SóProvas


ID
2624923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

      João integra conhecida organização criminosa de âmbito nacional especializada em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Com o objetivo de tornar legal o dinheiro obtido ilicitamente, ele convenceu Pedro e Jorge, conselheiros fiscais de uma cooperativa de mineradores que atuam na região Norte do país, a modificar valores obtidos em uma mina de ouro. Pedro, sem conhecer a fundo a origem dos valores, concordou em fazer a transação. Antes de concluí-la, entretanto, ele desistiu da ação, e tentou convencer Jorge a fazer o mesmo. Tendo Jorge decidido prosseguir no esquema, Pedro, então, fez uma denúncia sigilosa à polícia, que passou a investigar o fato e reuniu elementos necessários ao indiciamento dos envolvidos. Antes que concretizasse a ação final de registro de valores, Jorge foi impedido pela polícia, que o prendeu em flagrante.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


Caso contribua com as investigações delatando o esquema, Jorge poderá ser beneficiado pela ação retardada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Lei 12.850-13 - Organizações Criminosas:

     

    Da Colaboração Premiada

     

    Art. 4º O juiz poderá, a requerimento das partes, conceder o perdão judicial, reduzir em até 2/3 (dois terços) a pena privativa de liberdade ou substituí-la por restritiva de direitos daquele que tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e com o processo criminal, desde que dessa colaboração advenha um ou mais dos seguintes resultados:

  • GABARITO ERRADO

    No caso, a "polícia, que passou a investigar o fato e reuniu elementos necessários ao indiciamento dos envolvidos. Antes que concretizasse a ação final de registro de valores, Jorge foi impedido pela polícia, que o prendeu em flagrante".

    Assim, não teria mais o que Jorge colaborar com a polícia.

     

    Portanto, estaria errada a assertiva "Caso contribua com as investigações delatando o esquema, Jorge poderá ser beneficiado pela ação retardada."

     

    Neste sentido a Lei 12.850-13 - Organizações Criminosas:

    Art. 4o  O juiz poderá, a requerimento das partes, conceder o perdão judicial, reduzir em até 2/3 (dois terços) a pena privativa de liberdade ou substituí-la por restritiva de direitos daquele que tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e com o processo criminal, desde que dessa colaboração advenha um ou mais dos seguintes resultados:

    I - a identificação dos demais coautores e partícipes da organização criminosa e das infrações penais por eles praticadas;

    II - a revelação da estrutura hierárquica e da divisão de tarefas da organização criminosa;

    III - a prevenção de infrações penais decorrentes das atividades da organização criminosa;

    IV - a recuperação total ou parcial do produto ou do proveito das infrações penais praticadas pela organização criminosa;

    V - a localização de eventual vítima com a sua integridade física preservada.

  • LAVAGEM DE CAPITAIS (colaboração premiada):

    1 - perdão judicial;

     

    2 - redução em até 2/3;

     

    3 - substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

     

    Desde que o agente colabore efetiva e voluntariamente com as investigações ou processo criminal, obtendo os seguintes resultados:

  • a lei de lavagem de dinheiro tem disposição especifica sobre colaboração:

    LEI Nº 9.613, DE 3 DE MARÇO DE 1998. Art. 1º  § 5º  A pena poderá ser reduzida de um a dois terços e ser cumprida em regime aberto ou semiaberto, facultando-se ao juiz deixar de aplicá-la ou substituí-la, a qualquer tempo, por pena restritiva de direitos, se o autor, coautor ou partícipe colaborar espontaneamente com as autoridades, prestando esclarecimentos que conduzam à apuração das infrações penais, à identificação dos autores, coautores e partícipes, ou à localização dos bens, direitos ou valores objeto do crime.         

  • Creio que o erro da questão está em mencionar "ação retardada", visto que esta jamais beneficiaria o indiciado. A colaboração nas investigações é que poderia resultar em benefício.

  • O erro é que ação retardada é uma técnica de investigação, não um benefício da colaboração.

    Ação controlada/retardada é...

    uma técnica especial de investigação;

    por meio da qual a autoridade policial ou administrativa (ex: Receita Federal, corregedorias);

    mesmo percebendo que existem indícios da prática de um ato ilícito em curso;

    retarda (atrasa, adia, posterga) a intervenção neste crime para um momento posterior;

    com o objetivo de conseguir coletar mais provas;

    descobrir coautores e partícipes da empreitada criminosa;

    recuperar o produto ou proveito da infração; ou

    resgatar, com segurança, eventuais vítimas.

    Lei nº 9.613/98 (Lei de Lavagem de Capitais):

    Art. 4º-B. A ordem de prisão de pessoas ou as medidas assecuratórias de bens, direitos ou valores poderão ser suspensas pelo juiz, ouvido o Ministério Público, quando a sua execução imediata puder comprometer as investigações. (Incluído pela Lei nº 12.683/2012)

  • ERRADO.

     

    SERÁ BENEFICIADO PELA DELAÇÃO PREMIADA -----> REDUÇÃO A PENA EM ATÉ 2/3.

     

    AÇÃO RETARDADA ----> É QUANDO RETARDADA A INTERVENÇÃO PARA QUE A MEDIDA SE CONCRETIZE EM UM MOMENTO MAIS EFICAZ PARA A PRODUÇÃO DE PROVAS.

     

    AVANTE!!! " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR DO SEU DESTINOO."

  • FALOU EM DELAÇÃO ========== FALOU EM PREMIAÇÃO DE ATE 2/3 DA PENA CASO A INVESTIGAÇÃO LEVE A DESMANTELAR O ESQUEMA.

  • "Ação retardada" foi foda!

    O correto seria "Delação Premiada".

     

    Gabarito: Errado.

  • Errado

    A cespe geralmente utiliza essa técnica, depois da VIRGULA final na frase coloca uma expressão que niguém conhece, induzindo muitas vezes a pessoa ao erro. Na hora da prova o cara acaba dando uma balançada, por achar que aquela palavra poderia ser sinônimo de alguma expressão.

    Colaboração Premiada => o agente faz um acordo, fala o que sabe e recebe algo em troca, no caso da lei 12.850/13 esse "algo em troca" geralmente é redução da pena; extinção da punibilidade ou até mesmo a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos. Tudo isso a depender a eficácia da colaboração. Lembrando que o Juiz não participa do acordo, sendo "mero espectador", entrentato, é ele que homologará tal acordo, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte.

    A ação controlada, por sua vez, é quando a INFRAÇÃO PENAL JÁ ESTÁ EM CURSO, e a autoridade policial retarda a apreensão dos agentes, para, eventualmente, identificar outros agentes.

    O supracitado não se confunde com o chamado Flagrante Esperado, aqui, o crime ainda não aconteceu, e a autoridade policial é mera espectadora da ação do agente, é dizer que: "a autoridade policial fica de campana esperando o agente comer o crime para, então, fazer sua apreensão".

    Cuidado para não confundir os conceitos aqui expostos.

  • Delação premiada, mais conhecido como "Cagueta, X9 entre outros" 

  • https://www.youtube.com/watch?v=waUAwg918QM

     

    Art. 8o  Consiste a ação controlada em retardar a intervenção policial ou administrativa relativa à ação praticada por organização criminosa ou a ela vinculada, desde que mantida sob observação e acompanhamento para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz à formação de provas e obtenção de informações.

     

    § 1o  O retardamento da intervenção policial ou administrativa será previamente comunicado ao juiz competente que, se for o caso, estabelecerá os seus limites e comunicará ao Ministério Público.

     

     

                   NÃO CONFUNDIR INFLITRAÇÃO COM RETARDAMENTO:

     

     

    -  INFLITRAÇÃO =  PRECISA DE AUTORIZAÇÃO      Q710439

     

     

    - RETARDAMENTO  =  NÃO EXIGE AUTORIZAÇÃO, apenas COMUNICAÇÃO PRÉVIA AO JUIZ

     

     

    Q843973

     

    Na AÇÃO CONTROLADA, prevista na Lei nº. 12.850/2013, o retardamento da intervenção policial ou administrativa NÃO EXIGE AUTORIZAÇÃO do juiz competente, que será apenas comunicado previamente e, se for o caso, estabelecerá os seus limites e comunicará ao Ministério Público. 

     

     

     

  • Ação retardada não tem relação alguma com a história, está ocorrre quando a pedido da policia o juiz cocede que elees retardem a prisão de criminosos para pegar o resto da quadrilha.

  • FLAGRANTE RETARDADO: acontece quando  a ação policial é adiada com o objetivo de aguardar um momento em que se produza melhor efeito e, consequentemente, seja alcançado um número maior de criminosos, visando à desestruturação de toda a organização.

    Por isso esse procedimento também é conhecido como flagrante retardado.

     

    FONTE: Prof. Paulo Guimarães Estratégia Concursos.

     

  • Delação em ação retardada NÃO TEM VALOR. Seria dizer que Jorge delatou mas a policia preferiu esperar outro momento para pegar um MAIOR NUMERO DE ENVOLVIDOS.

     

    DELAÇÃO PREMIADA TEM QUE SER DE INTERESSE DA POLICIA PARA QUE SE APLIQUE A REDUÇÃO DE PENA DE 1/3 A 2/3.

     

    Se falei algo errado corrija-me!!!

     

     

  • Retardada é essa questão. 

  • Eu associei ao prazo suspensão de 6 meses, prorrogável uma vez, par o oferecimento da denúncia, início da ação penal.

    lei 12.850/13

    Art. 4o O juiz poderá, a requerimento das partes, conceder o perdão judicial, reduzir em até 2/3 (dois terços) a pena privativa de liberdade ou substituí-la por restritiva de direitos daquele que tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e com o processo criminal, desde que dessa colaboração advenha um ou mais dos seguintes resultados:

    [...]

    § 3o O prazo para oferecimento de denúncia ou o processo, relativos ao colaborador, poderá ser suspenso por até 6 (seis) meses, prorrogáveis por igual período, até que sejam cumpridas as medidas de colaboração, suspendendo-se o respectivo prazo prescricional.

  • Creio que a questão fala em "ação retardada" se referindo ao prazo de ajuizamento da denúncia que seria suspenso no caso da colaboração dele ter sido eficaz e voluntária (coisa que não foi). Por isso a questão está errada. 

  • ação retardada é tecnica de investigação.

  • A questão informa que Jorge foi preso em flagrante.

    Passo avante, a ação controlada/retardada não se trata de benesse para o investigado.

    Logo não há que se falar em "ser beneficiado pela ação retardada".

  • Respondi cerca de 30 questões sobre o assunto, estava indo bem, porém ao chegar aqui não entendi absolutamente NADA! Kkkkk
  • Eu nem li a questão...só vi escrito: beneficiado por ação retardada??? Alô vocêêê 

  • RETARDADO É O EXAMINADOR!

  • ERRADO. O benefício se trata da colaboração premiada

  • GABARITO: ERRADO.

    ASSERTIVA: "Caso contribua com as investigações delatando o esquema, Jorge poderá ser beneficiado pela ação retardada."

     

    BENEFÍCIOS DA COLABORAÇÃO PREMIADA: "PRS"1) Perdão judicial; 2) Reduzir em até 2/3 a pena PRIVATIVA DE LIVERDADE; 3) Substituir por uma pena Restritiva de Direitos. BASE LEGAL: art. 4, caput da Lei da ORCRIM. Lei 12.850 de 2013. 

     

    AÇÃO CONTROLADA  - Sinônimos: Flagrante prorrogado; Flagrante retardado; Flagrante diferido. Não há doutrina ou jurisprudência ou base legal com o termo ação retardada, muito menos como benefício, mas como TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO, que estabelece um melhor momento para atuação policial, EXIGINDO-SE a COMUNICAÇÃO PRÉVIA, com LIMITES estabelecidos pelo MAGISTRADO. 

     

    Obs: Caso achem alguma DOUTRINA ou JUSRISPRUDÊNCIA com o termo AÇÃO RETARDADA, favor mencionar nos comentários. VALEU!

    #PEdala, QC! "Segura na mão de Deus e, vai". 

     

  • Não é ação retardada é COLABORAÇÃO PREMIADA!

  • Gabarito Errado.

    A assertativa troca o meio de obtenção de prova. O correto seria Colaboração Premiada. 

  • Ação retardada "é aquela que tem problemas mentais"

  • Quem é retardado aqui?

    Aloooooooo você !! kkk

  • Cara é muita sacanagem! 

     

    "Retardada"

  • RETARDADA AQUI SOU EU kkkkkkk

  • Putz! Retardei agora. :o

  • Ação retardada é sobre o Flagrante, mesma coisa que ação controla. Não tem nada a ver com colaboração premiada.

    Como diz minha mãe, "O que tem a ver o cú com as calças?"

  • Gab Errada

     

    Art 4°- O juiz poderá a requerimento das partes, conceder o perdão judicial, reduzir em até 2/3 a pena privativa de liberdade ou substituí-la por restritiva de direitos daquele que tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e com o processo criminal, desde que dessa colaboração advenha um ou mais dos seguintes resultados. 

  • Ação retardada é sobre o Flagrante, mesma coisa que ação controla. Não tem nada a ver com colaboração premiada.

    Art 4°- O juiz poderá a requerimento das partes, conceder o perdão judicial, reduzir em até 2/3 a pena privativa de liberdade ou substituí-la por restritiva de direitos daquele que tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação 

  • Dizer o direito. A colaboração premiada e a concessão dos benefícios dela decorrentes podem ocorrer em três momentos:

    1) Na fase de investigação criminal (inquérito policial ou investigação conduzida pelo MP);

    2) Durante o curso do processo penal (ainda que já em instância recursal);

    3) Após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.


    Ora, se a colaboração pode ocorrer até mesmo após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, nada obsta a sua realização no caso referido na questão, a qual, a meu ver, foi mal formulada.

  • A questão está visivelmente errada para confundir a nossa cabecinha. AÇÃO RETARDADA não é um BENEFÍCIO que pode-se dispor para premiar o migles Jorge. A ação controlada (também conhecida como ação retardada, postergada) é a situação em que  os policiais ficam nas imediações de onde ocorre uma infração penal aguardando para pegar o maior numero de participantes possíveis ou pegar os chefões, enfim, para que seja mais eficaz a ação policial. Lembrem sempre daquele tiozão que foi pegar a mala no restaurante e a policia seguiu ele até o perde de vista. Se eu escrevi merda podem me corrigir.

  • Atuação retardada da autoridade responsável Se a autoridade (seja ela policial ou administrativa) constatar que existe uma infração penal em curso, ela deverá tomar as providências necessárias para que esta prática cesse imediatamente, devendo até mesmo realizar a prisão da pessoa que se encontre em flagrante delito. A experiência demonstrou, contudo, que, em algumas oportunidades, é mais interessante, sob o ponto de vista da investigação, que a autoridade aguarde um pouco antes de intervir imediatamente e prender o agente que está praticando o ilícito. Isso ocorre porque em determinados casos se a autoridade esperar um pouco mais, retardando o flagrante, poderá descobrir outras pessoas envolvidas na prática da infração penal, reunir provas mais robustas, conseguir recuperar o produto ou proveito do crime, enfim obter maiores vantagens para a persecução penal. Fonte: https://draflaviaortega.jusbrasil.com.br/noticias/334547460/em-que-consiste-a-acao-controlada
  • os benefícios dados ao agente são:

    Perdão judicial

    Redução de até 2/3

    Substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

  • Que questãozinha viu.....

  • Benefícios da colaboração - Diminuição da pena em até 2/3 , extinção da pena , substituição pela restritiva de direitos, não oferecimento da denúncia pelo MP . É NECESSÁRIO EFETIVIDADE NA COLABORAÇÃO , OU SEJA , PRECISA-SE RECUPERAR O BEM OU ENCONTRAR UM SUPOSTO COMPARSA .

    APÓS TRÂNSITO EM JULGADO ADMITI-SE A REDUÇÃO DA PENA ATÉ A METADE .

  • A banca misturou dois institutos previstos na Lei nº 12.850/13 para tentar te confundir...

    A ação controlada não representa benefício algum para o agente. Na realidade, podemos dizer que ela lhe é até prejudicial por retardar a intervenção policial para colher mais provas que poderão lhe incriminar...

    Art. 8º Consiste a ação controlada em retardar a intervenção policial ou administrativa relativa à ação praticada por organização criminosa ou a ela vinculada, desde que mantida sob observação e acompanhamento para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz à formação de provas e obtenção de informações.

     

    Provavelmente a banca queria se referir a outro instituto – ao benefício advindo de colaboração premiada:

    Art. 4º O juiz poderá, a requerimento das partes, conceder o perdão judicial, reduzir em até 2/3 (dois terços) a pena privativa de liberdade ou substituí-la por restritiva de direitos daquele que tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e com o processo criminal, desde que dessa colaboração advenha um ou mais dos seguintes resultados:

    I - a identificação dos demais coautores e partícipes da organização criminosa e das infrações penais por eles praticadas;

    II - a revelação da estrutura hierárquica e da divisão de tarefas da organização criminosa;

    III - a prevenção de infrações penais decorrentes das atividades da organização criminosa;

    IV - a recuperação total ou parcial do produto ou do proveito das infrações penais praticadas pela organização criminosa;

    V - a localização de eventual vítima com a sua integridade física preservada.

    Resposta: E

  • Gab. E

    daquele que tenha colaborado efetiva e voluntariamente

  • ERRADO.

    A assertiva misturou dois meios de obtenção de provas, a colaboração premiada e a ação controlada.

  • Não tem a ver o c*u com as carça

  • queria misturar água e óleo...

  • Parece o discurso da Dilma kkkk

  • Como assim, é pegadinha isso aqui? kkkkkkkkk

  • não acredito q me fizeram ler o texto todo pra isso

  • não li....kkkk

  • vai cagar cespe!

  • Eu li o texto todo, kkkkkkk

  • Bizu: Leia o comando da questão antes de ir para o texto, isso serve para todas as matérias!

  • kkkkkkkkkkkkkkk

  • Porr....Cespe ! 20 anos de curso pow !

  • As bancas, eventualmente, inserem um texto enorme, com muitas informações, algumas jurídicas, entretanto irrelevantes para o deslinde da questão. A intenção é clara de cansar e desestabilizar emocionalmente o candidato, pois qualquer informação nova, no meio de uma prova, pode gerar um nervosismo no aspirante ao cargo público.

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • SOMENTE 8.960 PESSOAS ERRARAM A QUESTÃO!

  • ERRADO

    O motivo do erro é pelo fato de ser um acordo de delação premiada.

    DICA: Vá direto na pergunta, se não entender, leia o texto.

  • Essa foi para ninguém zerar na Abin!

  • A pancada de informações é pra "esquentar" o processador do candidato.

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK AI AI

  • Li todo o texto e se fosse na prova teria perdido um tempinho bom.

    Hora de perder tempo é agora.

    Apesar de ter gasto uns 3 minutos, consegui acertar a questão.

    #PERTENCEREMOS.

  • Art. 4o  O juiz poderá, a requerimento das partes, conceder o perdão judicial, reduzir em até 2/3 (dois terços) a pena privativa de liberdade ou substituí-la por restritiva de direitos daquele que tenha colaborado efetiva voluntariamente com a investigação e com o processo criminal, desde que dessa colaboração advenha um ou mais dos seguintes resultados:

    I - a identificação dos demais coautores e partícipes da organização criminosa e das infrações penais por eles praticadas;

    II - a revelação da estrutura hierárquica e da divisão de tarefas da organização criminosa;

    III - a prevenção de infrações penais decorrentes das atividades da organização criminosa;

    IV - a recuperação total ou parcial do produto ou do proveito das infrações penais praticadas pela organização criminosa;

    V - a localização de eventual vítima com a sua integridade física preservada.

    BIZU: Grupo revelação identificou a prevenção e recuperação da localização.

  • Como já dizia o professor Juliano Yamakawa " Vou ler isso aqui merd@ nenhuma! Já passa pro final logo... "

  • Fiquei com uma dúvida, mesmo se no comando da questão viesse colaboração premiada, a questão não estaria errada? Pois foi Pedro que fez a denúncia?

  • Art. 4° O juiz poderá, a requerimento das partes, conceder o perdão judicial, reduzir em até 2/3 (dois terços) a pena privativa de liberdade ou substituí-la por restritivas de direitos.

  • Jorge será beneficiado pelo flagrante

  • A dúvida que traz a questão é na mistura que faz entre o instituto da colaboração premiada e a ação controlada. A ação controlada é prévia, não pode o investigado influenciar, por isso não recebe nenhum beneficio.

  • Delação premiada

  • Art. 4o O juiz PODERÁ, a REQUERIMENTO DAS PARTES (Delegado ou MP):

    • conceder o perdão judicial,
    • reduzir em até 2/3 (dois terços) a pena privativa de liberdade ou
    • substituí-la por restritiva de direitos 

  • Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.