SóProvas


ID
2624710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da economia do setor público e da estrutura tributária e orçamentária no Brasil, julgue o item a seguir.


Ao reduzir a taxa de juros, uma política monetária contracionista contribui para diminuir o custo do serviço da dívida pública.

Alternativas
Comentários
  • Redução de taxa de juros diz respeito a uma política monetária expansionista.

     

    Aumento de taxa de juros refere-se a uma política monetária contracionista.

     

    Examinador montou uma contradição ao afirmar que "Ao reduzir a taxa de juros, uma política monetária contracionista [...]"

     

    De fato, analisada de modo isolado, a oração principal "uma política monetária contracionista contribui para diminuir o custo do serviço da dívida pública" está correta.

     

    Por serviço da dívida, entende-se o somatório correspondente a três componentes: amortização do principal da dívida, juros e encargos.

     

    Gabarito: errado.

  • A dívida pública é a dívida que o poder público tem. Como o poder público está endividade, ele tem que pagar juros sobre essa dívida. O juros da dívida do governo é chamado de “custo do serviço da dívida”. Quanto maior o juros, maior o custo da dívida.

    Para que os juros diminuam, é necessário que haja uma política monetária expansionista. É assim porque ao praticar uma política monetária expansionista, o BC aumenta a oferta de moeda, o que faz o preço da moeda (a taxa de juros) cair.

    Portanto, para reduzir o juros e por consequencia o custo de serviço da dívida, precisa existir uma política monetária expansionista (e não uma política contracionista, como afirmou a questão).

    Vale lembrar a contração monetária eleva a taxa de juros.

    Resposta: E

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comenta esta questão sobre o impacto da política monetária na dívida pública.

    A dívida pública é a dívida que o poder público tem. Como o poder público está endividado, ele tem que pagar juros sobre essa dívida. O juro da dívida do governo é chamado de “custo do serviço da dívida". Quanto maior o juros, maior o custo da dívida.

    Para que os juros diminuam, é necessário que haja uma política monetária expansionista. É assim porque ao praticar uma política monetária expansionista, o BC aumenta a oferta de moeda (expansão de moeda), o que faz o preço da moeda (a taxa de juros) cair. 

    Portanto, para reduzir o juros e por consequência o custo de serviço da dívida, precisa existir uma política monetária expansionista (e não uma política contracionista, como afirmou a questão).

    Se houver uma política contracionista, o Banco Central irá reduzir a oferta de moeda, o que fará os juros aumentarem. Nesta situação, o custo da dívida aumentaria.


    Gabarito do Professor: ERRADO.