-
muito fácil
-
ERRADO. Liderança é mais do que um conjunto de habilidades. Ela depende de um conjunto de qualidades pessoais de um indivíduo. Um bom líder possui algumas características fundamentais que são: integridade, firmeza, motivação, empatia, imparcialidade, autoconfiança, sensibilidade, autoconhecimento, criatividade e humildade. Além disso, é importante ter iniciativa, flexibilidade, determinação, responsabilidade, garra, dinamismo, serenidade e zelo. Não existem muitas pessoas que nascem líderes. A maioria dos líderes assume a responsabilidade de treinar-se para ser eficaz. Seja aprendendo com a sabedoria dos outros ou obtendo conhecimento e perspectivas a partir da experiência pessoal.
-
Razões relacionadas às normas é chefia.
Liderança surge a partir daquela pessoa que inspira. Pode estar baseada em traços pessoais (teoria dos traços, mais tradicional) ou a liderança aprendida é desenvolvida (ex: teoria da liderança situacional, mais moderna).
-
Percebo que o CESPE adota um entendimento mais atual sobre as teorias que estudam a Liderança, ou seja, as Teorias Comportamentais e Contingenciais são referências para esta banca. Neste sentido, assertivas que tratam da Teoria dos Traços (cujas características pessoais são inatas ou são preponderantes nos líderes) normalmente estarão erradas (veja questões sobre esse tema em provas anteriores).
Tendo como referência o que foi dito e analisando a assertiva, penso que a primeira parte está correta ("A emergência do líder no ambiente organizacional não se vincula às qualidades pessoais"); a segunda parte ("ajustamento às normas ali constituídas ao longo do tempo") é um espantalho; e que a terceira parte ("razão por que os treinamentos de liderança são ineficazes") está Errada, tornando também toda assertiva ERRADA. De acordo com as Teorias Comportamentais é possível existir treinamentos eficazes para lideranças.
O que eu disse faz sentido? Agradeço contribuições.
-
Dois erros no item:
1) Primeiro: a ocorrência do líder no ambiente organizacional não está relacionada a fatores isolados, mas a uma sinergia entre elementos, que no caso pode abranger tanto aspectos pessoais (denotando o que geralmente denominamos como perfil, não necessariamente traços) como também fatores situacionais ou contingentes (que por esta perspectiva pode incluir o ajustamento as normas ou diretrizes constituídas);
2) Segundo: os treinamentos de lideranças NÃO são ineficazes, já que através destes costuma-se trabalhar/treinar o desenvolvimento de competências, incluindo a capacidade para gerenciar pessoas.
-
A emergência do líder no ambiente organizacional não se vincula (assertiva restringiu a questão, não considerou os outros asectos vinculados aos conceitos de liderança) às qualidades pessoais, mas ao seu ajustamento às normas ali constituídas ao longo do tempo, razão por que os treinamentos de liderança são ineficazes (não são ineficazes).
-
Vamos analisar a questão:
O estudo das competências do líder enfatiza as habilidades pessoais que fazem um líder competente. Katz foi pioneiro ao descrever as habilidades do administrador efetivo por meio da observação de executivos no local de trabalho. O autor preocupou-se em apontar as habilidades que um líder pode desenvolver e/ou receber treinamento, a saber:
- competências técnicas: obter conhecimento e ser proficiente em um tipo específico de trabalho ou atividade; perde importância à medida que se avança para níveis mais elevados da gerência;
- competências sociais: capacidade de trabalhar com pessoas; criar uma atmosfera de confiança, em que liderados sintam-se confortáveis e encorajados à participação;
- competência conceitual: facilidade para o raciocínio abstrato e para a consideração de situações hipotéticas; desenvolver planos estratégicos e uma visão do futuro; ganha importância à medida que se avança para níveis mais elevados da gerência.
GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.