SóProvas


ID
2624194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de redes de computadores, julgue o item subsequente.


Na comutação de circuitos, diferentemente do que ocorre na comutação de pacotes, para que haja comunicação entre os sistemas finais, os recursos necessários (como buffers e taxa de transmissão de enlaces) são reservados pelo período da sessão de comunicação entre os sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    comutação de circuitos, em redes de telecomunicações, é um tipo de alocação de recursos para transferência de informação que se caracteriza pela utilização permanente destes recursos durante toda a transmissão. É uma técnica apropriada para sistemas de comunicações que apresentam tráfego constante (por exemplo, a comunicação de voz), necessitando de uma conexão dedicada para a transferência de informações contínuas.

    Essencialmente, uma comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas: o estabelecimento do circuito, a conversação e a desconexão do circuito.

    Na primeira etapa, uma rota fixa entre as estações envolvidas é estabelecida para que elas possam se comunicar. Entre uma ponta e outra da comunicação, é determinada e alocada uma conexão bidirecional (isto é, um circuito), contendo um canal dedicado para cada estação transceptora até o término da comunicação.

    Em seguida, as estações envolvidas podem trocar informações entre si, transmitindo e recebendo dados através do circuito já estabelecido. Esta transferência de dados corresponde a segunda etapa da comutação de circuitos.

    Após um período indeterminado, a conexão é finalmente encerrada, quase sempre pela ação de uma das estações comunicantes. Nesta última etapa, todos os nós intermediários do circuito precisam ser desalocados de modo a serem reutilizados, conforme necessário, para formar novos circuitos entre quaisquer estações pertencentes à rede. Para tanto, sinais de controle são transmitidos para estes nós, liberando recursos para outras conexões.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Colaborando...

     

    Meu resumo sobre Comutação 

     

     

    COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS ->  Rede de Telecomunicação 

     

    - Atraso fixo;

    - Exige que um circuito seja configurado de ponta a ponta antes de se iniciar a comunicação;

    - Permite a reserva de largura de banda do transmissor ao receptor (não poderá ocorrer nenhum congestionamento quando surgir um pacote; se ocorrer congestionamento, será em tempo de configuração);

    - Todos os pacotes seguem o mesmo caminho (não poderão chegar fora de ordem).

    - Menos tolerante a falhas, pois, se um switch, falha, todos os outros que o utilizam serão encerrados;

     - Em contraste com o método Store and Forward, da comutação de pacotes, os bits simplesmente fluem continuamente pelo fio;

     

     

     


    COMUTAÇÃO DE PACOTES -> Rede de Computadores 

     


    - Atraso variável;

    - Não exige configuração prévia (o primeiro pacote pode ser enviado assim que está disponível);

    - Nenhuma largura de banda é reservada, e os pacotes devem esperar sua vez para serem encaminhados;

    - Não há nenhum caminho, e assim diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos, podendo chegar fora de ordem;

    - É mais tolerante a falhas, se 1 switch falha, os pacotes poderão ser roteados de modo a contornar switches inativos;

    - Transmissão Store-and-Forward. Um pacote é acumulado na memória de um roteador, e depois é enviado ao roteador seguinte (isso aumenta o retardo). 

  • Gab: CERTO

    Forouzan sobre a Comunicação de Circuitos:

    "Antes da comunicação iniciar, as estações devem fazer uma reserva de recursos a serem utilizados durante a comunicação. Esses recursos, como canais (largura de banda em FDM e time-slots em TDM), buffers de comutação, tempo de processamento de comutação e portas de entrada/saída de comutação devem permanecer dedicados durante toda a duração da transferência de dados até a fase de encerramento da conexão."

    Sobre a Comutação de Pacotes:

    "Em uma rede de comutação de pacotes não existe reserva de recursos; os recursos são alocados sob demanda."

  • Na comutação de circuitos, todo o caminho de uma ponta até a outra é reservado para o estabelecimento dessa conexão durante o período em que ela estiver acontecendo.

  • CERTO.

    A questão cobrou conhecimento acerca de um assunto muito relevante em Redes de Computadores. Fiquem atentos:

    comutação por circuito estabelece um caminho fim a fim dedicado, reservando um canal de comunicação temporariamente para que dados sejam transmitidos. Portanto, existe uma reserva dos recursos necessários para comunicação enquanto durar a sessão.

    Diferentemente, na comutação por pacotes, há uma malha de nós conectados ponto-a-ponto, em que cada nó verifica a rota de menor custo para a entrega da informação, NÃO sendo necessária uma conexão para estabelecer/reservar uma rota dedicada para a transmissão dos dados.

    FONTE: ESTRATÉGIA

  • Comutação por circuito: ocupa a linha, linha dedicada (ex: telefone

    Macete: ordem alfabética - Circuito/Dedicada

    Comutação por pacote: não ocupa a linha (ex: internet

    Macete: ordem alfabética - Não/Ocupa/Pacote

    Bizu de um colega desconhecido =D

  • Gabarito Certo

    Resumo:

    A comutação de circuitos ocorre na camada física. Antes da comunicação iniciar, as estações devem fazer uma reserva de recursos a serem utilizados durante a comunicação. Esses recursos, como canais, buffers de comutação, tempo de processamento de comutação e portas de entrada/saída de comutação devem permanecer dedicados durante toda a duração da transferência de dados até a fase de encerramento da conexão.

    Já em uma rede de comutação de pacotes não existe reserva de recursos; os recursos são alocados sob demanda. Aqui ocorre o Fifo (primeiro que entra, primeiro que sai). Realizada normalmente na camada de redes.

    Diferenças Comutação de circuitos x Comutação de pacotes

    • A comutação de circuitos exige que um circuito seja configurado de ponta a ponta antes de se iniciar a comunicação. Já comutação de pacotes não exige qualquer configuração antecipada;
    • A comutação de pacotes é mais tolerante a defeitos que a comutação de circuitos;
    • Os pacotes chegam ordem na comutação de circuitos, já na comutação de pacotes chegam desordenados.

    Fontes: Forouzan, Kurose, Tanembaum.

  • GABA CERTO

    COMUTAÇÃO POR:

    CIRCUITO - Telefone fixo e celulares de linha. (Reserva previa de recursos e não pode ser usado por ninguém. Telefone fica ocupado)

    PACOTES - "circuito" uma das trajetórias não fica ocupada. Os pacotes são fragmentados para não deixar ocupado esse circuito. Navegação na internet e voip. (internet)

  • Comutação de Circuitos – Todo tráfego de informação passa pelo mesmo caminho. Esse tipo de comunicação é utilizado nas ligações telefônicas, onde um meio de comunicação exclusivo era utilizado para interligar emissor e receptor. (Informação é transportada inteira)

     

    Comutação de Pacotes – As informações NÃO são transmitidas inteiras. Quando vamos enviar uma mensagem (e-mail, por exemplo), essa mensagem é dividida (quebrada) em tamanhos menores (pacotes). Os pacotes (pedaço de informações) podem seguir caminhos diferente para chegar ao destino, inclusive poderão chegar fora de ordem, pois serão reordenados no seu destino (Função dos protocolos TCP e UDP, que iremos estudas). Essa é a comutação que vigora na internet, sendo assim já anote: meio compartilhado, informação é transportada em pacotes, e esses pacotes seguem rotas diferentes. 

    (CESPE) A comutação de pacotes é uma forma de comutação empregada em algumas redes de computadores. Nessa forma de comutação, os dados das aplicações são transmitidos em pacotes contendo, além dos dados de aplicações, dados de controle. Ao longo de uma rota, o pacote é recebido, temporariamente armazenado e transmitido para o próximo nó. A transmissão dos pacotes pode seguir uma abordagem com base em datagramas ou circuito virtual (C)

     

    (CESPE PF18) A comutação por pacote pode ser orientada por datagrama ou por circuito virtual. Na primeira, o roteamento é realizado de forma independente para cada pacote; na segunda, uma rota é estabelecida antes do início da transferência de dados, e pacotes são encaminhados por essa rota durante todo o tempo de conexão lógica. (C)

    (CESPE) A comutação na Internet é realizada usando-se a metodologia de datagramas para a comutação de pacotes na camada de redes. (C)

    (CESPE) Há duas abordagens para a transmissão de dados através de uma rede de comunicação: comutação de circuitos e comutação de pacotes. Na Internet, a transmissão de dados é realizada via comutação de pacotes. (C)

    COMUTAÇÃO = forma de transmitir os dados por pacotes / meio de transmissão.

    PACOTE = informação grande dividida em pacotes menores, e cada informação vai para um local específico de maneira compartilhada.

    (CESPE) Na comutação de circuitos, um caminho dedicado é estabelecido desde a origem até o destino da comunicação. (C)

    Comutação de circuitos → temos apenas um único caminho entro os dois nós, a comunicação é feita somente neste caminho

    Comutação por pacotes → temos vários caminhos diferentes, podendo os pacote chegarem fora de ordem, pois serão reordenados na máquina de destino

    OBS: Comutação por PACOTES é a tecnologia presumida no modelo TCP/IP e, por isso, a mais utilizada pela infraestrutura mundial da Internet.