-
No final dos anos 80 e início dos anos 90 ocorreu o "EFEITO TANZI ÀS AVESSAS"
Os impostos estavam indexados, não deixando a inflação influenciar sobre as receitas, anulando o Efeito Tanzi, porém os gastos públicos não, ocorreu então uma diminuição dos gastos do governo, consequentemente diminuição do déficit público.
-
O efeito Tanzi é um conceito de economia desenvolvido pelo italiano Vito Tanzi (1994). O Efeito Tanzi analisa a relação entre arrecadação fiscal e taxas de inflação no decorrer do tempo, estabelecendo o valor da influência da inflação sobre o valor das receitas fiscais. Vito Tanzi, identifica uma defasagem (vacatio) entre o fato gerador do tributo (momento tipificado em lei no qual o tributo deve ser cobrado) e o momento que ele é efetivamente arrecadado pelo Estado; e afirma que, considerando-se a desvalorização da moeda com qual os tributos são pagos, quanto maior for a inflação nesse período menor será a arrecadação real do governo.
-
Efeito Patinkin --> "Efeito Tanzi às avessas" o governo fixa as receitas e deixar variável as despesas, como a inflação está elevada o valor das despesas é diminuído , diminuindo o déficit público realizado.
-
RESPOSTA E
>>Em países de infLação crônica, a defasagem de tempo ocorrida entre o fato gerador do tributo e sua efetiva arrecadação aos cofres públicos tende a deteriorar a arrecadação tributária em termos reais. Esse fenômeno é denominado: B) Efeito Tanzi
>>Em momentos de inflação em aceleração e ausência de indexação dos tributos, a existência de prazos dilatados para recolhimento de impostos leva: D) ao chamado Efeito Tanzi, traduzido em uma queda da arrecadação do setor público em termos reais.
#sefaz.al2019 #ufal2019 #questão.respondendo.questões
-
Na verdade, no final dos anos 80 e início dos anos 90 o déficit público no Brasil foi diminuindo. Isso ocorreu devido a um “Efeito Tanzi às avessas”, ou seja, o efeito Tanzi da despesa, que reduzia o gasto real do setor público quando ele adiava as despesas.
Resposta: Errado
-
O macete que utilizo para decorar este assunto é:
Efeito Tanzi: Afeta os tributos.
Efeito Patinkin: Afeta os pagamentos.
-
Questão ridícula. Isso, simplesmente, não pode ser feito em Economia: pegar uma interpretação, assumi-la como verdade absoluta, colocá-la em uma questão e deixar os candidatos tentarem a sorte. Na prova, deixaria em branco.
Essa interpretação (chamada de efeito Tanzi às avessas que deixa a questão errada) é bem específica do economista Edmar Bacha. A banca não pode pegar o que um economista disse e assumir como verdade sem fazer referência a ele na questão. Outros economistas discordaram disso e defendiam a existência do efeito Tanzi comum que é, exatamente, a afirmação do enunciado. Há um debate em torno dessa questão, Edmar Bacha inovou justamente por defender a existência de um "efeito Tanzi às avessas".
Essa questão só estaria correta como gabarito errado se dissesse: "Segundo o economista Edmar Bacha,..."
Esse tipo de coisa desanima!
-
Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Efeito Tanzi.
O efeito Tanzi é o efeito que a inflação possui na arrecadação do governo.
Imagine que o governo tenha um dinheiro a receber em janeiro de determinado ano, mas só venha a receber esse dinheiro em outubro do ano em questão. Se a inflação estiver alta, o governo foi prejudicado, já que a inflação de janeiro a outubro corroeu a receita que o governo tinha a receber. Este é o efeito Tanzi, que causa redução do valor real das receitas públicas.
Há também o efeito Tanzi da despesa (chamado também de efeito Patinkin ou efeito Bacha), segundo o qual as despesas do governo também sofrem efeito da inflação. Assim, se o governo tiver uma despesa para pagar em fevereiro, mas só pagá-la em agosto, a inflação entre fevereiro e agosto corroerá a despesa, fazendo com que ela diminua, em termos reais.
No entanto, no final dos anos 80 e início dos anos 90
o déficit público no Brasil foi diminuindo. Isso ocorreu devido a um “Efeito
Tanzi às avessas", ou seja, o efeito Tanzi da despesa, que reduzia o gasto real
do setor público quando ele adiava as despesas.
Assim, entre o final de 80 e começo de 90, não houve efeito Tanzi, mas, sim, efeito Tanzi da despesa.
Gabarito do Professor: ERRADO.