-
O modelo elaborado por Fiedler afirma que deve-se identificar o estilo do líder e encaixá-lo com a situação que mais favorece seu estilo de liderança.
Deste modo, Fiedler distingue os estilos de liderança em:
- Líderes focados/orientados na tarefa;
- Líderes focados/orientados no relacionamento pessoal;
Ele elencou 3 elementos principais nas situações: relação entre líder e subordinados, estrutura das tarefas e o poder e autoridade do líder.
Descobrindo que líderes focados nas tarefas eram mais eficazes tanto em situações mais favoráveis quanto em situações mais desfavoráveis. Já em situações intermediárias, o líder focado no relacionamento era mais eficaz.
Logo, diante do contexto da questão e pela teoria de Fiedler, temos que a alternativa correta é a B
-
O Modelo de Fiedler propõe que o desempenho da equipe não depende só do estilo de liderança adotado, mas também do grau de controle proporcionado ao líder pelo situação.
Fiedler destaca dois tipos de LIDERANÇAS:
- Orientada para os Relacionamentos;
- Orientada para as Tarefas;
Tendo em vista que para a escolha de um tipo de liderança devemos analisar a situação vivida.
A questão diz que:
- A promoção a Líder passa desconfiança e insatisfação a equipe - (Relação Líder - Liderado)
- Equipe de Operações. Possuem suas tarefas bem Estruturadas e Valorizadas - (Estrutura das Tarefas)
- O líder tem pouca liberdade para recompensar ou punir os membros - (Poder da Posição)
A Fiedler concluiu que as Lideranças orientadas para Tarefas são eficazes em situações boas ou ruins, LOGO pela situação apresentada na questão a LIDERANÇA MAIS ADEQUADA É A ORIENTADA PARA TAREFAS proporcionando maiores chances de um desempenho satisfatório.
GAB. B
-
A noção básica do Modelo de Fiedler é a de que se deve identificar o estilo do líder e encaixá-lo com a situação que mais favorece seu estilo de liderança.
Fiedler distingue os estilos de liderança em dois: LÍDERES FOCADOS EM TAREFAS X LÍDERES FOCADOS EM RELACIONAMENTO PESSOAL.
O que Fiedler descobriu foi que líderes focados nas tarefas eram ais eficazes tanto nas situações mais favoráveis quanto nas situações mais desfavoráveis, enquanto os líderes focados nos relacionamentos eram mais eficazes nas situações intermediárias.
Desse modo, considerando que a questão esboça uma situação desfavorável ao líder, infere-se que o estilo mais eficaz seria o voltado às tarefas.
-
(9,1) Tarefa, ou seja, o líder terá que ser mais Autocrata ( impondo-o de forma arbitrária) para buscar os resultados da empresa, VISTO QUE os liderados estão com desconfiança e insatisfação por conta da promoção dele.
-
Liderança orientada para a tarefa: é uma liderança autocrática preocupada com o trabalho e com os resultados - o foco é na execução da tarefa e no alcance dos objetivos, mas o líder também se preocupa com os recursos necessários.
-
TEORIA DA LIDERANÇA DE FIEDLER
Modelo de Fiedler
O desempenho eficaz das equipes é resultado da combinação entre o estilo de interagir do líder com seus subordinados, em que
Relações líder-membros podem ser boas ou pobres;
Estrutura da tarefa, que pode ser estruturada ou não estruturada; e
Poder de posição do líder, que pode ser forte ou fraca. A combinação faz surgir oito estilos de liderança.
Relação líder-membros: o grau de segurança, confiança e respeito que os subordinados têm por seu líder;
Estrutura da tarefa: o grau de procedimentos que as missões de trabalho têm (isto é, estruturadas ou desestruturadas); e
Poder de posição: o grau de influência que o líder tem sobre as variáveis de poder como contratações, demissões, atos disciplinadores, promoções e aumentos de salário.
JUMP OF THE CAT :
Os autores defendem que SITUAÇÕES ALTAMENTE FAVORÁVEIS E ALTAMENTE DESFAVORÁVEIS (os dois extremos), pedem líderes orientados PARA AS TAREFAS;
SITUAÇÕES MODERAMENTE FAVORÁVEIS (meio), PEDEM LÍDERES ORIENTADOS PARA AS PESSOAS.
Como o líder está em posição muito desconfortável (acabou de assumir, pouco tempo, desconfiança, insatisfação pelos colegas, terá pouca liberdade para recompensar ou punir os membros da equipe),a situação é altamente desfavorável e neste caso, segundo a teoria, o modelo mais eficaz será O ORIENTADO PARA AS TAREFAS.
Cuidado para não analisar as questões pensando sempre na parte prática. As bancas exploram as questões baseadas na literalidade e no que falam as teorias.
Professor Edson - Administração
-
NÃO CONHEÇO ESSA TEORIA DE FIEDLER, MAS PELO ANINCIADO DA QUESTÃO: "Um administrador acaba de assumir a chefia da área de operações da empresa em que trabalha" ACREDITO QUE AO ANALISAR, A MELHOR OPÇÃO SERIA A OPÇÃO B, ORIENTADO PARA TAREFAS. NA FGV ESTOU UTILILZANDO O MÉTODO POR EXCLUSÃO E ESTÁ ME AJUDANDO MUITO, NÃO QUERO DEBATER, POIS A BANCA ERRA MUITO, MAS NÃO RETROAGE.
-
Situação desfavorável - líder orientado para tarefas.
-
-
Situações extremas (Altamente favoráveis ou desfavoráveis) = Líder orientado para tarefas
Situação intermediária = Líder orientado para relacionamento
-
Gabarito: b
-
GAB: B
# TEORIA DA CONTINGÊNCIA DE FIEDLER:
Existem dois tipos de líderes:
-> líderes orientados para tarefas: focados nos resultados e nos objetivos organizacionais
-> líderes orientados para pessoas: mais voltados para o bem-estar de sua equipe.
Em situações muito favoráveis ou muito desfavoráveis -> liderança voltada para as tarefas
Em situações "meio-termo" -> liderança voltada para o relacionamento
Outra questão bem recente (2019) -> Q982472
-
Bizu:
Ambientes MUITO favoráveis ou desfavoráveis: Líder orientado para TAREFAS
Ambientes moderados: Líder orientado para PESSOAS.
-
Gab.: Alternativa B
MODELO DE FIEDLER: Deve IDENTIFICAR O ESTILO do líder e encaixá-lo com a situação que mais favorece seu estilo de liderança. Fiedler descobriu que o líder focado nas tarefas eram mais eficazes tanto nas situações mais favoráveis quanto nas mais desfavoráveis.
Ele isolou três critérios situacionais, a saber:
RELAÇÕES DOS MEMBROS COM OS LÍDERES (líder-liderado),
ESTRUTURA DA TAREFA e
PODER DE POSIÇÃO.
-
GAB:B
Nesse caso, a Teoria de Fiedler utilizaria a relação voltada para Tarefas pois esse é um Ambiente Extremo e Negativo.
-
Segundo o modelo proposto por Fred Fiedler, o desempenho eficaz do grupo depende da combinação apropriada entre o estilo de interagir do líder e o de seus subordinados.
Fiedler destaca dois tipos de lideranças:
- Orientada para os Relacionamentos;
- Orientada para as Tarefas;
No intuito de moldar o seu estilo de interação, o líder deve considerar três variáveis contingenciais: relacionamento líder-liderado, estrutura da tarefa e poder de posição do líder.
Vamos analisar o contexto:
A promoção a Líder passa desconfiança e insatisfação a equipe, ou seja, a Relação Líder – Liderado é baixa.
As equipes de operações possuem suas tarefas bem Estruturadas e Valorizadas, ou seja, alta estrutura de tarefa.
O líder tem pouca liberdade para recompensar ou punir os membros, ou seja, baixo poder de posição.
Fiedler conclui que os líderes voltados para a tarefa tendem a ter desempenho melhor em situações extremas, ou seja, que são muito favoráveis ou muito desfavoráveis para eles. Pesquisas mostraram que esse estilo de liderança pode trazer alta rotatividade e desmotivação, se utilizado por longo tempo.
Em situações cotidianas e medianas, o líder orientado para pessoas é o mais adequado. Portanto, nessa situação muito desfavorável o estilo de liderança mais adequado é
o orientado para tarefas. Alternativa B é a resposta correta.
GABARITO: B
-
A FGV gosta dessa teoria aí.
-
Modelo de Fiedler
Líderes focados nas tarefas - mais eficazes tanto nas situações favoráveis como nas desfavoráveis
Líderes focados nas pessoas - mais eficazes apenas nas situações intermediárias
-
Teoria da Contingência de Fiedler. Essa Teoria sugere que o desempenho do grupo depende de dois fatores: estilo do líder e grau de controle que a situação proporciona ao líder.
Em relação ao estilo do líder, Fiedler ressalta que existem dois tipos de líder:
- Líder orientado para tarefa
- Líder orientado para relacionamentos/pessoas.
Por sua vez, no que se refere ao grau de controle proporcionado pela situação, Fiedler destaca três variáveis:
- Relação líder-liderados: Boa ou Ruim.
- Estrutura da tarefa: Alta ou Baixa.
- Poder de posição: Se refere ao grau de poder que o líder possui para demitir, promover, contratar, conceder aumentos salariais, etc. Ou seja, trata-se do quanto o líder pode influenciar e interferir em situações relacionadas a seus liderados. Se refere ao grau de “poder formal” que o líder possui. É classificada em Forte ou Fraco.
A combinação dessas 03 variáveis geram oito situações possíveis, as quais podem ser classificadas como favoráveis, moderadas ou desfavoráveis.
Inserindo-se o estilo do líder, em um gráfico com os tipos de situações (favoráveis, moderadas e desfavoráveis), pode-se observar qual estilo de liderança obtém melhor desempenho em cada situação.
As conclusões foram as seguintes:
- Em situações extremas (ou seja, muito favoráveis ou muito desfavoráveis), o líder orientado para tarefa obtém melhor desempenho. Na questão, temos que " O administrador tem pouco tempo de casa e sua promoção foi vista com desconfiança e insatisfação pelos colegas de equipe (situação desfavorável). Portanto, pelo modelo contingencial de liderança de Fiedler, na situação descrita, o estilo de liderança mais eficaz seria o descrito na alternativa B, orientado para a tarefa;
- Em situações intermediárias (ou seja, moderadas), o líder orientado para relacionamentos obtém melhor desempenho.
- Pode-se dizer, ainda, que a liderança orientada para tarefa apresentou melhor desempenho na maior parte das situações. Segundo a Teoria de Fiedler, os líderes possuem um estilo de liderança predominante, individual e fixo (ou seja, que não varia de acordo com as situações). Portanto, a organização deve, primeiro, analisar o estilo e o perfil do líder para, depois, inseri-lo dentro de uma situação que melhor se encaixe ao seu estilo de liderança.