SóProvas


ID
2622880
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando o processo evolutivo da Teoria da Administração, é correto afirmar que a abordagem que dá ênfase nos objetivos, no foco de resultados e na própria prática da administração é denominada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA  A

     

    Segundo  Chiavenato (2003), uma das principais características da teoria neoclássica é a enfase nos objetivos e nos resultados: toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. 

  • Neoclássica ou Gerencial.

  • Administração Científica (Taylorismo): com ênfase nas tarefas, buscava a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, o foco era no empregado. Apesar de apresentar como vantagens a produtividade e a eficiência, não levava em consideração as necessidades sociais dos funcionários.

     

    Teoria Burocrática (Weber): com ênfase na estrutura, tinha como objetivo a racionalidade organizacional e a organização formal (baseada em regras e normas). Focava na organização inteira. Apresentava muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência.

     

    Teoria Clássica (Fayol): também apresentava ênfase na estrutura. No entanto, o foco estava no gerente (visão de cima para baixo[top-down]). Defendia o planejamento como uma das funções principais do administrador, o qual teve a profissionalização de seu papel como gerente.

     

    Teoria das Relações Humanas: como o próprio nome já indica, sua ênfase estava nas pessoas. Iniciada a partir da experiência de Hawthorne (análise das relações da produtividade com a iluminação da fábrica de equipamentos eletrônicos de Hawthorne), defendia um enfoque na organização informal, na comunicação, liderança, motivação e dinâmicas de grupo.

     

    Teoria Estruturalista: apresenta ênfase tanto na estrutura como no ambiente. Sendo assim, ela tem uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.

     

    Teoria Neoclássica: ênfase na estrutura. Sustenta-se na prática da Administração, na reafirmação dos princípios da Teoria Clássica e gerais da Administração, porém de forma redimensionada.

     

    Teoria Comportamental: ênfase nas pessoas. Apresenta um enfoque behavorista. Apesar dela ser decorrente da Teoria das Relações Humanas, ela oferece uma visão do comportamento inserido no contexto organizacional.

     

    Teoria Contingencial: ênfase no ambiente e na tecnologia. Defende tanto que não há uma melhor maneira de organizar, como também que uma forma de organizar pode não ser eficaz da mesma forma em todas as situações.

     

     

     

    fonte: https://www.infoescola.com/administracao_/teorias-da-administracao/

  • Gab A

    Teoria Neoclássica --> ênfase nos resultados e objetivos: o foco da organização não deve ser sobre si mesma, mas sim sobre os objetivos e resultados que ela deve alcançar.

  • NEO = Objetivos

  • A Administração Clássica se preocupava principalmente com os meios, com a eficiência máxima. A Neoclássica se preocupa com a eficiência ótima (eficácia), isto é, com os resultados.

  • As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:

    1 - Ênfase na prática da Administração.

    2 - Reafirmação dos postulados clássicos.

    3 - Ênfase nos princípios gerais de administração.

    4 - Ênfase nos objetivos e resultados.

    5 - Ecletismo nos conceitos.

    (Introdução à TGA - Idalberto Chiavenato/ 7ª ed., pág. 152)

  • Principais características da Teoria Neoclássica da Administração

    Ênfase na prática da administração.

    Reafirmação dos postulados clássicos.

    Ênfase dos princípios gerais da administração.

    Ênfase nos objetivos e Resultados.

    Ecletismo nos conceitos.

    Ênfase na departamentalização.