SóProvas


ID
2624698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da economia do setor público e da estrutura tributária e orçamentária no Brasil, julgue o item a seguir.


A Lei de Wagner inclui o efeito translação, responsável pelo crescimento da participação do Estado na economia em decorrência do crescimento da tributação em função de perturbações de ordem social ou econômica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    A Lei de Wagner determina o aumento do nível de gastos públicos com o aumento da renda (PIB) geral, pois quanto mais as pessoas ganham, mais elas procuram bem estar, exigindo uma maior participação pública para que isso se concretize.

    O Efeito Translação é manter um gasto mesmo após cessado o causador do mesmo. Era muito usado de forma patriota por países que passaram por guerras, eram criados impostos para financiar a guerra, então quando a mesma acabava, o fator era mantido estimulando na população o temor por novos acontecimentos, assim o imposto acaba ficando sem pressão da sociedade.

    Assim, A Lei de Wagner não inclui o efeito translação e a participação do Estado, conforme a lei proposta, é em decorrência do crescimento da renda (PIB) das pessoas que passam a demandar maior investimento público, forçando aumento dos gastos do governo.

  • RESPOSTA ERRADA

    A Lei de Wagner, da autoria de A. Wagner, economista alemão que viveu entre 1835 e 1917, e por este designada como “lei da extensão crescente da actividade pública ou do Estado”, defende que a proporção relativa da actividade pública na economia aumenta com o grau de industrialização.

    >>Com relação à expansão das atividades do Estado, é correto afirmar que a lei de Wagner estabelece que: C) os gastos crescem mais do que a renda nacional em qualquer Estado progressista. 

    >>As dimensões do setor público no Brasil vêm aumentando nas últimas décadas. Uma das possíveis explicações é a chamada Lei de Wagner, a qual estabelece que B) a demanda global dos bens e serviços produzidos pelo governo tem elasticidade-renda maior que a unidade.

    >>“O advento da sociedade industrial moderna resultará no aumento da pressão política para o progresso social e aumento da provisão para créditos de consideração social pela indústria.” Tal afirmativa expressa a ideia de que o desenvolvimento industrial provoca um aumento da participação das despesas públicas na renda nacional. Na literatura correlata, esse é o conceito da E) lei de Wagner.

    #sefaz.al2019 #ufal2019 #questão.respondendo.questões

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho aqui para comentar esta questão sobre Lei de Wagner. 

    A Lei de Wagner foi formulada por Adolph Wagner, economista alemão, e estatui que quanto mais cresce o nível de renda dos países, os gastos do setor público crescem a taxas mais elevadas, de forma que a participação relativo do Governo na economia cresce com o próprio ritmo de crescimento do país.

    Assim, segundo a Lei de Wagner, se a renda de um país cresce, sei lá, 5%, os gastos do setor público crescem a taxas mais elevadas (7% por exemplo). Isso significa que se o país crescer, o setor público crescerá ainda mais. O resultado é que, como o setor público cresce mais, o Estado passa a representar uma parte cada vez maior da economia.

    Essa participação cada vez maior do Estado na economia seria intrínseca ao Estado. Isto é, aconteceria simplesmente pelo fato e o Estado existir.

    Esta Lei tem sido um dos pilares teóricos para sustentar o crescimento dos gastos governamentais.

    Uma outra teoria que tenta explicar o crescimento dos gastos governamentais é a teoria de Peacock e Wiseman, denominada "efeito translação". Estes autores argumentam que na presença de grandes perturbações de natureza política ou socioeconômica (como guerras mundiais ou a pandemia do Coronavírus) é necessário aumento dos gastos governamentais o que aliviaria a resistência ao aumento da tributação.

    O que Peacock e Wiseman querem dizer é que se o país não elevar a carga tributária, isso seria, por si só, um impedimento ao crescimento dos gastos públicos. No entanto, se o país passar por alguma crise, o Estado é chamado a agir e aumentar os gastos. Essa necessidade de gastar para responder a perturbações faria com que o aumento da tributação ficasse mais palatável. Ao aumentar a tributação, teríamos aumento permanente dos gastos públicos. Assim, o que era temporário vira permanente, e o crescimento dos gastos públicos se torna perene.

    No desta questão, ela mistura as duas teorias (mistura a lei de Wagner com o efeito translação). E, por isso, está errada.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Casadinha com uma questão de AFO:

    Q1205572

    A lei do crescimento incessante das atividades estatais, de autoria do economista alemão Adolf Wagner, afirma que, à medida que aumenta o nível de renda em países industrializados, o setor público cresce sempre a taxas mais elevadas, aumentando, dessa forma, a sua participação relativa na economia. Comprovações empíricas desse enunciado demonstram que a crescente demanda por serviços públicos e a exigência de que esses serviços melhorem cada vez mais de qualidade explicam, em grande parte, o monumental crescimento dos gastos públicos observado em praticamente todos os países modernos, principalmente após a Segunda Guerra Mundial.

    Gabarito: Certo