SóProvas


ID
2623321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando que os mercados possuem rendimentos constantes à escala, julgue o item a seguir, a respeito da teoria microeconômica.

Estando um mercado concorrencial em equilíbrio de longo prazo, se houver uma contração da demanda agregada, então, no novo equilíbrio de longo prazo, o preço será igual ao inicial.

Alternativas
Comentários
  • 1. Concorrencia perfeita temos obrigatoriamente CMG = RMG = RME = P 

    2. Demanda agregada é mera demonstração dos bens e serviços total de determinada economia, não confundir com demanda do mercado.

    3. Conclusão: não mudou cmg, não mudou preço.

     

    Vejam a diferença: 

    (cespe) Caso uma indústria em concorrência perfeita esteja em equilíbrio de longo prazo e haja uma contração da demanda agregada, então, no novo equilíbrio, o preço será necessariamente menorCaso uma indústria em concorrência perfeita esteja em equilíbrio de longo prazo e haja uma contração da demanda agregada, então, no novo equilíbrio, o preço será necessariamente menor

    gab: errado, não mecheu no custo

     

    (cespe) Uma contração permanente da demanda em uma indústria competitiva, caracterizada por custos decrescentes, provoca um aumento do preço do produto e reduz a produção.

    gab: errado, devido aos custos decrescente, abaixa preço e aumenta produção (só fazer o deslocamento na parte descendente da Cmg)

  • Em um mercado competitivo a curva de oferta é horizontal

  • Em um mercado competitivo em equilibrio a curva de oferta é horizontal, ou seja seu lucro economico é igual a zero, os custos totais incluem todos dos custos de oportunidade da firma, ela paga todos os custos e ainda possui lucro contábil. Como o mercado está em equilibrio independente da demanda o preço vai permanecer igual. 

  • No curto prazo, desloca-se a curva da demanda para esquerda, consequentemente o Lucro Econômico fica menor que 0 e há redução do preço. Com isso, há retirada de empresas para outros mercados com LE maior que 0.

    Assim, há deslocamento da curva de oferta para esquerda e volta, no longo prazo, para o preço inicial.

    Professor Fábio Dáquila

  • Fala pessoal! Tudo beleza?

    Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Estruturas de Mercado!

    A demanda agregada é um conceito da macroeconomia, que representa a demanda por todos os bens e serviços produzidos em um país.

    Se existe um mercado concorrencial em equilíbrio no longo prazo, isso significa que o mercado já atingiu o ponto onde Preço = Custo Marginal e o lucro econômico das empresas é zero.

    Havendo essa contração na demanda agregada, o equilíbrio do mercado mudará. Assim, o preço diminuirá e o lucro econômico das empresas será menor do que 0.

    Mas como é um mercado em concorrência perfeita, há livre entrada e saída no mercado. Portanto, lucro econômico menor do que 0 fará com que empresas saiam do mercado, havendo uma contração da oferta, o que aumenta o preço.

    Esse rebalanceamento entre demanda (diminui o preço) e oferta (aumenta o preço), continuará até que haja lucro econômico zero novamente, o que se dará no mesmo preço inicial.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Haverá inicialmente um deslocamento da curva de demanda para a esquerda (devido à contração) gerando uma redução no preço de mercado, tal situação leva a uma saída de ofertantes do mercado (deslocamento da curva de oferta para a esquerda) resultando em um novo equilíbrio com o mesmo preço do momento inicial, porém com menor quantidade transacionadas.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    Se houver contração da demanda, haverá deslocamento da curva de demanda para a esquerda e, com isso, redução no preço

    Isso  implicará  em  prejuízos  que  farão  com  que  algumas  empresas  saiam  do  mercado, deslocando a curva de oferta para a esquerda até que o preço anterior, que é igual aos custos marginais, seja restabelecido.

     

    Portanto, o preço de equilíbrio será igual ao inicial, embora a quantidade vá diminuir.