SóProvas


ID
2623630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação à sociologia política, julgue o item subsequente.


De acordo com a tipologia weberiana, há três tipos de dominação: racional (baseada na crença na legalidade da ordem e dos títulos dos que exercem a dominação), tradicional (fundamentada na crença na legitimidade das tradições) e carismática (baseada no devotamento fora do cotidiano e justificado pelo caráter sagrado ou pela força heroica de uma pessoa).

Alternativas
Comentários
  • Para Weber, existem três tipos de dominação:

     

    DOMINAÇÃO TRADICIONAL: baseia-se na tradição, nos costumes arraigados, nos relacionamentos construídos por gerações. O “senhor” ou chefe governa não porque tenha algum mérito ou competência específica, mas porque seu pai governava antes dele, e antes dele seu avô etc. Esta dominação ocorre porque “sempre foi assim”.

     

    DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: baseada no carisma de uma pessoa. Acredita-se que um indivíduo específico possui qualidades e características extraordinárias, fora do comum, que o credenciam a liderar seus “súditos” ou “seguidores”. Estes lhe conferem um afeto e uma lealdade muitas vezes “cegos”.

     

    DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL: baseada na lei! Nesse tipo de dominação, não seguimos um indivíduo, mas devemos obediência a uma série de normas e regulamentos. Assim, se você trabalha em uma empresa, obedece ao seu chefe porque as regras estabelecem que este chefe possui este poder de lhe comandar e dar ordens, e não porque acredita que esta pessoa tenha qualidades especiais. A Burocracia moderna baseia-se na dominação racional-legal.

  • Ótimo enunciado para fixarmos os conceitos.

    Vale relembrar que, segundo Weber, existem três tipos de dominação:

    §  Dominação tradicional: baseia-se na tradição e nos costumes. É o que acontecia, por exemplo, nos Estados absolutistas, em tribos indígenas ou clã de bárbaros, nos quais o melhor caçador assumia papel social relevante, sendo sua opinião seguida por todos. Ao morrer, esse papel de liderança era transferido para o seu filho.

    § Dominação carismática: decorre de características pessoais da figura do líder. As pessoas o seguem porque o percebem como um herói, aquela pessoa que possui um talento superior ou uma capacidade extraordinária.

     

    § Dominação racional-legal (burocrática, legítima): decorre das normas legais racionalmente definidas. Confere-se legitimidade e poder à autoridade, pois acredita-se que ela foi formalmente constituída. Se eu te perguntasse: por que obedecemos a uma ordem judicial, por exemplo?

    Você, essencialmente, responderia que o juiz possui poder para fazer determinações porque a lei assim o estabelece já que ele foi investido no cargo de magistrado, conforme a Constituição Federal, etc. No fundo, obedecemos porque acreditamos que a lei representa a vontade de todos de modo que se a lei estabelece que devemos obedecer a uma ordem judicial nós obedecemos.

    O enunciado descreve corretamente a classificação proposta, por isso está correto.

    Gabarito: Certo

  • A tipologia de Weber, conforme exposto na questão, fundamenta seu pensamento para a compreensão da relação de poder entre política e sociedade. Weber, dessa forma, passava a considerar aspectos históricos e tradicionais da dominação que se associava às características da modernidade e dos sujeitos que exerciam e exercem o poder. Tais tipologias weberianas não são estanques e podem estar presentes, em maior ou menor grau, em qualquer exemplo de dominação analisado. 


    Resposta, Certo.

    Gabarito do Professor: CERTO.