-
Gabarito Errado
A crise econômica recente que afeta o Brasil provocou a diminuição do percentual de trabalhadores formais no país, decorrente da própria crise, a diminuição de trabalhadores com carteira assinada é apenas o produto final do problema.
-
De 2015 a 2018 passou de 38,7% para 35,6% o percentual de empregados COM carteira de trabalho assinada.
De 2015 a 2018 saltou de 11,1% para 12,5% o percentual de empregados SEM carteira de trabalho assinada. Fonte: PNAD-Contínua - IBGE
Isso não torna a questão correta?
Vai entender o que o examinador quer....
-
Dizer que a crise econômica que afeta o Brasil provocou a diminuição do percentual de trabalhadores formais no país, decorrente da redução de trabalhadores com carteira assinada, seria restringir a diminuição do percentual apenas à crise econômica, vez que outras variáveis também são consideradas nesta influência, por exemplo: diminuição dos gastos do governo, aumento dos juros bancários, aumento do salário mínimo, etc.
-
Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho (auditor do TCU) na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.
A crise econômica recente a que a questão se refere é a crise ocorrida em 2015, gerada por turbulências políticas do cenário nacional e por questões econômicas, a exemplo do fim da alta dos preços das commodities, a utilização da chamada "contabilidade criativa" para maquiar gastos governamentais e a escalada da inflação.
Em cenário de crise, de fato se espera que haja diminuição do percentual de trabalhadores formais no país, já que, em crises, há demissão pelas empresas e aumento do desemprego. Se há desemprego é porque o número de trabalhadores com carteira assinada diminuiu.
Assim, uma resposta tranquila a esta questão seria considerá-la como correta.
No entanto, o examinador parece ter enxergado esta questão de outra maneira, considerando que a redução de trabalhadores com carteira assinada seria a CAUSA da diminuição do percentual de trabalhadores formais no país.
Bom, a CAUSA da diminuição do percentual de trabalhadores formais no país seria a própria crise e o desemprego gerado por ela, sendo a diminuição de carteiras assinadas apenas um reflexo da crise e do desemprego.
Assim, a redução de trabalhadores com carteira assinada não seria a CAUSA da diminuição do percentual de trabalhadores formais no país, mas apenas sintoma dela.
Ou seja, o examinador considerou esta questão errada por ter atribuído causa falsa para a diminuição de trabalhadores formais.
Posso ser sincero?
Esta é daquelas questões que eu marcaria com toda a certeza do mundo e teria uma surpresa no gabarito preliminar. Infelizmente, de vez em quando a banca vem com uma dessas.
De qualquer forma, apesar do gabarito errado, eu considero que o mais prudente seria considerá-la correta.
Gabarito da Banca: ERRADO.
Gabarito do Professor: CERTO.