SóProvas


ID
2619637
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao perceber um problema nos resultados das análises laboratoriais, Severino, gerente de qualidade da Labos S.A., decidiu esmiuçar as possíveis causas do problema, por meio da metodologia 6M. Realizada a análise, chega à conclusão de que o defeito advinha do fato de o clima estar extraordinariamente seco, o que modificava a composição das substâncias e comprometia os resultados.


Tomando como base o Diagrama de Ishikawa, esse problema está relacionado à categoria:

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Ishikawa

    É uma ferramenta utilizada para a análise de dispersões no processo. O diagrama espinha-de-peixe é uma das ferramentas de qualidade utilizada para o gerenciamento do controle de qualidade e sua composição leva em consideração de que as causas dos problemas podem ser classificadas em 6 diferentes causas principais que afetam os processos (Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra, Método, Máquina e material)

  • Diagrama de Ishikawa, conhecido como Espinha de PeixeDiagrama 6M ou Diagrama de Causa e Efeito tem o objetivo de indicar a relação entre o efeito e as causas que contribuem para a sua ocorrência.

     

    http://gestao-de-qualidade.info/ferramentas-da-qualidade/diagrama-de-ishikawa.html

  • O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.

     

    Em sua estrutura, as prováveis causas dos problemas (efeitos) podem ser classificadas como sendo de seis tipos diferentes quando aplicada a metodologia 6M:

    Método: toda a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho;

    Material: toda causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho;

    Mão-de-obra: toda causa que envolve uma atitude do colaborador (ex: procedimento inadequado, pressa, imprudência, ato inseguro, etc.)

    Máquina: toda causa envolvendo a máquina que estava sendo operada;

    Medida: toda causa que envolve os instrumentos de medida, sua calibração, a efetividade de indicadores em mostrar as variações de resultado, se o acompanhamento está sendo realizado, se ocorre na frequência necessária, etc.

    Meio ambiente; toda causa que envolve o meio ambiente em si (poluição, calor, poeira, etc.) e, o ambiente de trabalho (layout, falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos, etc.).

     

    O Sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética (isto é, com melhor visualização).

    O Diagrama pode evoluir de uma estrutura hierárquica para um diagrama de relações, uma das sete ferramentas da qualidade desenvolvidas por Ishikawa, que apresentam uma estrutura mais complexa e não hierárquica.

    Ishikawa observou que, embora nem todos os problemas pudessem ser resolvidos por essas ferramentas, ao menos 95% poderiam ser, e que qualquer trabalhador fabril poderia efetivamente utilizá-las. Embora algumas dessas ferramentas já fossem conhecidas havia algum tempo, Ishikawa as organizou especificamente para aperfeiçoar o Controle de Qualidade Industrial nos anos 60.

    Talvez o alcance maior dessas ferramentas tenha sido a instrução dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). Seu sucesso surpreendeu a todos, especialmente quando foram exportados do Japão para o ocidente. Esse aspecto essencial do Gerenciamento da Qualidade foi responsável por muitos dos acréscimos na qualidade dos produtos japoneses e, posteriormente, muitos dos produtos e serviços de classe mundial.

    O Diagrama de Ishikawa pode também ser utilizado na verificação e validação de software.

  • Interpretativa ...

  • Gab. A

     

    Diagrama de ISHIKAWA/ Diagrama de causa e efeito

    Esse diagrama apresenta seis causas que podem afetar o processo, são elas: 6 M's

               Medida;

               Meio Ambiente----> Frio, calor, umidade, etc.                    

               Mão-de-obra;

               Métodos;

               Máquinas;

               Material.

              

  • Gab. A

     

     Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe.

  • Gab. A

     

     Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe.

    Meio ambiente = Calor, frio, umidade.

  • Gabarito: LETRA A

  • Nesta categoria temos as causas relacionadas às questões do trabalho como local, calor, layout, poluição, poeira, falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos, dentre outros. O ambiente pode favorecer a ocorrências de problemas. Devemos nos questionar se houve alguma influência do meio ambiente na ocorrência do problema.  

  • O diagrama de Ishikawa consiste em uma ferramenta utilizada para identificar as causas de determinado problema a partir das suas origens. Para tanto, diferentes modelos do Diagrama de Ishikawa utilizam 4,5 ou 6 possíveis origens para os problemas. Veremos o modelo mais detalhado que separa as possíveis origens de problemas em 6 fontes – 6M’s:

    1.      Mão de Obra;

    2.      Métodos e sistemas;

    3.      Máquina;

    4.      Material;

    5.      Meio ambiente (frio, calor, umidade, ruído);

    6.     Medida (instrumento, padrão, inspeção).

    Para cada uma dessas fontes de problemas são identificadas possíveis causas que exercem algum tipo de influência sobre o problema analisado.

    Uma vez que o defeito mencionado no enunciado advinha do fato de o clima estar extraordinariamente seco, podemos concluir que se trata de um problema de meio ambiente (frio,

    calor, umidade, ruído), que se encontra na alternativa A.

    Gabarito: A