-
O erro está em afirmar que houve queda nos preços das commodities em 2017. Após grande redução nos preços em 2015 e 2016, houve leve aumento em 2017.
-
em razão da boa safra agrícola, que foi beneficiada pela sensível redução nos preços das commodities nos mercados internacionais.
Não há relação entre a safra e os preços de commodities, muito pelo contrário, é bem mais provável que os produtores reduzam a safra devido aos baixos preços no exterior.
QUESTÃO ERRADA
-
Errado por dois motivos!
Primeiro porque que não houve redução nos preços das commodities nos mercados internacionais em 2017, pessoal.
O índice CRB de commodities apontou para um crescimento de 3% de seus preços no mercado internacional em 2017.
Ok! Aí você pode pensar: “Professores! Mas como vou decorar/lembrar de uma informação dessas?!”
Aí é que tá, pessoal: normalmente, conseguimos resolver as questões CESPE com o conhecimento teórico mesmo sem conhecer os dados. Aqui é a mesma coisa.
Ainda que desconhecêssemos esta variação de preços, poderíamos "matar" que a afirmação está errada, pessoal.
Não faz sentido dizer que uma boa safra brasileira foi beneficiada por uma redução de preços. A safra aqui foi boa principalmente porque o clima colaborou e/ou porque fomos produtivos e conseguimos produzir muita soja.
Mas é certo que o preço da soja no mercado internacional não torna nossa safra de soja aqui boa ou ruim. Questão mais de lógica do que de Economia.
Resposta: E
-
Fala pessoal! Tudo bem com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira!
De fato a agricultura brasileira é formada tanto por grandes propriedades produtoras quanto pela agricultura familiar.
O erro da questão, porém, está ao final da alternativa. Na verdade, são dois erros.
O primeiro erro é porque não houve redução nos preços das commodities nos mercados internacionais em 2017. Na verdade, houve crescimento de 3% nos preços, pelo índice CRB de commodities.
Mesmo assim, saber uma informação dessas na hora da prova é praticamente impossível (eu mesmo só fiquei sabendo porque pesquisei para comentar esta questão. Aí fica fácil, né? haha).
Mas o interessante é que não precisávamos saber dessa informação sobre o índice para resolver a questão.
É que não faz sentido dizer que uma boa safra brasileira foi beneficiada por uma redução de preços internacionais.
Se tivemos uma boa safra brasileira, foi porque o clima colaborou e/ou porque fomos produtivos e conseguimos produzir muita soja. O fato do preço da soja no mercado internacional ter variado não torna nossa safra de soja aqui no Brasil, boa ou ruim.
Gabarito do Professor: ERRADO.