SóProvas


ID
2619376
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A gíria é a marca característica da linguagem de um grupo social.

      [...]

      Sendo um instrumento de agressividade no léxico, como se verá, a gíria está mais ligada à linguagem dos grupos socialmente menos favorecidos ou de oposição a um contexto social.

      [...]

      A língua é apenas uma entre outras formas de comportamento, um entre outros modos de realização das atividades culturais praticadas pelo grupo. Como essas formas de comportamento, a língua também varia no interior de uma sociedade, de tal maneira que os indivíduos que possuem entre si laços mais estreitos de convívio, relações de maior e mais durável intimidade, apresentam, precisamente por isso, modos de falar muito semelhantes (ou quase idênticos) que os distinguem de outros indivíduos. Quando esses comportamentos, essas marcas contribuem para a formação de uma consciência de grupo; quando os indivíduos fazem dessas marcas grupais uma forma de se auto afirmarem na sociedade, dizemos que essas marcas constituem signos de grupo. Ex.: a moda característica de grupos; a apresentação pessoal (cabelos etc.); o vocabulário gírio com que se comunicam.

      No caso específico da língua ou, mais precisamente, do léxico, damos o nome de gíria de grupo ao vocabulário de grupos sociais restritos, cujo comportamento se afasta da maioria, seja pelo inusitado, seja pelo conflito que estabelecem com a sociedade. Inusitados são, por exemplo, os grupos jovens ligados à música, às diversões, aos esportes, aos pontos de encontro nos shoppings, à universidade; conflituosos, violentos são os grupos comprometidos com as drogas e o tráfico, com a prostituição, com o roubo e o crime, com o contrabando, com o ambiente das prisões etc.

      [...]

      Hoje, com a grande divulgação da informação, com a presença social atuante da mídia, a gíria se vulgariza muito rapidamente, assim como rapidamente se extingue e é substituída por novas formas. Essa efemeridade é uma das características mais presentes no vocabulário gírio e, de certa maneira, identifica-o com a grande mobilidade de costumes da época contemporânea. E, talvez por essa constante dinâmica é que a gíria tornou-se tão utilizada em nossos tempos. [...]

  (PRETI, Dino. Revista Língua Portuguesa, São Paulo, 27 fev. 2009.)

Inusitados são, por exemplo, os grupos jovens ligados à música, às diversões, aos esportes, aos pontos de encontro nos shoppings, à universidade; conflituosos, violentos são os grupos comprometidos com as drogas e o tráfico, com a prostituição, com o roubo e o crime, com o contrabando, com o ambiente das prisões etc.” O período destacado anteriormente apresenta diferente opção de pontuação, de acordo com os critérios estabelecidos pela norma padrão da língua, em:

Alternativas
Comentários
  • Inusitados são – por exemplo DEVE SER ISOLADO POR VÍRGULAS E PODE SUSBTITUÍ-LAS POR TRAVESSÕES, PARÊNTESES  os grupos jovens ligados à música, às diversões, aos esportes, aos pontos de encontro nos shoppings, à universidade ; USA-SE PONTO E VÍRGULA PARA SEPARAR ORAÇÕES E EVITAR AMBIQUIDADE QUANDO A VÍRGULA JÁ ESTÁ SENDO USADA conflituosos, violentos são os grupos comprometidos com as drogas e o tráfico, com a prostituição, com o roubo e o crime, com o contrabando, com o ambiente das prisões, etc.

  • Gabarito C

     

  • GABARITO: C

    Errei a questão por acreditar que essa vírgula antes do "etc" não deveria existir. 

     

    Fui procurar saber sobre, eis a resposta do professor Pasquale:

     

     Devemos colocar vírgula antes de "etc."?

    Primeiro, ele lembra que "etc." sempre se escreve com ponto, mesmo que apareça no meio do texto. A forma correta é: "Comprei laranja, banana, etc. e depois fui ao cinema".

    Essas três letrinhas - "etc."- são a redução de uma expressão do latim, "et coetera", que significa "e outras coisas".

    De acordo com Pasquale, há duas maneiras de se proceder.

    "Há quem leve ao pé da letra a etimologia, ou seja, a origem. Se ‘etc.’ significa ‘et coetera’, ‘e outras coisas’, quem age assim não colocaria vírgula antes de 'etc.' na frase 'Comprei laranja, banana, abacate etc.', assim como não colocaria vírgula na frase 'Comprei laranja, banana, abacate e outras coisas'."

    "Assim procede, por exemplo, o dicionário Houaiss", explica o professor.

    Então a pergunta está respondida? Ainda não.

    O professor diz que, como muitas pessoas perderam a noção histórica do sentido da palavra, elas consideram que o “etc.” virou uma palavra, mais um elemento da enumeração.

    "Assim procede, por exemplo, o texto do formulário ortográfico oficial”, diz. “O que não quer dizer que seja essa a única forma possível. As duas formas são possíveis."

    Ele acrescenta que alguns órgãos da imprensa colocam vírgula antes de "etc." e outros não. "E ambos acertam. Então tanto faz."

    Existe, porém, um caso em que a vírgula é obrigatória: "Se você repetir 'etc., etc., etc.', aí você passa a ter uma enumeração, como outra qualquer".

    "Você age como age quando diz 'laranja, banana, abacate etc.'. Vai virgular, vai separar um elemento do outro da enumeração."

     

    - Entrevista dada ao jornal BBC Brasil.

     

    Bons estudos.

  • O comando da questão poderia ser simples como "Assinale a alternativa que mantém correição com as regras de pontuação", mas as bancas adoram complicar a nossa vida =)