SóProvas


ID
2625022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O diagnóstico estratégico, em seu processo de análise externa e interna, apresenta pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

     

    A sigla SWOT - Stregths (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) - no Brasil também conhecida como FOFA.

     

    Na Matriz SWOT haverá dois ambientes: 

     

    Interno - Forças e Fraquezas e Externo - Oportunidades e Ameaças.

     

    O primeiro é considerado "controlável" por não depender do mercado e o externo "Não-controlável" por ser "dependente" do mercado, não sendo possível a "manipulação" por parte da empresa.

  • GABARITO: LETRA E

     

     

    VEJAM OUTRAS PARA AJUDAR:

     

     

    (Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-RO Prova: Analista Judiciário - Administração)

     

    Os pontos fortes e fracos correspondem a variáveis controláveis por uma empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças correspondem a variáveis não controláveis. (CERTO)

     

    -------------              -------------

     

    (Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-MT Prova: Conhecimentos Gerais para o Cargo 7)

     

    As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização. (CERTO)

     

     

    Bons estudos!!!!!

  • Concordo com a letra E e marquei, mas fiquei em dúvida na letra C.

    Alguém ajudar?

     

    Obrigada

  • Quando falamos em estratégia, temos de lembrar de planejamento estratégico, que envolve o longo prazo, a empresa como um todo e a análise ambiental, a fim de vencer desafios que aparecerão no horizontal organizacional.

     

    As etapas do planejamento estratégico são: definição do negócio, missão/visão/valores, diagnóstico estratégico, formulação da estratégia, sua implementação e controle.

     

    No diagnóstico estratégico, 2 instrumentos para analisar o ambiente são a matriz SWOT e a GUT.

    Sobre a primeira matriz, temos de analisar os pontos fortes e fracos, internos e que são controláveis; e as oportunidades e ameaças, localizadas no ambiente externo e que são incontroláveis pela empresa.

  • a) A identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos bem como das ameaças e das oportunidades são suficientes para subsidiar o processo de tomada de decisão.

     

    b) Nas análises internas, a facilidade de se obter informações precisas faz que seja possível classificar todo fator como ponto forte ou como ponto fraco.

     

    c) A organização como um todo pode não ser parte integrante de seu ambiente, sendo o conhecimento efetivo do ambiente fundamental para o processo estratégico.

     

    d) Embora sejam variáveis externas, as oportunidades podem ser controladas pela organização, o que, por sua vez, possibilita que sejam criadas condições favoráveis para usufruí-las.

     

    e) Diferentemente dos pontos fortes e dos pontos fracos, as oportunidades e as ameaças representam as variáveis não controláveis pela organização. 

     

    RESUMO DE ADM E GP.

    https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1?usp=sharing

  • Gabarito letra E.

     a)Errado. A identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos bem como das ameaças e das oportunidades é necessária, porém não é, por si só, suficiente para tomadas de decisões por parte dos gestores.

     

     b) Errado. Para que seja possível classificar um fator como ponto forte ou como ponto fraco, é necessário indentificá-lo, compreendê-lo e avaliá-lo de forma detralhada, comparando-o a outros fatores e outros aspectos da organização.

     

     c)Errado. Segundo a teoria dos sistemas, toda organização é parte integrante de seu ambiente dele recebendo insumos para seu funcionamento. 

     

     d)Errado. As oportunidades e ameaças, variáveis externas à organização, não podem ser controladas. 

     

     e)Gabrarito

     

    Fonte: facebook.com/admfederal 

  • Unindo a opção C) ao enunciado, temos:
     

    O diagnóstico estratégico, em seu processo de análise externa e interna, apresenta pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças. Assim a organização como um todo pode não ser parte integrante de seu ambiente, sendo o conhecimento efetivo do ambiente fundamental para o processo estratégico.

     

    Tudo bem que a E) está escancarada como gabarito, mas se o enunciado se refere ao diagnóstico estratégico, claro que a C) está correta.

     

     

  • Gab. E

    ◼ Variáveis incontroláveis: AMEAÇAS e OPORTUINIDADES

    São situação externas à organização, ela não pode controlar o que não está ao seu alcance.

    Pode aproveitas as oportunidades, e se precaver das ameaças, mas controlá-las não.

    ◼ Variáveis controláveis: FORÇAS e FRAQUEZAS

     São situações ligadas ao ambiente interno da organização.

     

  • Bem objetivo: Não há como controlar fatores externos (oportunidades e ameaças). Uma oportunidade de alavancar o sucesso da organização pode surgir a qualquer momento, assim como uma ameaça.

     

    Por outro lado, as forças e fraquezas de uma empresa (fatores internos) podem ser controladas, pois estão ao seu alcance. 

     

    pontos positivos: FORÇA e OPORTUNIDADE

    pontos negativos: FRAQUEZA e AMEAÇA

     

  • Variáveis incontroláveis - ameaças e oportunidades - situação externa da organização.

    variáveis controláveis - forças e fraquezas - situação interna da organização. 

  • Sobre a C) Na visão atual das abordagens Administrativas já caiu por terra o pensamento de que a organização é um ente ISOLADO.  Com o advento da Teoria Geral dos Sistemas , não há que se falar de organizações isoladas , porquanto todas são sistemas que estão inseridos dentro de macrossistemas , e que comportam internamente subsistemas. Existe um intenso (e infinito) intercâmbio de energia e informação entre a organização e o ambiente em que esta está inserida

  • Matriz SWOT ou Matriz FOFA - utilizado no Diagnóstico Estratégico, etapa do Planejamento Estratégico. Esta ferramenta 'situa' a organização frente a seu ambiente interno e externo. 

     

    Forças e Fraquezas - INTERNOS - controláveis

     

    Oportunidade e Ameaças - EXTERNOS - não controláveis 

     

    PDF Estratégia.

     

  • Letra E

    A análise SWOT é dividida em dois ambientes, Interno e Externo:

    Ambiente Interno

    Pontos fortes: são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação a seu ambiente.

    Pontos fracos: são as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para empresa, em relação a seu ambiente.

    Ambiente Externo

    Oportunidades: são as variáveis externas e não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis para a empresa, desde que ela tenha condições e/ ou interesse de usufruí-las.

    Ameaças: são as variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para a empresa.