SóProvas


ID
2619250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Maria Nilda, 59 anos de idade, natural do estado de São Paulo, com ensino fundamental incompleto, compareceu com seus quatro filhos a uma unidade pública de saúde do Distrito Federal, buscando orientações para melhorar a sua atual situação. Em atendimento com a assistente social, Maria informou que mora há apenas três anos no Distrito Federal e que veio de sua cidade natal em busca de melhores condições de vida. Na ocasião, estava na companhia dos seus filhos: Helena, com 24 anos de idade, ensino médio incompleto, no quarto mês de gestação, ainda não sabe se deseja permanecer com seu filho, pois acredita que não terá condições de criá-lo — relata essa dificuldade com base no fato de seu companheiro ter sido morto; Ricardo, 15 anos de idade, ensino médio incompleto, deficiente físico; Miguel, 13 anos de idade, estudante do ensino fundamental; e Pedro Gustavo, 11 anos de idade, atualmente fora da escola. Maria Nilda relatou vivenciar uma relação abusiva com o seu marido, José Ferreira, 63 anos de idade, o qual, por mais de trinta anos, tem constantemente a insultado e ofendido, questionando, inclusive, a própria paternidade dos filhos. Conta que atualmente seu marido sempre comparece em sua residência alcoolizado e os xingamentos têm piorado. Dada a sobrecarga da responsabilidade familiar, ela acredita que a necessidade de trabalhar a fez ser negligente com os filhos, o que a faz sentir-se culpada, ainda mais pelo fato de Miguel e Pedro Gustavo terem cometido ato infracional tipificado como roubo, sendo este o terceiro ato ilícito de Miguel e o segundo de Pedro Gustavo.


A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo, considerando o que dispõem a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso.

Conforme dispõe o Estatuto do Idoso, Maria Nilda deve ser protegida imediatamente, uma vez que esse grupo social não deve ser objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.

Alternativas
Comentários
  • Ela não é idosa

  • ERRADA

    LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.

    Art. 1o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

  • A instrução da questão indica também a Lei Maria da Penha

    A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo, considerando o que dispõem a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso.

    Fiquei confusa!

  • Ela não é idosa, pois tem 59 anos.

  • Maria Nilda ainda não é idosa, pois ainda tem 59 anos, e o comando da questão pede conforme o Estatuto do Idoso. 

     

    Caí na pegadinha. 

  • O comando da questão é muito claro - Conforme dispõe o Estatuto do Idoso...

  • Maria Nilda não tem 60 anos ou mais.

  • O erro da questão não reside no fato dela ser ou não idosa, já que o enunciado pede a resposta não só à luz do Estatuto do Idoso, mas também do ECA e da Lei Maria da Penha. O que o examinador queria saber, em verdade, era o procedimento a ser adotado diante da situação posta.


    Portanto, a questão está errada, pois segundo o art. 13º, §1º do ECA, as gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para a adoção, serão obrigatoriamente encaminhadas para à Justiça da Infância e da Juventude e não ao Conselho Tutelar da comunidade onde ela reside.


    ECA:

     Art. 13, § 1o As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.   

  • QUE FALTA DE ATENÇÃO A MINHA! CAÍ NA PEGADINHA! :(

  • Art. 1o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

    Errada!!

  • Conforme dispõe o Estatuto do Idoso, Maria Nilda deve ser protegida imediatamente, uma vez que esse grupo social não deve ser objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.

    Segundo o estatuto (art. 1), é idoso a partir de 60 anos.

    Deu dor no coração essa questão.

  • Questão: Maria Nilda, 59 anos de idade, natural do estado de São Paulo...

    me pegou pelo emocional.. buáaaaaaaaaaaa

     

    Conforme dispõe o Estatuto do Idoso, Maria Nilda deve ser protegida imediatamente, uma vez que esse grupo social não deve ser objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.

     

    Idoso: idade igual ou superior a 60 anos.

  • Fui logo procurar a idade kkkkkk depois de ler esse texto todo esqueci até meu nome

  • De acordo com o ECA

    Pedro Gustavo tem 11 anos, aplica-se medidas previstas no art.101, medidas socioeducativa previstas no art. 112 aplica-se somente a Adolescente entre 12 a 18 ano

  • LEI Nº 10.741/2003

     

    Art. 1º – É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

     

    Maria Nilda, 59 anos de idade ...

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • ERRADO

    Maria com 59 anos ainda não é idosa para fins da lei.

    O Estatuto do Idoso considera idoso a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

  • O item classifica Maria Nilda como idosa. Todavia, o texto deixa muito claro que ela ainda tem 59 anos. Assim, ela só será abarcada pelo Estatuto do Idoso quando completar 60 anos.

    RESPOSTA: ERRADO

  • Escorreguei na casca de banana

  • LEI N 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.

    Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Art. 1 É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.