SóProvas


ID
2623531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      O conceito de cidadania consolidado durante o século XX pressupunha que os cidadãos tivessem direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança que lhes permitisse viver como seres civilizados conforme os padrões correntes na sociedade, de modo a expandirem suas liberdades reais. Além de estabelecer que o bem-estar deveria incluir o acesso a bens essenciais, essa concepção de cidadania definiu também que o direito a tais serviços deveria estar dissociado da renda dos indivíduos. No século XXI, esse conceito passou por renovação.

M. Arretche. Trazendo o conceito de cidadania de volta. In: M. Arretche (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora Unesp/CEM, 2015, p. 195-6 (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, julgue o item a seguir, a respeito de cidadania, representatividade e inclusão.


Nas últimas décadas, o acesso de negros e pardos ao ensino superior contribuiu para que a maioria da população universitária do país passasse a ser constituída por não brancos, o que revela uma dinâmica de maior inclusão e de redução das desigualdades.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, SEGUNDO IBGE HÁ AINDA, INFELIZMENTE PREDOMINÂNCIA DOS BRANCOS... O SISTEMA DE COTAS AINDA NÃO TROUXE O EQUILÍBRI NECESSÁRIO.

  • http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/percentual-de-negros-em-universidades-dobra-mas-e-inferior-ao-de-brancos

    complementando....

  • Ainda que a política de cotas tenha permitindo uma presença cada vez maior de negros e pardos no ensino superior, isso não se reflete automaticamente na redução de desigualdade e maior inclusão, tendo em vista que as barreiras racias não se resumem à formação, mas estão baseadas em critérios também culturais que englobam toda a sociedade.
    A política de cotas é uma ação estatal que utiliza de sua estrutura e legislação para incluir grupos identificados como historicamente excluídos no sistema de ensino superior e, em alguns casos, no serviço público, porém as razões que sustentam essa exclusão estão assentadas na dinâmica da sociedade que também deve agir para superá-las. Ações de empresa que destravem empecilhos para negros alcançarem postos mais altos contribuem para a superação da desigualdade, por exemplo, assim como políticas de renda básica e valorização do salário mínimo. 
    O aumento da presença de negros no ensino superior, por si só, não revela uma dinâmica de maior inclusão e de redução das desigualdades.
    Resposta, Errado.

    Gabarito do Professor: ERRADO.