SóProvas


ID
2620378
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Quem protege os cidadãos do Estado?

Renato Mocellin & Rosiane de Camargo, História em Debate


O conjunto de leis nacionais, assim como de tratados e declarações internacionais ratificadas pelos países, busca garantir aos cidadãos o acesso pleno aos direitos conquistados. Há, no entanto, inúmeras situações em que o Estado coloca a população em risco, estabelecendo políticas públicas autoritárias, investindo poucos recursos nos serviços públicos essenciais e envolvendo civis em conflitos armados, por exemplo.

Existem diversas organizações internacionais que atuam de forma a evitar que haja risco para a vida das pessoas nesses casos, como a Anistia Internacional, a Cruz Vermelha e os Médicos sem Fronteiras. Por meio de acordos internacionais, essas instituições conseguem atuar em regiões de conflito onde há perigo para a população.

Os Médicos sem Fronteiras, por exemplo, nasceram de uma experiência de voluntariado em uma guerra civil nigeriana, no fim dos anos 1960. Um grupo de médicos e jornalistas decidiu criar uma organização que pudesse oferecer atendimento médico a toda população envolvida em conflitos e guerras, sem que essa ação fosse entendida como uma posição política favorável ou contrária aos lados envolvidos. Assim, seus membros conseguem chegar a regiões remotas e/ou sob forte bombardeio para atender os que estão feridos e sob risco de vida.

Para que a imparcialidade dos Médicos sem Fronteiras seja possível, é preciso que as partes envolvidas no conflito respeitem os direitos dos pacientes atendidos. Assim, a organização informa a localização de suas bases e o tipo de atendimento que deve ocorrer ali; o objetivo é proporcionar uma atuação transparente, que sublinhe o caráter humanitário da ação dos profissionais da organização. 

A opção em que a nominalização do segmento sublinhado está INCORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA "E"

    A nominalização do verbor "proporcionar" é "proporcionamento"

  • Proporcionar: Dar a (alguém) a oportunidade de (algo); oferecer, promover, propiciar.

    Proporcão: Extensão, intensidade, tamanho; dimensão.

    GABARITO E

  • Alternativa correta: E. 

     

    Nominalização = transformar em nome = transformar em substantivo. 

     

    Nessa questão específica, é só procurar o termo que tem um artigo antes, já que artigos vem antes de substantivos, determinando-os. Como na letra E o termo em questão não tem artigo antes, imagino que este seja o erro. 

     

    OBS.: essa regra não exclui as demais. Faça uma análise completa. 

  • Luis Forchesatto, está errado porque o proporcionar e proporção têm significados diferentes.

    Abraço!

  • Meus dedos cosam em falar de uma regrinha das substantivas, veja:

     

    Segundo, o livro do pestana.

     

    1) O substantivo vem com núcleo e/ou acompanhado de determinante (artigo, pronome, numeral, adjetivo e/ou locução adjetiva). (SÓ COM ISSO ELIMINAMOS A), B), C) e D). CERTO?

     

    – Eu tenho muitas fobias. (Pron. indef Substantivo).

    – Eu tenho as provas. (artigo Substantivo).

    – Esta questão só tem um pró. (numeralsubstantivo).

     

    veja essa questão: Q878557 que eu comentei essa mesma questão de forma mais ampla.

     

     

  • Nominalização é no caso o Substantivo, dar o nome ... tudo que existe é um ser, e todo ser tem um nome

    O substativo tem como acompanhante os determinantes NAPAL ( Numeral, Artigo, Pronome, Adjetivo e Locução Adjetiva )

    Sendo assim, nessa fórmula eu ao menos cheguei na conclusão da resposta correta. 

    Gab. E

  • Colega, coçam não cosam*

  • Valeu pelo Mnemônico Roger, esse me fazia falta!!

     

    NAPAL!

  • proporçaõ gosto de usar em matematica

  • "Nominalizar é, normalmente, transformar uma estrutura verbal em uma estrutura nominal, ou seja, substituir um verbo por um substantivo de mesmo radical(às vezes, por um adjetivo)".

     

    Se quisermos reconhecer um substantivo precisaremos perceber, precipuamente, se ele vem na posição de núcleo dos termos sintáticos e/ou acompanhado de determinante ( Numeral, Artigo, Pronome, Adjetivo e Locução Adjetiva ) NAPAL

     

    ACHO que a nominalização correta é: 

    e) “proporcionar uma atuação transparente” / com o proporcionamento de uma atuação transparente.

     

     

  • Nominalizar consiste em transforma uma estrutura verbal em nominal, trocando a primeira por geralmente um substantivo de mesmo radical.

    Na letra E, “proporção” está relacionada à divisão, proporcionalidade. A forma verbal “proporcionar” é normalizada como “proporcionamento”, e não “proporção”.

    Resposta: E

  • Nominalizar consiste em transforma uma estrutura verbal em nominal, trocando a primeira por geralmente um substantivo de mesmo radical.

    Na letra E, “proporção” está relacionada à divisão, proporcionalidade. A forma verbal “proporcionar” é normalizada como “proporcionamento”, e não “proporção”.

    Resposta: E

    Prof. José Maria/Direção Concurso

  • José Maria | Direção Concursos

    06/11/2019 às 15:50

    Nominalizar consiste em transforma uma estrutura verbal em nominal, trocando a primeira por geralmente um substantivo de mesmo radical.

    Na letra E, “proporção” está relacionada à divisão, proporcionalidade. A forma verbal “proporcionar” é normalizada como “proporcionamento”, e não “proporção”.

    Resposta: E

  • conhecimento vivencial mais uma vez resolvendo questão da FGV