SóProvas


ID
2620384
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Quem protege os cidadãos do Estado?

Renato Mocellin & Rosiane de Camargo, História em Debate


O conjunto de leis nacionais, assim como de tratados e declarações internacionais ratificadas pelos países, busca garantir aos cidadãos o acesso pleno aos direitos conquistados. Há, no entanto, inúmeras situações em que o Estado coloca a população em risco, estabelecendo políticas públicas autoritárias, investindo poucos recursos nos serviços públicos essenciais e envolvendo civis em conflitos armados, por exemplo.

Existem diversas organizações internacionais que atuam de forma a evitar que haja risco para a vida das pessoas nesses casos, como a Anistia Internacional, a Cruz Vermelha e os Médicos sem Fronteiras. Por meio de acordos internacionais, essas instituições conseguem atuar em regiões de conflito onde há perigo para a população.

Os Médicos sem Fronteiras, por exemplo, nasceram de uma experiência de voluntariado em uma guerra civil nigeriana, no fim dos anos 1960. Um grupo de médicos e jornalistas decidiu criar uma organização que pudesse oferecer atendimento médico a toda população envolvida em conflitos e guerras, sem que essa ação fosse entendida como uma posição política favorável ou contrária aos lados envolvidos. Assim, seus membros conseguem chegar a regiões remotas e/ou sob forte bombardeio para atender os que estão feridos e sob risco de vida.

Para que a imparcialidade dos Médicos sem Fronteiras seja possível, é preciso que as partes envolvidas no conflito respeitem os direitos dos pacientes atendidos. Assim, a organização informa a localização de suas bases e o tipo de atendimento que deve ocorrer ali; o objetivo é proporcionar uma atuação transparente, que sublinhe o caráter humanitário da ação dos profissionais da organização. 

“Para que a imparcialidade dos Médicos sem Fronteiras seja possível, é preciso que as partes envolvidas no conflito respeitem os direitos dos pacientes atendidos. Assim, a organização informa a localização de suas bases e o tipo de atendimento que deve ocorrer ali; o objetivo é proporcionar uma atuação transparente, que sublinhe o caráter humanitário da ação dos profissionais da organização”.


Todos os termos sublinhados estabelecem coesão com termos anteriores; a referência do termo sublinhado NÃO está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Letra D) ali = na base

  • Apesar de ter justificativa para a resposta, acredito que a letra E tb esteja errada, posto que, apesar do nome ser MÉDICOS SEM FRONTEIRAS, o texto afirma que há médicos e jornalistas. Profissionais deveria se referir a ambos, não?

  • Bem discutível essa questão.

    Para mim, "ali" pode ser referir a "bases" ou à "localização de suas bases".

    Profissionais não se referem necessariamente a "médicos", já que há outros tipos de profissionais na organização, como bem explicou a Raíssa Menezes em seu comentário.

  • Gostaria de entender o motivo de não ser a Letra B, pois, ao meu ver, o termo "suas" estabelece coesão com o termo "bases"!!!?!?!?!?!

  • A organizaçao é composta apenas de médicos? Não ficou claro pra mim. A ambiguidade reina nessas questões.

  •  Gabarito: "D"

     

    a) a organização / Médico sem Fronteiras;

    Certo. O termo "organização" remete a "Médico sem Fronteiras";

     

    b) suas / organização; 

    Certo. O termo "suas" remete "organização";

     

    c) que / tipo de atendimento; 

    Certo. O termo "que" reteme "tipo de atendimento";

     

    d) ali / localização;

    Errado e, portanto, gabarito da questão. "Ali" remete " sua base" e não localização. 

     

    e) profissionais / médicos. 

    Certo. O termo "profissionais" remete "médicos".

  • Sabe o que é engraçado? Vou ficando cansada e vou acertando mais questões de Português da FGV. Deve ser porque "invento" menos, tento interpretar menos pelo cansaço mental..rsrs Acho que vou deixar as questões de português por último na prova.

  • concordo com o Bruno Luciano
  • "ali" = "suas bases", tá ok??!!!

  • Veja o contexto tbm..."profissionais da organização”."

    Quem são os profissionais da organização??

    Os médicos.

    Temos q levar em conta o texto como todo, só assim conseguiremos fazer questões sobre referenciação.

    Gab. D

    Se tiver em dúvida em uma questão da FGV escolha a "menos errada". hehe

  • Médicos sem Fronteiras não só têm médicos!!!!! Existe toda uma equipe de saúde, além de outros profissionais, como os jornalistas citados no texto... FGV é osso!

  • Gabarito: D

    Assim, a organização informa a localização de suas bases e o tipo de atendimento que deve ocorrer ali

  • Concurseira Abençoada:

    "Os Médicos sem Fronteiras, por exemplo, nasceram de uma experiência de voluntariado em uma guerra civil nigeriana, no fim dos anos 1960. Um grupo de médicos e jornalistas decidiu criar uma organização que pudesse oferecer atendimento médico a toda população envolvida em conflitos e guerras,..."

    Apesar de ser criada por médicos e jornalistas, o objetivo da organização é oferecer atendimento médico.

  • Com a FGV, ninguém discute, cumpre-se.

    Para a FGV, 2+2= 3

  • Eita FGV, mais um forçada de barra.

  • Essas questões aí de Português da FGV são esdrúxulas. Sem condições.

    Onde é que tem dizendo que somente médicos trabalham?