SóProvas


ID
2625112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Texto 1A5AAA


     O contador de determinada empresa considerou, equivocadamente, o valor bruto das vendas de longo prazo, em vez do lucro dessas vendas, na apuração do valor da reserva de lucros a realizar a ser registrado no patrimônio líquido da entidade. Uma auditoria independente nas demonstrações contábeis identificou, além da referida distorção de registro, uma falsificação de notas fiscais de saída, com a respectiva subtração indevida de estoques, o que gerou distorção no valor do ativo. Essas foram as únicas distorções encontradas nas demonstrações contábeis.

No que se refere aos procedimentos para a identificação da distorção na reserva de lucros a realizar, referida no texto 1A5AAA, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As correções de erros, no reconhecimento da receita, devem ser registradas de forma retroativa, enquanto a mudança nas práticas contábeis devem ser registradas de forma prospectivas. Por fim, Mudanças nas políticas contábeis serão registradas de forma retrospectiva e prospectiva.

  • Trata-se de uma questão eminentemente contábil que foge ao escopo de nossas aulas. De todo modo, mesmo correndo o risco de estar equivocado, entendo que o gabarito é a letra D. Isso porque os impostos incidentes sobre vendas devem ser deduzidos da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas. A Lei nº 6.404/76, em seu artigo 187, itens I e II, estabelece que as empresas devam, na Demonstração do Resultado do Exercício, discriminar “a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, dos abatimentos e dos impostos”.

     

    Fonte: Prova CAGE-RS Comentada(Portal Silvio Sande) - https://www.silviosande.com.br/blog/comentarios-da-prova-de-auditoria-do-cage-rs

     

    Gabarito: Letra D

     

    "..Quero ver, outra vez, seus olhinhos de noite serena.."

  • Não entendi porque o valor bruto das vendas de longo prazo na apuração do valor da reserva de lucros a realizar a ser registrado no patrimônio líquido da entidade afetaria o resultado do exercício. No meu entendimento afetaria apenas o valor destinado à Reserva de Lucros a Realizar, tornando a letra c) correta, pois esse reconhecimento impróprio não afetaria o resultado.

     

  • Exato Galo Forte, o cálculo incorreto da Reserva de Lucros a Realizar em nada afeta a DRE. Correta a alternativa C. A questão fala claramente que o cálculo incorreto foi o das Reservas de Lucros, e não da DRE, portanto se presume que a DRE estava correta e que o equívoco foi apenas no cálculo da Reserva.

     

    Quanto a letra D, a questão é toda confusa. Pede sobre o procedimento para o cálculo da RLAR, e diz que as receitas deveriam ter sido as líquidas, e não as brutas. Na verdade isso está incorreto, já que as Reservas são calculadas a partir do lucro, e não da receita bruta nem da líquida.

     

    Já se a questão estivesse pedindo sobre o procedimento para a apuração da DRE (e não para o cálculo da RLAR), aí sim a receita a ser considerada é a líquida, de acordo com os CPCs. 

  • Correto Galo Forte e Renan Grando. 

    Questão elaborada pelo estagiário do Cebraspe..

  • Com todo o respeito a os colegas Galo Forte e Renan Grando eu já penso de uma maneira diferente.

    Se há alteração na DRE, consequentemente haverá alteração no Lucro Liquido, posteriormente na conta Lucros e Prejuízos acumulados (PL) e na destinação das respectivas reservas a depender dos valores destinados.

    Como a questão não deu números para facilitar, realmente não tem como afirma ao certo se afetaria a conta de Reserva de Lucros a Realizar.

    Mas se imaginarmos por exemplo que todo o valor do  Lucro Liquido (DRE) fosse para a conta Lucros e prejuízos  (PL) e posteriormente fosse destinada a Reserva de Lucros a Realizar então acabaria por afetar a conta. 

    Contudo a questão fez muita confusão.

  • A Reserva de Lucros a Realizar evidencia a parcela de lucros ainda não realizada financeiramente, apesar de seu reconhecimento na escrita contábil. Ou seja, a parcela dos lucros que ainda não foi efetivamente recebida, embora já reconhecida, devido ao regime de competência.

    Ora, a questão nos diz que o contador da empresa considerou, equivocadamente, o valor bruto das vendas de longo prazo, em vez do lucro dessas vendas, na apuração do valor da reserva de lucros a realizar a ser registrado no patrimônio líquido da entidade.

    Se houve equívoco do contador, foi na apuração da reserva de lucros a realizar, que deve considerar lucro não realizado, e não receita bruta ou liquida.

    Como o equívoco não está relacionado a Demonstração do Resultado do Exercício, logo, subentende-se que não houve qualquer afetação no resultado do exercício.

    Discordo do gabarito da banca.

    Gabarito da banca: D
    Gabarito do professor: C.
  • Certos tipos de questões extrapolam as decorebas e macetinhos, essa e uma questão para pensar, quem conhece as praticas contábeis internacionais sabe que a letra D e integralmente, apesar da letra C esta meio correta também, no fim das contas vale a que pode ser mais completa por isso concordo com gabarito da banca, a subjetividade e alta,mas quem quer passar precisa aprender a pensar fora da caixa.

    LETRA D.

  • Questão e opções de resposta mal elaboradas, o valor utilizado para cálculo das reservas é o do lucro liquido, afeta o PL e não a DRE.

  • Venho aqui contribuir um pouco e posso estar errado, mas a questão fala sobre uma falsificação em notas de saída, com a respectiva subtração indevida de estoque, o que leva a crer que, houve uma venda falsificada, reconhecendo assim uma receita bruta imprópria que afeta sim o resultado, portanto apesar de o comando da questão solicitar sobre a Reserva de Lucro, nada impede que, na minha opinião, a letra C esteja errada. Caso estiver errado, fiquem a vontade e me corrijam.

    Abraços colegas.

  •  "O contador de determinada empresa considerou, equivocadamente, o valor bruto das vendas de longo prazo, em vez do lucro dessas vendas..."

    Na DRE:

    • Receita Bruta
    • (-) Deduções e abatimentos
    • (=) Receita Líquida

  • A base de calculo das reservas são estabelecidas independentemente de ter realizado a DRE... Por exemplo, a reserva legal é 5% do lucro líquido. Agora imaginem que o contador fez a DRE correta, porém, usou como base de calculo 5% da receita bruta? Ora... perceba que o equivoco se dá no lançamento contábil do patrimônio líquido e não na DRE.

    Agora em relação a questão, na letra C, caso ele considere a receita bruta na DRE, teria sim um impacto no resultado e consequentemente na distribuição total dele.

    Em relação a letra D, foi considerado a Receita Bruta das vendas a longo prazo para estabelecer a porcentagem que vai para a reserva(exemplo dado acima) em vez de ser a Receita Líquida... Isso quer dizer que ele contabilizou parte dos impostos da venda como lucro... e não se considera lucro em cima da parte do estado né!

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Eu conheço o examinador que fez essa questão, é meu amigo que está no primeiro ano do ensino médio.

    Brincadeira, ele nunca faria uma questão ruim assim.

    Marquei a D, mas não vi erro na C.