-
Comentários: A qualidade é algo intangível, de difícil mensuração, porém, de fato, pode ser traduzida em uma série de métricas objetivas. Uma métrica tradicional é o nível de satisfação do consumidor ou do usuário, como bem afirma a assertiva.
Podemos facilmente concluir que o desempenho do setor público será tanto maior quanto maior for o nível de satisfação do usuário cidadão. Porém, claro, somente essa dimensão do desempenho, que é da Eficácia (entregar aquilo que se espera) seria reduzir um muito a complexidade da avaliação de resultados da ação pública. Nem sempre o que é o melhor para o coletivo no longo prazo é aquilo que mais agrada a maioria no curto prazo.
A redação é meio confusa, feita para derrubar o candidato mais desconfiado, tornando essa questão difícil, embora o tema seja simples.
http://blog.pontodosconcursos.com.br/concurso-abin-prova-comentada-de-administracao/
-
Resposta: CERTO
Acredito que para ter um atendimento de qualidade além dos principios do limpe, devem focar no da eficiência que seria: atividade administrativa ser exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional, consistindo na busca de resultados práticos de produtividade, de
economicidade, com a consequente redução de desperdícios do dinheiro público e rendimentos típicos da iniciativa privada, sendo nessa situação, quem ganha é o povo.
-
CERTO
A reforma gerencial de 1995 incorporou a ideia da qualidade e a definiu como “a satisfação das necessidades e expectativas do usuário-cidadão”: se ele está satisfeito, é sinal de que os serviços têm qualidade, e se ele não está, é sinal de que os serviços devem ser melhorados. Portanto, não é “simplesmente a presença ou a ausência de alguma propriedade” que caracteriza a qualidade no serviço público, mas o atendimento satisfatório dos cidadãos.
fonte: Augustinho Paludo,2013.
-
CESPE/STJ/2018
Ao gerenciar o desempenho de uma organização pública, é correto mensurar a satisfação do cidadão como um indicador de desempenho para os serviços públicos prestados.
Gabarito: certo
-
Questão mal escrita. Falou em medir o "controle" de desempenho... quando na verdade trata-se de medição de desempenho para então se realizar o controle. Não existe medição de controle.
-
CERTO
Trata-se do modelo gerencial da administração pública, que é o modelo predominante hoje. Porém, o modelo adotado pela CF ainda é o burocrático.
-
Indicadores de desempenho -
☆ Eficiência - relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados; relação custos - produtividade
☆ Eficácia - quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário (USUÁRIO DIZ SE TEM QUALIDADE OU NÃO)
☆ Efetividade - impactos gerados pelos produtos/serviços, processos, projetos
☆ Execução - realização dos processos, projetos, planos de ação conforme estabelecidos
☆ Excelência - conformidade com critérios e padrões de qualidade/ excelência
PDF Estratégia.
-
Qualidade significa "gerenciar o valor do cliente que inclui adequação ao uso, conformidade com os requisitos, qualidade do produto, do atendimento, satisfação nas expectativas do cliente e gerenciamento de todas estas qualidades na busca da melhoria contínua" (Velásquez, 2006).
A qualidade pode ser um dos medidores de desempenho tanto da gestão pública quanto da administração privada, pois é o cliente final, no caso da administração pública os cidadãos, estiverem satisfeitos com os serviços prestados, torna-se um indicativo que o órgão público gerencia suas atividades de forma adequada.
Questão correta.
fonte: https://www.exponencialconcursos.com.br
-
-
medir controle de desempenho?
-
O enunciado descreve corretamente uma das formas de avaliar a qualidade. A medição da satisfação do cidadão é inclusive uma das disposições prescritas pelo Decreto nº.9.094/2017 para os órgãos do executivo federal:
Art. 20. Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal deverão utilizar ferramenta de pesquisa de satisfação dos usuários dos seus serviços, constante do Portal de Serviços do Governo federal, e do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, e utilizar os dados como subsídio relevante para reorientar e ajustar a prestação dos serviços.
Gabarito: CORRETO