SóProvas


ID
2617096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação a técnicas e princípios orçamentários, julgue o item seguinte.


O orçamento incremental tem como base as receitas e despesas ocorridas no período anterior, sobre as quais são feitos ajustes marginais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO

     

    - Nesse tipo de orçamento é feito apenas um incremento no orçamento, ou seja, os mesmos programas são mantidos fazendo apenas uma atualização do valor que sofreram modificação em decorrência, como por exemplo, da inflação.

  • Gabarito: certo

     

    Orçamento Incremental


    Segundo o glossário da STN, Orçamento Incremental é o orçamento feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.

     

    O Orçamento Incremental é aquele que, a partir dos gastos atuais, propõe um aumento percentual para o ano seguinte, considerando apenas o aumento ou diminuição dos gastos, sem análise de alternativas possíveis.

     

    Ainda é utilizado no Brasil (na prática, extraoficialmente), e através de negociação política procura aumentar o orçamento obtido no ano anterior. Compõe-se de elementos como receitas e gastos de anos anteriores, os quais serão ajustados por algum índice oficial para se chegar aos valores atuais. Pode haver pequenas alterações quanto às metas.

     

    Como aspecto positivo, esse orçamento exige pouco tempo e pouco esforço para sua elaboração, pois basta comparar os itens atuais com as informações do exercício anterior. Como aspecto negativo, ele impossibilita a correção de falhas existentes no processo, repetindo, assim, os mesmos erros.

     

    ATENÇÃO: Exceto os Orçamentos Tradicional e Incremental, os demais são considerados orçamentos/técnicas modernos.

     

    Fonte: Augustinho Paludo

  • ORÇAMENTO INCREMENTAL

    Nesse tipo de orçamento, a definição dos montantes de recursos a serem alocados para os programas, ações, órgãos ou despesas é feita mediante a simples incorporação de acréscimos em cada item de despesa, mantendo-se o mesmo conjunto de despesas do orçamento anterior, ou com pequenos ajustes.

    Em outras palavras, o orçamento dos órgãos e entidades de cada ano mantém a mesma estrutura de despesas do orçamento do período anterior, realizando-se apenas incremento nos montantes das rubricas de cada despesa. Assim, as ações e os programas estabelecidos no passado tendem a permanecer inalterados ao longo do tempo e o orçamento acaba não refletindo as novas necessidades e prioridades da sociedade.

    Bons Estudos!

     

  • Gabarito C

    Orçamento Incremental:

    Orçamento feito por ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.

    Fonte: Tesouro Nacional

  • O termo incremental refere-se ao orçamento tradicional, em que as receitas e despesas são baseadas no exercício anterior.

  • Orçamento incremental : Mantém a mesma base do ano passado com pequenos ajustes. 

    Fonte: caderno prof Anderson Ferreira - IMP.

  • O Orçamento incremental é o oposto do orçamento base-zero, é a técnica que baseia-se no orçamento anterior. O autor Augustinho Paludo, no livro Orçamento Público (4ª Edição) conceituou o orçamento incremental:

    Segundo o glossário da STN, Orçamento Incremental é o orçamento feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.

    O Orçamento Incremental é aquele que, a partir dos gastos atuais, propõe um aumento percentual para o ano seguinte, considerando apenas o aumento ou diminuição dos gastos, sem análise de alternativas possíveis.

    Ainda é utilizado no Brasil (na prática, extraoficialmente), e através de negociação política procura aumentar o orçamento obtido no ano anterior. Compõe-se de elementos como receitas e gastos de anos anteriores, os quais serão ajustados por algum índice oficial para se chegar aos valores atuais. Pode haver pequenas alterações quanto às metas.

    Gabarito: Certo

  • Gab: Certo

     

    O próprio nome incremental já induz que ocorrem apenas incrementos (acréscimos) sobre o valor anterior.

  • Certo!

    No Brasil (na prática, extraoficialmente), e através de negociação política procura aumentar o orçamento obtido no ano anterior. Compõe-se de elementos como receitas e gastos de anos anteriores, os quais serão ajustados por algum índice oficial para se chegar aos valores atuais. Pode haver pequenas alterações quanto às metas.


    Deus abençoe a todos nós!

  • Com relação a técnicas e princípios orçamentários, julgue o item seguinte. 

     

    O orçamento incremental tem como base as receitas e despesas ocorridas no período anterior, sobre as quais são feitos ajustes marginais.

     

    AFIRMATIVA CERTA, CORRETA.

     

    Para fundamentar colaciono trecho do material do professor Fernando Gama: "Orçamento incremental também não é um tipo de orçamento, mas uma técnica de elaboração orçamentária em que os itens da receita e da despesa sofrem um ajuste marginal a cada ano, corrigindo o valor monetário da moeda. Tecnicamente falando, o orçamento incremental se opõe à técnica do orçamento base zero, em que o gestor precisa justificar, a cada ano, os gastos a serem orçados. Por esse motivo, a técnica do orçamento base zero está mais comumente associada aos orçamentos-programa, enquanto que o orçamento tradicional geralmente é elaborado com base na técnica incremental.".

     

    Acessei o material na URL: http://professorfernandogama.weebly.com/uploads/6/0/7/4/6074239/aula1_afo.pdf

     

    Segue lá @juniortelesoficial

  • Os comentários são enormes e na maioria das vezes repetitivos, sei que a intenção é explicar, mas acredito que deixando a fonte de  sua fundamentação, assim como Iara jaíne, e  sendo mais objetivo nas respostas,  ficaria  bem mais prático para todos. 

  • Uma coisa me ajudou a acertar essa questão foi lembrar da polêmica PEC do Teto de Gastos.

  • Orçamento Incremental é o orçamento feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.

  • Orçamento Incremental: baseia-se na ideia de ajustes marginais (para mais ou para menos) das despesas com base nos gastos ocorridos no último período. Sua maior falha está no fato de não permitir correção de erros no processo, ou seja, se houver falhas no orçamento anterior, estas serão repetidas novamente no novo orçamento

  • Orçamento Tradicional ou Clássico:

    Processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objeto de gasto. Também é conhecido como Orçamento Clássico.

    Orçamento de Desempenho ou de realização:

    O orçamento de desempenho é o processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas.

    Orçamento Incremental:

    Orçamento feito por ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.

    Orçamento Base Zero:

    É uma é uma ferramenta estratégica utilizada pelas empresas na elaboração do Planejamento Orçamentário para um determinado período a partir de uma base zerada, ou seja, sem levar em consideração as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos de exercícios anteriores (a famosa Base Histórica)

    Orçamento Moderno ou Programa:

    Orçamento que estabelece metas e objetivos governamentais, estruturados em planos e programas a serem realizados em determinado período, em conjugação com o sistema de planejamento das finanças.

  • Incremental: Ajustes incrementais, Mesma Base (ano anterior), Desvinculado de planejamento e resistente à mudança. 

  • IncremenTal = Tradicional ou clássico

  • Amém Bruna!

  • Gabarito: C.

    Quadro I – Revisão Tipo/técnica do Orçamento


    1) Clássico/tradicional

    Tem como função principal o controle político sobre as finanças;

    Considera os orçamentos dos anos anteriores, é baseado em dados históricos;

    Ênfase em uma única dimensão: objeto de gastos.

    Não se preocupa com a eficiência e efetividade dos resultados.

    Ênfase nos aspectos contábeis e legais.

    2) Desempenho

    Evolução do Orçamento Tradicional;

    Ênfase naquilo que o Estado realiza, desempenho;

    Baseado em duas dimensões: objeto de gasto e programa de trabalho;

    Foco basicamente no resultado programado, mas sem vinculação com um planejamento de médio ou longo prazo.

    3) Orçamento-Programa

    Baseado em três dimensões: objeto de gasto, programa de trabalho e planejamento.

    Na sua elaboração são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que ultrapassam o exercício financeiro;

    Definido como um plano de trabalho expresso por programas e objetivos e ações a serem realizadas em um período pré-determinado, mensurados por metas e indicadores;

    É o elo entre o planejamento e as funções executivas da organização;

    A alocação de recursos visa a consecução de objetivos e metas;

    As decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas das alternativas possíveis;

    A estrutura do orçamento está voltada para os aspectos administrativos e de planejamento;

    Principal critério de classificação: funcional-programático;

    Utilização sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e dos resultados;

    O controle visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais.

    Foi legalmente implantado no Brasil por meio da Lei 4.320/64.

    4) Orçamento Base Zero (OBZ)

    Ênfase na análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas;

    Exigência de justificativas detalhadas de todas as dotações orçamentárias solicitadas, cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário;

    O gestor público é obrigado a preparar um “pacote de decisão” para cada atividade ou operação, que inclui custos, finalidades, medidas de desempenho, benefícios e as consequências de não executar as atividades.

    5) Participativo

    Instrumento de participação da sociedade na gestão dos recursos públicos;

    A decisão governamental é combinada com a participação coletiva;

    Melhor utilizado em administrações locais, como nos municípios;

    Geralmente voltada para os investimentos locais;

    Ainda não utilizado no âmbito da União;

    Trata-se de uma experiência nova, podendo ser utilizada na elaboração do Orçamento-programa.

    6) Incremental

    Realizado mediante ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa;

    Mais relacionado com o modelo de Orçamento Tradicional ou Clássico

    *Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/modelos-tipos-ou-tecnicas-de-orcamento-publico

    "O processo é lento, mas desistir não acelera"

  • Incremental - valoriza o passado para projetar no futuro.

  • Orçamento Incremental

  • Segundo Laerte Ferreira Morgado, de acordo com a tradicional teoria do incrementalismo, as alocações orçamentárias são incrementais, ou seja, as alocações de um período orçamentário seguinte são decididas, no jogo político, com base em pequenas variações das alocações do período anterior.

  • Orçamento Incremental

  • Gabarito: Correto! Segundo glossário da STN, o Orçamento Incremental é o orçamento feito por meio de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa. Nesse modelo, o orçamento de cada período mantém a mesma estrutura de despesas do orçamento anterior, realizando apenas incrementos nos montantes de cada despesa, ou seja, existe uma resistência às mudanças, caracterizando a inércia do modelo, sem privilegiar a eficiência do gasto.
  • Orçamento Incremental é mais célere

    OUTCOMES=resultados

    OUTPUTS=produto

  • O orçamento incremental simplesmente melhora, ajusta, dá uma incrementada no orçamento do exercício anterior. É o orçamento feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.

    Gabarito: Certo

  • ORÇAMENTO INCREMENTAL

    Finalidade: Controle político; Manutenção das atividades.

    Ênfase: Itens de despesas; Incremento de dotações.

    Baseado no orçamento anterior.

    ▸ Incremento mediante barganha política.

    ▸ Orçamento acaba não refletindo uma reavaliação quanto às novas necessidades e prioridades da sociedade.

  • Segundo o glossário da STN, Orçamento Incremental é o orçamento feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.

    O Orçamento Incremental é aquele que, a partir dos gastos atuais, propõe um aumento percentual para o ano seguinte, considerando apenas o aumento ou diminuição dos gastos, sem análise de alternativas possíveis.

    Ainda é utilizado no Brasil (na prática, extraoficialmente), e através de negociação política procura aumentar o orçamento obtido no ano anterior. Compõe-se de elementos como receitas e gastos de anos anteriores, os quais serão ajustados por algum índice oficial para se chegar aos valores atuais. Pode haver pequenas alterações quanto às metas.

  • CERTO

  • O orçamento incremental simplesmente melhora, ajusta, dá uma incrementada no orçamento do exercício anterior. É o orçamento feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.

    Gabarito: Certo

    Fonte: Sérgio Machado | Direção Concursos

  • incremental -- marginal

  • CERTO

  • Segundo o glossário do Stn, Orçamento Incremental é o orçamento feito por meio de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa. O orçamento incremental é aquele que, a partir dos gastos atuais, propõe um aumento percentual para o ano seguinte, considerando apenas o aumento ou diminuição dos gastos, sem análise de alternativas possíveis.

    Orçamento Público,afo e lrf Augustinho Paludo 9ª edição.

    Gabarito:Certo

  • Segundo o glossário do Stn, Orçamento Incremental é o orçamento feito por meio de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa. O orçamento incremental é aquele que, a partir dos gastos atuais, propõe um aumento percentual para o ano seguinte, considerando apenas o aumento ou diminuição dos gastos, sem análise de alternativas possíveis.

    Orçamento Público,afo e lrf Augustinho Paludo 9ª edição.

    Gabarito:Certo

  • O orçamento incremental, atualmente utilizado no Brasil, é uma técnica de elaboração orçamentária que se baseia nas despesas e receitas do ano anterior e partir delas são incorporados acréscimos em cada item. Ou seja, a estrutura do orçamento continuará sendo o mesmo do período anterior, mas com valores atualizados de acordo com nova previsão, o que não impede a inclusão ou exclusão de algum item.