que arquivos de entidades diferentes não devem ser mesclados.

     

     

    FERREIRA, Letícia Elaine. O fundo de arquivo e o princípio de proveniência: uma observação entre a teoria e a prática. 2012. 

  • Tanto o princípio da proveniência quanto o princípio da ordem original fundamentam a classificação e a organização dos documentos.

  • Gab certo

    Princípio da Proveniência: Princípio basilar aos demais. Um dos princípios fundamentais da Arquivologia. Provém da mesma fonte. Um arquivo da instituição X não pode ser misturados com os arquivos da Instituição Y 

  • CERTO! 

     

     

    Principio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. 

     

     

    Princípio viga mestra da arquivistica 

     

    Fonte: Petrachini

  • Quando leio "provêniencia" me vem a cabeça,prover,que se relaciona cuidados e assim,em arquivologia,se vc não tem cuidado( seja em qualquer campo) já lasca tudo rs.
  • Certo!
    O princípio da Proveniência determina que os documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outra instiuição, sob pena de perda do seu valor probatório.


    Os procedimentos adotados nos arquivos (classificação, protocolos, avaliação, arquivamento, etc) devem ter como base o interesse administrativo no acesso e uso da informação, ou seja, devem ser executados sempre para atender às necessidades da instituição que produziu o documento, considerando que este é direta e intimamente ligado às suas atividades. Sendo assim, a ligação entre o documento e a instituição produtora jamais pode ser ignorada, conforme determina o princípio da Proveniência.

  • O príncipio da proveniência é o Kiko, ele NÃO SE MISTURA a essa gentalha. 

  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos: Princípio basilar da arquivologia. Consiste em deixar os documentos de determinada instituição ou pessoa agrupados sem misturá-los aos arquivos provenientes de outras administrações, instituições ou pessoas (físicas ou jurídicas). Fixa a identidade do documento relativamente a seu produtor. Por esse princípio, [...] os arquivos originários de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta. Princípio básico da Arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

     Fundo aberto: fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade
     
     Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.

  • O Princípio de Proveniência pode ser compreendido como o alicerce que sedimenta a Arquivística e, portanto, consiste em um conceito de grande notoriedade nessa área."

    obs: Esse princípio defende que arquivos de entidades diferentes não devem ser mesclados.

  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos:


    Este é o mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa. Como veremos mais adiante, os documentos de arquivo são complementares, e possuem mais valor quando em seu conjunto. O arquivo deve refletir a organização e funcionamento de seu produtor, razão pela qual não deve ser alterado (ter documentos retirados, acrescidos de forma indevida ou misturados com os de outras pessoas ou instituições).


    Ao conjunto arquivístico de uma pessoa ou entidade chamamos de “fundo arquivístico”.


    fonte: apostila de Adm Geral, Giovana Carranza

  • O princípio da proveniência e o resultado de sua aplicação — o fundo de arquivo — impõem-se à arquivologia, pois esta tem como objetivo administrar documentos de pessoas físicas ou jurídicas. GAB CERTO. Sendo que o motivo principal para a existência do arquivo é servir de fonte de prova e informação sobre seu produtor, essa característica se perde quando o documento é misturado aos de outras entidades, tornando o arquivo "inútil". Então a observância deste princípio na elaboração e estudos de arquivos é critério imprescindível (imposto) aos profissionais.

  • CERTO

     

    É considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo.  Todas as intervenções arquivísticas ocorrem sob a égide da proveniência, pois evita danos graves e irreparáveis à organização dos arquivos que há tempos atrás eram dispostos por tema ou outro fator qualquer. 

  • Os procedimentos adotados nos arquivos (classificação, protocolos, avaliação, arquivamento, etc) devem ter como base o interesse administrativo no acesso e uso da informação, ou seja, devem ser executados sempre para atender às necessidades da instituição que produziu o documento, considerando que este é direta e intimamente ligado às suas atividades. Sendo assim, a ligação entre o documento e a instituição produtora jamais pode ser ignorada, conforme determina o princípio da Proveniência

  • PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA (TEMA OU ASSUNTO) vai contra o PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA

  • Esse principio da proveniencia eh o Big Boss kkkkkkkk

  • o princípio da proveniência mantem os documentos orgânicos da instituição sem misturar com

    outros documentos, portanto, fundamenta todos os procedimentos. Sem ele, tudo seria aplicado em fundos

    misturados, o que causaria a perda da relação orgânica.


    CERTO


    FONTE: Professor Ronaldo Fonseca

  • Nunca se esqueça: o princípio da proveniência é o fodão da galera! :)


    Avante!

  • É o princípio basilar.

  • isso é verdade porque esse princípio diz que os documentos de um mesmo fundo devem permanecer juntos e não podem ser misturados aos documentos de outros fundos. Sem essa “organização primária”, seria impossível aplicar qualquer outro procedimento porque teríamos um fundo parcial ou um fundo misturado com outro fundo. Na prática, seria assim:

    Um cidadão chega no Ministério da Educação e pede: posso ver os documentos do Ministério da Educação?

    Aí o arquivista responde: pode, mas só temos metade deles, o resto não sabemos onde está e o que temos está misturado com os documentos da Presidência da República. Pode ser? Pode ser Pepsi?

    Não, né? É isso que aconteceria e é por isso que o princípio da proveniência fundamenta os outros procedimentos. É um princípio basilar.

    -“Ah, professora, eu gosto de pepsi”

    Resposta: certa

  • Willy was here"

  • GABARITO: CERTO

    O princípio da Proveniência determina que os documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outra instiuição, sob pena de perda do seu valor probatório.

    Os procedimentos adotados nos arquivos (classificação, protocolos, avaliação, arquivamento, etc) devem ter como base o interesse administrativo no acesso e uso da informação, ou seja, devem ser executados sempre para atender às necessidades da instituição que produziu o documento, considerando que este é direta e intimamente ligado às suas atividades. Sendo assim, a ligação entre o documento e a instituição produtora jamais pode ser ignorada, conforme determina o princípio da Proveniência.

    FONTE: Mayko Gomes, Professor de Arquivologia, de Arquivologia

  • Proveniência = Respeito aos fundos

    Proveniência Territorial = Territorialidade

  • O primeiro princípio da classificação, ou seja, em ordem de importância, os princípios que devem nortear a classificação de documentos são o da 1 proveniência e o segundo, o da 2 ordem original.

  • Exato, pois ele tem como primazia o respeito aos fundos, tornando-se sinônimo.

  • o princípio da proveniência é tipo o chuck norris, o pika das galaxyas da arquivologia. Na dúvida, marque proveniência.

    O princípio da proveniência ou respeito aos fundos é a base da arquivística e deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes. É respeitando esse princípio que os arquivos são organizados por fundos de documentos, de modo a se respeitar a sua origem; isto é, os documentos são podem ser misturados a outros fundos.