SóProvas


ID
2617018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à preservação e conservação de documentos.


Nas áreas de armazenamento de documentos, deve-se dar preferência à luz solar para a iluminação do ambiente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    Qualquer exposição à luz, mesmo que por pouco tempo, é nociva e o dano é cumulativo.

     

    Fonte: Arquivologia Facilitada 2ª edição

  • Gabarito ERRADO (indicado usar luz artificial devido a possibilidade de controle dos parametros desta);

     

    Erro da questão esta em afirmar que seria mais aconselhavel a luz solar, mas esta tbm danifica os documentos (ASSIM como todas as outras formas de iluminaão) e a fim de proteger os documentos da radiação ultravioleta (UV) da luz solar, deve-se monitorar os níveis de luminosidade do local e utilizar persianas, cortinas ou filtros nas janelas E PARA PROTEGER os doct da incidência de luz proveniente de lampadas fluorescentes, que também emitem radiação UV, é necessário aplicar, sobre os tubos ou luminárias, filtros bloqueadores.

    Assim é recomendando pelo CONARQ (Recomendações para construção de arquivos (Conarq)) o uso de iluminação artificial, pois esta pode ser melhor controlada (controle de UVA, UVB, Intensidade etc) o que propiciaria uma melhor conservação dos documentos de arquivo.

     

    (UFSM/2017) No que diz respeito a  localização do edificio sobre o terreno, deve-se observar a influência que o ambiente externo exercera sobre o interno, ou seja, o projeto de construção deve considerar o posicionamento da construção em relação a incidência de luz solar, alem da localização da vegetação nos arredores, que pode causar riscos de raios, termitas, danos estruturais pelas raízes, queda de folhas, galhos e frutos e incidência de sombras, que poderào ocasionar acumulo de umidade nas paredes (Certo).

  • Não deve haver luz do dia na área de armazenamento de documentos, pois ela acelera o desaparecimento das tintas e enfraquece o papel.

    Gab.: ERRADO

  • proteger os documentos e suas embalagens da incidência
    direta de luz solar, por meio de filtros,
    persianas ou cortinas;

    GABARITO: ERRADO

  • ERRADA!!

    – A luz do sol pode queimar, amarelar ou ressecar papéis e outros materiais;
    – A luz artificial também possui radiações que podem danificar os documentos; porém, em menor intensidade do que a luz do sol.

  • Luz irá danificar o documento!

  • ERRADO

     

    "A luz solar é altamente prejudicial aos documentos, e deve ser evitada nos ambientes de arquivo. Esta é uma das questões mais cobradas em provas do Cespe/UnB."

     

    - Profº Elvis Correia Miranda.

  • nuuuuuuunca

  • Gabarito Errado

     

    As radiações luminosas podem causar sérios dados aos materiais. As prateleiras das estantes devem estar perpendiculares às janelas, de forma a evitar a incidência direta das radiações sobre os materiais.Os níveis de iluminação adequados para as áreas de trabalho e de leitura são em torno de 800 lux. 

     

     

  • A Luz solar está proibida.
  • ERRADO.

     

    Não é recomendável a instalação de arquivos em local em que haja incidência de luz solar sobre os documentos, pois a mesma,  emite radiação ultravioleta que queima e amarela os materiais sobre o qual ela incide.

     

    Bons estudos

  • luz solar danifica os documentos!

  • A luz solar, assim como qualquer radiação luminosa, é prejudicial aos documentos, pois a mesma acelera o processo de deterioração de suas fibras.

    Nos ambientes de armazenamento, qualquer luz deve ser evitada, e somente deve-se utilizar o estritamente necessário para guarda ou retirada do documento de seu local de guarda. Quando em ambientes de exposição, os documentos devem estar sob luz com filtros especiais, e não se deve tirar fotos com flash.

    Gabarito do professor: Errado
  • A luz solar emite radiação ultravioleta que queima e amarela os materiais sobre o qual ela incide. Não é diferente com relação aos documentos, o que nos leva a entender que não é recomendável a instalação de arquivos em local onde haja incidência de luz solar sobre os documentos.

    Marilena Leite Paes: “A luz do dia deve ser abolida da área de armazenamento, porque não só acelera o desaparecimento das tintas, como enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com parcimônia.”

  • “A luz do dia deve ser abolida da área de armazenamento, porque não só acelera o desaparecimento das tintas, como enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com parcimônia.”

    Marilena Leite Paes

  • A banca tentou dar uma enganada quando especificou a luz que poderia ser utilizada nas áreas de armazenamento de documentos.

    Na verdade nenhum tipo de luz é recomendável. Nem a luz solar nem a artificial.

    Vamos ficar atentos...

  • A luz solar, assim como qualquer radiação luminosa, é prejudicial aos documentos, pois a mesma acelera o processo de deterioração de suas fibras.

    Nos ambientes de armazenamento, qualquer luz deve ser evitada, e somente deve-se utilizar o estritamente necessário para guarda ou retirada do documento de seu local de guarda. Quando em ambientes de exposição, os documentos devem estar sob luz com filtros especiais, e não se deve tirar fotos com flash.

    Gabarito do professor: Errado

  • De acordo com Marilena Leite Paes a luz do dia deve ser retirada dos docs, pois facilita a perda das tintas.

  • Quanto mais o documento fica exposto à iluminação e quanto maior a intensidade, maior os danos causados. O tipo de radiação a ser evitada é a ultravioleta (lâmpadas de mercúrio e sódio emitem bastante raios ultravioletas). No caso de iluminação artificial, as lâmpadas incandescentes e fluorescentes são a saída, mas não quer dizer que o documento esta protegido. 

    Nas áreas de trabalho, a combinação de luz artificial e natural é o mais recomendado.

    Fonte: PDF do Direção